Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Estadão On-line: No Planalto, Tarcísio se diz ‘otimista’ com privatização do Porto de Santos
Em reunião ontem com o ministro Rui Costa, em Brasília, o governador Tarcísio de Freitas defendeu a concessão do Porto de Santos como o principal caminho para evitar “perda de competitividade” e que é possível “mitigar” os riscos de uma privatização. Disse que a equipe da Casa Civil listou possíveis pontos de atenção que estariam preocupando o Executivo e que está “otimista” com o andamento das negociações com a gestão federal. Tarcísio citou como exemplo um possível temor dos operadores privados do porto quanto à manutenção dos contratos. “Eu entendo que o modelo está sendo eficaz no que diz respeito à estabilidade política. E nós conseguimos avançar naqueles desafios regulatórios. Então esses contratos serão preservados da maneira como eles foram concebidos”, argumentou. Disse ainda que “Quanto à participação do mercado dentro do porto, tarifas, valor de arrendamento, tudo isso pode ser perfeitamente definido pelo poder concedente e pela regulação”. Íntegra para associados: Valor e Estadão.
Folha (Coluna Vaivém das Commodities): Brasil volta a liderar exportação mundial de milho
Nos cálculos do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os brasileiros vão colocar 52 milhões de toneladas do cereal no mercado externo nesta safra 2022/23. O volume será 60% maior do que o da safra anterior. Os norte-americanos deverão comercializar 49 milhões de toneladas do cereal no mercado externo, volume 22% inferior ao da safra 2021/22. A Argentina, que vendeu 39 milhões de toneladas na safra anterior, vai colocar apenas 29 milhões no mercado externo nesta safra, e a Ucrânia, também importante para o mercado mundial do cereal, deverá exportar 23,5 milhões de toneladas, um volume bem abaixo dos 30 milhões que atingiu antes da invasão russa. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Governo reúne dados de mulheres no comércio exterior
O Mdic divulga neste mês um mapeamento sobre o número de mulheres em empresas que exportam ou importam no Brasil, com o objetivo de dar suporte à elaboração de ações para elevar o acesso feminino ao mercado externo. Os dados mostram que a participação das mulheres é maior em exportações para destinos da Ásia, como Hong Kong, Singapura e Vietnã, com patamar acima de 30%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: Deputados estaduais criam Frente Parlamentar de apoio à Baixada Santista e Vale do Ribeira
Os deputados estaduais eleitos e reeleitos em São Paulo criaram ontem a Frente Parlamentar Unificada de Apoio à Baixada Santista e Vale do Ribeira, em um encontro na Associação Comercial de Santos. O deputado Tenente Coimbra (PL) será o coordenador da Frente e a vice-coordenadora será a deputada Solange Freitas (União). A nova frente foi aprovada pelos deputados estaduais Caio França (PSB), Paulo Corrêa Jr. (PSD), Tenente Coimbra (PL), Solange Freitas (União) e Paulo Mansur (PL). Entre outros os temas alinhados como prioridades estão a Ligação-Seca entre Santos e Guarujá, e o Veículo Leves Sobre Trilhos na área continental de São Vicente. Íntegra para associados.
Revista Nordeste: Suape vai acelerar produção de hidrogênio verde com apoio do governo inglês
Ontem, durante o evento Hydrogen Opportunities in Brazil, em Londres, promovido pela Embaixada do Brasil no Reino Unido em parceria com o governo inglês, foram apresentados os projetos de incentivo à pesquisa e à produção de H2V no Complexo Portuário de Suape e em outros portos brasileiros para uma plateia de empresários do setor de energias renováveis e pesquisadores da área. A conexão direta de um porto britânico com Suape para fortalecimento desses projetos foi outro ponto acertado durante o encontro. Além do Complexo de Suape, participaram os Portos de Pecém, Açu, Rio Grande do Sul e Cluster Marítimo gaúcho. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Startups multiplicam em busca de soluções logísticas nos portos
Um estudo da Wilson Sons com apoio do Cubo Maritime & Port divulgado na Intermodal, na semana passada, em São Paulo, aponta que há 528 startups em operação nos setores marítimo e portuário, distribuídas entre 45 países de cinco continentes. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking com 22 empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para a cadeia logística e portos. Os Estados Unidos lidera o ranking, com 81 startups, 15% do total de empresas identificadas. Completam o top 10 Israel, Singapura, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França e Espanha. A maioria das empresas mapeadas oferece soluções para gestão e monitoramento de frota (155), seguidas das que apoiam frete e comércio internacional (147), para serviços especializados (93), gestão de portos e terminais (64), cibersegurança e sustentabilidade (50) e construção e manutenção naval (18). As duas principais tecnologias utilizadas são big data e inteligência artificial. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Movimentação no setor portuário cresceu 3,81% em dezembro
O setor portuário movimentou 102.962.401 milhões de toneladas em dezembro de 2022, um crescimento de 3,81% em relação ao mesmo período de 2021. Houve aumento de 10,35% nos embarques e queda de 8,13% no desembarque. De acordo com a Antaq, a expectativa é que em 2023 o setor cresça 2,5% em comparação a 2022, puxado principalmente pelo aumento da exportação de minério de ferro para a China. Em dezembro a movimentação de granel sólido foi o destaque, com 8,79% a mais do que no mesmo período de 2021, seguida de granel líquido, com um crescimento de 0,73%. A carga geral teve um acréscimo de 8,67%; já as cargas conteinerizadas caíram 15,14%. No geral, o setor portuário fechou 2022 com 1,209 bilhão de toneladas de cargas movimentadas. Em comparação a 2021, apresentou uma queda de 0,4%. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Grupo FTS Par arremata área do Porto de Vila do Conde
Na quarta-feira (8), em leilão realizado pela Companhia Docas do Pará, a FastFrete, do Grupo FTS Par, arrematou por R$ 6 milhões a área 35 do Porto de Vila do Conde para implantação de um pátio de estacionamento e triagem de caminhões. O pátio deverá começar a operar em 18 meses. A área tem 47.549 m² e o contrato de Cessão de Uso terá validade de 20 anos. O pagamento mensal à CDP pela exploração será de pouco mais de R$ 28 mil durante o período. Íntegra para associados.
Tecnologística: Movimentação de cargas no terminal de Aratu-Candeias supera Porto de Salvador em 2022
De acordo com a Codeba, enquanto Aratu-Candeias movimentou 6.990.811 toneladas, Salvador registrou uma movimentação de 5.256.516 toneladas. Ilhéus ficou em terceiro lugar com 403.695 toneladas. Juntos, os três portos administrados pela companhia movimentaram 12.651.022 toneladas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Carga geral é aposta de transportadores ferroviários para os próximos anos
A carga geral ganhou destaque nas ferrovias brasileiras em 2022, registrando um aumento de 11,7%, comparada ao ano anterior, equivalente a 122,5 milhões de TKU. De acordo com o a ANTF, o minério de ferro segue com 67% do volume total transportado, mesmo com a redução de 5% em relação a 2021. No relatório estão incluídas as operações da Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística, Rumo, Transnordestina Logística, VLI e Vale. Nos últimos 26 anos, o transporte de carga geral teve expansão de 52,67%. Íntegra para associados.
Portal ANTAQ: Diretores da ANTAQ realizam primeira reunião com novo secretário de Portos e Transportes Aquaviários
A diretoria colegiada da Antaq se reuniu ontem com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico. Nesse primeiro encontro, na sede da Agência, foram discutidos assuntos que envolvem as administrações portuárias, e ações e diretrizes para os próximos meses. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Secretário nacional de Portos debate investimentos com setor privado
Também ontem o secretário Fabrizio Pierdomenico se reuniu com dirigentes de entidades da Coalização Empresarial Portuária (ABTRA, ABTP, ATP, ABRATEC e FENOP). Em debate, a necessidade de investimentos no setor, projetos de modernização e a importância do poder público ter uma agenda permanente com o segmento privado. Os executivos da coalizão, dentre eles, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, fizeram breve apresentação das demandas do setor. Íntegra para associados.
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