Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/03/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: ‘Táxi de navios’, carga ‘solta’ e até chuva alimentam fila no porto de Santos

A fila de navios se tornou uma reclamação histórica a respeito do Porto de Santos. Seria um sinal da demora e dos gargalos logísticos. Mas segundo a APS, a fila acontece por uma série de fatores. Pode ser por uma questão meteorológica, que exige que a operação de granel seja paralisada quando chove, por exemplo. Outro fator é o aumento do afretamento “break bulk”, que encurta o trâmite de carregamento, mas cria um desafio logístico para o posicionamento no porão do navio, porque são produtos de tamanhos, pesos e padronizações distintos. Já uma alternativa de navegação que também pode fazer volume na fila portuária são os chamados voyage charters, embarcações alugadas para apenas uma viagem, posicionados na barra à espera de um novo frete após serem contratados. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Relicitação de Viracopos vive novo impasse

O TCU sinalizou que o aeroporto de Viracopos terá de ser relicitado a um novo operador até o dia 2 de junho, mas a avaliação geral é que será difícil destravar uma solução nesse prazo. O maior entrave, dizem fontes, é a resistência da concessionária, controlada por Triunfo e UTC, que nos últimos anos tem brigado em todas as frentes para não perder o contrato. Há também desafios burocráticos, como a exigência de uma auditoria que a Anac terá que correr para fazer no prazo. A agência não contratou a auditoria externa para avaliar o cálculo da indenização devida à concessionária pelos investimentos não amortizados. Essa análise é condição necessária para realizar o leilão. Ao ser questionado sobre o tema, o MPor disse entender que a decisão ainda precisa ser confirmada pelo plenário do TCU. Íntegra para associados.

Folha On-line: Vale investe R$ 250 mi para conexão 4G em ferrovia de 1.000 km entre Maranhão e Pará

A viagem de trem entre São Luis e Parauapebas (PA), num trecho ferroviário de cerca de mil quilômetros, é hoje quase que feita integralmente sem conexão de internet às margens dos trilhos da EFC (Estrada de Ferro Carajás). Somente 14% da rota conta com conectividade, a exemplo do que acontece na maior parte da zona rural brasileira. Essa realidade, porém, deve mudar em 2026, graças a uma parceria entre a Vale, que opera a ferrovia que transporta cargas e passageiros, e a Vivo. O investimento, que contempla a instalação de 49 torres no trecho da Carajás, será de R$ 250 milhões, e contará com a abertura de parte da banda de 4G para os vizinhos da ferrovia, o que inclui não só moradores da zona rural, mas também prédios públicos como escolas e unidades de saúde. Íntegra para associados.

O Globo On-line e Estadão On-line: Brasil fica em 20º lugar em ranking das economias que mais cresceram em 2024

Num ranking de 64 países, a economia brasileira ficou em 20º lugar em relação ao crescimento do ano passado, que fechou em 3,4%, segundo dados do IBGE. O crescimento do Brasil superou outras nações emergentes com as quais o país disputa investimentos internacionais como Coreia do Sul (que cresceu 2,1% no ano passado e ficou em 34º lugar no ranking) e Tailândia (crescimento de 2,5% e 29º lugar no levantamento). Também ficou à frente de economias relevantes como a dos Estados Unidos (2,8%) e Espanha (3,3%). Considerando o PIB em dólares, o Brasil fechou 2024 na décima posição entre as maiores economias do mundo, com US$ 2,1 trilhões. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com PIB de US$ 29,1 trilhões, seguido da China com US$ 18,2 trilhões e em terceiro a Alemanha, com US$ 4,7 trilhões. Íntegra para associados: O Globo On-line e Estadão On-line.

Valor Econômico: Taxação dos EUA sobre China favorece Brasil, diz Iedi

Um amplo aumento de tarifas na importação de produtos chineses pelos Estados Unidos pode abrir oportunidades para o Brasil elevar participação no mercado americano em um conjunto de 2.863 produtos coincidentes da pauta de exportação brasileira e chinesa com destino aos EUA. Segundo o Iedi, esses produtos correspondem a US$ 457,2 bilhões em exportações chinesas aos EUA, 91% do total de exportações da China para os EUA. No caso do Brasil, os produtos correspondem a 68% do que é exportado aos americanos, no total de US$ 25,4 bilhões. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos: Transporte de celulose por ferrovias cresce 26%

O transporte de celulose por ferrovias cresceu 26% em 2024, registrando a maior alta percentual entre todas as commodities, segundo a ANTF. Em 2024, as concessionárias de transporte ferroviário de carga associadas movimentaram 12,26 milhões de toneladas de celulose no País, 12,9% acima do registrado em 2023, que teve 10,86 milhões de toneladas. Segundo o levantamento da entidade, entre 2006 e 2024, o envio de celulose por trilhos cresceu 624,13%, perfazendo alta de 11,63% ao ano. Assim, o volume passou de 1,69 milhão de toneladas (2006) para 12,26 milhões de toneladas (2024) no período. O Porto de Santos recebeu cerca de 6,8 milhões de toneladas de celulose para exportação por ferrovia no ano passado, 1,2 milhão de toneladas a mais em relação ao volume escoado em 2023, de 5,6 milhões de toneladas. Com isso, a participação do envio do produto pelo modal aumentou para 91,84%. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos.

A Tribuna de Santos: Investimentos em ferrovias impulsionam escoamento de celulose para o Porto de Santos

Renovações antecipadas de contratos, relicitações e outras concessões que podem beneficiar a rota da celulose até o Porto de Santos estão no radar do MT. “A pasta atua na otimização da Malha Oeste, cujo processo está em análise no TCU. Além disso, está prevista a implantação de um novo trecho greenfield para atender à crescente demanda pelo transporte de celulose com destino ao Porto de Santos”, informou o ministério. Em paralelo, a pasta avalia alternativas para a FCA, incluindo possível relicitação. A renovação antecipada do contrato está em estudo. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Movimentação de cargas deve ser impactada por reforma tributária

A reforma tributária, instituída por meio da Lei Complementar 214/2025, impactará diretamente o setor produtivo portuário. O Governo Federal deverá iniciar a implementação da reforma tributária por etapas a partir do ano que vem, com transição completa até o início de 2033. Sob o argumento de simplificar o sistema tributário e reduzir as distorções, as principais mudanças consistem na substituição do PIS e Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e do ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A política altera a legislação tributária e, além de CBS e IBS, também institui o Imposto Seletivo (IS) e cria o Comitê Gestor do IBS. Para a ATP, o momento é de cautela. A Associação elaborou um estudo, em parceria com o escritório Cascione Advogados, que reúne as principais perguntas e respostas sobre o tema. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 10): Autoridade Portuária firma convênios para implantar réplica virtual do Porto

O Porto de Santos avança em seu processo de transformação digital com a adoção de tecnologias inovadoras que prometem otimizar suas operações, visando maior eficiência, segurança e competitividade internacional. Para isso, a APS firmou recentemente dois convênios com o Itaipu Parquetec, um ecossistema de inovação focado em pesquisa e desenvolvimento. A parceria viabiliza a implantação de um gêmeo digital e de uma rede privativa 5G. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Reunião debate impactos de Terminal Portuário Logístico que será construído no litoral de São Paulo

O estudo de impacto ambiental de um Terminal Portuário Logístico (TPL) que será construído na Margem Esquerda do Porto de Santos será apresentado em reunião pública aberta à população no dia 18 de março, às 18 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira. O objetivo da empresa Triunfo, responsável pelo empreendimento, é apresentar o projeto e ouvir a sociedade sobre possíveis medidas de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. O TPL será estruturado para operar 100% das cargas por modal ferroviário, ampliando a capacidade de movimentação de cargas na região. Com um investimento estimado em R$ 5,3 bilhões, o empreendimento terá a capacidade de movimentar até 20 milhões de toneladas por ano. Íntegra para associados.

TH Mais: Santos recebe o 1º Congresso Nacional Aduaneiro em abril

No dia 25 de abril, Santos sediará o 1º Congresso Nacional Aduaneiro. O evento é uma oportunidade para autoridades e profissionais de comércio exterior discutirem as últimas tendências e mudanças nas legislações, regulamentações e novas práticas de despacho aduaneiro. Idealizado pelo SDAS, o congresso ocorrerá das 8h às 13h, no Auditório da Delegacia da Receita Federal, em Santos. Deverá reunir aproximadamente 200 pessoas, incluindo despachantes aduaneiros, importadores, exportadores e executivos do setor logístico, dentre eles, o chefe do MAPA do Porto de Santos, Roberto Lorena, o subsecretário de administração aduaneira da Receita Federal, Fabiano Coelho, o presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, entre outros. Os ingressos são gratuitos e limitados, e podem ser adquiridos em: https://congressonacionaladuaneiro.eventbrite.com.br/. Íntegra para associados.

JB Litoral: Grande empregador de Antonina, Ponta do Félix corre o risco de ter que encerrar as atividades

O TCU divulgou, no último dia 21, a análise da proposta de prorrogação do Contrato de Arrendamento que permite o funcionamento da empresa Porto Ponta do Félix (PPF), em Antonina. De acordo com o TCU, foram encontradas falhas no arrendamento, vigente até 2037. A Corte só vai autorizar a extensão contratual do terminal até 2067 se ficar comprovado o interesse público e as falhas devidamente corrigidas. Sob a relatoria do ministro Antonio Anastasia, o TCU determinou que se comprove haver um único interessado em arrendar a área. Anastasia determinou, ainda, que deverá ser realizado processo de chamamento ou de audiência pública. Íntegra para associados.

Rondônia Agora: Porto de Porto Velho fortalece rota comercial com Peru e vai exportar pescado

O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Peru tem impulsionado novas oportunidades de negócios para a economia local, especialmente no setor de exportações pelo Porto de Porto Velho. Pela primeira vez, um operador portuário realizará uma operação piloto para transportar 23 toneladas de peixe para Iquitos, marcando um avanço na diversificação das cargas movimentadas pelo terminal. A balsa, que também levará açúcar e óleo, partiu sábado passado, com destino ao país vizinho. O trajeto deve durar cerca de 25 dias, percorrendo os rios Madeira, Amazonas e Solimões. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Questão concorrencial no Tecon 10 é ‘espinhosa’, reconhece secretário de Portos

A ANTAQ marcou para o dia 18 de março, a partir das 14h30, uma audiência pública híbrida para discutir o arrendamento do Tecon 10, no porto de Santos. O processo já está em audiência pública desde o dia 20 de fevereiro e as contribuições podem ser enviadas até o dia 24 de março. De acordo com a agência, a proposta será encaminhada para análise do TCU após essa etapa. O arrendamento desse terminal já passou por audiência pública entre 2020 e 2022. Mas o MPor e a agência decidiram retomar o processo devido ao tempo decorrido e a mudança de cenário no mercado de contêineres nos últimos anos. Durante participação em evento, Alex Ávila reconheceu que esse é um tema “espinhoso”, mas que, segundo ele, o governo vai debater sem inibição para encontrar a melhor solução. Íntegra para associados.

Agência Porto, Portal BE News e A Tribuna de Santos: ANTAQ realiza primeiro bloco de leilão portuário de 2025 em 30 de abril

A ANTAQ vai realizar, no dia 30 de abril, a partir das 10h, o primeiro leilão de terminais portuários do ano. O bloco é composto pelas áreas RDJ11 (movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral), PAR14 (movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais) e PAR15 (transporte e armazenagem de granéis sólidos vegetais). De acordo com os editais dos empreendimentos, as áreas vão receber investimentos da ordem de R$ 830 milhões das empresas vencedoras. Ao longo de 2025 o MPor deverá realizar o leilão de pelo menos 20 áreas portuárias em quatro regiões brasileiras. Íntegra para associados: Agência Porto, Portal BE News e A Tribuna de Santos.

Portos e Navios: Cabotagem cresce e já representa 16,6% do transporte aquaviário

A navegação de cabotagem no Brasil já representa 16,6% do total movimentado pelo setor aquaviário em 2024, com 213,1 milhões de toneladas transportadas. Os dados fazem parte do Boletim de Logística da Infra S.A., publicado pelo ONTL, e aponta que o modal se consolida como uma alternativa logística cada vez mais eficiente e sustentável para o escoamento de cargas no país. Entre os destaques do estudo, está o crescimento expressivo da movimentação de cargas conteinerizadas, que aumentou 27,2% em relação a 2023, chegando a 11,1% do total transportado. O granel líquido e gasoso continua sendo a principal carga transportada, correspondendo a 76,8% do total. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Revisão da poligonal de Rio Grande vai à consulta pública

A SNP abriu a consulta pública para discutir a proposta de revisão da poligonal do porto organizado de Rio Grande. A consulta pública será realizada pelo prazo de 30 dias, contados a partir de 7/3, data da publicação da portaria no DOU. Os documentos que compõem a proposta de revisão estarão disponíveis no site da plataforma ‘Participa + Brasil’, do governo federal. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Brasil fecha 2024 com recorde de 28.847 empresas exportadoras; médias e grandes empresas são a maioria

O Brasil encerrou 2024 com recorde de 28.847 empresas exportadoras, registrando um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. O crescimento ocorre após a alta de 2% em 2023, que havia sido o recorde até então, com 28.524 empresas. Os dados constam do relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, elaborado pela Secex/MDIC e divulgado nesta sexta-feira (7/3). Íntegra para associados.

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