Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/07/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Com 20 mil caminhões por dia e risco de colapso, Porto de Santos espera por novas vias de acesso

Nos últimos 30 anos, apenas em dois deles o Porto de Santos não bateu o próprio recorde de movimentação de cargas. Foram 173,3 milhões de toneladas em 2023. O PDZ estima que, em 2040, serão 240,6 milhões de toneladas. Segundo a APS, de toda a carga que chega e sai do complexo, 60% usam a via rodoviária, 30% são por ferrovias e 10% por dutos. Embora especialistas ressaltem a necessidade também de investir na malha ferroviária, principalmente por causa do agro, a preocupação geral é com o acesso dos caminhões. São cerca de 20 mil por dia. Especialistas apontam alternativas que envolvem as três esferas de poder: investir em complexos viários, viadutos, um túnel ligando Santos a Guarujá, ampliação do Rodoanel e a construção de uma nova pista do complexo Anchieta-Imigrantes. Já os planos de expansão do porto passam por novos terminais e berços de atracação em Cubatão, no Canal de Piaçaguera, na Ilha Barnabé e na Área Continental de Santos. No futuro está o porto offshore, que é construído no mar, sem ligação com a terra. Mas a cada projeto do tipo, surge a ressalva de que é preciso evitar o colapso nas vias de acesso. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Dois casos de malária são registrados no Porto de Santos, informa Anvisa

A Anvisa anunciou dois casos de malária em embarcações no Porto de Santos. O primeiro foi identificado na embarcação Genco Picardy, com bandeira das Ilhas Marshall e proveniente da Nigéria. O tripulante foi desembarcado em 4 de julho e está internado para tratamento. O segundo foi detectado no Common Galaxy, também com bandeira das Ilhas Marshall e vindo da Costa do Marfim. O tripulante foi desembarcado em 7 de julho e permanece hospitalizado. A Anvisa ordenou a desinfestação das duas embarcações e a testagem dos demais tripulantes para malária. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Cidade do litoral norte de SP quer terminal de cruzeiros; veja projeto

A prefeitura de São Sebastião negocia com o governo do Estado de São Paulo a construção de um terminal de cruzeiros na cidade. O projeto prevê a instalação do terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação na região central da cidade, além de um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras. A expectativa é de que o terminal atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano. A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto precisa passar por estudos de impacto ambiental. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel): Decreto que exige aval da AGU para negociações gera insatisfação em ministérios

Um decreto publicado na quarta-feira (3) pela Presidência da República gerou insatisfação entre ministérios, especialmente os mais voltados à área de infraestrutura. A medida determina que todos os processos de negociação de órgãos federais com empresas privadas, como revisões em contratos e concessões, por exemplo, precisam ser autorizados e contar com a participação da AGU. O decreto cria uma espécie de programa de negociação de conflitos e mediação, batizado de Resolve (Rede Federal de Mediação e Negociação). Representantes do governo reclamam que o decreto burocratiza os processos de negociação e restringe a autonomia das pastas. Por sua vez, o ministro Jorge Messias, da AGU, disse que o decreto não criou nenhuma nova câmara de negociação e mediação, apenas estabeleceu que o órgão é responsável pela gestão do novo programa. Íntegra para associados.

CNN Brasil, O Globo e Folha On-line: Tributária: deputados começam a votar regulamentação nesta quarta; texto tem mais de 500 emendas sugeridas

O primeiro projeto sobre a regulamentação da reforma tributária começará a ser votado hoje pela Câmara dos Deputados, em sessão prevista para às 10 horas. A proposta recebeu 523 emendas dos congressistas. A votação da proposta é a maior prioridade do presidente da Câmara, Arthur Lira, antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. O governo também tem pressa para aprovar o texto, que ainda precisará ser analisado pelo Senado no segundo semestre. Ontem o ministro Fernando Haddad participou de reunião com deputados e Lira para os ajustes finais. Íntegra para associados: CNN Brasil, O Globo e Folha On-line.

O Globo On-line: Navio de guerra de 95 metros perde o equilíbrio, tomba no porto e fica parcialmente submerso no Irã

Um dos navios de guerra mais novos do Irã “perdeu o equilíbrio” e tombou no porto de Bandar Abbas, a mais de 1,2 mil km da capital, no último fim de semana. A fragata Sahand, de 95 metros de comprimento, passava por reparos no momento do incidente, que pode danificar sistemas de combate essenciais da construção e deixar o navio fora de serviço por até seis meses. O navio, que entrou em serviço em dezembro de 2018, é um dos maiores da frota do Irã, equipado com mísseis de cruzeiro antinavio e um sistema de guerra eletrônica. Íntegra para associados.

Globo Rural On-line: Porto de São Francisco do Sul prepara arrendamento do Terminal Graneleiro

O Porto de São Francisco do Sul está preparando o arrendamento de seu terminal graneleiro. A fase de consulta pública terminou em 7 de junho. A SCPar Porto de São Francisco do Sul está reunindo as contribuições e espera encaminhar o processo ao TCU até agosto. O local movimenta 12% das exportações de grãos do Brasil e opera 24 horas por dia. Conta com dois armazéns, com capacidade total de 110 mil toneladas de grãos. As áreas de descarga operam com 30 caminhões a cada turno de seis horas e 110 vagões ferroviários por dia. Os dois carregadores abastecem os porões do navio a um ritmo de 1,5 mil tonelada por hora. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Frete marítimo sobe até 400% em seis meses e afeta portos brasileiros

O frete marítimo apresentou alta de até 400%, saindo de US$ 2 mil em janeiro para US$ 10 mil em julho, e a onda inflacionária global também afeta o Brasil. Um dos fatores são os ataques dos houthis a navios mercantes no Mar Vermelho, que dá acesso ao Canal de Suez. Ao evitar a trajeto, os navios precisam contornar a África, aumentando a viagem em até 30 dias, o que acaba elevando os custos do frete e do seguro marítimo. Também faltam contêineres disponíveis no mercado, além de excesso de carga esperando para embarcar nas origens por causa da alta demanda. Não há previsão de baixa tão cedo. Os armadores não estão fazendo negociações de médio ou longo prazos, tudo está sendo negociado no curto prazo (spot). Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Porto de Santos será beneficiado por concessões de rodovias em São Paulo e Minas Gerais

As novas concessões rodoviárias no eixo São Paulo-Minas Gerais, adquiridas junto à AB Concessões pela Via Appia, que também é responsável pelo Rodoanel Norte, devem colaborar muito com o escoamento de cargas para o Porto de Santos. Elas estão concentradas na Região Metropolitana de Campinas até Bauru, facilitando significativamente o acesso ao porto. A expectativa da empresa é melhorar os mais de 1,4 mil km que integram essas concessões. Os investimentos incluem a ampliação e manutenção das vias, implementação de tecnologia avançada para gestão de tráfego, melhorias na sinalização e segurança e aprimoramento do atendimento ao cliente. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Autoridade Portuária diz que área de pátio não compete ao MP-SP

O superintendente jurídico da Autoridade Portuária de Santos (APS), Marcelo Luis Roland Zovico, garante que o MP-SP se equivocou ao abrir inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no projeto de implantação de um pátio de caminhões em Cubatão, porque a área é da União e não particular. Ele explicou que a área dentro da Ilha do Tatu, ao lado do Viaduto Mario Covas, está sob a gestão da SPU desde a Declaração de Utilidade Pública – DUP para fins de supressão vegetal, de empreendimento de interesse nacional, essencial à infraestrutura portuária, publicada em DOU pelo Ministério da Infraestrutura, sob Portaria nº 541, de 10 de maio de 2022. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Ferrovia que escoa cargas ao Porto de Santos recebe novas locomotivas

Doze locomotivas com baixo consumo de combustível e adaptadas às condições climáticas brasileiras foram entregues à VLI, na sexta-feira (5), em Contagem, para operação na Ferrovia Centro Atlântica. Elas são capazes de reduzir as emissões em 20% em comparação com outros equipamentos e, apesar de terem mais potência, podem trabalhar inclusive com biodiesel. A FCA é a maior ferrovia do país e atravessa sete estados. Com investimento de cerca de R$ 300 milhões, as locomotivas atenderão à crescente demanda de carga de grãos, açúcar, fertilizante e outros produtos, escoados principalmente entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: ANTAQ mantém norma sobre ‘pequenos terminais’ e definirá limite de movimentação nesse tipo de porto

O carregamento de barcaças para transporte de granéis em flutuantes (boias) terá que ser feito com o apoio de estruturas terrestres autorizadas ou licitadas como terminais portuários pela ANTAQ. Essas estruturas não vão poder se utilizar de um modelo simplificado de infraestrutura portuária para pequenos terminais, denominado pela agência de registro, sob pena de encerramento das atividades. A agência também prepara a atualização da RN 13/2016 para a RN 57/2021) para que as instalações de registro tenham novas regras para apresentar o pedido à agência, inclusive com limites anuais de movimentação previamente definidos. Íntegra para associados.

Agência Porto: Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

A Santos Brasil vai antecipar para 2026 a conclusão do projeto que eleva a capacidade o Tecon Santos para 3 milhões de TEUs, que estava inicialmente prevista para 2031. A empresa está antecipando a compra de equipamentos e acelerando as obras de pátio. O ciclo de investimentos para a ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e envolve R$ 2,6 bilhões, dos quais cerca de R$ 1,3 bilhão já foram investidos. Só em 2024, cerca de R$ 420 milhões serão destinados ao terminal, elevando sua capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões de TEUs até o final do ano. Entre 2026 e 2031, data da entrega do projeto completo de ampliação e modernização, serão realizados investimentos em substituições de equipamentos, melhoria do fluxo, do nível de serviço e descarbonização. De acordo com o presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, a antecipação dos investimentos no Tecon Santos garantirá que a demanda do porto de Santos, que teve uma média de crescimento em contêiner de 3,3% ao ano na última década, seja atendida nos próximos dez anos. Íntegra para associados.

Tecnologística: Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) bate recorde de movimentação de contêineres no 1º trimestre de 2024

O Terminal Portuário de Vila Velha, administrado pela Log-In, registrou o maior volume de movimentação de contêineres para um primeiro trimestre em 2024, somando 56,3 mil contêineres, um crescimento de 63% em comparação ao mesmo período de 2023. O aumento das exportações de café pelo Espírito Santo e a importação de veículos elétricos em contêiner flat rack, em parceria com a Cosco, contribuíram significativamente para esses resultados. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Movecta recebe licença para desovar cargas refrigeradas de origem animal na Baixada Santista

A Movecta recebeu a LPCO (Licença, Permissão, Certificado e Outros Documentos) da Coordenação Geral do Sistema de Vigilância Agropecuária do MAPA para desovar cargas refrigeradas de origem animal em seus armazéns refrigerados no terminal alfandegado do Guarujá. Com a certificação, a companhia será pioneira no atendimento das demandas de importação dos principais frigoríficos do país. E empresa responde por cerca de 45% de toda a movimentação de cargas refrigeradas na região. Movimentou mais de 12 mil contêineres no primeiro quadrimestre deste ano, registrando alta de 25% nas importações em seu terminal alfandegado. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: TCP Recebe Navio CMA CGM BUZIOS movido a GNL

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu o CMA CGM BUZIOS na última semana de junho, marcando a chegada do primeiro de seis navios porta-contêineres de uma nova geração prontos para biometano e e-metano. Estas embarcações, com tecnologia sustentável e aerodinâmica aprimorada, são parte do serviço semanal SEAS2 que conecta Paranaguá ao continente asiático. Os novos navios do Grupo CMA CGM, incluindo o CMA CGM BUZIOS, são movidos a GNL e possuem um sistema de recirculação de gases de escape (ICER), emitindo 28% menos gases de efeito estufa em comparação com navios convencionais e podendo transportar até 13.264 TEUs. Íntegra para associados.

Portal BE News: Ministro de Portos e Aeroportos confirma presença no Norte Export

A cidade de Palmas vai receber nos dias 22 e 23 de julho a edição 2024 do Norte Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes. O evento contará com a participação do ministro Silvio Costa Filho na solenidade de abertura, no próximo dia 22. Também estarão presentes o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; o diretor da ANTT, Felipe Queiroz; o superintendente regional do Dnit no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira; e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Os dois dias do evento serão transmitidos na íntegra pelo canal da TV BE News no Youtube (@tv_benews). Íntegra para associados.

Portos e Navios e Portal BE News: Audiência na Câmara discute quem pode trabalhar com movimentação de mercadorias no porto

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública ontem para discutir um Projeto de Lei que propõe alteração na atual legislação sobre a movimentação de cargas e mercadorias dentro dos portos públicos e pontos de escoamento dos produtos nacionais. Atualmente, a lei permite que atividades como carga e descarga, pesagem, embalagem, empilhamento e paletização sejam exercidas tanto por trabalhadores avulsos quanto por empregados com vínculo formal. O Projeto de Lei 3361/12, no entanto, altera essa lei para restringir a movimentação de mercadorias a profissionais avulsos. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco