Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão e Portos e Navios: Associação de terminais portuários questiona regras para leilão no Porto de Santos

A ABTP entrou com uma manifestação no TCU, na segunda-feira (8), alegando irregularidades na minuta do edital de licitação do arrendamento do STS-10, no Porto de Santos. Contesta a possibilidade de os grupos Maersk e MSC, que operam o terminal BTP em Santos, participarem do certame. A proposta de leilão admite que os dois armadores participem isoladamente da licitação, mas não em conjunto. A restrição não seria suficiente, segundo a entidade. Recentemente o CADE também apontou “possíveis riscos concorrenciais que podem advir caso o BTP Santos e/ou qualquer de suas acionistas venha a se consagrar vencedora” na disputa. A Antaq estima finalizar o edital de licitação e enviá-lo para análise do TCU ainda neste mês. A ABTP pede ao TCU a suspensão da consulta pública ou a reprovação do edital, caso ele seja encaminhado com o aval para armadores participarem individualmente. Pede ainda a instauração de auditoria operacional para avaliar danos ao interesse público, considerando o “amplo rol de evidências” sobre práticas anticoncorrenciais adotadas por eles em todo o território nacional. Íntegra para associados: Estadão e Portos e Navios.

Valor On-line: Log-In registra lucro de R$ 22 milhões no 2º tri, queda de 41,5%

A Log-in registrou lucro de R$ 22 milhões no segundo trimestre deste ano, o que representa queda de 41,5% ante o mesmo período de 2021. O resultado reflete a alta de 88,7% em despesas financeiras, para R$ 58 milhões, em razão da primeira emissão de debêntures do Terminal Vila Velha (TVV), dos encargos da companhia, da variação cambial e da desvalorização do real em relação ao primeiro trimestre deste ano. Íntegra para associados.

Estadão On-line: ‘O Brasil está desde a década de 70 sem um plano de desenvolvimento’, diz presidente da Abdib

Hoje a iniciativa privada é responsável por 65% do dinheiro destinado à infraestrutura, que atraiu R$ 148,2 bilhões no ano passado. Mais R$ 160,6 bilhões estão previstos para 2022 a 2026, com base nas licitações programadas para esse período. Ainda assim, segundo a Abdib, para reduzir os gargalos no setor de forma significativa, o País precisaria de investimentos anuais de R$ 374,1 bilhões até 2032. A entidade alerta que o setor precisa de um programa que transcenda a participação da iniciativa privada, com maior presença do poder público, e que parte importante do orçamento fiscal seja orientada para investimentos. Íntegra para associados.

Folha On-line (Vaivém das Commodities): Café com mais qualidade já soma 22% das receitas com exportações

As exportações brasileiras de cafés diferenciados já atingem 22% do valor total das receitas obtidas pelo país. De janeiro a julho, o Brasil recebeu US$ 5,23 bilhões pelas vendas externas de café verde, solúvel e torrado e moído. As receitas com o produto diferenciado somaram US$ 1,13 bilhão. Em volume, as exportações atingem 3,91 milhões de sacas, acima das do mesmo período de 2020 e de 2021, mas abaixo dos 4,49 milhões de sacas de janeiro a julho de 2019. Dados do Cecafé mostram que a saca do produto comum foi negociada a US$ 227, mas a do produto diferenciado atingiu US$ 289. Íntegra para associados.

Estadão: Entrada na OCDE pode gerar cooperação e troca de experiências com países desenvolvidos; leia análise

A OCDE deu aval para que o Brasil ingresse no grupo, composto por 38 países de diferentes continentes e variados níveis de desenvolvimento – desde economias industrializadas, como Estados Unidos e Japão, até economias emergentes latino-americanas, como México e Colômbia. O candidato precisa cumprir 251 exigências que lhe valerão, depois de aceito, uma “carta de recomendação e confiabilidade” para investimentos externos. Até o momento, o Brasil atende a 103 dos quesitos – e tem de três a cinco anos para se adaptar. Entrar no grupo vai gerar cooperação e troca de experiências com países desenvolvidos, possibilitando ao Brasil melhor inserção na economia e na geopolítica mundiais. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Folha PE: Oficina apresenta diagnóstico para revisão do Plano Diretor Suape 2030

O Plano Diretor Suape 2030 tem por objetivo revisitar o planejamento físico-territorial e estratégico da empresa frente às novas demandas de mercado e aos desafios impostos pelo atual cenário econômico. O projeto é comandado pelo consórcio formado pelas empresas TPF e Ceplan, vencedor do certame. O prazo total de execução é de 15 meses. Íntegra para associados.

G1 Santos: Navio com casos suspeitos de varíola dos macacos passa por desinfecção e ainda não poderá operar no Porto de Santos, SP

O cargueiro MV Captain John P passou por desinfecção no Porto de Santos. A medida determinada pela Anvisa foi tomada após a confirmação de três casos suspeitos de varíola dos macacos a bordo. Com a conclusão dos serviços, o navio retornou para a área de fundeio. A empresa responsável pelo navio enviou um comunicado para a autoridade de saúde informando o término do procedimento de limpeza. Agora a Anvisa aguarda um plano operacional da empresa para autorizar a retomada das operações. Íntegra para associados.

G1 Santos, A Tribuna de Santos (p. a-7) e Santa Portal: Cão farejador ajuda a apreender 700 kg de cocaína em contêiner com açúcar no Porto de Santos

Ontem, uma ação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal resultou na apreensão de 701 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga, que estava escondida em uma sacola “big bag” dentro de um contêiner com açúcar, foi encontrada por um cão farejador. O navio iria realizar uma baldeação na Espanha, e tinha como destino final à França. Íntegra para associados: G1, A Tribuna e Santa Portal.

A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Boas notícias da desestatização portuária

As novas regras em análise pelo governo empurram o leilão do Porto de Santos para operadores pré-estabelecidos. O consórcio vencedor poderia ser composto por 20 ou mais operadores e arrendatários do porto organizado. Quiçá TUPs e concessionários rodoviários e ferroviários. Boa notícia. Contribui para maior consistência conceitual e técnica, transparência do processo e alinha melhor o binário problemas-soluções. Minimiza o risco de a noiva ser apresentada ao noivo só no altar e também pode acomodar interesses conflitantes de grandes grupos. Íntegra para associados.

NSC Total (Coluna da Dagmara Spautz): Ondas de quase seis metros fecham portos de Itajaí e Navegantes

O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi fechado pela Capitania dos Portos após o ciclone que atinge a costa de Santa Catarina ter provocado ondas de quase seis metros na região. A interrupção das operações foi decretada ontem à noite e segue nesta quarta, sem prazo para retomada das manobras. A situação se agravou com o vento, que nesta manhã atingiu 87 quilômetros por hora. No momento, dois navios estão atracados em Itajaí e em Navegantes e um terceiro está ao largo, aguardando para entrar, e seguirá em alto-mar. Duas manobras que estavam previstas para esta quarta-feira estão suspensas. Íntegra para associados.

Boqnews TV: Presidente da Abtra e empresário analisa o atual cenário portuário santista

Em entrevista ao jornal Enfoque, do Boqnews, o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, comenta as novas regras que, segundo o secretário Mário Povia, estão em análise pelo governo com relação ao projeto de desestatização do Porto de Santos. Ele acredita que o governo dispõe de todos os mecanismos de regulação e fiscalização para resolver conflitos de interesse de um eventual consórcio formado por empresas atuantes no porto que venha a atuar como novo concessionário do porto.  Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Primeiro semestre de 2022 é marcado por recuperação dos Operadores Logísticos

Segundo a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), as empresas de grande porte, com faturamento anual a partir de R$ 601 milhões, se mostraram mais resilientes diante das dificuldades impostas pelos aumentos do diesel e de “utilities” (energia, água). A demanda por operações logísticas também caiu em virtude da inflação global, que reduziu sobremaneira o poder de compra do cidadão. Apesar disso, segundo a entidade, o setor prevê a recuperação de volumes de várias mercadorias no nível pré-pandemia e segue na defesa pela aprovação do PL 3.757/2020, que visa regulamentar a atividade do Operador Logístico no Brasil. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Navio de Portugal desembarca no Ceará com carga para renovar tecnologia de torres eólicas onshore

Atracou ontem no Porto do Pecém o navio “Lady Hannah”, vindo de Portugal com 148.39 toneladas, compostas por três pás, uma torre, um nacele, um rotor e dois contêineres com diferentes acessórios para torres eólicas onshores que irão passar por processo de renovação de tecnologia das turbinas terrestres. Íntegra para associados.

Portos e Navios (artigo do engenheiro civil, economista, advogado e conselheiro AEB/CAP, Elias Gedeon): Em Defesa da Privatização dos Portos

O Brasil se acostumou a avaliar a opção pela privatização com base nos resultados financeiros. O critério do lucro sem dúvidas é importante, principalmente quando envolve o erário, mas não deveria ser o único fator determinante para a tomada de decisão sobre privatizar ou não uma empresa estatal. O critério mais importante e que deveria se sobrepor a todos os demais é a qualidade dos serviços que estão sendo oferecidos à sociedade. Numa economia globalizada, um país que não disponha de um setor portuário pujante não terá condições de se desenvolver. Assim deve-se questionar: se o atual modelo portuário do Brasil atende às demandas dos usuários; se os problemas que veem surgindo em função do crescimento na movimentação de cargas estão sendo resolvidos a contento; e se as tarifas cobradas são compatíveis com os padrões internacionais. Íntegra para associados.

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