Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/09/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja (Radar Econômico): Privatização do Porto de Santos deve ir à consulta pública em outubro

O secretário Diogo Piloni disse que até outubro deve ser aberta a consulta pública para a desestatização do Porto de Santos e que neste mês os estudos de viabilidade devem estar concluídos. A expectativa é de que o porto receba R$ 16 bilhões em investimentos para ampliação de sua capacidade e manutenção. O secretário disse ainda que o projeto prevê a construção de um túnel entre as margens direita e esquerda do porto, já que as embarcações pelo mundo não param de ficar maiores e isso poderia trazer uma limitação futura de crescimento para o porto. Íntegra para associados.

G1: Navio encalha no Canal de Suez

Ontem o graneleiro Coral Crystal, de bandeira panamenha, ficou preso na seção norte da passagem do Canal de Suez. Os navios atrás dele acabaram desviados por um canal paralelo para que o trânsito não fosse interrompido. O navio transportava uma carga de 43 mil toneladas em direção ao Mar Mediterrâneo e logo foi reflutuado. Em março, o megacargueiro Ever Given encalhou na seção sul do Canal de Suez, onde não há passagem paralela, bloqueando completamente o canal por seis dias e causando um congestionamento de centenas de navios. Íntegra para associados.

Estadão – Blog do Fausto Macedo (artigo do presidente da Comissão de Turismo da OAB-RJ, Hamilton Vasconcellos): Turismo marítimo aguarda definição

Paralisado pela pandemia, o turismo marítimo aguarda ansiosamente o aval da Anvisa para dar segmento à temporada 2021/2022. A expectativa para este ano é que a atividade gere uma receita de até R$ 2,5 bilhões e aproximadamente 35 mil empregos. Como pelo menos 50% dos valores movimentados ficam nos portos de embarque, R$ 1 bilhão de reais será canalizado para os portos do Rio, Santos e Salvador. Íntegra para associados.

Valor Econômico, CNN Brasil, Valor On-line e Folha On-line: Atos de caminhoneiros perdem fôlego e bloqueios terminam

Lideranças da categoria se reuniram ontem com o presidente Bolsonaro e desde então foram registradas apenas manifestações e atos isolados em Rondônia, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. O ministro Tarcísio Freitas e os deputados Carla Zambelli e Vitor Hugo participaram da conversa. Bolsonaro afirmou que a paralisação dos caminhoneiros será mantida até domingo (12). Destacou as consequências para a economia do país, mas disse que o movimento “é um direito dos caminhoneiros”. Íntegra para associados: Valor Econômico, CNN, Valor On-line e Folha On-line.

Valor Econômico: Leilão de rodovias do Litoral Paulista é suspenso após questionamentos

A concessão de rodovias do Litoral Paulista enfrenta questionamentos de prefeituras afetadas pelo projeto. O leilão havia sido marcado para 15 de setembro, mas foi suspenso após o TCE-SP determinar alterações no edital, que teve problemas de modelagem. O projeto está sendo reformulado pela Artesp e ainda não tem nova data para ser licitado. Íntegra para associados.

Estadão On-line e O Globo On-line: Estiagem e geadas impedem nova safra recorde de grãos em 2021

Divulgada ontem pelo IBGE, a estimativa da safra de 2021 foi reduzida para 251,7 milhões de toneladas, 1% abaixo do desempenho do ano passado. Se confirmada, a queda na produção de grãos deste ano será a primeira desde 2018. Mesmo assim, será a segunda maior da história, atrás apenas da registrada no ano passado, que somou 254,1 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Estadão e O Globo.

Imprensa regional:

A Voz da Bahia: Vídeo: Explosão em navio no Porto de Aratu começou em tanque de gás e não teve feridos

Não há relatos de feridos no navio que pegou fogo no final da manhã de ontem, no terminal portuário de Aratu. De acordo com a Marinha, o incêndio foi logo controlado pelos próprios tripulantes. Ainda não se sabe o que teria motivado o incidente. Em nota à imprensa, a Codeba informou que se trata de um navio gaseiro e que a explosão ocorreu em um dos reservatórios da embarcação durante o processo de desgaseificação dos tanques, que, segundo a empresa proprietária, continham Nitrogênio, não oferecendo risco de nova explosão. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Protestos afetaram operações do Porto

Mesmo sem bloqueios nas vias de acesso ao Porto de Santos, alguns motoristas preferiram não trabalhar na manhã de ontem, o que afetou a descarga direta de, pelo menos, sete embarcações. A situação foi normalizada à tarde. Além disso, problemas como desbalanceamento de contêineres devem ser agravados, uma vez que a entrega das mercadorias aos importadores pode ser prejudicada, em virtude do trânsito em estradas de vários estados. No cais santista, o movimento não contou com o apoio geral dos caminhoneiros. Íntegra para associados

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Antaq prorroga prazo de envio de contribuições para audiências públicas

Foi prorrogado para 17 de setembro o prazo limite para o recebimento de contribuições à Audiência Pública nº 17/2021, que visa a aprimorar o Tema 3.6 da Agenda Regulatória 2020/2021 – Análise e diagnóstico da necessidade de regulação acerca da cobrança, pela autoridade portuária, para o uso do “Espelho d ‘água” nas áreas dos portos organizados. Foi prorrogado também para 1º de outubro o prazo para o recebimento de contribuições à Audiência Pública nº 16/2021, que objetiva o aprimoramento do Tema 2.3 – Aprimorar a transparência na cobrança dos valores extrafrete e sobretaxas do transporte marítimo. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Paranaguá ganha primeiro pátio de caminhões que oferece pernoite e segurança 24 horas

Localizado próximo ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, o novo pátio tem capacidade para 240 vagas, possui circuito interno de segurança, monitoramento 24 horas, banheiros com duchas, cozinha, área de convivência e área de lazer. No local também entrará em operação em breve um supermercado, consultório médico e odontológico. O Porto recebe dois mil motoristas de caminhões todos os dias, especialmente no auge do escoamento da safra. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Brasil consegue o terceiro maior avanço em competitividade digital dentre os países do G20

Nos últimos três anos, o Brasil foi, entre os integrantes do G20, o terceiro país que mais avançou no Ranking Global de Competitividade Digital, que analisou 137 países em relação à dimensão Ecossistema e à dimensão Mindset. Ficou atrás apenas da China e da Arábia Saudita. Já no recorte América Latina e Caribe, o Brasil aparece em 1º lugar na dimensão Ecossistema e em 2º lugar no ranking geral, atrás do Uruguai. O estudo apontou quatro ações da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade/ME) – Marco Legal de Startups, programas InovAtiva Brasil e StartOut Brasil e o Comitê de Startups – como políticas que contribuíram para essas posições. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco