Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha de São Paulo e Globo Rural: Seca amazônica estrangula tráfego fluvial e ameaça exportações de milho do Norte

Os rios da região amazônica têm sido fundamentais para os avanços logísticos pelos quais o Brasil consolidou as rotas de exportação do norte, aumentando a competitividade de grãos. Os recentes baixos níveis dos rios afetaram a atracação de navios transoceânicos ao redor de Manaus e aumentaram os custos de pilotagem. A abundante safra de soja do Brasil já está resolvida, mas as condições podem ser complicadas para o embarque da segunda safra de milho deste ano. Íntegra para associados; Folha de SP e Globo Rural

Valor Econômico e BE News (p.5): Exclusivo: Brookfield põe fatia de 26,5% da VLI à venda

A Brookfield, dona da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), tem entre os seus acionistas a Vale (29,6%), o FI-FGTS (15,9%), o grupo japonês Mitsui, com 20%, e o braço de participações do BNDES, com 8%. A fatia da gestora canadense é avaliada entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões. A participação da Brookfield deverá atrair o interesse de outros fundos, incluindo os de pensão do Canadá, como CPP Investments e CDPQ, além dos soberanos de outros países. Íntegra para associados; Valor Econômico e BE News

Valor Econômico e Informativo dos Portos: Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 1,482 bi na 1ª semana de outubro

Os números divulgados ontem pela Secex mostram exportações no valor de US$ 6,828 bilhões e US$ 5,345 bilhões em importações, em outubro. No ano, a balança acumula saldo positivo de US$ 72,736 bilhões. A média diária de embarques na primeira semana (US$ 1,365 bilhão) caiu 3,4% na comparação com outubro do ano passado, puxada pelo recuo da agropecuária (-11,4%) e indústria da transformação (-4,1%). Em contrapartida, as vendas da indústria extrativa avançaram 5,3%. Íntegra para associados; Valor Econômico e Informativo dos Portos

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Medidas minimizam poluição sonora no Porto de Santos durante movimentação de cargas

Em meio à intensa movimentação de cargas que faz do Porto de Santos o mais importante do Brasil e o maior do Hemisfério Sul, as buzinas dos caminhões e os apitos dos trens integram o cotidiano da atividade. Por isso, medidas preventivas são constantemente tomadas para garantir uma relação harmônica entre o porto e as cidades que o cercam. Segundo a Cetesb, são recebidas e atendidas raras reclamações sobre o tema, provando eficiência no atual sistema de gestão. A maioria das empresas do Porto, conforme nota da APS, teve seus níveis de ruído medidos pelo menos uma vez no decorrer do empreendimento. A medição é feita em 23 pontos distintos ao longo do perímetro, nos períodos da manhã, tarde e noite. Íntegra para associados.

NSC Total: Fila de navios por enchente em SC tem custo milionário e em dólar

A interrupção temporária das manobras de navios no Porto de Itajaí, motivada pelas condições climáticas no Estado, tem um alto custo para a cadeia de transporte marítimo. A estimativa é que cada dia que um navio permanece parado, aguardando atracação, custe de US$ 35 mil a US$ 100 mil, o que significa até meio milhão de reais a cada 24 horas, para cada embarcação. Desde a última quarta-feira (4), quando a Marinha do Brasil determinou o fechamento do canal de acesso aos portos devido ao risco de navegação, navios fazem fila em alto-mar aguardando a liberação para atracar. Nesta segunda, são 15 cargueiros fundeados, aguardando acesso aos terminais de Itajaí e Navegantes. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Portos em Israel permanecem abertos e trocas comerciais com o Brasil não são afetadas

Dois dias após o ataque do grupo extremista Hamas à Faixa de Gaza, deflagrado no sábado, as trocas comerciais entre Brasil e Israel ainda não foram afetadas. Os portos israelenses permanecem abertos, mas a participação do país na corrente de comércio brasileira é relativamente pequena e representou 0,37% nos primeiros nove meses do ano, segundo a Secex. As exportações do Brasil para Israel entre janeiro e setembro somaram US$ 570 milhões, enquanto as importações alcançaram US$ 1,068 bilhão. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Agência Infra: Ministério, ANTAQ e TCU trabalham para diminuir o tempo para autorização de TUPs

Um grupo de trabalho do MPor, ANTAQ e TCU trabalha para tentar diminuir o tempo do processo de autorização dos TUPs. O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, explicou que o grupo está em fase adiantada nas discussões e existe a expectativa de entrega um relatório sobre o tema até o final do ano. Íntegra para associados.

Agência Porto e AEN: Com 5,8 milhões de toneladas movimentadas, portos paranaenses registram melhor setembro da história

A Portos do Paraná fechou o mês de setembro com 5.894.571 toneladas movimentadas. O volume configura o melhor mês de setembro da história, superando em 12% a marca anterior, registrada em 2020 (5.261.752 toneladas). Também foi 23% maior o mesmo mês do ano passado (4.779.559 toneladas). Nos nove primeiros meses desse ano foram movimentadas quase 48 milhões de toneladas (47.997.984) em Paranaguá e Antonina, uma alta de 7,53% em relação ao mesmo período do ano passado (44.636.073). A Portos do Paraná também prevê movimentar 3,647 milhões de toneladas de soja no último trimestre de 2023, um crescimento de 203% em relação ao mesmo período de 2022. Íntegra para associados; Agência Porto e AEN

Portos e Navios e Tecnologística: Localfrio chega aos 70 anos com nova marca e mira faturamento de R$ 1 bilhão

A Localfrio passa a se chamar Movecta e projeta investimentos de ao menos R$ 100 milhões nos próximos três anos para levá-la ao clube das empresas com faturamento anual superior a R$1 bilhão. A empresa é dona de um terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos e um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país. Em Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste. Íntegra para associados; Portos e Navios e Tecnologística

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