Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil : Com privatização, Porto de Santos será o maior do Hemisfério Sul, diz Tarcísio
Ontem, na solenidade que marcou a concessão de nove ferrovias para o setor privado, o ministro Tarcísio de Freitas afirmou que ‘o Brasil está caminhando para ter a estrutura mais privada do mundo’ e que os portos serão os próximos a ser privatizados. ‘Só em Santos são R$ 16 bilhões de investimentos, com aprofundamento de canal, de 15 para 17 metros, e investimentos em acesso, tanto ferroviário quanto rodoviário (…). Vamos pegar o maior porto da América Latina e transformar no maior porto do Hemisfério Sul. O porto que movimentava 130 milhões de toneladas vai movimentar 250. Esse ano já movimenta 165′. Íntegra para os associados.
Folha de S. Paulo: Governo autoriza construção e operação de nove ferrovias
As nove primeiras autorizações de construção e operação de ferrovias dentro do programa Pró-Trilhos foram assinadas ontem por seis empresas e o governo federal. De acordo com o MINFRA, elas têm potencial de agregar 3. 500 quilômetros de novos trilhos à rede ferroviária, com R$ 50 bilhões em investimentos privados. Há projetos em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Piauí. Entre autorizadas estão Ferroeste, Bracell, Grão Pará, Petrocity e Planalto Piauí Participações. Íntegra para os associados.
Valor Online: É urgente retomar hidrovias do Tietê-Paraná e Paraguai, diz Antaq
O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, declarou urgente a retomada da operação nas hidrovias do Tietê-Paraná e do Paraguai que foram interrompidas em setembro deste ano, devido à queda nos reservatórios e ao risco de falta de energia no sistema. “Os reservatórios das hidrelétricas estão mais cheios, então já é possível um ajuste”. Explicou que “Hoje, quem controla essa gestão é o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], que vê mais o lado do setor elétrico. O mercado de navegação não pode ser penalizado”. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense: Empresários comemoram a aprovação do projeto de desoneração da folha
O Senado aprovou, ontem, o PL 2.541/2021, que prorroga até o fim de 2023 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O plenário manteve a íntegra do texto já aprovado pela Câmara. A matéria segue, agora, para sanção do presidente Bolsonaro. A medida permite às empresas desses setores pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Essa permissão foi introduzida há 10 anos pela Lei 12.546/2011, cuja validade termina neste mês. Empresários do setor têxtil comemoraram. Já o professor José Oreiro, do Departamento de Economia da UnB, ponderou que ‘o governo está renunciando a uma receita sem pedir nenhum tipo de contrapartida por parte das empresas’. Íntegra para os associados.
Valor Online: Santos Brasil inicia segunda etapa de expansão em SP
A Santos Brasil iniciou a segunda etapa da expansão de seu tecon no Porto de Santos, que deverá demandar R$ 500 milhões até 2023. Em paralelo, se prepara para assumir os terminais de granéis líquidos em Itaqui e analisar outros leilões. A ampliação em Santos é fruto da renovação antecipada da concessão, firmada em 2016. A primeira fase, concluída, focou na expansão do berço, com capacidade aumentada para 2,4 milhões de TEU ao ano e o aprofundamento do cais para 16 metros, permitindo o embarque de navios New Panamax. Nesta nova etapa, a capacidade dos berços terá novo aumento para 2,6 milhões de TEU/ano, com a aquisição de guindastes automatizados, além de um novo pátio e da ampliação dos ramais ferroviários de escoamento dos contêineres. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
O Povo (CE): Atraso na renovação de incentivo aos portos impacta cerca de R$ 37 bilhões
Uma live promovida pelo Conselho Feminino do Brasil Export nesta semana, que debateu o ‘Impacto da Reforma Tributária nos Portos: Consequências para o Reporto e a BR do Mar’, reiterou que não renovação do Reporto representa um gatilho para a revisão da viabilidade de todos os projetos já anunciados e, consequentemente, resulta na desaceleração dos investimentos, perda de eficiência e da capacidade das movimentações dentro das instalações existentes. A renovação dos incentivos fiscais concedidos aos portos está travada no Congresso Nacional há um ano e, com isso, o setor amarga prejuízos de cerca de R$ 37 bilhões. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (impresso): Edital para concessão da Codesa sai em janeiro
A expectativa do MINFRA de que o edital para a concessão da Codesa seja publicado na primeira quinzena de janeiro em conta a aprovação, na última quarta-feira, dos documentos da desestatização pelo TCU. ‘Dado o escopo definido para a análise e ressalvadas as determinações e recomendações feitas neste acórdão, não foram constatadas irregularidades ou impropriedades que desaconselhem o regular prosseguimento do processo de outorga’, sintetizou o ministro relator Bruno Dantas. O tribunal também determinou que, nos próximos processos, o MINFRA divulgue, com antecedência razoável, todas os dados dos estudos de viabilidade, com destaque para o modelo econômico-financeiro. Íntegra para os associados.
Diário do Litoral: VLI e Tereos movimentam 955 mil toneladas de açúcar em 12 meses com novos armazéns
Um ano após a ativação de dois novos armazéns construídos para aumentar a eficiência da cadeia logística de exportação de açúcar, a Tereos e a VLI, que opera o Tiplam, na Baixada Santista, celebram a marca de 955 mil toneladas movimentadas no período, 30,6% a mais que nos 12 meses que antecederam a inauguração dos empreendimentos. O Tiplam responde pela exportação de 25% de todo o açúcar brasileiro via litoral santista. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos : Regra do uso temporário nos Portos Organizados é aprovada pela Antaq
Ontem a Antaq aprovou a proposta que visa a regulamentar a contratação de uso temporário de áreas e instalações portuárias localizadas na poligonal do porto para movimentação de cargas com mercado não consolidado. Ela permite testar novas cargas até então não exploradas nas áreas portuárias, possibilitando a criação de novos corredores logísticos para o comércio exterior e a navegação de cabotagem. Os novos artigos que serão inseridos na RN nº 7/2016. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Setor tenta reverter intenção de derrubada de emenda que renova Reporto
Representantes do setor empresarial articulam junto a congressistas a reversão de nova tentativa de derrubar a emenda sobre a renovação do Reporto no texto do PL 4.199/2020, que está em fase de ajustes finais na Câmara. Membros do governo e parlamentares, inclusive o relator da matéria na Câmara, deputado Gurgel (PSL-RJ), sinalizaram a intenção do Ministério da Economia de impedir que o regime especial para compra de equipamentos portuários tenha nova vigência prevista na emenda 25, com duração de dois anos. Para a ABTP, falta sensibilidade ao tema pela área econômica do governo, considerando que o impacto do regime para a União é inferior a 0,1%, ao passo que sem a renovação R$ 2 bilhões de aportes ficam estagnados. Íntegra para os associados.
Guia Marítimo: Porto de Santos, Wilson Sons e DockTech assinam acordo de cooperação técnica para uso de tecnologia pioneira no Brasil
SPA, Wilson Sons e DockTech assinaram ontem um acordo de cooperação técnica que formaliza a parceria para aperfeiçoamento de uma solução inédita de monitoramento em tempo real da profundidade operacional do canal de navegação e acesso aos berços de atracação do Porto de Santos. A solução mapeia em tempo real a profundidade do canal de navegação e é capaz de entender o padrão de assoreamento dos portos, prevendo como as variações no leito afetam a segurança da navegação e o transporte de cargas. Íntegra para os associados.
Brazil Modal: AEB projeta queda das exportações e do superávit da balança em 2022
Previsão da AEB é de que as exportações brasileiras em 2022 deverão atingir US$ 262,379 bilhões, queda de 4,7% em relação a 2021. As importações, porém, poderão crescer 4,5% ante 2021, atingindo US$ 227,855 bilhões. Além do cenário interno de indefinição com a proximidade das eleições, o principal fator a afetar a balança comercial serão as commodities, cujos preços estão muito elevados, mas sem sustentação, devendo cair em 2022. Por conta da falta de componentes, contêineres e navios, o que obriga as empresas a comprar no exterior, muitos produtos importados têm tido aumento de preços. Um deles é o gás natural, que aumentou 98% em quantidade e 88% em preço. Também tiveram altas expressivas adubos (22% em volume e 48% em preço) e medicamentos (15% em quantidade e 52% em preço). Íntegra para os associados.
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