Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Valor On-line, Folha (Coluna da Mônica Bergamo) e Correio Braziliense On-line: Líderes de caminhoneiros convocam sociedade para protestar contra alta dos combustíveis
Os caminhoneiros se mobilizam em redes sociais e ameaçam ir à Justiça contra o reajuste de combustíveis anunciado ontem pela Petrobras. Pretendem também uma ofensiva política pela mudança imediata na fórmula de preços dos combustíveis. A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas diz que ainda hoje tentará uma decisão liminar para barrar o aumento. Um dos líderes da categoria, o Chorão, disse que “chegou a hora de toda população protestar, pois isso vai acabar no bolso de todo consumidor.” A Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA) declarou que alguns segmentos já decidiram por uma paralisação técnica, como os cegonheiros e transportadores de combustíveis. Grupos de caminhoneiros de Sinop planejam um movimento “pacífico de parada de veículos” em rodovias da região. Íntegra para associados: Estadão, Valor, Folha e Correio.
Folha: Transportadoras dizem que repasse de alta do diesel ao frete é inevitável
A NT&C Logística disse que o reajuste cria “uma situação crítica para o transportador, que ainda está negociando com os seus clientes o repasse dos quase 50% de aumento que aconteceram em 2021”. Com o reajuste de 24,9% no preço do diesel, que representa um acréscimo de 8,75% no custo do setor, a defasagem no frete subiria para quase 29% na carga fracionada e quase 39% na carga lotação. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Valor On-line: Santos Brasil mantém plano de expansão, diz diretor
A Santos Brasil registrou lucro líquido de R$ 271,7 milhões em 2021 e reverteu o prejuízo de R$ 13,8 milhões registrado em 2020. Na última quarta-feira (9), anunciou um programa de recompra de ações. “O mercado de capitais está muito volátil. Se o desconto na ação for excessivo em relação ao que consideramos justo, queremos ter a opção de aplicar nosso caixa de forma eficiente. Mas isso não muda em nada o plano de expansão, que é prioridade”, declarou o diretor financeiro do grupo, Daniel Dorea. Destacou que a companhia ainda possui um caixa robusto e muito espaço para contrair financiamentos para fazer frente a possíveis novos projetos. Íntegra para associados: Valor Econômico e Valor On-line.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Desestatização do Porto de Santos será tema de nova audiência pública
A segunda audiência pública realizada pela Antaq para debater o processo de desestatização da SPA acontecerá na próxima segunda-feira (14), às 10h, em formato virtual e transmissão ao vivo pelo YouTube. Hoje a agência está recebendo as inscrições dos interessados em ter direito à palavra no encontro. O prazo de concessão será de 35 anos, prorrogável por até cinco anos e os investimentos previstos serão de R$ 18 bilhões. A futura concessionária deverá direcionar R$ 1,4 bilhão para a construção do novo píer de atracação, obras em cais públicos, investimentos em dragagem e nas áreas de acesso ao Porto de Santos, além de aportar R$ 3 bilhões em recursos para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá. Íntegra para associados.
Santa Portal: Secretário Nacional de Portos afirma que Brasil busca alternativa para possível falta de fertilizantes no país
Em entrevista ao programa Porto & Negócios na quinta-feira (10), o secretário Diogo Piloni comentou que a ministra Tereza Cristina tem rodado o mundo e discutido muito a possibilidade de outras fontes do produto, mas destacou que é necessário que haja uma boa infraestrutura e esquema de logística, como ocorre no Porto de Santos, para que em momentos de crise o país esteja preparado para priorizar as cargas mais importantes. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Hidrovia Tietê-Paraná volta a operar
Na próxima terça-feira começam a ser retomadas as operações da Hidrovia Tietê-Paraná. Inicialmente, embarcações com calado de 2,4 metros poderão trafegar, mas até o final do mês a via deverá atingir sua forma plena, com comboios de até 2,7 metros. Segundo a Secretaria estadual de Logística e Transportes, a hidrovia vem sendo impactada desde agosto do ano passado, em função da alta de chuvas na região do pedral de Nova Avanhandava, em Buritama (SP). O local fica entre São Simão (GO), onde são embarcadas as produções agrícolas do Centro-Oeste e Pederneiras (SP). Depois, do desembarque dos comboios, as cargas seguem pelas linhas ferroviárias até o Porto de Santos. Íntegra para associados.
Blog Brasil 61: Portos do Nordeste movimentaram mais de 330 milhões de toneladas de carga em 2021
Os portos do Nordeste movimentaram 330,6 milhões de toneladas em 2021. Os produtos mais movimentados foram os minérios, escórias e cinzas, com 198 milhões de toneladas, retração de 4,38%. Em seguida, aparecem os combustíveis minerais, com 60,9 milhões, um aumento de 4,49%; e contêineres, com crescimento de 8,45%. O Terminal do Pecém foi o destaque com 21,9 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 37,6% ante o ano anterior. Ponta da Madeira continua sendo a principal instalação da região, mas registrou queda de 4,68%. Entre os portos públicos, o de Itaqui foi o que teve maior movimentação, com um crescimento de 22,61%. Íntegra para associados.
AEN: Portos do Paraná marca audiência pública para área de arrendamento de granéis sólidos
Audiência pública virtual sobre o processo para o futuro leilão de arrendamento da área PAR09 no Porto de Paranaguá será no próximo dia 24, às 14h. O terminal tem 24 mil m2, está localizado a oeste do porto organizado e se destina à movimentação e armazenagem de Granéis Sólidos Vegetais. A área é classificada como brownfield. A consulta pública iniciada em 21 de fevereiro vai até 06 de abril. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Homologada revisão tarifária do Porto de Suape
A Antaq autorizou receita tarifária anual projetada de R$ 117,8 milhões, equivalente a requerimento de índice de reajuste médio de 19,87% e efeito médio tarifário de -4,09%. As novas tarifas, seus limites máximos e a estrutura tarifária para o período subsequente à revisão foram publicados no DOU ontem e entrarão em vigor em até 90 dias após esta data. A agência reguladora também autorizou investimentos de R$ 137,3 milhões da autoridade portuária de Suape na expansão e modernização da infraestrutura comum do porto organizado, conforme lista e cronograma físico-financeiro que consta nos processos administrativos, a serem remunerados pelas tarifas, com execução a ser iniciada em até 12 meses e conclusão em até 36 meses, a contar do mês da homologação. Íntegra para associados.
Portos e Mercados: Navios ficam vazios por semanas à espera de soja brasileira atrasada
Segundo a Bloomberg, após problemas na colheita e fortes chuvas que dificultaram a secagem e o transporte dos grãos, alguns navios estão esperando há mais de 40 dias por suas cargas. O período é bem maior que os sete a 15 dias típicos. Íntegra para associados.
Portal BE News (p. 7): Ecossistema de agentes portuários
Durante a visita técnica aos portos portugueses organizada pelo Fórum Brasil Export, o diretor da ABTRA e presidente do Conselho Brasil Tech, Angelino Caputo, elogiou as iniciativas de trabalho conjunto para reforçar ecossistemas de agentes portuários. “Quando falamos em implantar o Port Community System (PCS), que é o que estamos planejando em Santos, essa é uma forma de fazer a integração dos stakeholders em um único sistema. O primeiro passo para isso é convidá-los para ‘sentar e conversar’. Em Portugal, eles já estão organizados e formalizados”. O diretor-geral e de Operação da Voz dos Oceanos e presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Eduardo Amaral, acrescentou: “Vimos aqui que existe uma construção entre agentes públicos e iniciativa privada numa convergência de interesse de valores para o bem comum, que é o desenvolvimento dos portos”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Cade avaliará prorrogação de contrato entre CMA GM e Maersk
O Cade vai avaliar a prorrogação, por tempo indeterminado, de contrato entre a Maersk e a CMA CGM para operação de linha de contêineres entre a Costa Leste da América do Sul e o Mediterrâneo, na qual compartilham espaço para alocação de contêineres em suas respectivas embarcações. O edital de ato de concentração, como é chamado o procedimento, foi publicado ontem no DOU. Conforme a legislação, a análise concorrencial de atos de concentração deve ser concluída em até 240 dias, podendo ser ampliado por mais 90 dias, mediante decisão fundamentada do Tribunal Administrativo do Cade, ou por 60 dias a pedido de advogados das partes. Os atos de concentração podem ser enquadrados pelo Cade como sumários, considerados mais simples do ponto de vista concorrencial, ou ordinários, que demandam uma análise mais aprofundada. A apreciação das operações submetidas ao procedimento sumário deve ser finalizada em até 30 dias. Íntegra para associados.
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