Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Governo anuncia plano de R$ 10,6 bi para Santos
O governo federal anuncia, nesta segunda-feira (11), um plano de investimento para o Porto de Santos no valor de R$ 10,64 bilhões para o período de 2024 a 2028. O plano, preparado pelo MPor e pela APS, define 12 projetos. R$ 6 bilhões serão aportados pelo governo federal, R$ 3,6 bilhões sairão dos cofres do governo de São Paulo e R$ 1 bilhão da iniciativa privada. Os recursos federais, segundo o ministro Silvio Costa Filho, terão origem no Orçamento Geral da União e do caixa da APS. A administração do porto tem hoje em caixa R$ 2,8 bilhões. Pouco mais da metade do valor previsto, cerca de R$ 5,8 bilhões, será destinada à construção do túnel Santos-Guarujá, cujo aporte será dividido entre os governos federal e estadual. O segundo maior investimento é a transferência do Concais para o Valongo, estimado em R$ 1,4 bilhão com recursos federal e privado, e o terceiro é a ampliação da FIPS, no valor de R$ 1 bilhão. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Porto do Açu começa expansão de terminal com foco em grãos, fertilizantes e lítio
A Prumo Logística iniciou as obras de expansão do cais e do Terminal Multicargas do Porto do Açu. O objetivo é aumentar a movimentação de curto prazo em grãos, fertilizantes e lítio. O cais operacional do T-mult vai ser ampliado de forma linear de 340 metros para 500 metros, o que vai permitir a atracação simultânea de dois navios Panamax. Hoje, o cais comporta a operação de um navio com mais uma embarcação de apoio. Em terra, as instalações para recebimento das cargas vão ganhar 110 mil m2 adicionais, quase dobrando a metragem atual do terminal. Íntegra para associados.
O Globo: Renovação de concessões de rodovias pode atrair R$ 110 bi de investimentos
O governo abriu um processo de renegociação para resolver problemas de concessões de rodovias federais mais antigas e que ainda estão em vigor. Chamado de “otimização de contratos”, o programa envolve 14 concessões de estradas que somam 7,5 mil quilômetros em vários estados. Segundo o ministro Renan Filho, a ideia é prorrogar esses contratos por até 15 anos, com a contrapartida da retomada de obras inacabadas ou que sequer foram iniciadas. Haverá também exigência de investimentos em tecnologia. O trabalho está sendo feito em parceria com o TCU, que dará a palavra final. Os processos são negociados caso a caso. Íntegra para associados.
Estadão: Investimento no Brasil deve voltar a crescer em 2024. Como resolver de vez os problemas estruturais?
O investimento deve voltar a crescer no Brasil neste ano, favorecido pela sequência do ciclo de queda da Selic e por alguma redução da incerteza na condução da política econômica. No ano passado, enquanto o PIB cresceu 2,9%, a formação bruta de capital fixo recuou 3%, embora tenha dado um sinal de melhora no quarto trimestre, quando subiu 0,9%. Já em 2024, a perspectiva, segundo o FGV Ibre, é de que a formação bruta de capital fixo cresça timidamente, em torno de 3,4%. O aumento dos investimentos é considerado fundamental para que o País consiga crescer a taxas mais altas nos próximos anos sem apresentar desequilíbrios, como a volta de uma inflação mais incômoda. E com a restrição fiscal, os novos projetos vão depender cada vez mais da iniciativa privada. Íntegra para associados.
Estadão On-line: BID vai investir US$ 400 milhões em braço de inovação e define nova estratégia até 2030
O BID conseguiu o aval de seus governadores, incluindo o Brasil, para três reformas, durante assembleia realizada nos últimos dias em Punta Cana, na República Dominicana. A principal mudança foi o aumento de capital de US$ 3,5 bilhões para ampliar a capacidade de empréstimos ao setor privado e um novo modelo de negócios do seu braço de investimentos, o BID Invest. Também foram aprovados um orçamento de US$ 400 milhões para inovação e a nova estratégia institucional do organismo, que define as prioridades para 2024 a 2030. Segundo o presidente do BID, Ilan Goldfajn, as três mudanças vão ampliar de forma “significativa” a capacidade de apoiar a América Latina e o Caribe em seus desafios. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Após ataque de gangues contra aeroporto, autoridades fecham o maior porto do Haiti
A Caribbean Port Services anunciou a suspensão das atividades no porto do Haiti, depois de relatar tentativas de ataques das gangues que desde a semana passada se uniram para tentar forçar a saída do premier Ariel Henry do poder. Destacou as invasões de grupos armados às áreas de armazenamento e saques de contêineres, inviabilizando as operações. O porto é a única forma para transportar alimentos e medicamentos para organizações humanitárias e de desenvolvimento ao redor do país. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Nova ferrovia deve ampliar exportação agrícola por Santos
A ferrovia da Rumo ligando o sul de Mato Grosso até Cuiabá e o Médio-Norte deverá beneficiar diretamente o Porto de Santos. Serão 743 quilômetros integrando o estado à rede ferroviária federal, ao mercado industrial e consumidor de São Paulo e ao maior complexo portuário do Hemisfério Sul. Em fevereiro, a Rumo concluiu a construção de três quilômetros da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio, em Rondonópolis. São os primeiros trechos da linha tronco e de uma linha auxiliar de descarga de insumos. A construção vai viabilizar o início do recebimento de materiais, via modal ferroviário, para a execução da nova ferrovia. Para 2024, a empresa seguirá em frente com a expansão da ferrovia em Mato Grosso. O contrato prevê o término das obras para 2030, embora haja expectativa de conclusão em 2028. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-9): Guarujá quer conectar túnel imerso à rodovia
A Prefeitura de Guarujá propôs ao governo de São Paulo que considere o pleito de conectar a via de chegada do túnel imerso entre Guarujá e Santos até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A ideia é garantir melhor fluidez no trânsito na região. No estudo técnico, recebido pelo secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, estão destacados pontos de atenção e sugestões para segregar o fluxo de veículos leves dos pesados e fazer que a malha viária comporte a futura demanda. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Novo capitão de mar e guerra fala, em entrevista, sobre os desafios à frente da Capitania
No comando da Capitania dos Portos de São Paulo desde janeiro, o capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva destaca a sua responsabilidade em contribuir para a coordenação e o controle das atividades da Marinha Mercante e de organizações correlatas na segurança da navegação, na defesa nacional, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição hídrica, ainda mais considerando que se trata do maior complexo portuário do Hemisfério Sul. Íntegra para associados.
Folha de Pernambuco: Ministros Silvio Costa Filho e Renan Filho vão anunciar retomada da Ferrovia Transnordestina
O ministro Silvio Costa Filho anunciou, nesse domingo (10), que no próximo mês estará em Pernambuco com o ministro Renan Filho para anunciar investimentos destinados à retomada da construção da Transnordestina. O ministro disse que ainda está sendo fechado o valor a ser destinado a essa etapa das obras da ferrovia, inserida no Novo PAC e construída com recursos do Orçamento Geral da União. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Contêineres e granéis sólidos puxam crescimento de movimentação de carga no primeiro mês do ano
Segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq, o setor portuário apresentou crescimento de 7,34% em janeiro deste ano ante o mesmo período de 2023, puxado principalmente pelas cargas conteinerizadas e pelos granéis sólidos. Durante o mês, foram movimentados 96,87 milhões de toneladas. Entre os destaques estão a soja (+96,06%), o açúcar (+61,83%) e o minério de ferro (+27,65%). Em relação às cargas conteinerizadas a movimentação atingiu 11 milhões de toneladas, um aumento de 14,67% em comparação com janeiro do ano passado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: 100% dos portos públicos e 85% dos TUPs têm implantado o Porto Sem Papel
O Porto Sem Papel, lançado em 2011 pelo Governo Federal, foi tema de um seminário realizado em Brasília na sexta-feira (8), com a participação do secretário Alex Sandro de Ávila e do diretor de Gestão e Modernização Portuária, Fábio Lavor Teixeira. Gerenciado pela SNPTA, o sistema busca desenvolver constantemente novas funcionalidades e aprimorar processos, visando agilizar o fluxo de informações nos portos. No evento de sexta-feira, Ávila destacou que as evoluções do sistema para a navegação interior possibilitam um avanço na movimentação aquaviária fluvial, com um salto em gerenciamento e celeridade nas operações. As metas para 2024 incluem a publicação de normativos, a integração com o Portal Único de Comércio Exterior e a aplicação de Inteligência Artificial nos processos. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Audiência Pública que discute nova norma para áreas e instalações portuárias vai acontecer na próxima quinta-feira (14)
A Antaq vai realizar a Audiência Pública para obter contribuições ao aprimoramento de proposta normativa de alteração da RN nº 7, de 31 de maio de 2016, que regula a exploração de áreas e instalações portuárias sob a gestão da administração do porto, no âmbito dos portos públicos, no próximo dia 14 de março, às 10h, via streaming. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Déficit tecnológico e obstáculos à inovação preocupam agentes
Durante a Intermodal, Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons lançaram um manifesto pela inovação no setor marítimo e portuário. O documento conclama uma atuação conjunta para superar quatro obstáculos principais identificados pelos agentes setoriais: desarticulação entre organizações envolvidas em projetos inovadores; falta de planejamento de longo prazo; pouco incentivo à tomada de risco inteligente, bem como à inovação nos processos de contratação. As propostas sugerem a realização de um diagnóstico sobre a inovação no setor marítimo e portuário do Brasil, a premiação dos maiores avanços em inovação entre os portos e criação de um grupo de trabalho para a construção de políticas de longo prazo voltadas à modernização dos portos. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Virtu GNL e Emap firmam acordo para descarbonização do Porto de Itaqui
Durante a Intermodal, na semana passada, a Virtu GNL e a Emap anunciaram um acordo para impulsionar a descarbonização da frota do Porto de Itaqui, em São Luís. Ele estabelece metas ambiciosas para a instalação e desenvolvimento do projeto, incluindo a substituição progressiva da frota de veículos pesados por modelos mais limpos, como aqueles movidos a GNL, e o abastecimento de navios com esse combustível mais sustentável. A iniciativa visa não apenas reduzir as emissões de carbono, mas também promover a eficiência e a inovação no transporte e na logística portuária. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Governo já tem interesse de concessionárias para novo aeroporto em SP, diz ministro
O ministro Silvio Costa Filho cumpre agenda no litoral de São Paulo nesta segunda-feira (11), onde fará anúncios de planejamento e investimentos para o Porto de Santos. O ministro também vai realizar uma vistoria das obras do Aeroporto de Guarujá. Costa Filho revelou que o Governo Federal já recebeu interesse de concessionárias, inclusive estrangeiras, para operação no futuro aeroporto que será implementado na Região Metropolitana de São Paulo. O novo terminal servirá para atender a demanda de voos dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, que devem crescer nos próximos cinco a 10 anos. Costa Filho disse que o governo está redesenhando a agenda aérea de São Paulo e que o futuro terminal ficará localizado próximo aos municípios de Caieiras e Cajamar, na Zona Norte da Grande São Paulo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024