Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Editorial do Estadão: A sobrevida das estatais
A dificuldade do governo para privatizar empresas estatais seria, segundo integrantes da equipe de Paulo Guedes, culpa do “sistema”, termo genérico e indefinido que abarcaria Congresso, STF, TCU, funcionários das estatais e os próprios ministérios. Depois de promessas de arrecadação de até R$ 1 trilhão com estatais e de venda de quatro empresas públicas em 90 dias, a única privatização de Bolsonaro – a da Codesa – foi obra do Minfra, a única pasta a contar com um amplo e consistente programa de parcerias com o setor privado. Íntegra para associados.
Editorial da Folha e editorial do Valor Econômico: Agências maltratadas
Embora a maioria dos indicados tenha qualificações, há indícios de interesses políticos e apadrinhamento. Causa estranheza, sobretudo, a atitude do Planalto de enviar os 21 nomes de uma só vez, sem que haja prazo hábil para a sabatina por parte dos senadores. A Comissão de Infraestrutura, por exemplo, aprovou na terça-feira (5) oito indicações para a Anatel, ANTT, ANM e Aneel. Além da falta de transparência na seleção de candidatos, prevalece o desinteresse dos congressistas em um escrutínio rigoroso. As lideranças políticas ignoram a razão de ser das agências, que devem se manter equidistantes do poder concedente, das empresas reguladas e dos consumidores. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Folha: ‘Marteladas’ de Tarcísio de Freitas em SP enfrentam entraves e atrasos
Candidato ao governo paulista, o ex-ministro Tarcísio de Freitas aposta nas desestatizações como ativo eleitoral. Mas os principais projetos do ex-ministro nessa área para o estado de São Paulo sofrem entraves, atrasos e questionamentos. A grande aposta para SP é a privatização do Porto de Santos, mas o processo ainda precisa ser analisado pelo TCU. Caso se arraste até 2023, há dúvida se será mantido na próxima gestão. A corrida ocorre em meio a imbróglio jurídico e pressões. Um TAC assinado pela direção anterior do porto e o MP, em 2018, previa a revitalização dos armazéns do Valongo. “A proposta está sendo analisada pelo MP-SP. Caso não acolhida, o TAC deverá ser executado e aí sim a multa originalmente pactuada poderá incidir”, diz a Promotoria, que solicitou um parecer técnico sobre a proposta. Segundo a SPA, o TAC não afetará a privatização do porto e, se for mantido o futuro concessionário terá de arcar com a restauração dos armazéns. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Tecnologística: Logística global seguirá sob pressão no ano, diz Suzano
A Suzano estima que os lockdowns na China deverão aumentar ainda mais os gargalos no transporte mundial de produtos em 2022. Problemas nas cadeias globais e regionais de suprimento também causaram alta de 20% no preço líquido da fibra curta no mercado chinês em menos de dois meses. A empresa enfrenta atrasos nos embarques, em meio ao congestionamento em portos ao redor do mundo, mas consegue neutralizar parte do problema devido à estrutura de sua operação logística, incluindo três portos no país e dez navios contratados. Parte da carga transportada em contêineres migrou para os navios break bulk, que param em mais terminais do que o habitual, com reflexo no tempo entre o embarque e a chegada ao destino. Em março passado, a Suzano inaugurou o berço 99, no Porto do Itaqui, para ampliar o escoamento da celulose produzida na Unidade Imperatriz, que também prevê a construção de um armazém, com investimento total de R$ 390,2 milhões. Íntegra para associados: Valor e Tecnologística.
O Globo On-line: Risco global muda com guerra na Ucrânia e turbulências na China, e Brasil ganha espaço no radar do capital estrangeiro
Com a eclosão da guerra na Ucrânia e as sanções econômicas impostas à Rússia, boa parte dos investimentos entre países emergentes veio aportar momentaneamente no Brasil. Os efeitos logo se fizeram sentir nos preços do mercado financeiro brasileiro. Ações e o real se valorizaram com maior entrada de dólares, mas especialistas alertam que essa janela pode se fechar logo. Permanecer no Brasil e pagar para viver as fortes emoções prometidas por um processo eleitoral polarizado não parece sedutor para o investidor estrangeiro. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Programa da SPA monitora a qualidade do ar no Porto de Santos
Com investimento de mais de R$ 10 milhões, o contrato do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, assinado pela SPA com a Engex Engenharia e Consultoria no fim do ano passado, integra o plano de regularização ambiental do Porto de Santos. Ele prevê a estruturação de um sistema de controle e monitoramento das condições atmosféricas e a instalação de equipamentos de medição em tempo real das emissões (de fumaça preta, entre outras) em toda a área portuária. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (matéria e editorial): Presidente da Clia Brasil defende cruzeiros o ano todo e analisa desestatização do Porto de Santos
Depois de um período fortemente afetado pelas consequências da covid-19, os roteiros internacionais voltarão a ser opção para os cruzeiros na temporada 2022/2023, que deverá contar com o dobro de navios em relação à anterior, com um impacto econômico de R$ 3,3 bilhões. Otimista com as viagens de navio no País, a Clia Brasil destaca, por outro lado, a sua preocupação com o processo de desestatização do Porto de Santos, sobretudo com relação ao atendimento de navios de cruzeiro e aos novos custos de operação. Íntegra para associados: A Tribuna e Editorial.
Diarinho, Informativo dos Portos e Portos e Navios: Antaq prorroga consulta pública sobre concessão do Porto de Itajaí
A ANTAQ prorrogou para 15 de abril o prazo limite da consulta pública para o recebimento de contribuições para a Audiência Pública nº 05/2022, que trata da concessão do Porto de Itajaí. Nesta quarta-feira (13), às 9h. será retomada a audiência pública – iniciada na quinta-feira (7) – em sessão virtual com transmissão online no canal da ANTAQ no Youtube. O município de Itajaí reforçou mais uma vez a importância da manutenção da autoridade portuária pública municipal no Complexo Portuário, em documento apresentado à ANTAQ para a prorrogação por 35 anos do convênio de delegação ao município. A Abratec pediu mais clareza nas regras de integração do terminal da Braskarne pelo futuro concessionário do Porto de Itajaí. Propõe que o modelo traga uma opção de compra para o terminal, fixando valores e garantindo que ele venha a constituir a área da concessão. Íntegra para associados: Diarinho, Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Desestatização e futuro da Codesa em destaque no Sudeste Export 2022
O fórum regional Sudeste Export 2022 acontece hoje e amanhã, em Vitória, podendo também ser acompanhado online, com acesso gratuito às atividades. Estão confirmadas as presenças do secretário Diogo Piloni e do presidente da Codesa, Júlio Castiglioni. Entre os palestrantes e painelistas estão o presidente do Conselho do Sudeste Export, Mario Povia; o diretor geral do Porto do Açu, João Braz; o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo, Guilherme Penin; a assessora Especial de Concessões, Patrícia Póvoa Gravina; o diretor de da SPA, Bruno Stupello; e o presidente da Fenop, Sergio Aquino. A solenidade de abertura está prevista para hoje, às 18 horas. Amanhã ocorrerão as palestras e os painéis sobre a privatização da Codesa; investimentos na malha ferroviária; implantação do pedágio free-flow nas rodovias; novos negócios, caminhos logísticos e tarifas portuárias. Detalhes da programação e inscrições em: https://forumbrasilexport.com.br/blog/brasil-export-2/programacao-do-sudeste-export-2022/. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: CAP vinculado à Antaq para usuário do Porto de Santos ser melhor servido
O CAP é uma concepção moderna, mas atualmente desconectado da razão da sua criação. Esse contexto será do mesmo modo um ensejo para análise de ações e prerrogativas da Antaq. Ante a perspectiva da insegurança que promove a proposta da desestatização, vincular o CAP à Antaq não ameaça os contratos vigentes. Trata-se de um contexto estruturante objetivando a inovação suave e efetiva, para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao usuário do porto. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Assinado arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais
A SCPAR Porto de Imbituba assinou na sexta-feira (8) o contrato de arrendamento transitório do TGM IMB06, do Porto de Imbituba, com o Consórcio Sul Minas, vencedor do processo seletivo simplificado nº 01/2021. O regime de exploração da área dentro do porto ocorrerá pelo período de até 180 dias ou até que o processo licitatório para arrendamento de longo prazo seja concluído. Íntegra para associados.
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