Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/04/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo: Programa de passagens aéreas a R$ 200 começará em agosto e será anunciado por Lula, diz França

O ministro Márcio França anunciou que o programa do governo federal, que prevê passagens aéreas a R$ 200 por trecho para aposentados, estudantes e pessoas de baixa renda, tem a adesão das três principais companhias – Gol, Azul e Latam – e está previsto para começar a funcionar em agosto. “Temos 90 milhões de passagens por ano, uma das maiores (emissões) do mundo, mas só 10% dos CPFs voam. Vamos ajudar a resolver o problema no segundo semestre, com o programa de R$ 200 o trecho, ocupando a ociosidade (das aeronaves). Podemos ter 5 milhões de CPFs novos voando”. Íntegra para associados.

Ministério dos Transportes: Em 100 dias, Governo Federal reforça orçamento e destrava investimentos em rodovias federais

O Ministério dos Transportes recuperou 2.158 quilômetros de rodovias federais nos primeiros 100 dias de gestão a partir do empenho de R$ 3,3 bilhões, de janeiro até semana passada. Até o fim deste ano, as rodovias e ferrovias brasileiras receberão R$ 23 bilhões em obras de infraestrutura – R$ 3 bilhões a mais que nos últimos quatro anos somados. Com o orçamento recomposto, o ministério conseguiu destravar 495 contratos que estavam parados na gestão anterior por falta de dinheiro. Do total, 100 contratos eram de obras paralisadas ou em ritmo lento. Íntegra para associados.

Folha: Lula anuncia novo PAC com seis eixos principais, como transporte e inclusão digital

O novo PAC terá seis eixos estruturais: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética. O governo federal recebeu dos governadores uma lista de obras prioritárias, e os ministérios estão identificando outros investimentos estruturantes. A proposta é de planejamento de longo prazo, traduzido em um grande programa que traz de volta o papel do setor público como indutor dos investimentos estratégicos em infraestrutura. O programa funcionará por meio de PPPs e concessões. A lista definitiva de empreendimentos será divulgada até o início de maio. No eixo “transporte”, as ferrovias, rodovias, hidrovias e portos voltarão a ser pensadas de modo estruturante. Íntegra para associados.

Folha On-line (Reuters) e Estadão On-line: Governo adia anúncio de novo marco das PPPs para depois de viagem à China

O anúncio da medida provisória que vai reestruturar as regras para as PPPs será feito após a viagem presidencial à China. Apesar de adiar o anúncio do novo marco, que visa destravar projetos de infraestrutura ampliando investimentos em meio a limitações orçamentárias para gastos em obras públicas, o ministro Fernando Haddad antecipou que as regras vão permitir o apoio do Tesouro Nacional em projetos de Estados e municípios, sobretudo na questão das garantias. Hoje Haddad terá uma reunião com a Casa Civil para “validar os microdetalhes” dos textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que será reformada a partir da proposta do novo arcabouço fiscal. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

Editorial do Estadão: Argumento maroto contra as privatizações

Para o governo, aparentemente, apenas as empresas públicas seriam capazes de oferecer cidadania aos brasileiros excluídos. Essa lógica expõe uma visão política que não sobrevive à realidade dos fatos. Se não precisa prestar serviços de forma direta, fiscalizar o cumprimento dos contratos pelas empresas é precisamente papel do Estado. Foi para isso que foram criadas as agências reguladoras. Considerando o discurso de Lula, é muito improvável que estatais que ainda permanecem no PND e no PPI mudem de status em seu governo, como o Porto de Santos. Íntegra para associados.

Valor On-line, Portal Exame e CNN Brasil: Lula diz que tentará convencer China a fazer mais investimentos no Brasil

O presidente Lula disse que aproveitará sua viagem à China para convencer os chineses a investirem em novos ativos em infraestrutura. Na agenda oficial estão previstos encontros com empresários e autoridades locais, além de uma ida à sede do “banco dos Brics”, em Xangai. De acordo com o Itamaraty, a expectativa é de que 20 acordos bilaterais entre os países sejam assinados na viagem. A comitiva de Lula inclui alguns dos principais ministros e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. A China é a maior parceira comercial do Brasil desde 2009, quando superou os Estados Unidos, com volume de mais de US$ 150 bilhões comercializados. Íntegra para associados: Valor, Portal Exame e CNN Brasil.

Imprensa regional:

AEN e Agência Porto: Portos do Paraná têm aumento de 17,2% na movimentação de mercadorias em março

A movimentação mensal de mercadorias nos portos de Paranaguá e Antonina cresceu 17,2% em março em relação a fevereiro, totalizando 5.357.799 toneladas, principalmente com a chegada da nova safra de soja ao porto e embarque nos navios, num fluxo mais intenso. O aumento tem sido gradativo a cada mês. Os granéis sólidos representam quase 62,4% de toda a movimentação mensal. No primeiro trimestre foram movimentadas 14.109.999 toneladas nos dois sentidos: de exportação, foram 8.778.706 toneladas (62,2% do total) e de importação, 5.331.293 toneladas (37,8% do total). O volume total é 0,2% superior em relação primeiro trimestre de 2022, que registrou 14.079.296 toneladas. Íntegra para associados: AEN e Agência Porto.

Imprensa setorial:

Portal BE News: “Vamos precisar de um novo desenho do STS10, um novo desenho do Concais e um novo desenho do STS53”

O secretário Fabrizio Pierdomenico estuda reduzir a área do STS10 no Porto de Santos, repassando parte dela para o futuro lote do Terminal de Passageiros e viabilizando a pera ferroviária no local. “Não dá para analisar individualmente cada um desses arrendamentos sem entender como eles refletem em outros arrendamentos. Os três vão ter de dialogar”. Ele levanta a possibilidade de aproveitar o lote hoje da BTP de forma que o STS10 ocupe a área de 1 milhão de m2. Disse que, viabilizando a troca de área, poderá repensar o desenho do STS53, uma vez que a área hoje do Concais poderá receber um ou até dois terminais de fertilizantes. Fabrizio lembrou ainda que o ministro Márcio França entende que a ligação seca Santos-Guarujá pode ser feita dentro do PAC, com recursos do Orçamento Geral da União complementando os da Autoridade Portuária. Íntegra para associados.

BE News – p. 3 (Coluna Hub): Nova diretoria

O nome do ex-diretor da Codesp Carlos Eduardo Bueno Magano está cotado para a diretoria de Engenharia da SPA. Funcionário de carreira da empresa, atividade encerrada há cerca de 20 anos, Magano chegou a ser presidente do Sopesp. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): BE News traz primeiro artigo jornalístico criado a partir de inteligência artificial

Em um processo de pouco menos de três minutos, o presidente do Conselho Tech do Brasil Export e diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, “entrevistou” o sistema de AI e, no final, o próprio software ChatGPT desenvolveu o texto da coluna tecnologia & inovação do BE News. “Deu para ver que alguém treinou a inteligência para que, quando se pedir um artigo, ele sempre faça assim: começa com uma introdução, desenvolve o tema e faz uma conclusão. O ChatGPT é gratuito nas plataformas de internet, mas é preciso a criação de login e uma senha para se utilizar do serviço. Íntegra para associados.

BE News – p. 4 (Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do diretor-executivo da ABTRA e presidente do Brasil Tech Export, Angelino Caputo): Inovação no setor portuário: melhores práticas mundiais e recomendações para o Brasil

Uma das melhores práticas mundiais para a inovação no setor portuário é a adoção de programas de inovação aberta, que envolvem a colaboração entre empresas portuárias e startups de tecnologia, universidades e centros de pesquisa para desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor. O setor portuário brasileiro precisa seguir o exemplo dos portos mais inovadores do mundo, de modo a investir em programas de inovação aberta, infraestrutura e tecnologia, fomentar a colaboração e o empreendedorismo, e adotar uma visão estratégica de longo prazo. É importante que o governo brasileiro, as empresas do setor portuário e outras instituições trabalhem em conjunto para fomentar a inovação e garantir a competitividade do Brasil no comércio internacional. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Fusões e aquisições no setor de logística cresceram mais de 250% em cinco anos no Brasil

Um estudo da Redirection International, especializada em assessoria de M&A, aponta que as empresas brasileiras de logística estão realizando mais fusões e aquisições nos últimos anos. Entre 2018 e 2022, o crescimento no volume de operações envolvendo empresas do setor foi de 262,5%, passando de 16, em 2018, para 58 no ano passado. Comparado a 2021 (ano recorde para atividade de M&A em geral no Brasil), que teve 67 negociações, o volume caiu 13,4% em 2022. Ainda assim, o relatório aponta para o aquecimento desse mercado. Em 2023 já foram concluídas pelo menos oito transações no setor. Íntegra para associados.

Portos e Navios (artigo de Robert Grantham, da Solve Shipping Intelligence): Reformulação dos Conselhos de Autoridade Portuária

Em recente fala num evento da ABTP, o Secretário Fabrizio Pierdomenico destacou a intenção de retomar o poder deliberativo e rever a estrutura e a função dos CAPs.  Enquanto o antigo CAP tinha uma representação mais ampla e igualitária do universo dos “stakeholders” do porto, a atual composição é altamente concentradora e estatizante. Um dos pontos que precisam ser reavaliados, no caso de se reintroduzir o CAP em sua forma antiga, é o modo de indicação dos representantes dos vários segmentos. Além disso, é preciso ter muito cuidado para que o indicado realmente atue em favor de seu setor. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Estudo inédito Secex/MDIC traz ampla radiografia da participação da mulher no comércio exterior brasileiro

O estudo ‘Mulheres no Comércio Exterior, Uma Análise para o Brasil’, lançado na quinta-feira (6) pela Secex, mostra que 2,6 milhões dos empregos nas firmas do setor em 2019 foram ocupados por mulheres, 32,5% do total dos empregos dessas empresas. A defasagem salarial entre homens e mulheres também permanece. Nas empresas da indústria de transformação que exportam ou importam, a diferença é de 28,4%. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Grupo de trabalho vai discutir aperfeiçoamento das renovações ferroviárias antecipadas

Um grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes e com a participação da Secretaria-Executiva, Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, ANTT e Infra S.A., vai elaborar sugestões para aprimorar o instrumento da renovação antecipada. Após 45 dias de trabalho, renováveis por mais 45, os integrantes do grupo deverão apresentar os resultados dos trabalhos realizados com representantes das concessionárias, associações, especialistas e outros agentes externos do setor. Previsto pela Lei 13.448/2017, o mecanismo prevê a possibilidade de uma concessionária de serviço público nos modos aeroportuário, ferroviário e rodoviário conseguir a prorrogação de contrato a partir de um grande investimento a curto prazo. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco