Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Acordo regional promete agilizar liberação de carga no comércio exterior

Em busca de maior velocidade na liberação de mercadorias importadas e exportadas, o Brasil assina no dia 19 um acordo com dez países da região (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai) para que as aduanas reconheçam mutuamente aquelas empresas que têm bom histórico de cumprimento de regras e por isso merecem um tratamento diferenciado, mais rápido, para suas cargas. Com o acordo, as empresas que têm tratamento expresso no País terão desembaraço rápido também nos demais países signatários. No Brasil, empresas que têm esse perfil e integram o programa OEA conseguem despachar uma carga importada por via marítima em 26 minutos, contra 28 horas para as demais empresas. Íntegra para associados.

O Globo: BID cria ‘marketplace’ de projetos de infraestrutura na América Latina para facilitar ‘match’ com investidores

O Banco Interamericano de Desenvolvimento lança hoje o Latam Projects Hub, plataforma digital que reúne projetos em concessão, PPPs e privatizações na área de infraestrutura disponíveis em países da América Latina. A ideia é criar um banco consolidado para atrair investidores estrangeiros, facilitando a consulta a projetos em elaboração e já formatados. De início, o hub conta com 88 projetos, sendo 76 deles brasileiros. Os demais vêm do México. Juntos, representam uma carteira de US$ 38 bilhões em oportunidades de investimento. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Ministério da Infraestrutura mantém cronograma de leilão de Congonhas para 2022

O ministro Marcelo Sampaio reforçou durante evento nesta terça-feira (10) em Nova York que o cronograma do leilão do Aeroporto de Congonhas está mantido. O processo da sétima rodada de concessões aeroportuárias está em análise no TCU. Espera-se que o edital seja lançado no segundo trimestre de 2022. Assim, o MInfra mantém a previsão de o leilão ser realizado no terceiro trimestre deste ano, assegurando R$ 7,3 bilhões em investimentos privados em 15 aeroportos divididos em três blocos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. b-6): Diesel mais caro vai impactar logística

Dependente do transporte rodoviário para a movimentação de cargas, o Porto de Santos corre o risco de ser impactado pelo reajuste de 8,87% no preço do óleo diesel nas refinarias de todo o País, anunciado pela Petrobras na segunda-feira e em vigor desde ontem (10/5). Segundo o diretor-presidente da Fenop, Sérgio Aquino, o reflexo será sentido no médio prazo e os custos não previstos que surgem de forma repentina recaem sobre todos que fazem parte da cadeia logística. Íntegra para associados.

NSC Total: Secretário de Bolsonaro prevê data para leilão do porto de Itajaí

Na manhã desta terça-feira (10), em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da CBN Floripa, o secretário da SNPTA falou sobre os trâmites que envolvem a desestatização de portos do país, entre eles, o porto de Itajaí. Diogo Piloni explicou o projeto e afirmou que está confiante com o cumprimento de prazos que envolvem o porto de Itajaí. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Com R$ 16 bilhões em investimento previsto, desestatização do Porto de Santos domina segundo dia de roadshow nos EUA

A desestatização do Porto de Santos foi assunto de diversas reuniões da delegação brasileira com fundos de investimentos, bancos e operadores de infraestrutura no segundo dia de roadshow, em Nova Iorque. Entre os interlocutores do dia, estavam os norte-americanos da EIG Global Energy Partners e a DP World, que já atua no setor de terminais portuários privados no Brasil. A sinalização é que, entre as concessões previstas, a desestatização do Porto de Santos está entre as de maior potencial para atrair o interesse dos investidores. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Empresas nacionais e estrangeiras apresentam ao governo intenção de disputar o STS10, em Santos

Um grupo de empresas, com companhias nacionais e uma estrangeira, comunicou a integrantes do MInfra, na semana passada, que vai entrar na disputa pelo STS10 no Porto de Santos, cuja licitação está em audiência pública até o fim deste mês. O grupo é formado pela Lopex, Eurogate, maior operador portuário de contêiner da Europa, e pelo BTG Pactual, banco que já opera na área de investimentos em infraestrutura. Lopex, Eurogate e BTG Pactual já são sócios na Contrail, empresa de operação de logística com atuação no Brasil. Mas não operam terminais portuários. Dirigentes e sócios das empresas circularam em Brasília apresentando o plano para integrantes da pasta. Informaram que, para a disputa, o BTG Pactual deverá entrar com um novo fundo de infraestrutura que o banco acabou de levantar. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Antaq analisará sugestões para evitar conflitos em futuros contratos nos portos organizados

O gerente de regulação portuária da Antaq, Dax Andrade, contou que a área técnica da Agência buscou fazer uma divisão nos conceitos da instrução normativa sobre resolução de conflitos entre arbitragem e mediação, tentando imprimir na arbitragem regulatória aqueles conflitos mais associados à interpretação normativa, de leis e de contratos. Já os conflitos no campo da negociação privada se enquadrariam nos casos de mediação. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco