Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão (Coluna do Broadcast): Complexidade, insegurança jurídica e preço baixo afastam empresas de PPPs
Para este ano são previstos 69 leilões e projetos de PPPs a serem assinados, que devem receber investimentos de R$ 126 bilhões. Mesmo assim, segundo estudo da consultoria Deloitte, apenas 6% das empresas brasileiras são concessionárias de PPPs. Outras 11% têm a intenção de avançar no segmento, 55% não têm interesse em atuar em PPPs e 28% nem sequer conhecem a modalidade. Entre os principais motivos estão insegurança jurídica (47%), complexidade do processo (34%), falta de transparência e contratos que visam preços baixos (32%), contratos inflexíveis (25%) e impossibilidade de atender a exigências de governança (14%). Íntegra para associados.
O Globo: Focus: mercado faz pequeno ajuste para cima nas projeções do PIB e da inflação
O Boletim Focus aponta que a projeção de crescimento da economia para este ano registrou um pequeno avanço de 2,05% para 2,09%, voltando ao patamar que se encontrava há quatro semanas. Os analistas fizeram ainda um leve ajuste para cima das estimativas de inflação para este ano e o próximo. A previsão do IPCA saiu de 3,88% para 3,90% este ano, e de 3,77% para 3,78% em 2025. Para 2026 e 2027 não houve alteração de cenário quanto a inflação ou o PIB. Íntegra para associados.
O Globo: Brasil e China, rotas oblíquas
Em visita à China na semana passada, o vice-presidente Geraldo Alckmin exaltou o aumento do comércio com o Brasil nos últimos 20 anos, de US$ 9 bilhões para US$ 157 bilhões. Após três dias em Pequim, porém, Alckmin partiu deixando dúvidas sobre a capacidade do Brasil de dar um passo a mais na relação com seu maior parceiro comercial. Nos números, vai tudo muito bem: exportações recordes, com amplo superávit para o Brasil. Mas se o volume agrada, o país ainda patina na antiga meta de incorporar mais qualidade à relação econômica, que continua a se sustentar em um modelo “colonial”: a China compra matérias-primas do Brasil e vende manufaturados. Não há ilusões de que a dinâmica será alterada em breve. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8) e Informativo dos Portos: Antaq discute mudanças em concessões portuárias
A Antaq promoveu uma audiência pública, ontem, para colher contribuições para a alteração das resoluções 85/2022 e 61/2021, que regulamentam contratos de concessões em portos públicos. A mudança na Resolução 85/2022, que trata de contratos de arrendamento e concessão em portos organizados, prevê a inclusão da revisão de contratos de concessão, a competência da Antaq para apreciar e deliberar sobre o reequilíbrio desses contratos e os objetivos que se quer alcançar com a revisão (não se trata da revisão tarifária). Já a alteração da Resolução 61/2021, cujo objetivo é aperfeiçoar a regulamentação da proposta que permite alterações nos contratos de concessão, como investimentos previstos, desde que acordado com os usuários, afetará as autoridades portuárias, operadores de áreas, operadores portuários e armadores. O prazo para envio das contribuições à consulta pública vai até o dia 19 de junho de 2024. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Informativo dos Portos.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Falha histórica no Porto de Santos
A profundidade no canal de navegação do Porto de Santos fica hoje entre 13,5 metros, na maré baixa, e 14,5 metros, na alta, o que acaba restringindo a chegada de navios maiores, em meio ao crescimento do comércio exterior. E mesmo as embarcações que entram são subaproveitadas, porque não conseguem operar em sua capacidade máxima devido à limitação do calado. Diante disso, o Centronave projeta uma potencial perda de carregamento anual de 499,2 mil contêineres, equivalente a uma receita em torno de R$ 5,3 bilhões, considerando um frete médio de R$ 10,5 mil por contêiner. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Concessão do canal de navegação é expectativa
As tratativas para a concessão do canal de navegação do Porto de Santos foram iniciadas em conjunto pelo MPor, BNDES e a APS. A modelagem deverá ser PPP e o contrato de 25 anos para gestão e exploração a exemplo do Porto de Paranaguá. Também será incluída a dragagem de aprofundamento e manutenção para 17 metros. Em março, a APS anunciou R$ 6,5 bilhões para esse serviço. A dragagem até 16 metros será executada pela APS, até o final deste ano, e a de manutenção até 2026. Já a obrigação de passar de 16 para 17 metros será do concessionário. Íntegra para associados.
Boqnews: Santos ganha passarela de pedestres e praça revitalizada no Estuário
A Passarela Eldorado sobre a Avenida Governador Mário Covas Júnior e a revitalização de uma área pública com praça com playground foram inauguradas na última segunda-feira (10) pela Eldorado Brasil. Os trabalhadores portuários agora podem acessar o terminal no Porto de Santos com segurança. A instalação da passarela pôde ser viabilizada por meio do apoio da Prefeitura de Santos, permitindo que a estrutura fosse construída na confluência com as ruas Coronel Raposo de Almeida e Professor João de Lima Roland. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do engenheiro de computação, sócio-fundador da T2S, professor e pesquisador na Fatec Rubens Lara, Ricardo Pupo Larguesa): Novidades na API do Módulo Recintos
No dia 7 de junho a RFB lançou atualizações na API Recintos do Siscomex. As mudanças introduzem novos campos e validações, estabelecendo um novo patamar de transparência e eficiência para os operadores portuários. Com a implementação dessas novas regras a partir de 20 de outubro, os operadores portuários terão a oportunidade de otimizar seus processos, garantindo que cada operação esteja em conformidade com as exigências legais. Entre as principais atualizações, destacam-se a inclusão de campos para identificação fiscal de empresas e documentos estrangeiros, a captura automática de placas via OCR e a obrigatoriedade de informações detalhadas sobre cargas e veículos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Especialistas recomendam celeridade para decisão sobre acessos em Santos
Engenheiros e representantes de transportadores alertam para a necessidade do setor portuário pensar em mais de uma solução e ter uma visão de longo prazo para os acessos terrestres ao Porto de Santos. O presidente do Sindisan, André Neiva, chamou a atenção para os projetos da construção de mais 19 berços, somente na margem esquerda, com um sistema viário que afunila numa entrada em Santos que está saturada, o que prejudica os embarques. O diretor de portos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Eduardo Lustoza, lamentou que a terceira via não integre o PAC, já que é um projeto que beneficia uma hinterlândia de 16 estados que utilizam o Porto de Santos regularmente. Íntegra para associados.
Portos e Navios: PortosRio lança edital para obras de dragagem
A Portos Rio publicou, ontem, o edital para obras de dragagem de readequação e ampliação do canal de acesso na infraestrutura aquaviária do Porto do Rio de Janeiro. A licitação compreende as áreas do cais da Gamboa, que está na primeira etapa, e de Barra Grande (segunda fase). A concorrência prevê ainda a elaboração dos projetos básicos e executivos de dragagem, além dos projetos de sinalização e balizamento e de demais serviços e operações complementares para a entrega das obras. A abertura das propostas e o início dos lances estão previstos para o próximo dia 9 de agosto, às 14 horas, no site do governo federal. O valor total estimado no edital é de R$ 117,3 milhões, considerando preços de outubro de 2023. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Portos do Paraná estreita ligação com dirigentes e investidores espanhóis
A Portos do Paraná participou da Missão de Portos Brasileiros e Colombianos na Espanha, entre 27 e 31 de maio, que teve como intuito fomentar a cooperação entre os países no âmbito logístico e portuário. O intercâmbio contou com visitas aos portos de Madri, Valência e Barcelona, além de jornadas empresariais com possíveis investidores do país ibérico. O dirigente da Portos do Paraná palestrou ao lado de representantes dos Portos de Santos, de Itajaí, do Rio de Janeiro e Companhia Docas de São Sebastião. Íntegra para associados.
Portal BE News: Empresas assinam termos com repasse de R$ 4 milhões para obras em Santos
A Bunge e a Citrosuco assinaram Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias (Trimmcs) firmados com a Prefeitura de Santos, no valor de R$ 4 milhões, para melhorias e requalificação do município. Além da compra de equipamentos do CEO da Zona Noroeste, a Bunge vai se encarregar da porção leste da reurbanização da Bacia do Macuco e do mobiliário urbano da Rua Amador Bueno, no Centro Histórico de Santos. Já a porção norte da reurbanização da Bacia do Macuco ficará a cargo da Citrosuco, que também assumirá a revitalização da Rua André do Sacramento, também no Macuco, e a implantação de calçadas acessíveis no entorno da empresa, no Estuário de Santos. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ é reconhecida por Excelência Regulatória pelo MDIC
A ANTAQ foi agraciada com um selo ouro e dois selos prata na 2ª edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias, promovido pelo MDIC. A avaliação levou em conta os critérios de previsibilidade, qualidade regulatória, participação social e convergência regulatória. Esta é a primeira vez que a ANTAQ recebe o reconhecimento. Íntegra para associados.
BE News (p. 8): Porto do Itaqui bate recorde histórico em movimentação de soja
O Porto do Itaqui registrou em maio o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos. Foram contabilizadas mais de 2,15 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 2,017 milhões de toneladas, estabelecido em junho de 2023. O valor representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano. Íntegra para associados.
BE News (Coluna Hub – p. 3): Porto Hack Santos
A ABTRA em parceria com o Instituto AmiGU e o Juicy Santos organizaram ontem uma live especial para o lançamento da 4ª edição do Porto Hack Santos. O evento discutiu os processos de inscrição, seleção, avaliação, regulamentação e demais detalhes do hackathon. O Porto Hack Santos 2024 vai acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, no Juicyhub, em Santos. As inscrições estão abertas para todos os colaboradores das empresas associadas da ABTRA como também para os entusiastas de inovação do Brasil todo e devem ser feitas até o dia 10 de agosto em https://www.portohacksantos.com.br/. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024