Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Crise na logística global dá trégua, mas frete segue elevado

Dados da Solve Shipping apontam que na rota entre Brasil e Ásia as viagens de importação e exportação em agosto devem atingir o seu maior nível desde o início de 2021. Os cancelamentos de viagens caíram muito e as rotas estão voltando à programação regular. Um fator que tem reduzido a pressão é a desaceleração das economias na Europa e nos Estados Unidos, ampliando a capacidade de navios e contêineres na costa brasileira. Em 2020 e 2021, muito da capacidade estava sendo destinada a outras rotas globais. A Maersk projeta que a demanda global de contêineres fique estável em 2022, na comparação anual, mas alerta sobre a possibilidade de queda dos volumes, diante da inflação global e dos riscos de recessão. Íntegra para associados.

O Globo On-line, Valor On-line e Folha On-line: Anac rejeita pedidos de impugnação de edital de concessão de Congonhas

A Anac rejeitou os últimos dois pedidos de impugnação do edital de concessão de Congonhas, abrindo caminho para a realização do leilão no próximo dia 18. Moradores da Vila Mariana e outros bairros do entorno de Congonhas apresentaram queixa contrária ao aumento de capacidade do aeroporto e a Abag (Associação da Aviação Geral), que representa empresas de táxi aéreo e donos de aviões particulares, tentou garantir que o segmento não seja expulso do terminal. O bloco de Congonhas inclui os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (MS); Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará (PA); Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais (MG). O lance mínimo é de R$ 740,1 milhões e o valor do contrato é de R$ 11,6 bilhões. Íntegra para associados: O Globo, Valor e Folha.

Valor On-line: Governo de Minas ainda tenta derrubar liminar contra PPP do Lote Sul de Minas e fazer leilão nesta sexta

A sessão pública da licitação do Lote Sul de Minas seria realizada nesta sexta-feira (12), juntamente com a da PPP do Rodoanel de Belo Horizonte, mas está suspensa por uma decisão liminar da Justiça Federal, em ação civil pública movida pelo MPF, que questiona a transferência, da União para o Estado, de um trecho da BR-459 entre Poços de Caldas e Itajubá. O governo de Minas Gerais tenta reverter a liminar. A PPP do Sul de Minas inclui 454,3 km de rodovias no estado. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Agro puxa PIB e Centro-Oeste deve liderar crescimento

Depois da estiagem em 2021, a produção agrícola voltou a acelerar na região Centro-Oeste, com previsão de recorde das safras de soja e milho. Estados que dependem de indústria e serviços, como São Paulo, devem ter crescimento moderado (de 1,6% a 2,1%), enquanto os do Sul devem ter contração por causa da quebra de safra de grãos, devido à estiagem, e a baixa produção industrial de setores como máquinas e equipamentos e metalurgia. O PIB de Mato Grosso deve ter o maior crescimento, de 5,6% neste ano, bem acima dos 3,1% de 2021, seguido de Mato Grosso do Sul, com crescimento de 4,6%, maior que os 3,6% de 2021. O efeito positivo do agronegócio também beneficia estados próximos, como Piauí e Maranhão. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Nordeste: Pecém ganha mais quatro super guindastes importados da China

Os novos equipamentos para a carga e a descarga do Porto do Pecém foram transportados pelo navio Zhen Hua 16, que navegou por 56 dias até atracar no Pecém. O investimento foi de R$ 150 milhões pela APM Terminals, uma das prestadoras de serviço operacional (PSO) do porto. O manuseio de contêineres em pátio, que era feito exclusivamente por empilhadeiras do tipo reach-stacker, será parcialmente substituído pelos novos e-RTGs. Já o novo portêiner será descarregado ainda nesta semana, pesa 1.630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line, G1 Santos, Santa Portal, ND Mais, Folha do Litoral e BE News (p. 4): Porto de Santos tem navegação paralisada devido à forte ventania registrada na região

O tráfego de embarcações no Porto de Santos foi interrompido no final da manhã de ontem por conta de rajadas de ventos próximas a 100 Km/h. A mudança de tempo já era prevista. Na segunda-feira (8), a Marinha do Brasil emitiu alerta da passagem de uma frente fria com previsão de ventos fortes e ressaca nas cidades da Baixada Santista. O ciclone deve permanecer na região até amanhã. O vento forte também tem causado ondas de mais de cinco metros próximo ao canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. O acesso aos portos catarinenses permanece fechado desde terça-feira (9), sem previsão de retorno da movimentação de navios. As operações nos portos de Paranaguá e Antonina também estão paralisadas. A administração portuária mantém uma estação meteorológica própria, que disponibiliza medições e alertas em tempo real sobre as condições atmosféricas no Porto de Paranaguá. Íntegra para associados: A Tribuna, G1, Santa Portal, ND Mais, Folha do Litoral e BE News.

Santa Portal: PF e Receita Federal apreendem 137 kg de cocaína no Porto; ação é a 2ª em dois dias

A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram ontem a apreensão de 137 kg cocaína no Porto de Santos. A droga estava oculta em meio a uma carga de café verde em um “bulk bag” dentro de um contêiner com destino ao Porto de Bremerhaven. A seleção do contêiner para conferência física foi feita pela Receita Federal através de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Foi a segunda apreensão da mesma droga nesta semana. Na terça-feira (9) foram apreendidos 701 kg de entorpecentes no cais santista. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Informativo dos Portos: TEV recebe maior lote de veículos elétricos de sua história

O Terminal de Veículos da Santos Brasil recebeu no dia 2 de agosto 324 unidades desembarcadas do navio “Grande Sapphire”. Para o início de setembro está previsto um novo lote com 430 veículos no navio “Taipan” e, até o final do ano, mais 500 unidades. A movimentação reforça o crescimento da demanda por este tipo de veículo. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, o dobro do ano anterior, e agora representam 10% das transações de carros novos. Íntegra para associados: Portos e Navios e Informativo dos Portos.

BE News (p. 5): Indústrias vão injetar RS 9 bilhões no Porto de Rio Grande

A Portos RS e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio Grande firmaram um convênio para criação do Projeto Rio Grande Porto-Indústria, que deverá incrementar a infraestrutura do complexo e atrair novos tipos de carga, além de aquecer a economia da região. Ele prevê que distrito industrial do Porto de Rio Grande receba uma injeção de R$ 9 bilhões em investimentos da iniciava privada. Engloba 17 empresas e 434 lotes no distrito industrial do complexo portuário. Íntegra para associados.

Portos e Navios: GPM aposta em números de granéis sólidos para viabilizar projeto logístico integrado no Maranhão

A Grão-Pará Multimodal (GPM) projeta obter a licença de instalação do Terminal Portuário de Alcântara (TPA) no segundo semestre de 2023. O empreendimento engloba ferrovia e TUP na Baía de São Marcos, no Maranhão. Segundo a empresa, as obras deverão iniciar em 2024, com as operações do porto e do tramo norte da Estrada de Ferro Maranhão (EF-317) a partir de 2027, consolidando-se em 2030 com as operações do tramo sul. O contrato da EF-317 foi assinado em dezembro de 2021, com prazo de 99 anos. Já o contrato de adesão do TUP foi celebrado três anos antes, com prazo renovável de 25 anos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Terminal Integrador de Araguari completa 10 anos com movimentação acumulada de mais de 50 milhões de toneladas

O Terminal Integrador de Araguari (TIA), no Triângulo Mineiro, bateu a marca de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes movimentados durante seus dez anos de operação. Foi o primeiro terminar da VLI com um modelo de expedição construído em pera ferroviária para a saída dos trens, permitindo que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas. Possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 toneladas por hora e descarga de fertilizantes de 500 toneladas por hora. A grande capacidade de armazenamento do terminal também abriu possibilidades até então inexistentes para os produtores locais, carentes de espaços para acondicionar seus produtos. Íntegra para associados.

Portogente: Por uma real relação porto-cidade, defende Sérgio Aquino

Durante o Santos Export, na semana passada em Guarujá (SP), o presidente da Fenop, Sérgio Aquino, alertou que, mesmo privatizada, a gestão da SPA continuaria atrelada às decisões do governo federal, e que é importante garantir a autonomia da região sobre o complexo portuário e criar uma real relação porto-cidade. O diretor da Antaq, Eduardo Nery, lembrou que entre os principais projetos aguardados para a Baixada Santista dentro desse processo estão o viaduto da Alemoa, o túnel entre Santos e Guarujá e o Túnel do Maciço (Santos-São Vicente). Estas e tantas outras obras, no entanto, dizem respeito à relação porto-cidade e não deveriam depender somente do processo de privatização de um complexo portuário que encerrou 2021 com o maior lucro de sua história: R$ 329,1 milhões (62,6% a mais que em 2020, a melhor marca da companhia). Um percentual desse montante solucionaria muitas demandas da região, o que levou a Autoridade Portuária a anunciar a possibilidade de realizar investimentos com a geração de caixa da companhia, além dos recursos arrecadados nos leilões de concessão. Transformar os planos para o Porto de Santos em um programa de Estado e não apenas em propostas políticas de governo é uma luta que deve ser encampada este ano, segundo informaram Ricardo Molitzas, do Sopesp, e Fabrício Julião, do Brasil Export. Outra reivindicação feita ao governo é a participação das operadoras portuárias no consórcio que vai controlar o porto em caso de desestatização. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco