Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/09/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja (Blog Radar Econômico): 60 anos depois: Porto de São Sebastião volta a transportar café

O Porto de São Sebastião realizou na segunda-feira (9) a primeira operação de café para exportação. Mais de 8.000 toneladas de café verde produzido em Minas Gerais e São Paulo foram embarcadas com destino à Alemanha. A última operação do setor cafeeiro feita no Porto de São Sebastião havia ocorrido na década de 1960. O embarque foi operacionalizado pela Seaforte, do grupo paranaense FTSpar. Íntegra para associados.

Valor On-line: Hidrovia do Madeira deve ir a leilão em 2025 com tarifa sete vezes menor que o esperado

O estudo sobre a concessão da hidrovia do rio Madeira propôs a tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção, segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, em audiência pública ontem no Senado. O trecho que será concedido passa por 11 municípios, sendo oito no Amazonas e três em Rondônia. O grande impulso desse projeto, segundo Nery, veio dos produtores de milho, soja e fertilizantes, dispostos a pagar até US$ 1 por tonelada. O valor definido no estudo é sete vezes menor do que o limite proposto pelos empresários do agronegócio. O leilão está programado para 2025. Íntegra para associados.

Portal Exame e Valor On-line: Lula defende reconstrução da BR 319, que corta a Amazônia

O presidente Lula se comprometeu a retomar as negociações para a reconstrução da BR 319, que liga Manaus a Porto Velho. A pavimentação da rodovia é alvo de controvérsias, pois cruza uma região ambientalmente sensível da floresta amazônica. Lula argumentou que há cobranças internacionais para a preservação da floresta, mas afirmou que a política do governo é desenvolver economicamente a região, com sustentabilidade ambiental. Íntegra para associados: Portal Exame e Valor On-line.

O Globo e Folha: Acordo da China com Mercosul beneficiaria o agro brasileiro, mas prejudicaria indústria nacional, mostra estudo

Um estudo do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC), com o apoio da CNA, aponta que se o Mercosul fizesse um acordo de livre comércio com a China, mesmo com a perspectiva de perdas de alguns setores da indústria, num cenário em que o grande beneficiado seria o agronegócio, o Brasil teria ganhos de 1,43% no PIB, investimentos, aumento real de salários, de exportações e de importações. Em números absolutos, o país teria cerca de US$ 30 bilhões em divisas de 2024 a 2035. A estimativa é que o agronegócio teria um ganho total de produção de US$ 14,6 bilhões. Mais de um terço seria nos segmentos de carnes suína e de aves, o equivalente a US$ 5 bilhões (ou uma expansão de 15,7%), seguido por sementes oleaginosas, pecuária, óleos e gorduras vegetais e açúcar. Íntegra para associados: O Globo e Folha.

Imprensa regional:

Santa Portal: Painéis da 1ª edição do Porto Hack Summit acontecem neste final de semana

A ABTRA realizará no dia 14 de setembro, das 14h às 18h, no Juicyhub, em Santos, o Porto Hack Summit, que vai discutir transformação digital no setor logístico-portuário, boas práticas de governança corporativa, dados de equidade de gênero e sustentabilidade. O evento conta com o apoio institucional do MPor, da SNP, da APS e do Hub Brasil Export. O Summit ocorrerá em paralelo e em adição à 4ª edição do Porto Hack Santos. Desta vez, a maratona de inovação aberta composta por 40 competidores vai propor em 24 horas – com a ajuda da Inteligência Artificial Generativa – soluções disruptivas para aprimorar os sistemas comunitários da ABTRA, em benefício de toda a comunidade portuária de Santos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Neblina faz Porto de Santos ficar fechado pelo dobro de tempo do ano passado

Por causa da neblina e de outras condições climáticas adversas que impediram a navegação com segurança, o número de horas em que o canal do Porto de Santos ficou fechado este ano já é mais do que o dobro de todo o ano de 2023. Segundo a APS, a soma de interrupções até agosto ficou em 161 horas e 30 minutos, 101,6% maior do que todo o ano passado. Agosto foi maior da série histórica (últimos quatro anos de registro): 116 horas e 35 minutos – quase o triplo do registrado no período de janeiro a julho deste ano (44 horas e 55 minutos). Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Porto recebe propostas para construção de novo pátio de caminhões no Litoral de SP

O chamamento público 2/2024, lançado em 28 de agosto pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), dá o prazo de 90 dias para empresas interessadas em construir um pátio de triagem para caminhões em São Sebastião apresentarem propostas. Propostas devem ser enviadas para o e-mail licitacoes@portoss.com.br. A nova estrutura deve dar apoio logístico e evitar congestionamentos de veículos pesados, que ficam nas vias de acesso do entorno portuário esperando a carga ou descarga. Íntegra para associados.

Diário do Rio: Porto do Rio ganhará obras de dragagem após investimento de R$ 400 milhões do Governo Federal

O ministro Silvio Costa Filho anunciou, na segunda-feira (9), uma série de projetos e investimentos em infraestrutura para o Porto do Rio, com destaque a novas obras de dragagem e um Acordo de Cooperação Técnica com a Unesco. O setor aeroportuário também será beneficiado com R$ 400 milhões destinados à reforma e modernização do Aeroporto Santos Dumont. A dragagem do porto permitirá a operação de navios capazes de transportar até 14 mil TEUs e deverá ser concluída em novembro. O projeto recebeu um investimento de R$ 163 milhões. Já o acordo visa alinhar as operações portuárias com as metas do Acordo de Paris, adotado pelo Governo na COP21, em 2015. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Portos públicos movimentam 43,22 milhões de toneladas de cargas e apresentam crescimento em julho de 2024

O Estatístico Aquaviário da Antaq mostra que os portos públicos apresentaram um aumento de 6,02% na movimentação de cargas em julho deste ano, atingindo 43,22 milhões de toneladas. A movimentação portuária total para o mês foi de 118,96 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 1,38% em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o aumento na movimentação foi de 3,96% (764,7 milhões) frente aos sete primeiros meses de 2023. No mês, as cargas com maior crescimento percentual foram Trigo (+59,75%), Açúcar (+22,18%) e Adubos Fertilizantes (+18,55%). Em relação às cargas conteinerizadas, o aumento foi de 17,98% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 1,2 milhão de TEUs. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.

Portal BE News: Porto de Santos se torna laboratório de inovações com PCS e sandbox

A partir de um ACT com o Mpor, o Grupo Brasil Export e a comunidade portuária iniciarão estudos para a criação de um Port Community System (PCS) no Porto de Santos. O PCS integra dados de diversas empresas, órgãos públicos e prestadores de serviços, otimizando processos e aumentando a eficiência logística no porto, sem substituir os sistemas individuais. A adesão é voluntária, e sua governança é coletiva, geralmente coordenada por uma entidade neutra, como uma autoridade portuária. Já o sandbox funcionará como uma prova prática de que a inovação é viável e agrega valor ao setor público. O conceito de sandbox permite que empresas e startups testem novas tecnologias em um ambiente regulatório controlado e flexível, com regras temporariamente ajustadas, facilitando a inovação e permitindo que os reguladores avaliem e ajustem suas políticas com base em testes práticos. A secretária-executiva Mariana Pescatori afirmou que o acordo vem sendo trabalhado desde o início do ano. Íntegra para associados.

Modais em Foco: Porto de Fortaleza terá plano de descarbonização

A Companhia Docas do Ceará (CDC) assinou um contrato com a Fundação Valenciaport, que prestará assistência técnica no diagnóstico e avaliação das emissões de CO2 relacionadas a operação dos terminais do Porto de Fortaleza e no desenvolvimento de um Plano de Descarbonização para a redução dessas emissões. O Porto de Fortaleza recebe, por mês, uma média de 55 navios movidos a motor, além de uma média de 300 caminhões por dia. Íntegra para associados. 

Portal BE News: Fenamar comemora 35 anos registrando sua trajetória em livro

A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) realiza hoje, no Clube Naval, em Brasília, um evento em comemoração aos 35 anos de fundação da entidade. Na ocasião lançará o livro Fenamar – Desafios e Conquistas do Agenciamento Marítimo Brasileiro, do historiador Sérgio Williams. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Terminais em Roterdã adotam energia de terra para reduzir emissões de CO2

Os terminais de contêineres da Hutchison Ports ECT Rotterdam (ECT) serão equipados com instalações de energia de terra nos próximos anos, após um acordo com a Rotterdam Shore Power (RSP). A previsão é que os primeiros navios sejam conectados até 2028, e quando totalmente operacional em 2030, cerca de 5.000 embarcações serão abastecidas anualmente, reduzindo as emissões de CO2 do porto em aproximadamente 35.000 toneladas por ano. O projeto abrange cinco quilômetros de cais. O porto de Roterdã busca ser neutro em carbono até 2050, conforme as diretrizes do European Green Deal. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Maersk e Hapag-Lloyd Anunciam Nova Rede Marítima

A partir de fevereiro de 2025, a Maersk e a Hapag-Lloyd iniciarão a cooperação operacional “Gemini”, que visa criar uma rede conjunta de frete marítimo nas rotas Leste-Oeste. O objetivo principal é garantir uma confiabilidade de cronograma superior a 90%, estabelecendo um novo padrão de eficiência no transporte marítimo. As companhias também estão oferecendo uma rota alternativa pelo Cabo da Boa Esperança, como resposta às interrupções em curso no Mar Vermelho, ampliando as opções de transporte para seus clientes. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Entidades empresariais pedem apoio para aprovação de emendas do Senador Beto Martins

A Coalizão Empresarial Portuária, que representa seis entidades do setor – ABTRA, ABRATEC, ABTL, ABTP, ATP e FENOP – e a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI) enviaram cartas aos senadores solicitando a aprovação das emendas 490 e 491, apresentadas pelo senador Beto Martins ao PLP 68/2024, que trata da Reforma Tributária. A Emenda 490 visa autorizar os beneficiários do Reporto até 31 de dezembro de 2032. Já a emenda 491 propõe garantir a desoneração dos serviços logísticos relacionados com as exportações brasileiras. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco