Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/10/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão e Portos e Navios: Desabamento de pontes no Amazonas afeta 100 mil pessoas; emergência é decretada em 3 cidades

Mais de 100 mil pessoas estão sendo afetadas pelo desabamento de duas pontes em um período de dez dias na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. A região amazônica vive o período de estiagem, o que faz com que o transporte por terra se torne a principal opção de mobilidade e, com os caminhões impossibilitados de realizar o trajeto até Manaus, o perigo de faltar comida aumenta. A ANTAQ emitiu autorização emergencial para viabilizar a operação de balsas nas travessias dos pontos afetados até que as condições de tráfego na rodovia sejam restabelecidas, tanto no trecho que cruza o Rio Curuçá como na passagem pelo Rio Autaz Mirim. O Dnit afirma que técnicos do órgão trabalham para investigar as causas dos desabamentos e a situação das demais estruturas da rodovia. Íntegra para os associados: Estadão e Portos e Navios

Exame Online: IPCA de setembro: Mercado espera terceiro mês de deflação

O IBGE divulga hoje o IPCA de setembro sob expectativas de que se confirme o terceiro mês consecutivo de deflação no Brasil. O consenso do mercado é de que ele fique negativo em 0,36% frente ao mês anterior, com o anual caindo de 8,7% para 7,12%. Até três meses atrás, o indicador rodava próximo de 12%. A queda de preços dos combustíveis, com reduções de tributos e de valores cobrados pela Petrobras, é o que tem puxado a deflação brasileira dos últimos meses. O mercado espera que esses efeitos continuem nos dados de setembro. Íntegra para os associados.

Estadão: Futuro governo vai assumir em 2023 sem controle de 40% dos investimentos

O presidente eleito no dia 30 iniciará o mandato em 2023 sem controlar 40% dos recursos federais destinados a investimentos, que ficarão nas mãos do Congresso por meio de emendas parlamentares. É uma situação inédita de presidencialismo reduzido. Quando assumiu o mandato, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro tinha o poder de manejar 80% dos investimentos. A partir do ano que vem esse porcentual cairá para 60%, qualquer que seja o vitorioso no segundo turno. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. A8): Antaq aprova documentos para leilão do STS10

A ANTAQ autorizou a participação das empresas verticalizadas no leilão do STS10, mas incluiu cláusulas contratuais para prevenir eventuais práticas anticompetitivas. Elas serão aplicadas caso a vencedora da licitação seja empresa armadora, sua controlada ou controladora, ou venha, durante a execução do contrato, a se consorciar ou realizar qualquer tipo de composição societária com empresa armadora, sua controlada ou controladora. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Chuvas impactam carregamento de açúcar nos portos do Paraná

O volume de chuvas registrado no Porto de Paranaguá em setembro foi 133% maior que no mesmo mês do ano passado, com impacto direto no embarque de grãos, em especial o açúcar. Cerca de 543 mil toneladas foram carregadas nos portos de Paranaguá e Antonina. Em 2021, foram 632.383 toneladas. Principal terminal e operadora do produto no Estado, a Pasa embarcou quase 14% a menos do que era previsto para setembro. Mas a demanda pela commodity segue em alta. A expectativa é embarcar um milhão de toneladas de produto nos próximos três meses. Íntegra para os associados.

Agência Porto: Porto de Fortaleza inicia primeira temporada de cruzeiros no estado

Foi dada a, em Fortaleza (CE). NO domingo (9), o navio National Geographic Explorer, de bandeira das Bahamas, atracou no terminal de passageiros, inaugurando a temporada de cruzeiros 2022/2023 em Fortaleza. Primeira após a pandemia de covid-19, a temporada seguirá até março e conta com a confirmação de outras 11 operações, com a expectativa de receber mais de 25 mil turistas. Íntegra para os associados.

Notícias Agrícolas: Em cinco dias úteis de outubro, Brasil fatura com exportações de carne suína 35,4% do total arrecadado em outubro/21

A Secex informou que as exportações de carne suína fresca, congelada ou resfriada na primeira semana de outubro atingiram 35,4% do total arrecadado em dólares em todo o mês de outubro de 2021. A receita obtida neste início de mês foi de US$ 71.976,117. Já o preço pago por tonelada, US$ 2.489,156, é 8,6% superior ao praticado em outubro passado. Mesmo pulverizando os destinos do produto, o resultado mostra o “efeito China”, por conta do feriado chinês conhecido como Golden Week neste início de mês, que pode ter adiantado que o consumo de carne suína. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Receita Federal amplia suspensão de Pis/Cofins em operações de bunker

A IN/RFB 2.109/202, publicada na última semana, trata da suspensão do pagamento de Pis/Cofins e Pis/Cofins-Importação incidentes sobre a receita de venda no mercado interno e a importação de óleo combustível destinado à navegação de cabotagem e de apoio portuário e marítimo. A medida entrará em vigor em 1º de novembro. Para a Abac, a medida deverá aumentar a concorrência entre os fornecedores do insumo, mas trata-se da única mudança e de impacto muito restrito. A suspensão já era prevista na IN 1911/2019, porém era válida somente para a compra da Petrobras e, agora, vai valer para outros fornecedores em igualdade de concorrência. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Atrasos no transporte marítimo impactam exportações de veículos

As exportações de veículos brasileiros sofreram uma queda de 47 mil para 29 mil unidades de agosto para setembro, principalmente por causa das restrições envolvendo a liberação de LIs por parte da Argentina e pelo fato de a cota de 50 mil unidades sem impostos para a Colômbia ter sido atingida rapidamente. A Anfavea informou que atrasos de três navios também prejudicaram o setor e destacou que, apesar dos recentes problemas logísticos, o acumulado dos nove meses do ano é 31% superior a igual período de 2021. Íntegra para os associados.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco