Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha de São Paulo: Governo quer atrair setor privado em mobilização por segurança

O Brasil pretende implantar um sistema chamado VTMS, de gerenciamento de tráfico marítimo, que poderia ajudar a identificar tentativas de descarregar drogas em navios enquanto esses estão fundeados. O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, disse que o governo quer mobilizar empresas que atuam em portos e aeroportos para tornar mais eficiente a segurança. Afirmou também que a mobilização precisa passar pelo rastreamento dos recursos pelo sistema financeiro, no que poderia contar com ajuda de fintechs. Íntegra para associados.

Estadão e CNN Brasil: Brasil colherá maiores safras já vistas de soja, milho, sorgo e algodão. E, provavelmente, de trigo

A safra agrícola brasileira deve totalizar um recorde de 318,1 milhões de toneladas em 2023, 20,9% a mais que em 2022, segundo o IBGE. A projeção para este ano considera que o Brasil colha as maiores safras já vistas de soja, milho, trigo, sorgo e algodão. Os problemas climáticos na região Sul do País ainda podem impedir a colheita recorde projetada para o trigo, mas as estimativas para soja, milho, sorgo e algodão já estão consolidadas como as maiores já alcançadas pelos produtores brasileiros. Íntegra para associados; Estadão e CNN Brasil.

Estadão: Viagens aéreas no mundo voltaram aos níveis pré-pandemia. Mas o mercado hoje é bem mais desafiador

Nesta semana, a capacidade global das companhias aéreas deve finalmente ultrapassar os níveis de 2019, com base em dados da empresa de análise de aviação Cirium. O momento representa um marco importante na recuperação dos problemas causados pela covid-19, que lançou o mercado mundial de viagens de US$ 1,17 trilhão em uma crise existencial sem precedentes. Ainda assim, o setor agora está mais difícil em muitos aspectos. As viagens de e para a China continuam deprimidas, mantendo um mercado importante à margem da recuperação. As companhias aéreas têm enfrentado dificuldades com os persistentes gargalos no fornecimento de aeronaves, uma dor de cabeça que sobrou da pandemia. Além disso, o espaço aéreo da Rússia está fechado para muitas companhias aéreas ocidentais, o que contribui para uma série de desafios pós-pandemia. O lucro do setor será 40% inferior ao nível de 2019, de acordo com a Iata. Íntegra para associados.

CNN Brasil e O Globo: Carros brasileiros se acumulam em portos da Argentina após barreira na importação

Dez mil veículos produzidos no Brasil esperam autorização para entrar em portos argentinos, por conta de barreiras do governo de Alberto Fernández às importações, para evitar a saída dos dólares das reservas argentinas. Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatísticas da Argentina, em agosto o total de importações do país foi 12,4% menor do que no mesmo período do ano passado. As importações de veículos caíram 17,8% nos oito primeiros meses do ano em relação a 2022 e, quando comparado somente com agosto, um dos meses de mais restrições deste ano, a queda foi de 88,1%. O Brasil, que produz cerca de 80% dos carros importados pelo país, é fortemente afetado pelas restrições. Íntegra para associados; CNN Brasil e O Globo.

Imprensa Regional:

Diário de Pernambuco: Porto de Santos terá investimentos de R$ 15 bilhões

Ontem, no Encontro Regional Indústria Porto 2023, a secretária Mariana Pescatori anunciou que o Porto de Santos receberá investimentos de R$ 15 bilhões nos próximos anos. Ao lado do presidente da APS, Anderson Pomini, ela lembrou que o Brasil tem R$ 60 bilhões para investir em logística (78% em recursos privados), sendo R$ 21 bilhões em contratos vigentes, “dos quais R$ 15 bilhões serão destinados ao Porto de Santos, em obras de infraestrutura, sustentabilidade e sociais”. Pomini, por sua vez, acrescentou que o Brasil precisa definitivamente  incluir, nas suas prioridades, o tema logístico e infraestrutura, e anunciou que as obras da Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, terão R$ 500 milhões do PAC. Também falou da conclusão das obras da Perimetral da Margem Direita, do lado de Santos, sobretudo no bairro Alemoa, da importância de aumentar o calado do Porto para 17 metros e da implantação da segunda pista de acesso a caminhões ao Porto de Santos a partir do Planalto. Íntegra para associados.

Santaportal: Com crescimento de 32,3% em relação ao ano passado, APS registra R$ 191,6 milhões de lucro no 2º trimestre

A APS registrou um lucro operacional de R$ 191,6 milhões no 2º trimestre de 2023, um crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. As receitas líquidas alcançaram a marca de R$ 404,0 milhões, aumento de 18,9% em comparação com o 2º trimestre de 2022. Um dos fatores que impactaram os resultados positivos foi a movimentação de Cargas: o Porto de Santos atingiu 44,4 milhões de toneladas no 2º trimestre de 2023, um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente Anderson Pomini, a APS está focada em expandir a capacidade do porto, com planos para leilões de novos terminais. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Exportações de bens industriais impactam economia brasileira em 2022, aponta CNI

Segundo a CNI, as exportações brasileiras para parceiros comerciais com pauta mais concentrada em produtos do setor industrial causaram maior impacto positivo na produção, no emprego e na massa salarial do Brasil em 2022, quando comparadas às exportações para países focados em outros setores, como a agropecuária e a indústria extrativa. A China, por exemplo, embora tenha sido o maior destino das exportações brasileiras no ano passado (26,8%), gerou menor impacto econômico para o Brasil do que as vendas para o Mercosul, que representa 6,5% das vendas externas. Isso atesta que destinos das vendas brasileiras com maior participação na indústria de transformação movimentam mais a cadeia produtiva, reforçando a importância da indústria brasileira na economia do país. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p.4): Antaq aprova plano de ação para fiscalização conjunta da FIPS

A Antaq aprovou a proposta de divisão de atribuições com a APS e a ANTT na gestão e fiscalização da FIPS, no Porto de Santos. Ela será organizada em cinco partes: cumprimento do contrato de cessão; adequação da infraestrutura e da superestrutura ferroviárias; execução dos investimentos pactuados; operação, no que tange às interações com o porto e as demais entidades que nele atuam, e com os municípios; e operação, no que tange à programação ferroviária. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sem STS-10, longo curso vê risco de gargalo em terra

Armadores de longo curso acreditam que a demora na licitação de um novo terminal de contêineres em Santos representa um risco futuro de gargalos em terra, podendo prejudicar principalmente os exportadores. Alegam que as estatísticas da Antaq demonstram que, passando dos 70% de ocupação de terminal, pode haver filas para atracação e congestionamentos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba comemora crescimento no resultado mensal de setembro

O Porto de Imbituba encerra o mês de setembro com 625.556 toneladas movimentadas, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque é para o segmento de granel sólido, que correspondeu a 87% da movimentação de setembro. Entre as cargas mais movimentadas no período, o primeiro lugar é do coque de petróleo, seguido dos farelos de milho e soja, sal e soja. Do total movimentado, 47,22% do total corresponde à exportação, com 295.437 toneladas. Já a importação de produtos representou 38,4% das cargas movimentadas, seguida de 14,36% de cabotagem. Íntegra para associados.

Agência Porto: Novo recorde na movimentação de milho é destaque em mais um mês de crescimento do Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui continua a registrar importantes números de crescimento, com um acumulado de 27,5 milhões de toneladas de carga movimentada de janeiro a setembro de 2023, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Também celebra um novo recorde mensal de movimentação de milho, atingindo 1,4 milhão de toneladas em setembro, superando o recorde anterior de 1,3 milhão de toneladas, de setembro de 2022. Íntegra para associados.

BE News (p.5): Porto de Natal quer implantar linha de cabotagem

A Codern recebeu no início de outubro representantes da Mercosul Line para tratar da implantação de uma linha de cabotagem no Porto de Natal. Executivos da Marfret e da Log-In também visitaram recentemente as instalações portuárias. Íntegra para associados.

Tecnologística: Brasil deve fechar 2023 com R$ 50 bilhões em investimentos privados nas rodovias federais

O ministro Renan Filho revelou que o governo federal planeja realizar dois leilões de rodovias federais até o final deste ano, marcando um avanço na infraestrutura viária do país. Os leilões envolvem a concessão da BR-381/MG, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, e a BR-040/MG, conectando a capital mineira a Juiz de Fora. Essas iniciativas, somadas às concessões dos lotes 1 e 2 do Sistema Rodoviário do Paraná, devem injetar R$ 50 bilhões nas estradas brasileiras ao longo de 2023. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco