Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Estadão On-line: Brasil bate recorde de exportações, mas dependência da China e de três commodities aumenta
Para chegar à marca histórica de US$ 339,7 bilhões exportados em 2023, o Brasil contou com a China e seu inesgotável apetite por commodities. Foram US$ 105,7 bilhões em vendas ao país asiático no ano passado, alta de 16,5% em comparação com 2022. Sem o impulso de seu maior parceiro, o Brasil teria resultados bem mais modestos na balança comercial, a começar pelo fato de que as exportações aos demais mercados caíram, na média, 3,8% no ano passado, incluindo aqui a queda de 1,5% das vendas aos Estados Unidos, segundo destino dos produtos embarcados no Brasil. Por trás desses números existe uma bem-sucedida estratégia do Brasil de expandir a produção de produtos cujas opções de fornecedores são restritas, como nos casos do minério de ferro e da soja, mas no longo prazo depender tanto das exportações de commodities a um único país é arriscado. Íntegra para associados; Estadão e Estadão.
Valor Econômico: Exportação de bem industrial para os EUA bate recorde
Dados da Amcham Brasil apontam que o comércio entre Brasil e Estados Unidos fechou 2023 com queda de receita de exportação e de corrente de comércio em relação a 2022, mas os embarques de bens industriais somaram US$ 29,9 bilhões, patamar histórico nas trocas bilaterais. A fatia de bens da indústria da transformação na pauta brasileira aos americanos subiu de 78,8% para 81% de 2022 para 2023. Já os embarques totais brasileiros nesse tipo de produto caiu 2,3%. Os Estados Unidos se mantêm como o maior destino da exportação brasileira de bens da indústria de transformação, com fatia de 16,9%. Íntegra para associados
CNN Brasil: Após 120 anos, ponte Brasil-Bolívia prevista em acordo de compra do Acre deve sair do papel em 2024
O Ministério dos Transportes planeja para este ano o início das obras da ponte que fará a ligação entre Rondônia e Bolívia. O empreendimento é visto pelo governo como relevante para seu plano de integração sul-americana, ao oferecer uma nova rota para o transporte de cargas e passageiros na região. A obra está no Novo PAC. A Ponte Binacional será construída sobre o Rio Mamoré entre as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín, na Bolívia, com uma extensão de 1,22 km e largura de 17,3 metros. O valor estimado é de R$ 430 milhões e a execução em 36 meses. Íntegra para associados
Folha de São Paulo e Portos e Navios: Seca leva gigante do transporte marítimo a trocar Canal do Panamá por ferrovia
A Maersk anunciou a suspensão das viagens de seus navios pelo Canal do Panamá em razão da seca que atinge a região, provocando a redução de travessias pelo local. As embarcações que utilizavam o canal do Panamá passarão a usar uma ‘ponte terrestre’ que utiliza ferrovias para transportar cargas através dos 80 km do Panamá. A ferrovia foi revitalizada em 2011 e estima-se que possa transportar 2.740 TEU em cada sentido por dia. Já a rota do Canal de Suez também poderá levar meses para voltar à normalidade, já que persistem os ataques dos rebeldes houthis contra embarcações comerciais nesse canal. Íntegra para associados; Folha de SP e Portos e Navios
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Receita Federal reforça efetivo com 13 novos auditores fiscais no Porto de Santos
A Alfândega do Porto de Santos reforçou o seu efetivo com o ingresso de 13 novos auditores fiscais (sete mulheres e seis homens). Eles tomaram posse entre os dias 2 e 8 deste mês.
O delegado da Alfândega, auditor fiscal Richard Neubarth, disse que os servidores foram preparados para assumir posições de liderança. “A chegada de novos auditores representa mais segurança e mais agilidade nas operações de comércio exterior no Porto de Santos”, afirmou. O último ingresso de auditores fiscais na Alfândega do Porto de Santos ocorreu há quase duas décadas. Íntegra para associados
Santaportal e BE News (p.5): APS contrata aprofundamento do cais de granéis vegetais
A APS contratou o aprofundamento dos berços de atracação, e respectivos acessos, dos cais dos armazéns 12A ao 21, na margem direita do Porto de Santos. O local recebe principalmente navios de exportação de granéis vegetais e, com a obra, passará à profundidade de 15 metros, da mesma forma que o canal de navegação do porto. Hoje o calado operacional daqueles berços vai de 10,9 a 13,8 metros, na maré baixa. A empresa contratada pela Autoridade Portuária é a Náutica Marítima Serviços Ltda. O investimento é de R$ 13,9 milhões, com recursos da própria APS, e o prazo contratual é de seis meses. Íntegra para associados; Santaportal e BE News
A Tribuna de Santos, Agência Porto e Portos e Navios: Antaq prorroga consulta pública para arrendamento de terminal no Porto de Vila do Conde
A Antaq determinou a prorrogação do período de consulta pública para o arrendamento da área denominada VDC29, no Porto de Vila do Conde, até o dia 1º de fevereiro. Já a audiência pública ocorrerá no próximo dia 25, às 10h. A área será destinada à movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente grãos de soja e milho. A área tem 67.448m² e faz conexões com rodovia e o cais. O prazo de arrendamento será de 25 anos. Íntegra para associados; A Tribuna, Agência Porto e Portos e Navios
A Tribuna de Santos: Presidente da Autoridade Portuária apresenta cronograma do túnel Santos-Guarujá a Alckmin
Ontem, o presidente da APS, Anderson Pomini, se reuniu com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e com o ministro Silvio Costa Filho para discutir o cronograma de obras do túnel Santos-Guarujá, inscrito no PAC e considerado a maior obra de infraestrutura do País para os próximos anos. O túnel será viabilizado em conjunto pelos governos federal e estadual, que juntos destinarão R$ 5,8 bilhões. Deverá sair do papel por meio do programa de parceria público-privada da União e do programa de parcerias de investimentos do governo paulista, o que deverá agilizar a realização da obra. Íntegra para associados
Imprensa Setorial:
BE News (p.3): Em Brasília, presidente da APS descarta leilão do STS 10
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, está descartado o processo licitatório para o arrendamento do STS10, que seria destinado à movimentação de contêineres na margem direita do Porto de Santos. “O formato do STS 10 atendia o interesse do mercado em comprar o porto, somente. Vamos expandir em outras áreas e prestigiando o cais público”, afirmou. Também disse que para os próximos anos poderá licitar um outro grande terminal na Ilha de Bagres. Íntegra para associados
Agência Porto: Porto de Imbituba tem recorde de movimentação de cargas e alta de 8% em 2023
A SCPAR Porto de Imbituba registrou a operação de 7,7 milhões de toneladas, de janeiro a dezembro de 2023, resultando em um marco inédito anual e crescimento de 8% em comparação a 2022. Foi caracterizada, principalmente, pela operação de granéis sólidos (83% da movimentação total, sendo, destes, 55,2% minerais e 44,8% vegetais/agrícolas). Ao longo de 2023, o Porto de Imbituba teve também na lista de seus maiores volumes o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho, seguido da soja, fertilizantes, toras de madeira, hulha betuminosa, malte/cevada e trigo. Íntegra para associados
Portos e Navios: 478 porta-contêineres serão entregues em 2024, um novo recorde
Para 2024, estão previstas entregas de 478 navios porta-contêineres com capacidade de 3,1 milhões de TEU, batendo o recorde de 2023 em 41%. O número representa um acréscimo de 128 unidades sobre os 350 navios porta-contêineres que entraram em operação em 2023. O total de navios entregues no ano passado somou capacidade total de 2,2 milhões de TEU, batendo o recorde anterior de 2015, quando foram entregues 1,7 milhão de TEU. Íntegra para associados
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024