Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Governo vai realizar leilão de concessão de rodovias entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT)
O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos aprovou, em caráter ad referendum, a concessão à iniciativa privada da exploração de infraestrutura e prestação de serviços das rodovias BR060/364/GO/MT, entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT). Segundo resolução do CPPI, publicada hoje no DOU, será feito um leilão, por concorrência internacional. Um dos critérios para escolha da melhor proposta é a oferta do menor valor de tarifa de pedágio. O prazo total do contrato deverá ser de 30 anos, prorrogável por até 30 anos. Íntegra para associados.
O Globo, Estadão On-line, Valor Econômico e Correio Braziliense: Por que o Brasil prefere negociação em vez de retaliação para reagir às tarifas de Trump sobre aço e alumínio
Integrantes do governo Lula avaliam que há uma brecha para negociar com os Estados Unidos a adoção de cotas ou exceções às sobretaxas de 25% sobre aço e alumínio impostas pelo presidente Donald Trump. Elas devem entrar em vigor em 12 de março. No primeiro mandato de Trump os dois países acabaram fechando um acordo, e a avaliação de especialistas é que o republicano está repetindo a tática de ameaçar para obter concessões. Com essa avaliação, o governo adotou ontem tom de cautela, que contrastou com a promessa recente do presidente Lula de agir com “reciprocidade” caso Trump passasse da ameaça à ação. Íntegra para associados: O Globo, Estadão On-line, Valor Econômico e Correio Braziliense.
Folha: Trump cita aumento de compra de aço chinês pelo Brasil para justificar tarifas
O presidente Donald Trump mencionou o aumento expressivo de compra de aço da China pelo Brasil entre as justificativas para elevar as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 25% e cancelar cotas para grandes fornecedores. Argumenta que os países beneficiados por exceções às tarifas impostas no seu primeiro mandato —como é o caso do Brasil, que tem uma cota— aumentaram significativamente suas exportações para os EUA nos últimos anos. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Guerra nos mares: No duelo com EUA, China usa rede de portos para ampliar força comercial e militar
A China construiu uma rede de portos ao redor do mundo nos últimos 20 anos que a preparou para uma competição comercial com os EUA, que ganha cada vez mais tração em meio à guerra tarifária iniciada pelo presidente Donald Trump na semana passada. A infraestrutura está espalhada em cinco continentes e se tornou pilar do funcionamento do comércio mundial. Enquanto a Casa Branca adota uma política cada vez mais protecionista, Pequim busca expandir seu mercado. Do ponto de vista geoestratégico, a China tem a possibilidade de usar essa estrutura portuária para expandir sua força naval e de espionagem. Apesar da demonstração de força, no entanto, a crise imobiliária e de endividamento interno no país e a pressão americana sobre a economia chinesa têm diminuído o volume dos investimentos em portos, já que o governo tem direcionado recursos para estimular a economia e desenvolver outras áreas. Íntegra para associados.
Valor Econômico: América Latina ‘some’ da lista de maiores superávits do Brasil
O Brasil fechou 2024 não somente com superávit comercial 25% abaixo que o do ano anterior, mas com menor contribuição dos vizinhos ao saldo. A lista dos países que renderam os dez maiores superávits para o Brasil em 2024 não inclui nenhum país latino-americano. Em 2023 havia três: Argentina, Chile e México. Com os três países o saldo para o Brasil caiu porque as exportações diminuíram e as importações cresceram embaladas pela demanda interna. Em 2024 a lista se mantém encabeçada pela China, embora com superávit menor, acompanhada por três países do Sudeste Asiático. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Agência Porto: Porto de Santos é pioneiro na adoção de plataforma que amplia a segurança das operações
A APS participou ontem do lançamento de um novo aplicativo para reforçar a segurança dos portos brasileiros. O Porto de Santos será pioneiro da implantação da tecnologia batizada de OiBR, que substituirá o atual Oi-Cepai, centralizando e modernizando o registro de ocorrências de segurança e proteção no porto. A nova plataforma, apresentada pela Antaq ontem em Santos, compila informações e consolida dados para orientar a tomada de decisões estratégicas nas ações de segurança operacional e de proteção portuária. Íntegra para associados: Santa Portal e Agência Porto.
A Tribuna de Santos, Diário do Litoral e Boqnews: Túnel no litoral de São Paulo avança com nova aprovação no projeto; saiba mais
O Governo do Estado de São Paulo aprovou, em reunião do CPPI-SP, na segunda-feira (10), a modelagem final do túnel Santos-Guarujá. O projeto terá modelagem jurídica e econômica de PPP. A reunião contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que pretende conversar hoje, em Brasília, com o presidente Lula e com o ministro Silvio Costa Filho, para discutir detalhes da obra, que será feita em parceria pelos governos Estadual e Federal. O projeto, qualificado no PPI-SP e integrado ao PAC, está estimado em quase R$ 6 bilhões. O custo será compartilhado entre o governo estadual, federal e o setor privado. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Diário do Litoral e Boqnews.
G1 Santos e CNN Brasil: Receita Federal apreende mais de 800 kg de cocaína em carga de café no Porto de Santos
A RFB apreendeu ontem 815 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga foi encontrada durante a inspeção de um contêiner contendo uma carga de 100 toneladas de café em grãos com destino ao Porto de Antuérpia. Íntegra para associados: G1 Santos e CNN Brasil.
Diário do Nordeste: Receita Federal encontra 133 kg de cocaína em contêiner de polpa de manga no Porto do Pecém
A RFB apreendeu ontem 133,5 kg de cocaína escondidos dentro de pallets metálicos em um contêiner com polpa de manga congelada no Porto do Pecém. A carga ia ser enviada para Portugal. Íntegra para associados.
Folha do Litoral: Portos do Paraná realizará dois leilões no dia 30 de abril
O aviso de leilão da área PAR14 do Porto de Paranaguá foi divulgado ontem no DOU. Os leilões PAR14 e o PAR15 serão realizados no dia 30 de abril. Os espaços, que fazem parte da estrutura de movimentação de granéis sólidos, serão leiloados pela Portos do Paraná na B3, em São Paulo. Os dois arrendamentos devem somar investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão. A expectativa é que a modernização da área amplie a movimentação dos atuais 170 mil para 323 mil toneladas de granéis sólidos vegetais no PAR14 e de 115 mil para 191 mil toneladas no PAR15. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6): Expansão logística no Porto de Santos enfrenta resistência em Cubatão
A APS anunciou um projeto para a construção de quatro novos condomínios logísticos na Baixada Santista, visando organizar o fluxo de caminhões na região. Entre os empreendimentos está o pátio regulador planejado para a área da Ilha do Tatu, em Cubatão, que tem gerado intensos debates entre a autoridade portuária e a prefeitura local. Previsto para ocupar uma área de 106.637 m² e com capacidade para 500 vagas até 2028, o pátio regulador será operado pela Condilog. O contrato de concessão, com duração de 35 anos, prevê investimento de R$ 3 bilhões, incluindo a construção de um Parque Ecológico denominado Guará Vermelho na área de preservação. No entanto, a prefeitura e representantes da sociedade civil têm criticado a localização do projeto, alegando impactos ambientais e sociais negativos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Projeto da Ipiranga em Maceió é enquadrado no Reidi
O MPor aprovou o enquadramento no Reidi de um projeto da Ipiranga para a operação de combustíveis em um terminal em área brownfield contendo artigos operacionais de propriedade e administração do Porto de Maceió (APMC). A área MAC 12 foi arrematada pela empresa no leilão de agosto de 2023, com outorga de R$ 107,6 milhões. Os investimentos são de aproximadamente de R$ 40 milhões, em valores da época. O arrendamento firmado em contrato é de 25 anos. O impacto estimado do benefício do Reidi é de aproximadamente R$ 5,8 milhões. Íntegra para associados.
Portogente: VLI aumenta eficiência no Porto do Itaqui e reduz tempo de operação de navios com melhoria do processo operacional
A VLI comemora os resultados da implementação do Air Draft no Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Porto do Itaqui. O Air Draft agiliza o processo de deslastro e libera o berço rapidamente, permitindo o embarque de mais navios, especialmente durante os meses de safra, quando a demanda é maior. Em julho de 2024, o TPSL registrou recorde de movimentação, com 718 mil toneladas de grãos transportadas, 4,35% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Expansão logística no Porto de Santos enfrenta resistência em Cubatão
A APS anunciou um projeto para a construção de quatro novos condomínios logísticos na Baixada Santista, visando organizar o fluxo de caminhões na região. Entre os empreendimentos está o pátio regulador planejado para a área da Ilha do Tatu, em Cubatão, que tem gerado intensos debates entre a autoridade portuária e a prefeitura local. Previsto para ocupar uma área de 106.637 m² e com capacidade para 500 vagas até 2028, o pátio regulador será operado pela Condilog. O contrato de concessão, com duração de 35 anos, prevê investimento de R$ 3 bilhões, incluindo a construção de um Parque Ecológico denominado Guará Vermelho na área de preservação. No entanto, a prefeitura e representantes da sociedade civil têm criticado a localização do projeto, alegando impactos ambientais e sociais negativos. Íntegra para associados.
BE News (p. 5) e A Tribuna de Santos: ACS homenageia Eduardo Nery por avanços no transporte aquaviário
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, foi homenageado por representantes do setor portuário e logístico ontem na Associação Comercial de Santos. Recebeu uma gravura em pedra com uma representação da sede da ACS. Nery disse que uma das principais iniciativas de sua gestão foi capacitar servidores para alinhar as medidas regulatórias brasileiras às internacionais, a fim de facilitar o comércio internacional. O mandato de Nery termina na semana que vem. O MPor ainda não anunciou o sucessor no cargo. Íntegra para associados: BE News (p. 5) e A Tribuna de Santos.
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