Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/03/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line: Governo de SP amplia projeto da ‘rota do agro’ e quer mais R$ 1 bi em investimentos

O Governo de São Paulo anunciou ontem a ampliação do projeto de repaginação da “rota do agro” na rodovia Raposo Tavares e incluiu mais 35 km aos 250 km previstos inicialmente na extensão entre Itapetininga e Ourinhos. Também foi feito um incremento de R$ 1 bilhão nos investimentos a serem realizados, que somam agora R$ 5,7 bilhões. A mudança resultou do recebimento de mais de 250 contribuições públicas em consulta e audiências nos últimos meses. Pouco mais da metade dessas sugestões foram incorporadas ao edital. Foram incluídas ao projeto melhorias estruturais, como duplicações de acesso e passarelas, que devem melhorar a fluidez do trânsito na região. Também foram incorporados novos investimentos em vias marginais e nos acessos aos municípios cortados pelo trecho. Íntegra para associados. 

Valor Econômico: Leilão rodoviário no MT deve atrair nove grupos

O leilão de seis concessões rodoviárias do governo do Mato Grosso, marcado para sexta-feira (14), deverá atrair nove grupos, incluindo empresas do setor de construção e operadores de infraestrutura de porte médio. As rodovias se conectam com grandes corredores logísticos, principalmente a BR-163 e o terminal da Rumo em Rondonópolis. Vencerá a disputa quem oferecer o maior desconto sobre a tarifa máxima de pedágio. Os proponentes também terão que pagar um aporte, que cresce de acordo com o deságio oferecido. Caso todos os contratos sejam licitados, serão gerados, ao todo, R$ 7,7 bilhões de investimentos, além de R$ 8 bilhões em custos operacionais ao longo dos 30 anos das concessões. Íntegra para associados.

Portal Veja (Blog Radar Econômico): Os sinais de ‘descarrilamento’ do novo projeto de ferrovias do governo

A audiência pública da Fico/Fiol, ontem em Brasília, contou com baixo número de participantes e recebeu mais críticas do que elogios ao projeto, que prevê a implantação de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, cruzando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Especialistas apontaram que “projetar a construção de 200 km por ano é considerado irrazoável e sem precedentes”, refletindo um possível desconhecimento do trecho pela proposta atual. O custo apresentado de R$ 14,5 milhões por km também está bem abaixo do valor atual realista, que chega a R$ 22 milhões de por km, com um ritmo de construção mais plausível de 60 a 70 km por ano. Íntegra para associados. 

Folha (com informações da Reuters): EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países

As tarifas de 25% sobre aço e alumínio implementadas por Donald Trump entraram em vigor ontem. Cerca de metade das exportações de aço do Brasil vão para os EUA, o que coloca em risco uma fatia importante da produção siderúrgica brasileira. As empresas mais afetadas devem ser Ternium, ArcelorMittal e Usiminas, que exportam importante fatia de suas produções para os EUA. Em janeiro, o Brasil foi o maior exportador de aço do mês em volume (499 mil toneladas) para os EUA, ultrapassando o Canadá (495 mil toneladas). As exportações brasileiras de alumínio são consideravelmente menores. Íntegra para associados.

Estadão (Broadcast Agro), A Tribuna de Santos e BE News (p. 8): Terminal Portuário de São Luís já pode exportar milho à China

O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), operado pela VLI, foi habilitado para exportar milho ao mercado chinês. A certificação reforça o Brasil como parceiro estratégico da China no fornecimento de milho e o potencial de crescimento do Arco Norte (Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia) como rota estratégica para as exportações nacionais. A participação de market share do Arco Norte praticamente dobrou, passando de 23% em 2023 para 44% em 2024. Esse percentual deve aumentar ainda mais em 2025, com a habilitação do TPSL. A habilitação do terminal ocorre em um contexto de alta demanda chinesa pelo milho brasileiro, intensificada desde 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o abastecimento global de grãos. Íntegra para associados: Estadão (Broadcast Agro), A Tribuna de Santos e BE News (p. 8).

Imprensa regional:

Jornal da Orla: Frente Parlamentar suspende audiência sobre condomínios logísticos

A Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais suspendeu a audiência pública, que aconteceria no próximo dia 14, para debater a instalação dos condomínios logísticos em Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. Atendeu ao pedido da APS, que alegou a necessidade de providências a serem tomadas antes da audiência, dentre elas, uma visita prévia à área em Guarujá e a publicação do Decreto da Nova Poligonal do porto incluindo a cidade de São Vicente. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Conferentes temem prejuízos com futura mudança na lei dos portos

O anteprojeto de revisão da Lei dos Portos que embasará o futuro projeto de lei propõe a criação de empresas privadas para recrutamento de pessoal nos portos em concorrência aos Ogmos, além do fim da exclusividade na contratação de trabalhador portuário avulso. Na interpretação dos conferentes de carga, essa proposta eliminará os Ogmos. O presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos, Marcos Sanches, defendeu um período de transição para que o sistema de contratação de trabalhadores “seja adequado à atualidade”, além da manutenção da exclusividade como garantia de emprego ao trabalhador avulso. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 10) e Santa Portal: APS realiza simulado de atendimento a acidentes

A APS informou que está realizando hoje, a partir das 10 horas, um exercício simulado de atendimento a acidentes e a um corte programado de energia elétrica no Porto de Santos. O exercício acontece no bairro Estuário, próximo ao cluster de celulose. A simulação incluirá uma colisão entre uma carreta e um veículo leve, com tombamento da carga, vazamento de óleo diesel e duas vítimas. Em paralelo está programado um corte de energia elétrica entre os bairros Saboó e Paquetá, com o objetivo de garantir a segurança das obras no terminal da Cofco. Os semáforos da Avenida Augusto Barata e da Rua Xavier da Silveira ficarão inoperantes. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 10) e Santa Portal.

G1 (PR): Duas áreas do Porto de Paranaguá serão leiloadas na Bolsa de Valores em abril

As áreas PAR14 e PAR15 do Porto de Paranaguá serão leiloadas no dia 30 de abril, na B3, em São Paulo, segundo publicação no DOU de ontem. Os espaços fazem parte da estrutura de movimentação de granéis sólidos e devem atrair mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. A capacidade do PAR14 deve passar de 170 mil para 323 mil toneladas de granéis sólidos vegetais, enquanto o PAR15 deve saltar de 115 mil para 191 mil toneladas anuais. O leilão será vencido pela empresa que oferecer o maior valor de outorga. A concessionária vencedora terá um prazo de sete anos para implantar melhorias, incluindo a interligação com o Moegão e a construção do novo Píer T, que contará com um sistema moderno de despoeiramento, torre de transferência, elevador de canecas e balança de fluxo. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos, Portos e Navios e Portal MPor: Contêineres e cargas gerais apresentam crescimento no primeiro mês do ano

Dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ mostram que a movimentação portuária brasileira registrou 91,6 milhões de toneladas em janeiro de 2025, uma queda de 8,27% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar do recuo geral, a movimentação de cargas gerais cresceu 3,86%, somando 5,2 milhões de toneladas, e as cargas conteinerizadas atingiram 13,7 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 18,58%. Desse total, 9,3 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 4,2 milhões por cabotagem. Em TEUs, a movimentação do mês chegou a 1,2 milhão. Os granéis sólidos, que representam 53,3% do total movimentado, registraram 48,9 milhões de toneladas em janeiro (-13,1%), impactados pelas quedas na movimentação do milho (-34,5%) e da soja (-54,5%); e os líquidos movimentaram 23,9 milhões de toneladas (-11,9%). Os portos públicos movimentaram 32,5 milhões de toneladas, queda de 5,58%, e os terminais autorizados somaram 59,1 milhões de toneladas, recuo de 9,68% na movimentação, ambos em relação a janeiro de 2024. O Porto de Santos registrou crescimento de 12,1% na movimentação de contêineres, alcançando 460,8 mil TEUs, o maior volume já registrado para janeiro desde o início da série histórica. Íntegra para associados: Informativo dos Portos, Portos e Navios e Portal MPor.

Portos e Navios: FIPS encaminha suspensão de R$ 134 milhões em tributos

O MPor enquadrou, para fins de habilitação no Reidi, o projeto da Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips). O escopo compreende a gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia. O impacto do benefício será de aproximadamente R$ 133,7 milhões em suspensão de Pis e Cofins, sendo R$ 82,2 milhões correspondentes a bens e a R$ 51,5 milhões referentes a serviços. Com a aplicação do regime especial e suspensão da incidência desses dois tributos, o investimento cairá de R$ 1,4 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Íntegra para associados.

Modais em Foco: Porto de Itajaí, com profundidade ideal, volta a operar com segurança

Com a conclusão da dragagem de manutenção do Porto de Itajaí pela APS e a homologação das novas profundidades pela Marinha do Brasil, o complexo volta a operar com segurança, rumo à recuperação de sua capacidade total de operação. Mesmo sob a gestão da APS, os recursos gerados pelas tarifas e operações portuárias permanecem no município, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura e serviços locais. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Movecta amplia soluções logísticas para o agronegócio em Suape

Desde 2024 a Movecta oferece em Suape um serviço especializado que reduz em 30% os custos de montagem e tempo de entrega de maquinários e equipamentos agrícolas. O processo inclui calibração de pneus, instalação de rodas, fixação de capotas e escapamentos, garantindo eficiência na entrega. O fluxo operacional inclui redestinação de contêineres, armazenamento seguro e desova planejada, garantindo rastreabilidade e integridade da carga. Íntegra para associados.

Agência Porto: Governo Federal cria Fórum de Trabalhadores Aquaviários para discutir políticas públicas do setor

O Fórum Permanente para discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores Aquaviários, criado ontem pelo MPor, pretende ampliar a capacitação e buscar meios de proteção dos trabalhadores aquaviários. O comitê faz parte de uma estratégia mais ampla do MPor de abertura de diálogo e valorização da classe trabalhadora. É composto por representantes do MPor, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na pesca e nos Portos (CONTTMAF), da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac) e da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani). Íntegra para associados.

Portal BE News: Senado solicita ao TCU auditoria na concessão da BR-364 por possíveis irregularidades

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou ontem um requerimento ao TCU para realização de inspeções e auditorias no processo de concessão da rodovia BR-364/RO, a partir de informações do CREA de Rondônia sobre irregularidades no certame. O leilão ocorreu no dia 27 de fevereiro, na B3, e teve como vencedor o consórcio 4UM/Opportunity. A BR-364 é a única rodovia asfaltada do Brasil que interliga o Noroeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, conectando até a BR-319. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Primeiro leilão de concessão de canal pode ter edital publicado neste semestre, diz secretário de Portos

O secretário Alex Ávila afirmou que o governo trabalha com a expectativa de lançar neste semestre o edital para o primeiro leilão de concessão de um canal de acesso portuário, em Paranaguá. Segundo ele, a análise dos estudos de viabilidade está em andamento no TCU e até agora identificou questões que não possam ser sanadas. O relator no órgão é o ministro Benjamin Zymler. Íntegra para associados.

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