Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/06/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Galeão, Viracopos e BRs: o que o governo quer fazer com as concessões fracassadas

A demora para a conclusão do processo de relicitação e o longo caminho para chegar a uma solução fazem o governo buscar outras formas de destravar a situação das concessões problemáticas. Estima-se que R$ 100 bilhões de investimentos poderiam ser destravados. A ordem é optar pelo pragmatismo para tentar renegociar os contratos. No caso do Galeão e Viracopos, há a intenção do governo federal e das empresas em manter as concessões. A consulta será levada ao plenário do TCU em 21 de junho. Dois pareceres – conflitantes – elaborados pela área técnica do tribunal serão debatidos. O relator do tema é o ministro Vital do Rêgo. A tendência na Corte é autorizar, em plenário, que se interrompa o processo de devolução para uma solução transacionada entre as partes, que pode até manter a operação com a mesma empresa sob novas condições. Íntegra para associados.

Editorial do Estadão: Rodoanel é o estado da arte da incompetência

Com atraso de dez anos e aumento de 79% de seu custo original, o custo total do Rodoanel Norte já supera R$ 12,9 bilhões. Apesar desse passivo, o governador Tarcísio de Freitas cumpriu promessa de campanha e realizou a licitação para a retomada das obras em março passado. O projeto vai requerer pelo menos mais R$ 3,3 bilhões para sua conclusão – R$ 1 bilhão sairá do Orçamento paulista e o restante, da concessionária Via Appia. O projeto permitirá a ligação total entre os principais eixos rodoviários que cortam o Estado de São Paulo e conectará os Trechos Oeste e Leste, facilitando o acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fluxo de cargas para o Porto de Santos e o Mercosul. Íntegra para associados.

Valor Econômico (coluna do correspondente do Valor em Genebra, Assis Moreira): Indústrias pedem o acordo para impulsionar comércio Brasil-UE

Antecedendo o encontro hoje entre o presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Brasília, a CNI e a Confederação das Empresas Europeias (BusinessEurope) destacam que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul é crucial para a alavancar a relação bilateral a um novo patamar. Em 2022 o comércio bilateral Brasil-UE alcançou quase 90 bilhões de euros. Os investimentos são fortes, com a UE com volume de mais de 277 bilhões no Brasil. Apesar dessas relações serem sólidas, ‘elas também estão muito abaixo do seu potencial’, dizem as duas entidades. A União Europeia, que já foi o principal parceiro comercial do Brasil, agora responde por apenas 16% das importações globais do país, ocupando a terceira posição como principal fornecedora do Brasil. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Controlador da Wilson Sons avalia estratégica de investimentos na companhia

No domingo, o colunista Lauro Jardim disse que a MSC negocia a compra da Wilson Sons por R$ 5 bilhões. Em resposta, um comunicado hoje da Ocean Wilsons informa que o grupo não recebeu nenhuma proposta formal de terceiros com relação a uma possível transação envolvendo a Wilson Sons. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (Coluna de Popa a Proa – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): Sistemas tecnológicos comunitários, um exemplo à gestão condominial

Outros modelos de condomínio poderão servir de inspiração para o debate sobre a possibilidade de se implantar um modelo condominial para a gestão dos serviços de infraestrutura do Porto de Santos. Um caso bem-sucedido de gestão coletiva de serviços comuns é a ABTRA, onde na prática os 47 associados, que nessa analogia equivalem aos condôminos, usufruem de vantagens exclusivas, dentre elas, a utilização dos sistemas tecnológicos mantidos de forma coletiva. O Confere, por exemplo, possui um custo operacional mensal de R$ 44.515,18. Como é utilizado por 21 associados, cada um paga um rateio mensal, sem lucro para a associação, de apenas R$ 2.119,77, num benefício exclusivo de estar participando de um modelo associativo similar a um condomínio. E se o número de usuários dobrar, o valor do rateio individual cai pela metade, pois o custo operacional continuará o mesmo. Por isso, vale a pena estudar a gestão condominial da zeladoria do Porto de Santos. Quem sabe exemplos como esse não possam sair de lá! Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: De olho em crescimento, APS quer acelerar túnel

A APS informou que o projeto do túnel Santos-Guarujá é o mesmo que foi elaborado em 2012 pela antiga Dersa, com pequenos ajustes no traçado visando reduzir impactos nas duas cidades. O diretor de Infraestrutura da APS, Carlos Magano, disse que a diretoria está empenhada em revalidar as licenças já concedidas e que estão vencidas, além de revisar os cronogramas de construção. O trecho submerso permanece o mesmo, com ligação entre a região da Capitania dos Portos, no lado santista, e Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, em âmbito guarujaense. Segundo Magano, a inovação é na embocadura. “Naquele projeto, você tinha uma rampa saindo da parte marítima do túnel muito lenta para subir à superfície e que envolvia muitas desapropriações. Fizemos um projeto de caracol, reduzindo o trecho da saída, permitindo que não vá tanto à frente”. Ele destacou que o túnel permitirá a redução de quilômetros rodados por caminhões que transportarão cargas em apenas três minutos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo dos jornalistas e sócios da Data Center Brasil, Rodolfo Amaral e Verônica Mendrona): Lentidão nos portos públicos

Ao final de 2022, a APS apresentava em caixa recursos da ordem de R$ 1,826 bilhão, e, ao final do último mês de abril, este valor já atingia o patamar de R$ 1,993 bilhão. Ocorre que, ao final do ano passado, para um investimento projetado em R$ 255,2 milhões, a estatal só conseguiu realizar 7,1% (ou R$ 18,1 milhões), permanecendo em caixa R$ 237 milhões para gerar rendimentos financeiros, enquanto a infraestrutura portuária exibe deficiência de toda ordem, inclusive nas obras das perimetrais, com intervenções que se arrastam há mais de dez anos. A nova diretoria da APS precisa revisar o Programa de Dispêndios Globais de 2023 e deixar transparente de que forma pretende usar quase R$ 2 bilhões que hoje mantém em aplicações financeiras. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Inovação israelense pode impulsionar eficiência e competitividade nos portos brasileiros

Durante a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, em Tel Aviv, autoridades do Brasil e de Israel assinaram em 28/05 uma carta de intenções para a troca de tecnologias e inovações voltadas aos setores portuário e aeroportuário nacional, com foco em segurança e em mudanças climáticas. Assinaram o documento o ministro Márcio França; o diretor geral da Antaq, Eduardo Nery; o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz; o presidente do Conselho de Administração do Porto de Ashdod, Shaul Schneider; e o diretor de Inovação do Porto de Ashdod, Roy Avrahami. A Autoridade Portuária de Ashdod e o Grupo Tribuna também formalizaram um acordo para a criação de uma Embaixada de Inovação de Israel em Santos, que permitirá a empresas de tecnologia e startups israelenses entender as regras brasileiras de negócios para instalar provas de conceito nos terminais portuários. Íntegra para associados.

AEN: Com 2,5 milhões de toneladas, Corredor Leste de Paranaguá teve recorde de movimentação em maio

As exportações de soja (grão e farelo) pelo Corex atingiram 2.567.755 toneladas em maio de 2023, o maior volume mensal já alcançado desde a sua inauguração, em 1973. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ao final do 1º trimestre a expectativa dos terminais era a de carregar cerca de 2 milhões de toneladas, ou seja, foram operadas quase 568 mil toneladas a mais. Na comparação com a movimentação registrada em maio de 2022 o crescimento foi de 49,5%. No acumulado do ano, mesmo com dois dias a mais de paralisação por chuva, foram 9.014.528 toneladas carregadas. Íntegra para associados.

ND Mais: Porto de Navegantes recebe nova escala de embarcações que interliga portos de todo o país

A Portonave recebe hoje a primeira escala do Serviço Expresso Amazonas, que conecta os portos das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, com a atração do navio Log-In Jatobá. A embarcação tem 218 metros de comprimento por quase 30 metros de largura, com capacidade para carregar cerca de 2808 contêineres. Com o novo serviço, o porto de Navegantes deve ter um aumento de cargas refrigeradas. As principais mercadorias transportadas pelo SEA são frangos congelados, arroz, azeite, bebidas, celulose, madeira, papel e sardinha em lata. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: STS10 terá estudos atualizados e área deve ser reduzida

De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, a área do STS10 pode ser reduzida, a fim de preservar os empregos e investimentos das empresas já instaladas no local. O projeto anterior previa a desocupação total da área, antes dividida em três terminais (da Rodrimar, da Deicmar e de parte do Ecoporto), o que dobraria a capacidade para contêineres. Agora, Pomini indica que outras áreas no porto, além da STS10, poderão abrigar novos terminais de contêineres. Íntegra para associados.

BE News (p. 3): Comissão da Câmara vai discutir as obras do túnel Santos-Guarujá

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vai discutir amanhã (13) as obras do túnel Santos-Guarujá. O requerimento da audiência é do deputado Kiko Celeguim. Entre os convidados estão o ministro Renan Filho; o ministro Márcio França; a presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, Daniela Garroux; o governador Tarcísio de Freitas; e os prefeitos Válter Suman e Rogério Santos. Em coletiva de imprensa, o presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que as obras no túnel estão previstas para 2024. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Audiência pública para primeira ARR da Antaq acontecerá no dia 16 de junho

A Consulta Pública 02/2023 para tratar de resultados Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da RN Antaq 13/2016 será realizada no dia 16 de junho. A ARR soma-se à Análise de Impacto Regulatório (AIR), que objetiva trazer maior maturação do ciclo das políticas regulatórias da Agência. A RN-13 estabelece os procedimentos para o registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário junto à Antaq, e as obrigações para a prestação de serviço adequado. Também define as respectivas infrações administrativas. Será possível acompanhar a audiência pelo Canal da Antaq no YouTube. Íntegra para associados.

Portos e Navios: CNA vê potencial de melhoria na infraestrutura brasileira antes do corredor bioceânico

Em reunião do Comus/ACSP, na semana passada, a assessora técnica de logística e infraestrutura na CNA, Elisangela Pereira Lopes, ponderou que, independentemente do corredor bioceânico, o Brasil tem uma série de oportunidades de melhoria de sua infraestrutura ferroviária e da navegabilidade de seus rios para torná-los trafegáveis durante o ano todo. Ela também questionou como será a relação entre os países envolvidos e a distribuição de responsabilidades, como a manutenção de vias de acesso que levarão até os portos nos extremos do corredor. Lembrou que existe uma distância grande do Brasil até o Chile e que a Cordilheira dos Andes é desafiadora em termos de geografia e clima, e que no Brasil existem problemas de competitividade entre os portos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco