Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico (Coluna do diretor-adjunto de redação do Valor, Cristiano Romero): Revolução nos portos

“Há apenas sete meses no cargo de diretor-geral da Antaq e com mandato de cinco anos, Eduardo Nery conduz agenda ambiciosa de privatização dos portos federais (concessão, para os que temem a demonização anacrônica do tema feita por setores da sociedade que se consideram donos do Estado brasileiro). Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU), onde atuou inclusive na área de fiscalização, Nery será o protagonista de uma revolução no setor portuário, caso o próximo governante não seja um empecilho à continuidade do processo de desestatização.”

Folha: Seca já afeta transporte na hidrovia Tietê-Paraná

Operadores logísticos temem que o tráfego nessa importante hidrovia de escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos seja interrompido ainda este mês. Com águas mais baixas, as barcaças já não conseguem operar com plena capacidade e há o risco de não passarem pelo pedral de Nova Avanhandava, no rio Tietê, principal gargalo da rota. O Departamento Hidroviário do Estado de SP vem reduzindo o calado máximo das embarcações, o que afetou o número de comboios em operação. De 24 em maio, hoje apenas dez estão trafegando.

Estadão On-line: Frente Parlamentar quer ampliar investimentos estrangeiros no Brasil

Lançada ontem, a Frente Parlamentar em Apoio aos Investimentos Estrangeiros para o Brasil pretende apresentar projetos específicos e fazer andar matérias já em tramitação para tornar o País mais atrativo ao capital estrangeiro. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), autor da proposta, disse que a frente apelidada de “Investe Brasil” vai focar em assuntos de forma suprapartidária e pretende abrir um diálogo com a sociedade civil, empresários, estados e municípios para melhorar o ambiente de negócios. 

Valor Econômico e Correio Braziliense On-line (Agência Brasil): Exportações do agro bateram recorde em julho

As exportações do agronegócio alcançaram em julho US$ 11,29 bilhões, 15,8% mais que no mesmo mês de 2020. O crescimento refletiu o aumento dos preços dos produtos exportados, segundo o MAPA, já que o volume embarcado registrou retração de 9,9%. O índice de cotação dos itens exportados registrou elevação de 28,5% na mesma comparação, puxada pelos efeitos do clima em regiões produtoras de cereais e carnes e pela demanda chinesa por importações. O índice de confiança do setor, divulgado pela Fiesp, registrou alta 2,4 pontos no segundo trimestre em relação ao anterior, totalizando 119,9 pontos. A indústria de insumos teve a maior alta (9,2 pontos).

Correio Braziliense On-line (Agência Estado) e Valor Econômico: Produção industrial opera acima do pré-pandemia em 5 dos 15 locais pesquisados

Pesquisa do IBGE mostra que os cinco parques industriais com volume de produção superior ao de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, são Minas Gerais (15,5%), Amazonas (9,4%), Santa Catarina (6,1%), Rio de Janeiro (4,2%) e São Paulo (3,4%). Mas caiu em dez locais pesquisados na passagem de maio para junho. Em São Paulo, houve uma queda de 0,9%, puxada pelo mau desempenho do setor de veículos e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado pela CNI, registrou aumento pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior patamar do ano: 63,2 pontos.

Imprensa regional:

A Tarde (BA): Área do Porto de Salvador vai a leilão na sexta-feira

Com mais de 16,7 mil m², uma área do Porto de Salvador destinada à movimentação de carga geral, de projeto ou conteinerizada, com capacidade para 842,4 mil toneladas, vai a leilão amanhã, na B3, com investimento previsto de R$ 17,7 milhões, segundo a Codeba.

Diário do Nordeste: Exportação cearense de granito cresce, mas enfrenta gargalos

O Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará destaca que o primeiro gargalo é a falta de contêineres; o segundo é a disparada do frete marítimo, que continua subindo, embora esteja normalizada a frequência de navios de Pecém e Mucuripe para os portos da Europa; e o terceiro gargalo é a falta de caminhões para o transporte de blocos de mármores e granitos do Ceará para o Espírito Santo, onde são eles transformados em revestimentos e pisos.

G1 (PR) e Diário do Litoral: Receita Federal apreende 350 kg de cocaína em contêiner carregado de madeira no Porto de Paranaguá

A droga foi encontrada ontem em um carga de madeira dentro de um contêiner com destino ao porto de Le Havre. Também ontem a Alfândega de Santos apreendeu 68 kg de cocaína escondidos em um contêiner contendo carregamento de células de laranja congelada que iriam para a Holanda. O contêiner foi selecionado para conferência através de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção por imagens de escâner.

Santa Portal: Câmara de Guarujá aprova moção de apoio ao túnel imerso para ligação seca

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou na terça-feira (10) uma moção de apoio ao projeto do túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação seca entre Guarujá e Santos. O documento, aprovado por unanimidade, será encaminhado ao presidente Bolsonaro e ao ministro Tarcísio de Freitas. Hoje também está prevista a apresentação de uma moção similar na Câmara Municipal de Santos.

A Tribuna de Santos (p. a-8), Portos e Navios e Informativo dos Portos: Movimentação nos portos do País sobe 9,4% no primeiro semestre

Dados da Antaq divulgados ontem mostram que os portos brasileiros movimentaram 591,9 milhões de toneladas no primeiro semestre. Para este ano, a expectativa é de que 1,2 bilhão de toneladas sejam operadas, um incremento de 5,5% na comparação com o ano passado. Nos últimos 11 anos, os portos brasileiros tiveram 3,7% de crescimento médio ao ano. De 2010 para cá, a movimentação de cargas cresceu 48,7%. No primeiro semestre, a movimentação de granéis sólidos cresceu 6,4%; a de líquidos avançou 11,6% e a de contêineres aumentou 16,3%. O maior aumento foi de carga geral: 19,1%.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Estudo de desestatização do Porto de Vitória é protocolado no TCU     

A expectativa do Minfra é que os documentos de privatização da Codesa e de concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho, protocolado pela SNPTA no TCU, na sexta-feira (5), sejam aprovados ainda neste ano, com a publicação do edital e posterior realização do leilão no 1º trimestre de 2022.

Portos e Navios (artigo do administrador e consultor na EC Projetos, Carlos Frederico Alves, e do economista e diretor da EC Projetos Tiago Buss): Artigo – Os navios que transportam granéis agrícolas estão crescendo: como os terminais irão se adaptar?

Os terminais brasileiros que tiverem condições de operar navios Capesize possibilitarão que o país consiga escoar sua produção de granéis agrícolas, que tende a crescer muito nos próximos anos, com um custo muito competitivo. Os ganhos de escala associados à utilização dessa classe de navios são um parâmetro essencial na competitividade nacional das commodities e também auxiliarão no atendimento a compromissos internacionais de redução na emissão de gases de efeito estufa.

Portos e Navios: ‘Reforma tributária tem riscos ao setor de navegação e ameaça REB’, diz Abac

A associação observa que as mudanças propostas ameaçam o Registro Especial Brasileiro (REB), criado como um incentivo à marinha mercante e que possibilitou o aumento da competitividade dos estaleiros nacionais, reduziu os custos envolvidos e passou a permitir a realização do reparo e manutenção periódica/obrigatória das embarcações brasileiras em estaleiros brasileiros. Alega que os construtores nacionais ficariam fragilizados em comparação aos estaleiros estrangeiros e que as propostas divergem das iniciativas do governo de fomento à cabotagem.

Informativo dos Portos: Área STS 53 do Porto de Santos será destinada à movimentação de fertilizantes

A Antaq abre no próximo dia 18 de agosto a consulta pública para o arrendamento da área STS 53, em Outeirinhos, na margem direita do Porto de Santos, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente adubos (fertilizantes) e sulfatos. A consulta vai até 1º de outubro. Interessados poderão apresentar suas sugestões em https://www.gov.br/antaq/pt-br.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco