Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/08/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line, Folha On-line (Painel S.A) e A Tribuna de Santos: Relatório do TCU solicita que governo retome licitação de terminal de contêiner no Porto de Santos

Relatório do TCU recomendou que o MPor e a APS retomem a licitação do terminal STS10 em até 30 dias e que seja firmado um contrato de transição com Ecoporto com prazo de 180 dias e não renovável. A APS fez uma crítica ao tribunal, alegando que desde 2022 o projeto foi preterido, considerando a desestatização do porto, e que “não gerou desde então maiores questionamentos ou interrogações por parte do tribunal, como ora verificado”. O MPor informou que o cenário mudou e hoje não tem certeza se a concessão é a melhor saída para a expansão de capacidade do porto. Mesmo assim, não descarta a licitação como possibilidade. No entanto, pediu até o fim de dezembro para apresentar uma solução final ao TCU. Íntegra para associados: Estadão On-line, Folha On-line (Painel S.A) e A Tribuna de Santos. 

Portal Veja (Blog Radar): Governo reconhece avanço de porto em SC no volume de carga movimentada

O Porto de São Francisco do Sul foi reconhecido na semana passada pelo MPor com o 1º lugar no aumento percentual no volume de carga movimentada em 2023, entre todos os portos públicos do Brasil. No ano passado, o terminal atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,8 milhões de toneladas, 33% a mais do que em 2022. O ministério usa o Índice de Gestão da Autoridade Portuária para avaliar os terminais e reconheceu ainda os avanços conquistados pelos portos do país, especialmente em relação às medidas para promover o desenvolvimento sustentável, bons investimentos, eficiência operacional e competitividade dos terminais portuários. Íntegra para associados.

Valor Econômico e Globo Rural: Nova seca histórica deve interromper fluxo no rio Amazonas e elevar custos

Com uma nova seca histórica no rio Amazonas, a passagem de navios de carga deverá começar a ter restrições nas próximas semanas. A expectativa de operadores logísticos é que, em meados de setembro, as embarcações não passem pelos trechos críticos da hidrovia, e a indústria já estima um custo adicional com transporte de pelo menos R$ 500 milhões até o fim do ano. As rotas de cabotagem que percorrem a hidrovia conectam Manaus aos portos de Pecém, Suape, Salvador, Rio de Janeiro, Santos e Itapoá. Íntegra para associados: Valor Econômico e Globo Rural.

Folha e CNN Brasil (Reuters): Guerra no Oriente Médio quintuplica frete e expõe gargalos marítimos

A crise no Oriente Médio quintuplicou o preço médio de fretes pagos por empresas de transporte marítimo. Mais importante, os ataques no mar Vermelho e o risco de uma guerra regional centrada no Irã expõem os gargalos globais do comércio por navios. O resultado é aferível no índice FBX, da empresa espanhola Freightos, que calcula o custo de transporte de contêineres de 40 pés nas 12 principais rotas mundiais. No dia em que os primeiros drones houthis voaram pelo mar Vermelho, ele estava em US$ 1.048. Na medição mais recente, em 2 de agosto, em US$ 4.924. Íntegra para associados: Folha e CNN Brasil (Reuters).

O Globo On-line (AFP): Navio porta-contêineres sofre grande explosão em porto da China

Uma grande explosão na sexta-feira (9) causou um incêndio em um navio porta-contêineres no Porto de Ningbo Zhushan. Equipes de emergência foram enviadas para apagar o fogo, informaram os médicos oficiais. A explosão ocorreu por volta das 13h40 (02h40 no horário de Brasília) na proa do navio “YM Mobility”, ancorado no porto, na província de Zhejiang. A rede de televisão pública CCTV informou que o incêndio foi apagado às 17h (6h no horário de Brasília) e que a Guarda Costeira local foi mobilizada para intervir. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal e Portal BE News: Aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos deve ter início neste ano

O edital para a contratação do serviço de derrocagem de pedras no canal de acesso ao Porto de Santos deve ser publicado no mês que vem. A publicação dará início aos trabalhos para o aprofundamento do canal, que atualmente possui 15 metros. A informação foi confirmada pelo presidente da APS durante painel no VIII Congresso da ABDM na sexta-feira (9). Segundo Anderson Pomini, há cerca de 34 pedras no canal e a derrocagem já dispõe de todas as licenças necessárias. No ano que vem, um contrato de empreitada também deve ser firmado para a execução do aprofundamento de 15 para 16 metros. Íntegra para associados: Santa Portal e Portal BE News.

Santa Portal: Impactos de eventos climáticos na navegação são pauta no VIII Congresso da ABDM

A estiagem no Amazonas e a interdição dos portos na região Sul devido às enchentes de maio trouxeram à tona os desafios do setor portuário em face dos eventos climáticos cada vez mais frequentes. O tema foi abordado em painel do VIII Congresso da ABDM. O diretor da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que o órgão já tomou iniciativas. A curto prazo citou a flexibilização de normas de afretamento para permitir que as embarcações possam chegar aos portos durante eventos extremos. A médio prazo destacou a concessão de hidromassagem nos principais eixos estratégicos. Íntegra para associados.

G1 Santos e Agência Porto: Caminhão fora do horário de agendamento poderá ser proibido de entrar no Porto de Santos; entenda

A APS e a PRF realizam uma ação conjunta para garantir mais segurança ao fluxo de caminhões que se dirigem ao Porto de Santos. Com a medida, um caminhão que chega no complexo fora do horário de agendamento poderá ser proibido de entrar no cais santista. A implementação deve começar em setembro. Firmado em 24 de julho, o ACT entre as partes vai proporcionar o acompanhamento dos caminhões por meio de consultas e, posteriormente, os sistemas serão integrados. Enquanto a empresa terá acesso às informações da PRF, a corporação poderá checar o sistema de agendamento de caminhões do cais. Tudo ocorrerá de forma eletrônica. Íntegra para associados: G1 Santos e Agência Porto.

Correio do Povo: Porto do Rio Grande foi o quinto mais movimentado no país no 1º semestre de 2024

Entre janeiro e junho de 2024, o Porto de Rio Grande movimentou 12,4 milhões de cargas, o quinto mais movimentado do país entre os portos públicos. Em nível nacional, foram 231,6 milhões de toneladas no Brasil, um crescimento de 8,37% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além do porto público, o complexo portuário do Rio Grande conta com vários terminais privados, somando 18,5 milhões de toneladas movimentadas no primeiro semestre de 2024. Atualmente, 30% da movimentação da economia gaúcha ocorre pelo Porto do Rio Grande. Íntegra para associados. 

A Tribuna de Santos: Entenda como funciona a navegação de cabotagem e por que é solução econômica de transporte

Bicicletas, motos, patinetes, geladeiras, medidores de energia, ração animal e até banheiras. Os produtos são diversos, mas o modo de levá-los pode ser o mesmo: a cabotagem. Trata-se do processo de transporte de cargas marítimas ao longo da costa de um mesmo país, ou seja, de um porto a outro. O sistema, no entanto, não é restrito a contêineres lotados de um mesmo item, rotina de grandes indústrias e distribuidores. Empresários que desejam transportar pequenos volumes também podem se utilizar da cabotagem fracionada, modalidade onde é possível compartilhar espaço e frete em contêiner, trazendo muitas vantagens. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Governo ainda tenta realizar leilão do canal de Paranaguá este ano

O secretário da SNPTA, Alex Ávila, disse que o MPor ainda não desistiu de realizar a primeira concessão de um canal aquaviário do país, no Porto de Paranaguá, ainda este ano. Ávila foi um dos participantes da programação do VIII Congresso da ABDM. Ao BE News, o secretário atualizou o processo de concessão do canal de Paranaguá e diz que o Ministério está seguindo totalmente o cronograma. Classificou o projeto como inovador e foi escolhido para ser um projeto piloto do MPor visando a concessão dos canais de outros portos brasileiros. A expectativa é que o leilão da primeira concessão de canal aquaviário fique para 2025. Entretanto, há um otimismo para que ele aconteça neste ano. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Brasil precisa ampliar investimentos em ferrovias, hidrovias e armazenagem para reduzir gargalos logísticos, apontam especialistas em seminário

O Brasil deve priorizar investimentos em capacidade de armazenagem e nos modais ferroviário e hidroviário para diminuir os gargalos logísticos que atrapalham a competitividade internacional do país. Essas medidas foram indicadas por representantes dos setores público e privado que participaram, na quinta-feira (8), do seminário “Agenda 2030: desafios da logística brasileira para a competitividade internacional”, que ocorreu na sede da CNI, em Brasília. O desenvolvimento das hidrovias foi destacado pelo secretário da SNHN/MPor, Dino Antunes, e pelo diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery. Dino falou sobre o programa de investimentos do governo para o setor, que será feito em parcerias com a iniciativa privada, e destacou que a hidrovia do rio Paraguai é nova fronteira do desenvolvimento do setor, com crescimento de quatro vezes o volume transportado nos últimos anos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto do Pecém recebe navio gigante de 366 metros

O Porto do Pecém recebeu o maior navio de sua história. Com 366 metros de comprimento, o MSC Jewel atraca pela primeira vez no terminal portuário cearense. Ele é 33 metros maior que o recorde de atracação anterior. O MSC Jewel vem do Porto de Caucedo, na República Dominicana, e do Pecém irá para o Porto de Suape. A movimentação aproximada é de 1.600 contêineres. Íntegra para associados. 

Tecnologística: Webinar discute desafios do transporte rodoviário de cargas no Porto de Santos e ABC

A LGK Gestão e Governança, em parceria com a Fundação Dom Cabral realizarão amanhã um webinar sobre os desafios do transporte rodoviário de cargas nas regiões do Porto de Santos e ABC Paulista. O evento, gratuito, será realizado em colaboração com o SINDISAN e o SETRANS ABC, com início previsto para 18 horas. O seminário online terá como palestrante o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da FDC. As inscrições para o evento podem ser feitas em: https://us06web.zoom.us/webinar/register/9217228838476/WN_Pir2AcqyRliLV2NiQuTYHw#/registration. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Com nova categoria, Agência abre inscrições para o Prêmio ANTAQ 2024 na próxima segunda-feira (12)

O prazo de inscrições para o Prêmio ANTAQ 2024 – “Emergência Climática em ESG” começa na hoje. O edital com todas as informações necessárias sobre como concorrer à premiação está disponível no site da ANTAQ. Neste ano, a premiação conta com categoria inédita, a de Gênero e Diversidade, que busca reconhecer empresas do setor que realizaram ações relativas à igualdade de gênero, à redução das desigualdades, à promoção da diversidade e à inclusão de minorias em seu ambiente de trabalho e operações. O formulário de inscrição está disponível em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/central-de-conteudos/premio-antaq/premio-antaq-2024-1. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco