Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Wanderlei Barbosa inaugura terminal de grãos de R$ 100 milhões no TO
O governo do Tocantins inaugurou, na terça (10), o novo Terminal Rodoferroviário de Alvorada, no sul do estado. A estrutura de R$ 100 milhões foi construída pela concessionária Rumo em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS. O novo terminal tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano e está conectado à Ferrovia Norte-Sul, ligando o Tocantins ao Porto de Santos, em São Paulo. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Estadão On-line: Porto do Açu, antigo projeto de Eike Batista, aposta em indústria ‘verde’ para crescer
A Prumo Logística, dona do Porto do Açu, tenta retomar a ideia de desenvolver um polo industrial no local para preencher o gigantesco espaço que detém ali, no litoral norte do Rio de Janeiro. Hoje, dos 90 quilômetros quadrados de área útil do porto, apenas 38% estão ocupados. O porto entrou em operação em 2014 e cresceu sobretudo no ano passado, quando ampliou em 26,6% o total de carga movimentada, alcançando 84,6 milhões de toneladas. Essa expansão se deu principalmente devido ao setor de óleo e gás, que avançou 33,4%. O plano ‘verde’ do Açu prevê um cluster de hidrogênio, usinas de combustível limpo e fábrica de produtos siderúrgicos de baixo carbono. Também há projetos para desenvolver empreendimentos de energia eólica em alto mar (offshore) e solar. Íntegra para associados: Estadão On-line e Estadão On-line.
Estadão On-line (Coluna do Broadcast): Seca deve impedir atracação de navios em Manaus e elevar preços para consumidor
A seca que atinge a região Norte do Brasil deve impedir, integralmente, a atracação de navios no Porto de Manaus a partir da próxima semana. Contudo, existem alternativas para garantir que as mercadorias cheguem à capital amazonense, embora elas devam acarretar aumento de custos para as empresas e de preços para o consumidor final. Uma das principais estratégias é a utilização de um píer flutuante, instalado na região do município de Itacoatiara, que começou a operar na segunda-feira (9). A operação consiste em transferir a carga dos navios para o terminal provisório e, na sequência, para balsas. Outra possibilidade é o escoamento das cargas até o Porto de Vila do Conde. O terminal também funciona como ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso que não podem seguir até Manaus e precisam fazer transbordo de contêineres para embarcações menores. O conteúdo é descarregado em barcaças. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Caminhoneiros ameaçam com greve se pneu da China ficar mais caro
Os caminhoneiros ameaçam fazer greve em todo o país caso a Camex eleve o imposto de importação de pneus. Fabricantes instalados no Brasil querem que a alíquota passe de 16% para 35% como forma de equilibrar a concorrência com os pneus asiáticos, principalmente da China. Mas a crise climática está causando uma alta no frete, que pode subir ainda mais caso haja mais barreiras tarifárias para a importação de pneus. De olho no impacto que essa combinação terá sobre a inflação, representantes do governo na Camex cogitam elevar a alíquota para 20%, mas ainda não se sabe se será suficiente para conter os ânimos dos motoristas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Navios parados no Porto de Santos por condições climáticas são multados
Os navios que são obrigados a ficar parados quando o canal de navegação do Porto de Santos é fechado por causa de nevoeiros ou outras condições climáticas adversas pagam aos terminais até R$ 32 mil de multa por período adicional de seis horas. O valor chega a ser de três a quatro vezes maior que o da atracação por esse período, que custa, normalmente, de R$ 7 mil a R$ 8 mil. Íntegra para associados.
Diário do Litoral, Santa Portal e Jornal Portuário: APS e Governo aguardam audiências e licenças para edital do túnel Santos-Guarujá
O presidente da APS, Anderson Pomini, aguarda a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do projeto que ratifica a parceria entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal para a construção do túnel Santos-Guarujá. O projeto, uma vez aprovado, permitirá o aporte, pelo Governo Federal, de 50% dos recursos para a obra. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões. Os próximos passos serão as audiências públicas e a expedição da licença. As audiências dos aspectos ambientais do túnel estão previstas para os dias 9 de outubro, às 17h, no Teatro Guarany, em Santos, e no dia 10 de outubro, às 17 horas, no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá. A licença ambiental está prevista para novembro e a publicação do edital para março de 2025. Íntegra para associados: Diário do Litoral, Santa Portal e Jornal Portuário.
Portal Litoral Sul e Portos e Navios: Porto de Imbituba: movimentação de carga atinge 5,68 milhões de toneladas em 2024
O Porto de Imbituba apresentou um crescimento de 11% na movimentação de cargas no agregado dos oito primeiros meses de 2024, em relação ao igual período de 2023. Isso representa 5,68 milhões de toneladas, um novo recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano. Os maiores volumes operados foram de coque de petróleo, contêineres, sal, farelos de soja e de milho e trigo, com destaque especial para a movimentação de mais de 331 mil toneladas de açúcar, que em apenas quatro meses de operação neste ano, representou cerca de 6 % da movimentação total de cargas do Porto. Íntegra para associados: Portal Litoral Sul e Portos e Navios.
Portal de Notícias: Portos RS executa dragagem emergencial do canal de acesso ao Polo Petroquímico
A Portos RS está executando o desassoreamento do Canal do Furadinho, em Canoas. Contratado a partir de uma parceria entre a Braskem e a Navegação Guarita, o serviço está sendo feito pela STER Engenharia. Com previsão de conclusão em até cinco semanas, a obra já retirou dez mil m3 de sedimentos de um total de 55 mil m3 previstos no projeto. Em paralelo, a Portos RS vem trabalhando em conjunto com o Dnit para o reestabelecimento das profundidades homologadas em 2020. Outra obra, realizada a partir de um contrato com a Van Oord, é a dragagem da área externa do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, que prevê a retirada de 1.850.000 m3 de sedimentos. Íntegra para associados.
TH Mais: Painéis da 1ª edição do Porto Hack Summit acontecem neste final de semana; Confira
A ABTRA realizará no dia 14 de setembro, das 14h às 18h, no Juicyhub, em Santos, o Porto Hack Summit, que vai discutir transformação digital no setor logístico-portuário, boas práticas de governança corporativa, dados de equidade de gênero e sustentabilidade. O evento conta com o apoio institucional do MPor, da SNP, da APS e do Hub Brasil Export. O Summit ocorrerá em paralelo e em adição à 4ª edição do Porto Hack Santos. Desta vez, a maratona de inovação aberta composta por 40 competidores vai propor em 24 horas – com a ajuda da Inteligência Artificial Generativa – soluções disruptivas para aprimorar os sistemas comunitários da ABTRA, em benefício de toda a comunidade portuária de Santos. As inscrições para o Summit são gratuitas, porém limitadas. Reserve o seu lugar clicando aqui. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: “Agora eu acredito que teremos um PCS em dois anos”, diz Caputo
O MPor elencou a implantação do Port Community System (PCS) no Porto de Santos, como um dos projetos a serem desenvolvidos dentro do acordo de cooperação para inovação firmado entre a pasta e o Hub Brasil Export. Para o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, reconhecido como um dos principais especialistas em tecnologia portuária no País e um grande defensor do PCS, a seleção do projeto e seu desenvolvimento no ambiente do Hub Brasil Export, congregando poder público e iniciativa privada, é a grande chance de, finalmente, um porto brasileiro ter esse sistema em operação. Em entrevista exclusiva ao BE News, Caputo fala da importância do PCS e de seus benefícios ao complexo santista. Íntegra para associados.
Portal IBL: Diretoria e conselheiros do IBL discutem propostas para o setor portuário com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários
Na terça-feira (10), a diretoria e os conselheiros do IBL, [dentre eles, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo,] reuniram-se com o secretário nacional Alex Sandro de Ávila para tratar de pautas de interesse do setor portuário. O presidente do IBL, Ricardo Molitzas, pontuou que o trabalho do Instituto é fornecer aos parlamentares dados a respeito dos projetos que tramitam tanto na Câmara quanto no Senado. O secretário Alex Sandro colocou-se à disposição para ajudar o IBL como um grande incentivador do assunto de portos. Ele acredita que o atual momento é “de muitas oportunidades para o setor”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Transporte aquaviário de cargas deve crescer 3,8% até 2034, aponta EPE
O transporte aquaviário de cargas no Brasil deverá crescer 3,8% ao ano até 2034, de acordo com material publicado pelo MME, impulsionado por investimentos em embarcações, portos e estaleiros nacionais, além de políticas de estímulo ao setor, como a expansão da cabotagem de petróleo. A infraestrutura logística que compõe o Arco Norte é especialmente importante para a exportação de produtos como soja e milho, enquanto os portos localizados no eixo Sul-Sudeste mantêm relevância na movimentação de todo tipo de cargas. No entanto, o setor aquaviário enfrenta o desafio de atender às regulamentações da IMO, que exigem a adoção de combustíveis de baixo carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Concessão da Hidrovia do Rio Madeira vai evitar desabastecimento em Rondônia
A Antaq publicou os documentos relativos ao projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira com o intuito de dar mais publicidade ao processo para os entes envolvidos. O objetivo é fazer rodadas de reuniões com os interessados no projeto antes da abertura do período de audiência pública, a fim de tornar a concessão mais adequada e atrativa para o mercado, para o setor e para a população. Com a concessão, será possível evitar o desabastecimento de combustíveis e reduzir a quase zero o risco de desabastecimento de produtos em Rondônia, já que hidrovia é responsável pelo transporte desses insumos para o estado. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Agência Porto: ANTAQ realiza reunião participativa, em São Paulo (SP), para discutir Agenda Regulatória 2025-2028
A Antaq realizará, no dia 17 de setembro, às 14h30, reunião presencial para discutir e receber contribuições para a Proposta de Agenda Regulatória 2025-2028. O encontro será Fiesp, em São Paulo, e abordará temas relacionados às instalações portuárias. Esse é o segundo de três encontros. O terceiro ocorrerá em Manaus, no dia 3 de outubro, focando na navegação interior. O primeiro foi realizado em 3 de setembro, no Rio de Janeiro. Íntegra para associados.
Portal BE News: Descarbonização no setor de transportes é um dos focos do Sudeste Export
O Sudeste Export, promovido pelo Brasil Export, acontecerá nos próximos dias 16 e 17, no auditório da Associação Comercial de São Paulo. A descarbonização no setor de transportes será um dos temas centrais do evento, que discutirá os compromissos e estratégias para a redução de emissões de carbono, especialmente nos transportes terrestres e na navegação. A programação do evento contará ainda com o Inova Export, focado em impulsionar a inovação na infraestrutura logística e portuária, e o InfraJur, que discutirá aspectos jurídicos relacionados à logística e transporte. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Portal Conexos: Cronograma da Duimp começa em 20 dias
A RFB e a ABTRA promoveram ontem mais uma live para discutir as transformações que a implementação da nova DUIMP trará para os recintos alfandegados a partir de outubro de 2024, quando entrará em vigor. O evento contou com a participação de Alexandre Zambrano, Auditor-Fiscal da Receita Federal e Gerente do Portal Único; Rodrigo Salles, Chefe da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da Receita Federal; e Thiago Barbosa, Coordenador-Geral de Facilitação do Comércio e Gerente do Portal Único de Comércio Exterior. Durante a transmissão, foram anunciadas duas novidades importantes: a disponibilização das consultas de estoque para os depositários (via Tela e API) e a apresentação dos casos de uso da DUIMP pelos recintos alfandegados. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, detalhou o fluxo logístico que os recintos deverão seguir em diferentes cenários de operação. Clique aqui para acessar os casos de uso da DUIMP apresentados na live. Assista a live completa para obter mais detalhes clicando aqui. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal Conexos.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024