Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/12/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Valor Econômico: Governo prevê R$ 1 bi em leilão de portos

O governo federal espera contratar quase R$ 1 bilhão em investimento com os leilões de arrendamento de terminais portuários programados para amanhã (13). Ao todo, serão ofertadas, na sede da B3, em São Paulo, seis áreas distribuídas nas regiões Sul, Norte e Nordeste.

“O foco desses leilões são as áreas que vão aumentar a movimentação de cargas de alguns segmentos importantes da economia do país, como sal, fertilizante, granéis vegetais e minério”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Exclusivo: Governo quer estender contrato de 5 maiores aeroportos para investir em aviação regional, diz Costa Filho

O Ministério de Portos e Aeroportos desenhou um novo plano para desenvolver a aviação regional com a ajuda dos cinco maiores aeroportos concedidos à iniciativa privada. Em entrevista ao Valor, o ministro Silvio Costa Filho contou que a estratégia, já apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), envolve a extensão do prazo de concessão dos grandes aeroportos, o que amplia a receita dos contratos, mas garante, em contrapartida, investimentos para terminais de passageiros menos atrativos. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Próximas licitações do governo Lula terão mais concorrência, diz Renan Filho

O ministro Renan Filho (Transportes) afirmou nesta segunda-feira (11) que as próximas licitações do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem ter termos mais atrativos e autorizar a participação de concessionárias hoje com contratos problemáticos para aumentar a concorrência. Neste ano, o governo federal transferiu à iniciativa privada sete ativos de infraestrutura, com uma média de média de 1,8 participante por leilão.

Foram dois lotes de rodovias no Paraná, um aeroporto no Rio Grande do Norte —que passou por relicitação— e quatro terminais portuários no Nordeste. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Quase metade da verba de rodovias no Novo PAC vai para projetos de baixo impacto, diz TCU

Uma auditoria realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no Novo PAC do governo federal apontou que os investimentos em rodovias incluídos no programa não estão alinhados com o planejamento setorial. Segundo o relatório, 45% dos recursos públicos destinados a rodovias no programa foram alocados a empreendimentos de baixo impacto ou sem avalia

“É negativamente relevante que valores tão expressivos de recursos públicos sejam alocados em projetos de baixo impacto ou de impacto incerto (não avaliados), ampliando o alto risco de desperdício de recursos públicos”, aponta o relatório. Dos recursos públicos destinados a estradas, 32% (R$ 26 bilhões) foram destinados a projetos de alto impacto e 23% (R$ 18,7 bilhões) têm impacto estimado como médio. Se considerados os projetos privados incluídos no Novo PAC, são outros R$ 54 bilhões de investimentos (35% dos recursos privados previstos) também alocados a obras de baixo impacto ou sem avaliação pelo plano setorial, segundo a auditoria. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

Santaportal: Porto Hack Santos da ABTRA termina em clima de vitória

Nove times competidores participaram da maratona realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, no CAMPS Santos (Centro de aprendizagem e mobilização profissional social).

“Foi o melhor hackathon da história da ABTRA e um dos mais importantes eventos de inovação do setor portuário nacional neste ano”. A frase do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, resume as avaliações das dezenas de autoridades, empresários e profissionais das empresas associadas da Associação, que ontem participaram da terceira edição dessa maratona de inovação no Porto de Santos. Desta vez, o estímulo à cultura de inovação e o reforço à agenda ESG das empresas portuárias associadas da ABTRA caminharam juntos no evento realizado pela ABTRA e organizado pelo Instituto Amigu, em parceria com o CAMPS e que contou com um patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS). O time campeão foi o EMERGÊNCIA, formado por Eduardo de Souza, Maria Fernanda dos Santos, Mariana Neves e Pedro Henrique Marangon. A gerente de TI da Volpak e líder do time, Kelli Azollim, explicou que a solução apresentada pelos campeões tomou como base o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos. “A ideia nossa foi utilizar a Inteligência Artificial no WhatsApp para eliminar a burocracia e exponenciar a comunicação entre portuários e munícipes sobre emergências e acidentes no porto”. Kelli também lembrou que a presença dos profissionais das empresas acompanhando e orientando os times durante todas as 35 horas da jornada foi decisiva para o sucesso das soluções. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Empresa com melhor proposta para estudo de contaminação no Porto de Santos será revelada na terça

A empresa que apresentou a melhor proposta para realizar estudo de identificação de áreas potencialmente contaminadas em 11 regiões da poligonal do Porto de Santos será revelada nesta terça-feira (12) pela Autoridade Portuária de Santos (APS). A sessão virtual do pregão eletrônico será aberta às 10 horas. A concorrência é pelo menor preço oferecido e o contrato terá vigência de 18 meses. A APS abriu o certame no dia 13 de novembro. Ao todo, nove empresas apresentaram as propostas que foram abertas na última quarta-feira (7). “A partir da melhor oferta, a licitante terá prazo para enviar a documentação prevista. A APS avaliará a regularidade documental da licitante e a exequibilidade da proposta apresentada, e abrirá prazo para impugnação às demais licitantes”, informou a APS em nota. O link da sessão virtual do pregão não foi informado pela gestora do Porto de Santos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Marinha lança aplicativo para reforço da segurança no mar em tempo real

A Marinha do Brasil lançou um aplicativo com o objetivo de reforçar a segurança da navegação em todo o Brasil, que permite o monitoramento de embarcações em tempo real. Denominado Navseg, o app é gratuito e está disponível para Android e IOS, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que navegar no mar. O comandante pode informar os dados da embarcação e o plano de viagem por meio do aplicativo. Com os dados registrados no sistema, a Capitania dos Portos passa a monitorar o trajeto em tempo real, acompanhando os movimentos da embarcação desde a sua partida até a chegada ao destino. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: DP World vai aumentar capacidade de terminal no Porto de Santos

O investimento em infraestrutura é o foco da DP World na Margem Esquerda do Porto de Santos, onde está instalada há uma década. Serão R$ 200 milhões destinados às obras de ampliação e modernização para aumento da capacidade de movimentação anual – de 1,2 milhão de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,4 milhão de TEU – e expansão do cais – que sairá de 1,1 mil metros para 1.290 metros, sendo 150 metros para o lado oeste e 40 metros para o leste. A previsão de conclusão das obras é em 2024. “Em uma década de operações, temos muitas conquistas a celebrar no Brasil. Recentemente anunciamos uma nova expansão que reflete a posição do Porto de Santos como uma importante artéria de transporte e logística na região”, afirma o diretor-presidente da DP World, Fabio Siccherino. Íntegra para associados.

FIESC e Portos e Navios: Portos de São Francisco do Sul e Itapoá recebem habilitação para navios maiores

Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá foram autorizados a receber embarcações com até 51 metros de largura. A permissão entra em vigor nesta semana.

A autorização foi concedida pela Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, após reuniões junto à Marinha do Brasil, diretorias dos portos e representantes da praticagem local. Até agora, a largura máxima permitida no Complexo era de 49 metros de boca. Íntegra para associados; FIESC e Portos e Navios.

Imprensa Setorial:

BE News (p.6): Governo reinaugura aeroporto binacional e lança edital de dragagem de hidrovia

Com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias, foi reinaugurado na segunda-feira (11) o Aeroporto Internacional de Rivera, no Uruguai, próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul. Na mesma ocasião, o Governo Federal, representado pelos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (Secretaria da Comunicação), assinou o edital de licitação da dragagem da futura hidrovia Brasil Uruguai, na Lagoa Mirim/Lagoa dos Patos. O aeroporto é o primeiro terminal aéreo binacional da América Lana. Ele estava em obras desde o início deste ano, e teve seu terminal de passageiros ampliado e modernizado. Ao todo, o governo uruguaio investiu cerca de 13 milhões de dólares na revitalização. Silvio Costa Filho ressaltou que o desafio da aviação civil brasileira é ampliar as operações e o número de passageiros transportados em rotas para o Mercosul. Com a binacionalização do aeroporto, a projeção é fortalecer voos entre os países, com redução no valor das tarifas. Íntegra para associados.

Agência Infra: A importância do Plano Nacional de Ferrovias para o país

O desenvolvimento do Plano Nacional de Ferrovias possibilita a criação de uma visão logística de forma mais capaz e racional, podendo ser considerado também para conexões e otimização das rotas os modos rodoviário e aquaviário. A interligação entre diferentes regiões do país por meio de ferrovias reduz custos de transporte de mercadorias e favorece a competitividade, impactando positivamente a economia nacional em geração de emprego e renda, projeção positiva no PIB (Produto Interno Bruto) e crescimento regional. O transporte ferroviário é reconhecido por ser mais sustentável do que o rodoviário, resultando em menores emissões de CO2 e impactos ambientais reduzidos. Investir em ferrovias como uma alternativa viável ao transporte rodoviário pode contribuir significativamente para metas de sustentabilidade e preservação ambiental, ainda mais na atual fase de agendas climáticas e transição energética mediante a descarbonização, o uso do modo ferroviário torna-se cada vez mais primordial para o Brasil. Íntegra para associados.

Agência Porto: Práticas sustentáveis, descarbonização e transição energéticas nos portos são destaques da ANTAQ na COP 28

Na última sexta-feira a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) encerrou a sua participação na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento contou com a participação do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, que, na quarta-feira (6), representou a Agência no painel de discussão acerca da Transição Ecológica e Infraestrutura de Transporte. Os debates ocorreram no “Pavilhão Brasil”, onde foram apresentadas soluções climáticas promovidas pelo País em três eixos: tecnologias setoriais; instituições e instrumentos de Estado resilientes; e promoção do sócio diversidade. Os painéis contaram com a presença de lideranças locais, públicas e privadas, reunidas em prol da aceleração de ações climáticas em todos os níveis do governo e da sociedade. Também foram destacadas soluções para a transição energética e sustentabilidade no que tange aos setores de infraestrutura e urbanização. Em sua fala, Nery ressaltou que as pautas de sustentabilidade e políticas ESG são prioridade dentro da Agência. Falou das principais ações e estudos feitos pela ANTAQ a fim de contribuir para o Acordo de Paris, que objetiva reduzir emissões de gases de efeito estufa. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cresce presença de ETCs flutuantes na Bacia Amazônica

O uso de estações de transbordo de carga (ETCs) flutuantes vêm contribuindo com o aumento da movimentação de granéis por operadores na Bacia Amazônica. Para a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), esse tipo de instalação é considero eficiente e flexível, o que alavanca os negócios na região, sem necessidade de um licenciamento tradicional para instalação em terra, de fazer supressão vegetal e sem causar impacto ao tráfego urbano ou interferir na comunidade local. Nesse modelo, a barcaça atraca, o caminhão entra por inteiro no tombador despejando o granel. O diretor presidente da Amport, Flávio Acatauassú, observa que o transbordo é a modalidade de instalação que mais cresceu, com a barcaça encostando ao lado do navio para as operações de carga. Ele contou que, das quatro operações realizadas hoje em Santarém (PA), três estão dentro d’água: Cargill, LDC e Mega Logística. Outra vantagem é que essas unidades podem ser construídas em estaleiros no Brasil. Íntegra para associados.

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