Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Terminais portuários deverão pedir revisão de contratos e investimentos com fim do Reporto
O setor portuário prevê uma onda de pedidos de reequilíbrio de contratos caso o Congresso mantenha o veto do presidente Bolsonaro ao Reporto. No entanto, está otimista com o desfecho do assunto, pois o fim do regime seria um “golpe” no comércio internacional brasileiro, devido à relevância dos portos para a entrada e saída de produtos. O reequilíbrio dos contratos será necessário porque eles foram fechados entre o governo e empresas privadas, com a previsão do Reporto, que vigorava desde 2004. A partir do momento que investimentos obrigatórios se tornam mais caros, o poder público precisaria recompor os contratos, questão que é analisada caso a caso pela Antaq. Mais de R$ 2 bilhões programados para investimentos estão parados, no aguardo de um desfecho para avançar com os desembolsos. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Valor On-line: Auditores da Receita já entregaram 1.288 cargos e baixas atingem delegacias de grandes contribuintes
O Sindifisco informou que 1.288 cargos já foram entregues, em protesto dos auditores contra o governo federal. As baixas atingem a Deope, que fiscaliza operações transnacionais e planejamentos tributários de grandes empresas, e a Deinf, responsável pela fiscalização dos bancos. Segundo a entidade, hoje haverá uma reunião entre os líderes do sindicato com o ministro Paulo Guedes para discutir a regulamentação do bônus de eficiência e os cortes efetuados no orçamento da Receita. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
CNN Brasil e Valor On-line: Anvisa recomenda suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil
Em meio ao aumento no número de casos de Covid-19 confirmados nas últimas semanas, a Anvisa recomendou ao governo federal a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil. Balanço feito pela agência mostra que, nos 55 dias iniciais da temporada 2021/2022 de cruzeiros, foram contabilizados 31 casos a bordo das embarcações no Brasil. Esse período vai de 1º de novembro a 25 de dezembro. A partir daí, no período de 12 dias entre 26 de dezembro e 6 de janeiro, o número de contaminações pelo coronavírus nos navios saltou para 1.146, um aumento de quase 37 vezes. Íntegra para associados: CNN e Valor.
Isto É On-line (Estadão Conteúdo): Avanço da covid dificulta tarefa de melhorar fluxo em portos do sul da Califórnia
A variante Ômicron prejudica esforços para reverter um atraso de cerca de 100 navios de contêineres nos portos de Los Angeles e Long Beach. Cerca de 800 portuários, ou quase 10% da força de trabalho, não podiam trabalhar por questões relacionadas à covid-19 na segunda-feira. O número de infecções aumentou rapidamente, atingindo 150 por dia na semana passada. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel): Com 29 pedidos, Sudeste lidera solicitações para construção de ferrovias privadas
O MINFRA recebeu, até o início de janeiro, 29 pedidos de aberturas de novas ferrovias privadas em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, com possibilidade de R$ 83 bilhões em investimentos. No país todo, 76 pedidos de ferrovias, que cruzam 16 estados, foram apresentados após o governo lançar o novo modelo de exploração do setor pela iniciativa privada. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-8): Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil
Três navios seguem fundeados no Porto de Santos, após a confirmação de casos de Covid-19 a bordo e a suspensão da temporada, que, antes dessa nova recomendação da Anvisa, estava prevista para ser retomada em 21 de janeiro. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.
Imprensa segmentada:
Revista Portuária: Aumenta em 12% o número de navios atracados no Porto de São Francisco em 2021
Atracaram no Porto de São Francisco do Sul 460 navios no ano passado, um crescimento de 12% em comparação com 2020. O Porto de São Francisco tem capacidade para receber até sete navios simultaneamente. A maioria das atracações (235) foi de navios com carga geral (como madeira, celulose e produtos siderúrgicos), que representaram 51% da movimentação. Outros 220 navios (48%) carregavam granel sólido (fertilizantes, ureia e grãos, como soja). As cinco embarcações restantes eram de granel líquido, como óleo vegetal. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Estados Unidos e Reino Unido têm pior desempenho em tempo de permanência de contêineres
Um relatório elaborado pela Container xChangee e pela Fraunhofer – CML aponta que os países com pior desempenho em tempo médio de permanência dos contêineres em depósitos em 2021 foram os EUA e o Reino Unido, que sofreram tempos médios de permanência de 50 e 51 dias, respectivamente, seguidos dos piores desempenhos da África do Sul (47 dias), Emirados Árabes Unidos (40 dias), Paquistão (31 dias) e Alemanha (25 dias). Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Navios carregam 30% menos grãos em porto argentino com baixo nível do rio Paraná
Os navios de grãos argentinos que saem do polo agrícola argentino de Rosário estão tendo que cortar cargas em cerca de 30%, devido a uma nova queda “recorde” nos níveis de água do Rio Paraná, o que equivale a 13 mil toneladas a menos de carga em um navio Handymax e 16 mil toneladas a menos em um Panamax. A Argentina é o maior exportador mundial de soja processada e o segundo maior de milho. Íntegra para associados.
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