Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Jorge Bastos, ex-ANTT, vai integrar equipe do Ministério dos Transportes

Ex-diretor-geral da ANTT entre 2013 e 2018, o administrador Jorge Bastos deverá assumir a direção da Infra SA, junção das estatais Valec e EPL. Foi escolhido pelo ministro Renan Filho, que também pretende anunciar um plano sobre as diretrizes de atuação da sua pasta para os próximos 100 dias. Íntegra para associados.

Valor On-line: Exportações do agro paulista chegaram a US$ 26 bilhões em 2022

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo aponta que as exportações paulistas de produtos agropecuários cresceram 36,4% no ano passado, para US$ 25,92 bilhões, e as importações aumentaram 11,4%, para US$ 5,1 bilhões. Os embarques do agro de São Paulo responderam por 37,4% da balança comercial do Estado e tiveram participação de 16,3% na balança do país. O complexo sucroalcooleiro representou 35% dos embarques do Estado, com US$ 8,42 bilhões. O açúcar respondeu por 84,1%, e o álcool, 15,9%. O setor de carnes trouxe US$ 3,99 bilhões para o Estado, sendo a carne bovina responsável por mais de 86% de toda a receita, e o complexo soja gerou US$ 3,63 bilhões, sendo 82,3% do grão. A China foi o principal destino desses três produtos paulistas. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Safra agrícola de 2023 deve ser 12,6% maior que a anterior e bater recorde, estima IBGE

O Prognóstico da Produção Agrícola, divulgado ontem pelo IBGE, prevê que a safra agrícola de 2023 deverá alcançar a marca recorde de 296,209 milhões de toneladas, um salto de 12,6% em relação ao resultado de 2022. Os produtores brasileiros deverão plantar 75,256 milhões de hectares, uma elevação de 2,7% em relação à área colhida em 2022. Íntegra para associados.

Folha On-line e Estadão On-line: Haddad propõe pacote de R$ 242,7 bi para melhorar contas públicas

Ontem o ministro Fernando Haddad anunciou um pacote de medidas com a promessa de alcançar uma melhora fiscal de R$ 242,7 bilhões nas contas públicas deste ano. Pressionado pelo mercado para reduzir o rombo de R$ 231,55 bilhões, agravado pela PEC que autorizou a ampliação de despesas em 2023, Haddad aposta na reversão de desonerações e em medidas extraordinárias para arrecadar mais. Uma delas é um Refis para renegociar dívidas de pessoas físicas e de empresas com descontos. As iniciativas para elevar as receitas respondem pela maior parte do plano da equipe econômica, com R$ 192,7 bilhões, e as destinadas a reduzir despesas somam R$ 50 bilhões. Segundo a pasta, a combinação seria suficiente para levar o país a registrar um superávit de R$ 11,13 bilhões neste ano, mas o próprio ministro sinalizou que parte das medidas pode não surtir o efeito esperado ao esbarrar em interesses de grupos, como a reoneração dos combustíveis, ou depender da efetiva adesão dos contribuintes, como os incentivos à redução de conflitos tributários. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

Valor Econômico: Brasil tem déficit recorde no comércio com EUA

O Monitor do Comércio Brasil-EUA, da Amcham Brasil, mostra que a corrente de comércio entre os dois países atingiu o recorde de US$ 88,7 bilhões, alta de 26% ante 2021, e que a importação de bens americanos em 2022 levou o Brasil a acumular um saldo negativo de US$ 13,9 bilhões, 70% a mais que em relação a 2021. Foi o maior déficit bilateral do Brasil em relação aos seus parceiros comerciais em 2022. Nove dos dez principais produtos importados pelo Brasil dos EUA cresceram em valor por conta da guerra na Ucrânia, com destaque para óleos combustíveis, petróleo bruto e carvão mineral, que representaram 69,2% do aumento das importações. Houve também incremento nas compras de adubos e fertilizantes, para R$ 1,6 bilhão. Já o petróleo bruto, ferro-gusa, café não torrado e aeronaves concentraram mais da metade do crescimento das exportações brasileiras para os EUA. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: ‘Aproximar as áreas técnicas’, diz secretária de Infraestrutura do governo de SP sobre o Porto de Santos e a construção do túnel

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá incluindo a construção do túnel submerso é uma questão a ser definida e que está relacionada à concessão do Porto de Santos. Disse que na reunião do governador Tarcísio com o presidente Lula, na quarta-feira (11), ficou acordada uma aproximação das equipes técnicas dos governos federal e estadual para avançar na discussão. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Nova gestão da Fips assume em junho

Conforme o cronograma prevista pela SPA em seu chamamento público, as empresas VLI, MRS e Rumo terão até o dia 16 de fevereiro para entregar os documentos prévios a constituição e registro da nova cessionária que deverá assumir a gestão da FIPS. Já a SPA deverá analisar a documentação até o dia 10 de março. Constituída a cessionária, será iniciado o Plano de Transição Operacional, com a participação da nova associação, da Portofer e da SPA, cuja implantação se dará até 10 de junho. Após a conclusão do PTO, serão cumpridos os prazos contratuais para apresentação do cronograma de obras e dos projetos executivos a serem aprovados pela SPA. A cessionária será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da estrada de ferro que atende o complexo portuário santista, e terá que investir R$ 891 milhões, no prazo máximo de cinco anos, para ampliar a capacidade ferroviária local. Íntegra para associados.

Portal IN e Portos e Navios: Porto do Pecém fecha 2022 com novo recorde na movimentação de contêineres

O terminal portuário do Pecém registrou, ao longo de 2022, a movimentação de 417.132 TEU (247.377 unidades), um crescimento de 2% em relação a 2021. A cabotagem respondeu por 365.563 TEU, crescimento de 6% em relação ao ano anterior, e o longo curso atingiu a marca de 51.569 TEU. O terminal, que faz parte do Complexo do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, completou no ano passado 20 anos de operação. Íntegra para associados: Portal IN e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Codeba lança edital visando projeto de hidrogênio verde no Porto de Aratu

A Codeba lançou na segunda-feira (9) um edital de chamamento público para o recebimento de um EVTEA com vista a ampliar o desenvolvimento de energias renováveis no Porto de Aratu-Candeias. A ideia é atender a fase de planejamento de um Projeto Executivo de uma planta industrial voltada para a produção de H2V. A região em estudo possui mais de 340 mil m2 e consta no PDZ do porto organizado. Entre os objetivos do edital está a avaliação dos benefícios dos investimentos em implantação de novas infraestruturas portuárias ou melhoramentos das já existentes e dos custos com os projetos e execução das obras previstas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto do Itaqui movimenta 33,6 milhões de tons de carga em 2022

Os granéis sólidos foram o grande destaque da movimentação de 33,6 milhões de toneladas pelo Porto do Itaqui em 2022, alcançando 23 milhões de toneladas. A soja e o milho tiveram a maior movimentação anual da história do porto, com 11,2 milhões de toneladas e 6,6 milhões de toneladas, respectivamente. A exportação de celulose produzida pela Suzano no Maranhão também superou a marca histórica, com 1,705 milhão de toneladas. Íntegra para associados.

Portos e Mercados: Construção naval chinesa avança com navios ultragrandes

Dois novos navios ultragrandes de 24.000 TEU estão em construção nos estaleiros chineses, que lideram o desenvolvimento dos novos gigantes da MSC, OOCL e Evergreen. Nos primeiros dias deste mês, a Dalian Shipbuilding e a Guangzhou Shipbuilding International lançaram duas embarcações na nova classe da MSC de 16.000 TEU. O contrato prevê um total de 13 navios com entrega entre 2023 e 2025. Com 365 metros de comprimento e 50,9 metros de boca, as embarcações desenvolvidas pelo China Shipbuilding Group são cerca de 12 metros mais curtas do que as maiores embarcações de 24.000 TEU. Íntegra para associados.

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