Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/03/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line: TCU dá 90 dias para governo detalhar planos de renovação de concessões de ferrovias

O TCU fez uma série de exigências ao governo federal para que revise as negociações que envolvem renovação de concessões de ferrovias do país. Alegou que os processos contêm várias falhas que podem não garantir a melhoria do setor, tampouco a retomada de trechos abandonados e determinou que, em até 90 dias, o MT, a ANTT e a Infra S.A. deverão elaborar um plano de ação individualizado para cada uma das cinco ferrovias com concessão em fase de encerramento (FCA, Rumo Malha Sul, Rumo Malha Oeste, Ferrovia Transnordestina Logística e Ferrovia Tereza Cristina). Íntegra para associados.

Estadão (Broadcast Agro): Aprosoja-MT alerta para fila de caminhões e falta de armazéns para escoamento

A Aprosoja-MT afirmou que a falta de armazéns e a precariedade da infraestrutura no Estado de Mato Grosso têm agravado os problemas logísticos da safra de soja 2024/25. Segundo a entidade, caminhões enfrentam filas de até três dias para descarregar, enquanto as chuvas prolongadas prejudicaram a qualidade dos grãos e atrasaram o escoamento da produção. Os caminhões cobram mais porque ficam parados na fila, esperando para descarregar. Além disso, a carroceria do caminhão acaba sendo um instrumento de armazenagem. Íntegra para associados.

Folha: Mato Grosso leiloa 2.104 km de rodovias estratégicas para o agro nesta sexta

Seis lotes com trechos de rodovias estaduais de Mato Grosso vão a leilão amanhã na B3, em São Paulo. Serão concedidos 2.104 quilômetros de trechos, com um investimento previsto de R$ 8 bilhões ao longo dos 30 anos de vigência dos contratos. Os maiores aportes estão previstos para o lote 2 (entre Nova Mutum e Campo Novo do Parecis R$ 1,8 bilhão e entre Campo Verde e Sinop R$ 1,7 bilhão). O leilão seguirá o critério de menor valor de tarifa de pedágio combinado com uma curva de aportes. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line: “Não existe bala de prata”, diz presidente da CNT sobre mudanças climáticas

Durante painel sobre transição energética e COP30, no Brasil Summit, o presidente da CNT, Vander Costa, ilustrou algumas possibilidades para a redução de poluentes no setor. Citou o aproveitamento — por alguns segmentos do setor — do gás metano gerado em outras áreas, como a do agronegócio e da coleta de lixo, e a implementação do Correio Verde, um serviço de transporte sustentável de arquivos e documentos com uso de embalagens recicladas e tintas menos nocivas ao meio ambiente, como acontece em São Paulo e em alguns estados do nordeste. Destacou que “não existe bala de prata”, mas que a melhor solução que pode ser feita de maneira imediata é a renovação da frota. Íntegra para associados.

Portal Veja: Setor de transporte move mais de R$ 185 bi em cargas com abatimento de CO2

O setor de transporte brasileiro moveu mais de R$ 185 bilhões em cargas asseguradas com compensações de emissão de carbono, entre março e dezembro de 2024, segundo dados da multinacional de tecnologia NDD. Mais de 800 transportadoras brasileiras aderiram à plataforma logística Averba, da NDD, que permite a compensação de carbono. Íntegra para associados.

Portal UOL (Agência Brasil): Brasil projeta recorrer à OMC contra tarifa impostas pelos EUA ao aço e alumínio

O governo brasileiro anunciou, em nota, que vai avaliar todas as possibilidades de ação no campo do comércio exterior contra a medida do presidente Donald Trump que impõe tarifa em vigor de 25% às importações americanas de aço e alumínio. Recorrer à OMC está entre as possibilidades. Segundo a CNI, os Estados Unidos são o destino de 54% das exportações de ferro e aço brasileiros. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Jornal da Orla (p. 9) e BE News (p. 5): Santos Export acontece na próxima semana, com painéis técnicos e debates

O Santos Export 2025 vai acontecer nas próximas terça e quarta-feira (18 e 19), no Santos Convention Center. O evento – aberto apenas a autoridades e patrocinadores – contará com painéis técnicos e debates sobre os planos de ampliação do Porto de Santos, a licitação do Tecon Santos 10, a implantação de corredores logísticos, o desenvolvimento de novas tecnologias e os gargalos logísticos que impactam as exportações e importações. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 9) e BE News (p. 5).

R8 Portal da Baixada Santista: Santos recebe o 1º Congresso Nacional Aduaneiro em abril

No dia 25 de abril, a cidade de Santos sediará o 1º Congresso Nacional Aduaneiro. O evento é uma oportunidade para autoridades e profissionais de comércio exterior discutirem as últimas tendências e mudanças nas legislações, regulamentações e novas práticas de despacho aduaneiro. Promovido pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) e patrocinado pela ABTRA, o congresso ocorrerá das 8h às 13h, no Auditório da Delegacia da Receita Federal, em Santos. O presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, participará do painel “Receita Federal e DUIMP: A nova era da importação no Brasil”, às 11h30. Os ingressos são gratuitos e limitados, e podem ser adquiridos em: https://congressonacionaladuaneiro.eventbrite.com.br. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): TUP multipropósito pode colocar Porto entre os maiores do mundo

O Porto de Santos poderá subir de posição no ranking dos maiores portos do mundo com o futuro Terminal Portuário Logístico (TPL), da Triunfo Participações e Investimentos. O complexo porto-ferroviário será instalado na Área Continental de Santos e movimentará 20 milhões de toneladas por ano. O projeto está em fase de elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Íntegra para associados.

Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais suspende audiência sobre condomínios logísticos

A APS e a Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais suspenderam a audiência pública, que aconteceria no próximo dia 14, para debater a instalação dos condomínios logísticos em Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. A APS alegou a necessidade de providências a serem tomadas antes da audiência. A suspensão acontece no momento em que um dos projetos, na Ilha do Tatu, em Cubatão, enfrenta resistências por conta dos possíveis impactos ambientais e sociais. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10).

A Tribuna de Santos: Navio desgovernado bate em três embarcações da Marinha no Porto de Santos e deixa oficial ferido

O petroleiro Olavo Bilac colidiu com três embarcações da Marinha, ontem, por volta das 23h20, no Porto de Santos. Segundo a APS, após apresentar os problemas no leme, o navio acabou virando para o costado do píer da Marinha, se chocando contra as embarcações que estavam atracadas no local e foram danificadas pela colisão. O navio, que tinha como destino a cidade de Angra dos Reis, retornou para o cais da Alemoa 1, onde aguarda perícia por parte da Capitania dos Portos. Íntegra para associados.

Jornal do Comércio: Estado e portos da Baía de Babitonga assinam contrato histórico para dragagem do canal de acesso

Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá assinarão amanhã o contrato inédito de PPP para a obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. Também será lançado o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto. A obra, que envolve um investimento de cerca de R$ 300 milhões, permitirá a atracação e operação de embarcações de 366 metros de comprimento. O grande diferencial do projeto é a destinação dos sedimentos da dragagem para a recuperação das praias de Itapoá, ampliando a faixa de areia. Íntegra para associados.

Tribuna do Norte e Portal BE News: RN e Portugal assinam acordo para criação de linha de transporte marítimo

Os portos de Natal e Setúbal assinaram ontem, em Portugal, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Codern e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que estabelece as bases para a criação de uma linha de transporte marítimo regular entre os dois terminais portuários, facilitando o fluxo de mercadorias, e ampliando as relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e os portugueses. A parceria prevê investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas, visitas técnicas e o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação portuária, inovação tecnológica e gestão portuária. Íntegra para associados: Tribuna do Norte e Portal BE News.

Imprensa setorial:

BE News (p. 6): Brasil Tech vai desvendar o PCS em evento gratuito

O Grupo Brasil Export e a ABTRA vão esclarecer como o Port Community System (PCS) funciona na prática, os seus modelos de governança e as tecnologias envolvidas, na terceira edição do Brasil Tech, que será realizada na próxima segunda-feira (17), das 15 às 19 horas, no auditório do Senai Santos. O evento contará com uma palestra sobre os aspectos gerais do PCS, um painel com especialistas no tema, incluindo o professor responsável pelos estudos do PCS na USP, e um segundo painel com empresas de atuação global que utilizam o sistema. “Desde 2018 o PCS vem sendo debatido por aqui, com iniciativas de implantação que não alcançaram, até agora, sucesso. A gente percebeu que isso decorre muito da falta de entendimento sobre a plataforma e, por isso, pensamos em uma programação robusta para desvendar o sistema”, explica o presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Íntegra para associados.

BE News (p. 10): Grupo Chibatão planeja novo píer flutuante no Amazonas

O Grupo Chibatão iniciou o processo de autorização para a instalação de um novo píer flutuante para garantir a continuidade das operações logísticas no Amazonas, independentemente das condições climáticas nos próximos meses. O diretor-executivo do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, se reuniu na segunda-feira (10) com o capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, André Carvalhaes, para entregar um ofício formalizando o pedido para a implantação da estrutura ainda este ano. De acordo com o capitão dos Portos, o mundo inteiro está atento ao regime de seca e a antecipação traz tranquilidade ao mercado. O Governo do Amazonas afirmou recentemente que, até o momento, não há previsão de uma seca tão severa quanto a de 2024, mas especialistas alertam que eventos climáticos extremos podem se tornar mais frequentes, tornando essencial o planejamento contínuo para migar impactos na logística regional. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Fico/Fiol tem risco elevado por incerteza sobre Porto em Ilhéus e trecho novo na Bahia

A primeira sessão presencial da Audiência Pública sobre a concessão para exploração da Ferrovia de Integração Centro-Oeste e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na terça-feira (11), em Brasília, foi marcada por críticas quanto aos riscos do projeto, admitido como “complexo” até por representantes do governo. A falta de definição sobre se haverá um porto para atender a ferrovia e a construção de um novo trecho entre os dois projetos, a chamada Fiol 3, foram as principais queixas na primeira apresentação pública da proposta. O projeto de 1.708 quilômetros, que cruza os estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, é composto por três trechos: Fico 1, de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), que está em construção em modelo de investimento cruzado; Fiol 2, de Caetité (BA) a Barreiras (BA), também em construção pelo poder público; e Fiol 3, de Correntina (BA) a Mara Rosa (GO), que deverá ser integralmente implantado pela vencedora a partir de determinados gatilhos de investimentos. Eles seriam ligados à Fiol 1, já leiloada em 2021, mas que está com os investimentos para sua execução completamente fora do prazo previsto de entrega, e à Fico 2, que ficou como um investimento não obrigatório da concessão. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Exportações devem crescer acima de 5% ao ano até 2034, projeta estudo

Um estudo da Tendências, contratado pela ABTP, projeta que a movimentação de cargas de exportação vai ocorrer a uma taxa média de crescimento de 5,7% ao ano entre 2024 e 2034. O levantamento indica ainda que as projeções para a movimentação de cargas importação cresçam a uma taxa média de 3,6% ao ano. A Associação ressaltou que, com base na metodologia de Matriz Insumo-Produto (MIP) do IBGE, as projeções desse cenário alternativo para o período de 2025 e 2034, indicam resultados positivos com uma injeção da ordem de R$ 3 trilhões na economia brasileira. No acumulado do período, espera-se um aumento de R$ 2,3 trilhões na economia brasileira. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Brasil e Arábia Saudita sinalizam acordo para investimento no setor portuário

O ministro Silvio Costa Filho apresentou ao Red Sea Gateway Terminal (RSGT) e ao Jens Floe Group, companhias do setor aquaviário da Arábia Saudita, a carteira de investimento do programa de concessões de portos e hidrovias do Brasil. O encontro foi realizado por meio de videoconferência, na terça-feira (11). O grupo RSGT manifestou interesse em investir nos ativos que serão arrendados pelo Governo Federal, especialmente em Itaguaí (RJ), na Bahia e no Tecon Santos 10. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco