Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Desaceleração da China já afeta o resto do mundo
Os “lockdowns” impostos para conter a covid-19 estão estrangulando a atividade na segunda maior economia do mundo. A demanda pelas exportações da China está caindo à medida que as economias lutam com o aumento dos preços e das taxas de juros. Os efeitos da desaceleração da China aparecem em todo lugar, das fábricas alemãs aos pontos turísticos da Austrália. As exportações dos países asiáticos estão caindo com a menor demanda chinesa. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Transporte marítimo seguirá afetado por lockdowns na China, diz MSC
O impacto dos lockdowns na China para combater a Covid-19, especialmente no megaporto de Xangai, continuará por meses para o setor de transporte marítimo de cargas em contêineres, disse nesta quinta-feira (12) o diretor-presidente da MSC no Brasil, Elber Justo, durante seminário internacional do café. Exportadores, incluindo o setor de café, vêm lidando com o problema durante a pandemia, enfrentando maiores custos e gargalos para escoar os produtos. Íntegra para associados.
Valor On-line: Transportes atingem maior patamar da série histórica, puxados por cargas, diz IBGE
Tracionado pelo segmento de cargas, o setor de transportes estava em março passado 18% acima do nível de fevereiro de 2020, a melhor situação entre as cinco atividades de serviços. O segmento de transportes de passageiros, por sua vez, ainda está 1,3% abaixo do pré-pandemia. Já o transporte de cargas está 23,2% acima de fevereiro de 2020. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Informativo dos Portos: Audiência pública sobre Taxa de Movimentação no Terminal acontece na próxima terça
A Antaq realizará audiência pública virtual na próxima terça-feira (17), às 15h, para obter contribuições para aprimorar as normas relativas à sistematização do mecanismo de análise e apuração de possíveis abusividades relacionadas à cobrança de THC de usuários, por parte dos armadores que atracam em instalações portuárias brasileiras. O tema está na Agenda Regulatória da Agência, biênio 2020/2021. A audiência pública será transmitida via streaming, gravada e disponibilizada no canal da Antaq no Youtube. Íntegra para associados: Santa Portal e Informativo dos Portos.
A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. b-5): Atrasos de navios são gargalo para exportação
Um novo gargalo nas exportações brasileiras foi detectado pela Antaq, após reuniões com armadores, terminais portuários, importadores e exportadores que atuam no Brasil. Segundo a diretora da agência, Flávia Takafashi, o atraso nas rotas de navios que embarcam produtos nos portos brasileiros é hoje o principal problema do tráfego de carga marítima do País. Ela explica que o cenário logístico atual no Brasil é reflexo do atraso somado aos cancelamentos de embarques em alguns portos. Íntegra para associados.
DM Sudoeste: Após autorização da Receita Federal, Porto de São Francisco abre [hoje] novo gate
A abertura, autorizada pela Receita Federal nesta semana, agilizará a entrada e saída de caminhões na área portuária. No local foram construídas três modernas balanças. No entanto, neste primeiro momento, apenas uma será utilizada de forma experimental. A previsão é que nas próximas semanas todos os equipamentos estejam autorizados a funcionar, permitindo ampliar o número de balanças, das atuais duas para cinco. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Senado aprova Medida Provisória que prorroga por um ano o drawback, um incentivo fiscal à exportação
O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (12) a Medida Provisória 1.079/2021, que prorroga por mais um ano o prazo do regime aduaneiro especial de drawback. A matéria vai à sanção presidencial. Os prazos já tinham sido prorrogados uma vez. Desta vez, a justificativa do governo é que os efeitos econômicos da pandemia de covid-19 sobre a cadeia produtiva ainda persistem e isso poderia prejudicar as empresas exportadoras que não conseguiram vender efetivamente seus produtos devido à queda de demanda. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Demanda reprimida por lockdown na China pode ser revertida em 2º semestre forte
A Santos Brasil enxerga, a partir da reabertura dos portos chineses, a possibilidade de um segundo semestre forte. A avaliação da empresa leva em conta uma provável demanda de extra loaders que deve acontecer por causa dessa volatilidade na cadeia de suprimentos. O presidente do grupo, Antônio Carlos Sepúlveda, acredita que, considerando que este lockdown será suspenso em algum momento ao longo deste ano, haverá um grande volume de carga represada na Ásia porque os armadores não fecharam booking. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Movimentação do Porto do Rio de Janeiro cresce 13,5% no 1° trimestre
O Porto do Rio de Janeiro movimentou 2,4 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre deste ano (+13,5%) ante o mesmo período de 2021, segundo a CDRJ. A tendência de crescimento na movimentação de carga conteinerizada observada em meses anteriores se manteve no 1° trimestre, com um acréscimo de 27,2% na movimentação de contêineres, na mesma base de comparação. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022