Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line e Folha On-line (Reuters): Porto de Santos: governo mantém contrato de arrendamento
Ontem o ministro Márcio França aprovou a extensão do contrato de arrendamento firmado entre o Ecoporto Santos e a Autoridade Portuária de Santos, que terminaria neste mês. A decisão garante a continuidade das operações portuárias e de armazenagem de carga realizadas pelo terminal e vigorará por 180 dias, “até que haja uma definição de política pública sobre a destinação da área, podendo ser alterada, prorrogada ou revogada, a critério do poder concedente”, diz o comunicado da Ecorodovias. Íntegra para associados: Valor On-line e Folha On-line.
Estadão On-line e Valor On-line: Wilson Sons dispara com informação de que está sendo vendida
A Wilson Sons confirmou que a Ocean Wilsons está realizando uma análise estratégica sobre os investimentos na empresa, o que fez as ações da Wilson Sons subirem 10,9%, entre as maiores valorizações no início da sessão de ontem do pregão. Ainda não há certeza quanto ao resultado. Segundo comunicado divulgado ontem, a Ocean Wilsons não recebeu proposta de terceiros com relação a uma possível transação. A MSC poderia oferecer R$ 5 bilhões pela participação de 57% da Ocean Wilsons na Wilson Sons ou R$ 8,8 bilhões por 100%, segundo o Bradesco BBI. Íntegra para associados: Estadão On-line e Valor On-line.
Valor Econômico: Mato Grosso do Sul planeja renovar carteira de concessões
O governo do Mato Grosso do Sul planeja renovar suas concessões na área de infraestrutura. O avanço dos próximos leilões de rodovias dependerá do resultado das discussões em torno da relicitação da MSVias, concessão da CCR na BR-163, que está em processo de devolução para o governo federal. O governo estadual também analisa o projeto de concessão do Terminal Portuário de Porto Murtinho, nas margens do rio Paraguai, para transporte de grãos e outras cargas. Íntegra para associados.
O Globo, Valor Econômico e Folha On-line: Changi sinaliza em carta que pode ficar no Galeão, e Planalto avalia forma de colocar Santos Dumont sob a mesma gestão
A Changi sinalizou ao secretário do PPI, Marcus Cavalcanti, que deseja manter a concessão do aeroporto do Galeão e que está aberta a discutir alternativas. Agradeceu a iniciativa do governo federal de consultar o TCU sobre tal possibilidade. O ministro Vital do Rego, relator do processo no TCU, marcou para 21 de junho o julgamento da consulta, que abrange outros ativos com problemas. A solução pode passar pela criação de uma sociedade de propósito específico (SPE), reunindo a Infraero, a prefeitura do Rio e o governo do Estado. A proposta foi apresentada ontem pelo ministro Rui Costa, em reunião com o governador Cláudio Castro e o presidente Lula. Segundo Castro, foi debatida a hipótese de contratar a Changi para administrar os aeroportos do Galeão e Santos Dumont. Íntegra para associados: O Globo, Valor Econômico e Folha On-line.
Folha (Painel S.A): Concessionárias reclamam que impasse dos precatórios prejudica financiamentos
Concessionárias interessadas em usar precatórios como moeda de troca em negócios com a União reclamam que já existe uma situação de insegurança jurídica criada pelo governo, que liberou o uso para algumas concessionárias e não para outras. A Anac, por exemplo, liberou, com ressalvas, a SPE Novo Norte para operar os aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP), mas não deu aval a outras empresas, como a de Congonhas. Já a Aena, que arrematou o bloco de aeroportos liderados por Congonhas, desistiu do uso dos precatórios antes de uma resposta da Anac. Nas ferrovias, a Rumo foi à Justiça contra decisão da ANTT que não aceitou precatórios em pagamento. A AGU disse que faria uma consulta pública, mas nada foi marcado até o momento. Até lá, continua valendo a suspensão do uso desses papéis em concessões. Íntegra para associados.
Folha: ANTT publica edital do segundo lote de rodovias do Paraná e marca leilão para setembro
Ontem a ANTT publicou o edital de concessão do lote 2 da PR Vias (Rodovias Integradas do Paraná) contendo 605 km de trechos de rodovias federais e estaduais. O leilão foi marcado para 29/09. O modelo será exclusivamente por menor tarifa, com aportes crescentes e proporcionais para deságios acima de 18%. A previsão de receita, após 30 anos de contrato, está estimada em cerca de R$ 37,2 bilhões. O segundo lote abrange as rodovias federais BR-153/277/369/PR e as estaduais PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855, que cortam as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Íntegra para associados.
Estadão: UE vai investir R$ 10 bilhões em hidrogênio verde no Brasil e doar R$ 105 milhões ao Fundo Amazônia
A União Europeia investirá 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil para reduzir a dependência e o uso de combustíveis fósseis. Fará uma doação inicial de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia. Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o investimento na produção do hidrogênio verde brasileiro será um “carro-chefe” do plano europeu chamado Global Gateway, complementado por recursos de entes privados e dos 27 países individualmente. Ursula também afirmou que a UE pretende investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe, em resposta à crescente presença da China nas Américas, sobretudo com financiamento de obras de infraestrutura. A União Europeia e o Brasil firmaram ainda uma parceria para suprir a demanda por matérias-primas críticas, usadas no processo de transição energética. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: MPF investiga uso indevido de buzinas no transporte ferroviário do Porto de Santos, SP
O MPF-SP abriu um inquérito para apurar o uso indevido de buzinas no transporte ferroviário no Porto de Santos. A APS disse não ter sido notificada e ressalta que o uso dos sinais sonoros segue as normas de segurança. A prefeitura afirmou não ter legislação municipal sobre o uso das buzinas. A ANTT explicou que há procedimentos rigorosos nas proximidades das passagens em nível e que verificará eventuais descumprimentos das regras. Íntegra para associados.
Santa Portal: Alfândega retém 17 contêineres com mercadorias falsificadas no Porto de Santos
A Alfândega da RFB no Porto de Santos está retendo 17 contêineres com mercadorias falsificadas. A seleção da carga foi feita pela área de Gestão de Riscos da RF e utilizando imagens de escâneres. São mais de 84 toneladas de caixas de som, mini games, cigarros eletrônicos, aparelhos celulares, baterias, peças automotivas, mel do amor, carregadores, pomada anestésica, calçados, relógios, roteadores, capas de celular, bolsas e fones de ouvido. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Programa de descontos para caminhões novos não anima autônomos do Porto de Santos
Caminhoneiros autônomos afirmam que os altos valores de caminhões 0 KM e de seminovos, que fazem parte do programa de redução de preço de veículos do Governo Federal, tornam a troca inviável. A medida está em vigor desde 5/junho e vale por quatro meses, com o objetivo de movimentar o setor e facilitar a renovação de frota, com foco em caminhões com mais de 20 anos de uso. Serão destinados R$ 500 milhões aos automóveis de passeio e R$ 1 bilhão para a troca de ônibus e caminhões. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News – p. 7 (Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do diretor-executivo da ABTRA e presidente do Brasil Tech Export, Angelino Caputo): Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 – Onde estamos
Se considerarmos literalmente o termo Indústria 4.0, ou seja, as principais inovações tecnológicas das áreas de automação e tecnologia aplicadas no “chão de fábrica”, tem muita coisa funcionando. IoT, Big Data e Inteligência Artificial já chegaram lá. Do ponto de vista das pessoas físicas, o que de fato tem feito sucesso é a Inteligência Artificial. Essa, sim, está se consolidando como a principal tecnologia da Quarta Revolução Industrial. A maioria das pessoas já sabe o que é o ChatGPT. Mas nada está garantido. Parece que já não fazem mais revoluções industriais como antigamente. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Cooperaportos debate estratégias ESG no mercado
Hoje o XXX CooperaPortos, promovido pela Antaq, vai debater “A estratégia ESG aplicada ao setor portuário”. O evento segue até quinta-feira (15), no Porto Sudeste, na Ilha da Madeira, no Porto de Itaguaí. A programação será transmitida via: www.portalbenews.com.br. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Grupo prevê remoção de 55 embarcações soçobradas no RJ até final de 2024
A iniciativa liderada pela Portos Rio para remover 55 embarcações soçobradas e cascos abandonados na Baía de Guanabara até o final de 2024 conta com a parceria da Capitania dos Portos, da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Pelo menos as 42 embarcações de madeira que se encontram nessa situação serão retiradas até o final do ano. Em maio, o governo do Rio sancionou a Lei 10.028/2023, que tem como objetivo estimular as atividades desenvolvidas para reciclagem de embarcações e demais ativos marítimos. Íntegra para associados.
Tecnologística: Porto Itapoá investe em sistema de monitoramento e resposta a incidentes
Na semana passada, o Porto Itapoá inaugurou uma Sala de Segurança com o exercício simulado realizado em conjunto com a Marinha do Brasil. Foram investidos R$ 3,75 milhões, incluindo um novo sistema de monitoramento, além de novas câmeras, instaladas estrategicamente em todas as áreas do Terminal e um vídeowall para monitoramento das imagens, em substituição aos antigos monitores. O sistema passa a contar com inteligência artificial e câmeras térmicas para melhor visualização à noite e em dias de cerração. Íntegra para associados.
Agência Porto: CNT envia contribuições para consulta pública do Plano de Redução do Custo Brasil 2023-2026
Ontem a CNT inseriu no site da Presidência da República contribuições à consulta pública do Plano de Redução do Custo Brasil 2023-2026, que visa melhorar normas que geram custos excessivos ou inadequados à atividade econômica, especialmente aquelas divergentes de práticas internacionais bem-sucedidas. Dentre as sugestões da entidade estão medidas para melhorar a segurança pública no enfrentamento ao roubo de cargas e danos aos veículos e patrimônio das empresas e aos usuários do transporte, e a garantia de que a proposta de reforma tributária em discussão no Congresso não aumente a carga de impostos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023