Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, G1 (BA) e Fórum Brasil Export: Governo faz leilão de três terminais portuários hoje
O leilão de três contratos portuários, em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Santana (AP), prevê investimentos de R$ 106,6 milhões. Vence aquele que oferecer o maior valor de outorga. “É um ‘esquenta’ para os leilões de novembro”, disse o secretário Diogo Piloni. Íntegra para associados: Valor, G1 e Fórum.
Folha On-line e Estadão On-line: Regulação limita financiamento de concessões de infraestrutura, dizem bancos a ministro
O ministro Tarcísio de Freitas, em encontro ontem promovido pela Febraban, fez sua costumeira prestação de contas. O grupo relatou estar enfrentando dificuldades para ser recebido por investidores internacionais, espantados com o desmatamento desenfreado na Amazônia. Íntegra para associados: Folha e Estadão.
Valor Econômico e CNN Brasil: País precisa mudar política ambiental, diz Tarcísio
O ministro Tarcísio de Freitas reconheceu que o Brasil precisa dar respostas imediatas sobre a questão do meio-ambiente e mudar suas políticas, em especial sobre a preservação da Amazônia. Sugere um “road show” junto a investidores globais com o objetivo de apresentar esse compromisso e, assim, mudar a imagem negativa que se tem sobre o Brasil em relação ao tema. Íntegra para associados: Valor e CNN.
Valor Econômico: China fecha terminal em 3º maior porto devido a covid
A China fechou ontem parcialmente um importante terminal do porto de contêineres de Ningbo-Zhoushan, o terceiro mais movimentado do mundo, após um funcionário do local ser diagnosticado com covid-19. O terminal fechado responde por cerca de 25% das cargas de contêineres que passam pelo porto, com base em cálculos da consultoria de segurança GardaWorld. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Gaúcha ZH: Porto do Rio Grande recebe a maior carga de fertilizantes a granel de sua história
O navio Medan Express, de bandeira chinesa, desembarcou cerca 41.750 toneladas no local nos últimos dias. De acordo com a empresa Vanzin, operadora portuária responsável pela carga, a embarcação descarregou a maior quantidade de fertilizantes da história do porto. O navio trouxe cargas de superfosfato triplo (TSP) e superfosfato simples (SSP), que são derivados de minérios naturais de fosfato. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. b-5): Caem exportações de café por Santos
O Porto de Santos exportou, entre janeiro e julho, mais de 18,4 milhões de sacas de 60 kg de café. O volume, 0,5% menor do que o embarcado nos sete primeiros meses do ano passado, representa 77,5% do produto brasileiro exportado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Entidades setoriais pressionam por definição do Reporto
O setor empresarial continua com articulações no Congresso e junto ao governo federal a fim de garantir a prorrogração do Reporto. No final de julho, entidades dos setores portuário e ferroviário, dentre elas a ABTRA, voltaram a se manifestar pedindo a votação do projeto de lei 4.199/2020, a fim de apreciar a emenda que trata da renovação do regime especial. Íntegra para associados.
Agência iNFRA (artigo do presidente da Ferrofrente e da Aguaviva – Ação Guarujá Viva, José Manoel Ferreira Gonçalves): iNFRADebate: Ferrovias e o porto de Santos – rever o PDZ é essencial para planejar o crescimento
Ao aprovar o novo PDZ do Porto de Santos, após mais de 15 anos de discussões intermináveis, o MINFRA não conseguiu alcançar o que se esperava: um melhor planejamento do maior e mais importante aparelho portuário do país. Publicada no DOU, a Portaria nº 1.620 do MINFRA é decepcionante como instrumento de polícia pública. O documento não propõe mudanças significativas para a região, especialmente quanto às medidas concretas que possam afetar o tráfego ferroviário nas duas margens do porto. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021