Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line: Tarcísio enfrenta vetos a projetos de infraestrutura com escalada golpista de Bolsonaro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugeriu que deixará expirar a validade da MP que estabelece um novo marco legal para as concessões ferroviárias. A resistência de Pacheco se soma a outras frentes de oposição com potencial para interromper o avanço de grandes projetos do MINFRA, como o da Ferrogrão, a relicitação do aeroporto de Viracopos e a renovação antecipada de malhas ferroviárias. A construção da Ferrogrão, uma das obras mais intensivas em termos de investimentos, é foco de um embate entre a Rumo e o governo e também pode ser barrado por decisão do STF. Embora o edital de concessão da NovaDutra já tenha sido publicado, parlamentares consideram questionar na Justiça o próprio modelo da concessão. Embora bem avaliado pelo Congresso Nacional, o ministro Tarcísio passou a ser alvo de ataques devido à proximidade com o presidente. Íntegra para associados.
O Globo: Empresas aumentam frota própria e adotam frete flexível para se protegerem de greves de caminhoneiros
Empresas passaram a aumentar estoques e a ter contratos de fidelidade com as transportadoras para, em caso de paralisações ou protestos, terem garantia contratual de que o serviço de transporte será prestado. O problema é o custo adicional dessas iniciativas. A dependência do transporte rodoviário é um fator que atrapalha os negócios. Hoje o transporte marítimo está com fretes elevados e com falta de contêineres. A maior parte está sendo usada nas exportações para a Ásia. Íntegra para associados.
Valor On-line: Rumo adquire participação na Brado por R$ 388 milhões
A Rumo comunicou na sexta-feira (10) o encerramento do processo arbitral entre a companhia e os acionistas minoritários da Brado, e a aquisição de 15,42% do capital social dessa empresa por cerca de R$ 388 milhões. Íntegra para associados.
Estadão On-line: PIB deverá avançar apenas 0,4% em média desde 2012, calcula economista da Austin Rating
“O Brasil vive uma situação de ‘estagflação’ há muito tempo. A economia não consegue crescer, mas a inflação acontece”, afirmou o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Ele cita que, nos últimos dez anos, a média de crescimento anual do PIB deverá ficar em 0,4%, e a da inflação anual ficará em 5,9% pelo IPCA. A “estagflação” é uma “situação” que ocorre na economia, quando “a estagnação ou o declínio do nível de produção e emprego se combinam com uma inflação acelerada”. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Quando as cadeias produtivas devem voltar ao normal? Talvez em meados de 2022
Passados mais de 18 meses desde que países implementaram as primeiras medidas de restrição por causa da pandemia, as cadeias mundiais de produção ainda não se recuperaram completamente, e, na verdade, novos surtos da covid-19 agudizaram problemas. A indústria global tem operado com limitação de peças, componentes e matérias-primas, e o resultado aparece em prazos estendidos e custos mais elevados, tanto dos próprios insumos quanto do frete. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-10) e Boqnews: Anvisa não recomenda cruzeiros marítimos
A Anvisa afirmou ontem que mantém o posicionamento de suspender a temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. Na Baixada Santista, o setor espera que a decisão seja revista. Seis navios, da MSC e Costa Cruzeiros, estão previstos para atracar no Porto na temporada 2021/2022, com início em 5 de novembro. As empresas já planejam protocolos de segurança nas embarcações e esperam uma reavaliação da agência. O Ministério do Turismo e a Cruise Lines Internacional Association reforçaram que as negociações para a retomada prosseguem. Íntegra para associados: Tribuna e Boqnews.
Folha PE: Importações pelo Porto de Suape batem recorde em arrecadação
No mês de agosto, as importações pelo Porto de Suape atingiram a marca de US$ 900,6 milhões, número 27% maior que no mês e mais que o dobro do importado em agosto de 2019 (praticamente anterior à pandemia). Elas representam 95% do total importado pelo estado de Pernambuco. Íntegra para associados.
O Maranhense: Porto do Itaqui Lab apresenta primeiros resultados
Na semana passada, a EMAP realizou o Demoday Itaqui Labs, jornada de inovação aberta do Porto do Itaqui. O encontro digital reuniu o presidente Ted Lago, diretores e profissionais da EMAP, além de representantes de empresas operadoras, arrendatárias, não-arrendatárias, universidades, empresas públicas, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e de outros portos. Um grupo de 31 profissionais, dividido em oito times, trabalhou durante quatro meses no desenvolvimento de soluções para desafios mapeados na primeira fase do programa, que agora passarão às fases de testes, busca de parcerias institucionais para formatação de produtos e contratação de startups. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Apesar do encalhe de navio de bandeira panamenha, tráfego flui normalmente no Canal de Suez
De acordo com informações da Autoridade do Canal de Suez SCA na quinta-feira (9), após breve encalhe do navio graneleiro Coral Crystal, 61 navios transitaram nos dois sentidos do canal, somando 3,2 milhões de toneladas. O tráfego, portanto, não foi afetado pelo encalhe, uma vez que foi direcionado para o ramal leste do desvio de Al-Ballah. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Conselheiros do Cade questionam memorando firmado com Antaq sobre SSE/THC-2
Na sessão plenária realizada em 1º/09, a conselheira Lenisa Rodrigues Prado levou ao plenário um despacho pedindo a anulação do termo, firmado em junho. O argumento é que o memorando foi assinado ao final do mandato do então presidente do Cade, Alexandre Barreto, sem ser discutido com os demais integrantes do conselho. A assinatura do memorando sem consulta aos conselheiros foi questionada, inclusive, por conselheiros que já manifestaram entendimento, tanto a favor quanto contrários à cobrança. Na última quinta-feira (9), parecer do procurador-chefe da Procade, Walter de Agra Júnior, ressaltou que um despacho proferido com o fim de anular ou revogar um ato com base no exercício da autotutela administrativa, em matéria que seja de competência do plenário, deve ser necessariamente deliberado pelo colegiado, que será responsável por eventual decisão revisora de ato administrativo. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá apresenta projetos para comitiva nacional que acompanha os trabalhos da nova Ferroeste
Os estudos preliminares de viabilidade para implantação/readequação da Ferroeste, qualificada no PPI em 2020A foram apresentados na sexta-feira (10) para uma comitiva formada pela ANTT, MINFRA e ME, acompanhada pelo Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário (GT Ferrovias). “Com os investimentos projetados com as licitações de áreas e o projeto do Moegão, o Porto de Paranaguá terá condição plena de atender toda a demanda projetada pela Nova Ferroeste”, garante o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. A estimativa é que se chegue a 38 milhões de toneladas no primeiro ano de concessão. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Videoconferência discute processo desestatização do porto de Itajaí
Na sexta-feira (10), um encontro de autoridades locais com a participação do diretor de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias do MINFRA, Fábio Lavor Teixeira, discutiu contraproposta a ser enviada ao governo de manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal. Amanhã, acontecerá no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí uma nova reunião de trabalho com os representantes de órgãos da administração pública, sociedade civil, setor produtivo e trabalhadores portuários. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Municipalizar o Porto de Santos para alcançar o futuro
Depois de 25 anos de experiência exitosa com o porto municipalizado, que desenvolve pujantemente a região e expandiu a sua competitividade além do estado, Itajaí-SC se mobiliza em defesa da renovação dessa delegação. Um modelo de autoridade portuária que governa os principais portos do mundo. Porém, sabe-se lá o porquê, a SNPTA opõe-se a esse sucesso e não reconhece que é chegada a hora de municipalizar o Porto de Santos. A Prefeitura e a Câmara Municipais precisam entender o papel e o benefício da Autoridade Portuária municipalizada para Santos, e tomar posição em defesa do futuro da cidade, intimamente ligado ao porto. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021