Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo e A Tribuna de Santos: Novos ministros tomam posse nesta quarta-feira sem cerimônia no Palácio do Planalto
O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, toma posse hoje, às 15 horas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Márcio França, por sua vez, vai assumir o novo Ministério da Micro e Pequenas Empresas. Os dois novos integrantes do primeiro escalão do governo também serão recebidos hoje pelo presidente Lula em um encontro fechado. A entrada no cargo de Costa Filho, de 41 anos, faz parte da minirreforma ministerial organizada por Lula para permitir o ingresso do Centrão na Esplanada dos Ministérios. A pasta é cobiçada devido à abrangência e à verba federal disponível para projetos e obras. Na Baixada Santista, o túnel Santos-Guarujá e o Aeroporto Civil Metropolitano, no Distrito de Vicente de Carvalho, estão nesse escopo. O setor portuário espera que as políticas diretamente ligadas ao Porto de Santos não sejam interrompidas. Íntegra para associados; O Globo e A Tribuna de Santos.
Valor Econômico: Rio vai criar fundo para atrair companhias aéreas e prepara pacote para melhorar acessos ao Galeão
A prefeitura do Rio trabalha com o governo do Estado e a RioGaleão na criação de um fundo para atrair e incentivar companhias aéreas internacionais a operarem na cidade. O programa tem como objetivo promover o Rio de Janeiro como destino turístico e mitigar riscos econômicos e financeiros para as companhias aéreas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura, Chicão Bulhões, antecipou a iniciativa em um encontro para apresentar os primeiros resultados da coordenação entre os aeroportos cariocas. Outra matéria do Valor Econômico informa que Bulhões avalia que a saída do ministro Márcio França do MPor pode contribuir para um diálogo que trate do Brasil “para além de fronteiras locais”. Íntegra para associados; Valor Econômico e Valor Econômico.
CNN Brasil: Orçamento prevê R$ 1,84 bi para projetos de infraestrutura via PPP
O projeto do Orçamento de 2024, enviado pelo governo ao Congresso, prevê uma ação específica para futuros aportes da União em concessões de rodovias e ferrovias. O Ministério do Planejamento separou R$ 1,84 bilhão para a iniciativa, uma saída costurada pelo governo para viabilizar PPPs federais nessas áreas. Para as ações destinadas a concessões rodoviárias, o valor reservado foi de R$ 1,29 bilhão. Para as ferrovias, de R$ 645 milhões. A ação específica no Orçamento para esse pagamento funcionará como uma garantia de que o parceiro privado irá receber o aporte público devido. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: EUA produzem menos soja e China importa mais
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reduziu a safra de soja americana de 2023/24 para 112,8 milhões de toneladas. A estimativa anterior era de 116,4 milhões. Com isso, o Brasil deverá participar ainda mais do mercado internacional, elevando as exportações de 2022/23 para 95 milhões de toneladas. A da próxima safra será de 97 milhões. Com oferta maior da oleaginosa e preços mais competitivos, as exportações brasileiras superam em 75% as americanas na safra 2022/23 e devem ser 99% superiores em 2023/24. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Modal ferroviário tem como desafio atrair mais cargas no Porto de Santos
Dados da APS apontam que 101,8 milhões de toneladas foram trazidas por rodovia em 2022 e, de janeiro a julho deste ano, o total por este modal chegou a 60,4 milhões de toneladas. Já as ferrovias responderam pelo transporte de 40,6 milhões de toneladas ao longo de 2022 e 25,5 milhões de toneladas nos sete primeiros meses de 2023. Segundo o ministro Renan Filho, a meta do governo é que a participação da ferrovia na matriz de transporte nacional salte de 17% para 40% a partir do aumento do escoamento de cargas de exportação, especialmente de grãos. Em Santos a nova pera ferroviária anunciada para a Margem Direita deverá ajudar no processo da busca de maior equilíbrio e maior eficiência no transporte ferroviário para o Porto. Segundo analistas, investimentos em terminais multimodais no interior, para captação de cargas, e foco além do granel sólido também podem alterar o quadro atual. Íntegra para associados.
Gazeta do Povo: Tarifa do Porto de Santos é alvo de ação na Justiça e promessa de Lula agrava impasses
Alvo de uma ação judicial que garante a cobrança tarifária antes da revisão de 2022, a tabela 1 do Porto de Santos, que regulamenta a cobrança dos armadores e empresas que acessam os portos por meio flutuante, ainda está longe de um consenso. A discussão se intensificou após a promessa de descontos feitas pelo governo Lula. Depois de quase três meses do anúncio, a pendência não foi resolvida, pois exige discussões técnicas e análises que podem impactar a balança comercial brasileira. O Centronave reclama que, nos casos dos navios porta-contêineres, o valor cobrado aumentou 134%. Em outros casos, a majoração chegou a 170%. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
BE News (p.3) e Agência Porto: Demandas dos setores aéreo e portuário desafiam novo ministro
Criado há pouco mais de nove meses, o MPor se mostra fundamental para alavancar a infraestrutura do país, aquecer o setor hidroviário e ampliar o acesso ao transporte aéreo. No setor portuário, a gestão de Márcio França avançou em várias frentes, dentre elas, o arrendamento transitório do Porto de Itajaí. O edital foi publicado e a sessão pública está marcada para hoje. Um projeto que ainda não foi concretizado é a concessão do serviço de dragagem do Porto de Paranaguá. O secretário Fabrizio Pierdomenico havia dito que o Governo iria propor uma cesta de índices como forma de atrair a iniciava privada para essa concessão. Já o principal anúncio feito pela pasta é a confirmação das obras do túnel imerso Santos-Guarujá (SP) a partir de 2024. O empreendimento é uma prioridade do Governo e foi incluído na lista para receber recursos do PAC. O Ministério também concedeu autorizações para novas instalações nos estados do Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Íntegra para associados; BE News e Agência Porto.
Informativo dos Portos: Porto de Santos recebe 1° Congresso Nacional Integra Portos (CNIT)
O Porto de Santos recebe, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023, o Congresso Nacional Integra Portos (CNIT), com o tema “O futuro do trabalho portuário – Oportunidades e Desafios”.
O evento, organizado pela Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), deverá reunir profissionais e pesquisadores do setor visando a integração da comunidade portuária e acadêmica. Detalhes em www.congressocnit.com.br Íntegra para associados.
BE News (p.3): Renan Filho lança Novo PAC em Pernambuco
O ministro Renan Filho lançou nesta semana os principais projetos do novo PAC para Pernambuco. Entre as obras permitidas está a retomada da Transnordestina ligando a cidade de Salgueiro ao Porto de Suape. Para este ano, estão previstos R$ 637 milhões em investimentos para a infraestrutura rodoviária e ferroviária no estado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Os principais portos globais podem ficar inutilizáveis até 2050
O relatório Tendências Marítimas Globais 2050, encomendado pelo Lloyd’s Register e pelo Lloyd’s Register Foundation, aponta que, dos 3.800 portos hoje em operação no mundo, um terço está localizado numa faixa tropical vulnerável aos efeitos mais poderosos das alterações climáticas. Os portos de Xangai, Houston e Lazaro Cardenas (no México) poderão ficar potencialmente inoperantes até 2050, com uma subida do nível do mar de apenas 40 centímetros. Outros portos importantes, incluindo Roterdam, também estão sob pressão. Íntegra para associados.
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