Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: TCU impõe sequência de reveses a Tarcísio Freitas

As decisões do TCU colocam em xeque o futuro do aeromóvel ligando São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos, a relicitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o redesenho do Porto de Santos a partir do fim do contrato do terminal da Marimex. Mesmo passíveis de reversão, elas podem atrapalhar os planos do ministro Tarcísio Freitas de fazer suas últimas entregas no cargo até abril de 2022, caso ele decida concorrer nas próximas eleições. Em entrevista ao Valor Econômico, a secretária Natália Marcassa garantiu que o relacionamento do MINFRA com TCU nunca esteve tão azeitado e que, no caso dos projetos de concessão, a análise do órgão tem fluido bem e permitido à pasta fazer os leilões na velocidade desejada. Outra matéria do Valor Econômico informa que o plenário do TCU resolveu prorrogar o arrendamento da Marimex no Porto de Santos contrariando o projeto da SPA de utilizar a área para um novo terminal de fertilizantes e uma pera ferroviária. Íntegra para associados: Valor Econômico 1, Valor Econômico 2 e Valor Econômico 3.

O Globo On-line: Cruzeiros no Brasil: embarque poderá ser feito em horários diferentes para evitar aglomerações nos portos

A lista oficial de medidas determinadas pela Anvisa ainda não foi divulgada, mas já se sabe algumas mudanças que os cruzeiristas encontrarão ao chegarem nos portos. A principal delas deve ser o embarque escalonado, dividido por horários, para evitar aglomeração nos terminais. Na temporada 2021/2022 também será necessário apresentar um teste PCR negativo. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Commodities aproveitam preço e são 70% da exportação

De janeiro a setembro deste ano, as commodities bateram a marca histórica de 69,7% do valor total exportado. Em iguais meses de 2020, foram 67,5%, segundo dados do boletim do Icomex levantados pelo Ibre/FGV. Eles mostram também que, no decorrer das últimas duas décadas, houve concentração da exportação em cada vez menos produtos e um processo de primarização em que os bens têm cada vez menor valor agregado, mesmo entre commodities. Íntegra para associados.

Folha On-line (The New York Times), Isto É On-line (AFP): Porto congestionado nos EUA mostra como crise logística é novo normal

Oitenta mil contêineres de carga estão empilhados no Porto de Savannah, na Geórgia (EUA),  50% a mais que o número habitual, aguardando o embarque em navios ou caminhões para transportá-los até armazéns, que já estão abarrotados. Enquanto os principais portos enfrentam um acúmulo inacreditável de carga, o que parecia um fenômeno temporário se torna uma nova realidade que poderá exigir o remodelamento da infraestrutura mundial de frete marítimo. O presidente Joe Biden vai anunciar hoje que Porto de Los Angeles passará a funcionar 24 horas para superar atrasos que agravaram os problemas na cadeia global de abastecimento. A Casa Branca também obteve compromissos de empresas como Walmart, FedEx e UPS para trabalharem 24 horas por dia em algumas operações. Íntegra para associados: Folha e Isto É.

Estadão On-line e O Globo On-line: FMI reduz previsão de crescimento mundial para 5,9% em 2021 e mantém alta de 4,9% em 2022

Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, os riscos para e economia internacional persistem, sobretudo com a variante delta, o que levou o FMI a reduzir de 6,0% para 5,9% a previsão de alta do crescimento global neste ano, mantendo a estimativa de expansão de 4,9% em 2022. Ainda segundo o FMI, as estimativas de crescimento do PIB brasileiro caíram de 5,3% para 5,2% este ano e de 1,9% para 1,5% no próximo. Íntegra para associados: Estadão e O Globo.

Imprensa regional:

Maranhão Hoje: Porto do Itaqui deve aumentar em 12% movimento de cargas este ano na comparação com 2020, segundo estimativa da Emap

Com 25,4 milhões de toneladas movimentadas até o momento e a dois meses de encerrar o ano, as projeções da EMAP apontam número superior a 28 milhões de toneladas movimentadas até dezembro, 12% a mais que em 2020. De acordo com o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, o novo recorde histórico em volume de cargas soma-se a outra conquista de 2021: no primeiro semestre Itaqui subiu uma posição no ranking de portos públicos brasileiros da Antaq, chegando ao top 4. Íntegra para associados.

Portal Correio: Companhia Docas confirma que Porto de Cabedelo não será vendido, mas terá parte leiloada

A companhia que administra o Porto de Cabedelo emitiu uma nota desmentido informações de que o Porto de Cabedelo será privatizado. O governo federal anunciou ontem que a área AE 14, explorada por uma mineradora e que hoje funciona por contrato de transição, irá a leilão em novembro. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Operação Relíquia na Baixada Santista notifica dez empreendimentos portuários

Liderada pelo Ibama, a ação realizada entre o dia 27 do mês passado e a última sexta-feira teve o objetivo de verificar as condições de armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos no Polo Industrial de Cubatão e no Porto de Santos e em outros quatro portos do País: Aratu, Pecém, Salvador (BA) e Suape.  As agências Anvisa e Antaq lavraram duas notificações cada. A ANTT fiscalizou 140 veículos e emitiu 194 autos de infração, sendo a maior parte deles (166) referente ao transporte rodoviário de produtos perigosos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Norma amplia comissões de facilitação

Desde o início do mês, as Colfac começaram a ser ampliadas para todas as alfândegas do País, de acordo com uma norma conjunta publicada recentemente pela RF, MAPA e Anvisa. Em 2018, foram estabelecidas 15 Colfac nas principais alfândegas do País (entre elas, a de Santos), que respondem por 80% dos despachos aduaneiros. As discussões nesses fóruns visam a identificar as dificuldades no fluxo de cargas e buscar soluções para a facilitação da gestão do comércio exterior e o aprimoramento da exportação, da importação e do trânsito de cargas a partir da união de esforços entre os setores público e privado. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Agentes defendem ações para manter Santos como hub port

Durante o evento ‘A visão de empresas de serviços de feeder sobre o Porto de Santos concentrador de contêineres’, promovido na semana passada pelo Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (Comus), da Associação Comercial de São Paulo, o  diretor-executivo da Abac, Luís Fernando Resano, disse que a continuidade de Santos como hub port depende das ações que precisam ser tomadas, desde já, visando os próximos anos. “Santos tem mais de um terminal recebendo navios cabotagem e longo curso. Às vezes, esse serviço feeder fica mais caro porque o navio tem que pegar contêineres em diferentes terminais. Ou tem que viabilizar essa transferência”. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cenário atual indica normalização da cadeia logística a partir do 2º trimestre de 2022

Para os transportadores marítimos de longo curso, a queda da produção e do comércio exterior no início de 2020, em função do surgimento da pandemia, gerou um gap nos estoques mundiais, por conta de uma demanda acima do normal para recompô-los logo após o primeiro semestre do ano passado. Outros fatores contribuíram para sobrecarregar as cadeias logísticas desde então: mudanças nos padrões de consumo a partir do home office e lockdowns; ajudas governamentais em diversos países impulsionando o consumo das famílias; além do aumento sazonal do movimento de final de ano. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco