Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha de São Paulo, Folha de São Paulo e Portos e Navios: Seca reduz pela metade trânsito de mercadorias no Amazonas

A Abac projeta que metade de tudo o que seria movimentado pela região Norte deixará de ser transportada e já trabalha com a possibilidade de a navegação no rio Amazonas ser suspensa por segurança. Segundo o Porto de Manaus, o nível da água do rio Negro estava em 14,17 metros na quarta-feira (11). A mínima histórica foi registrada em 24 de outubro de 2010, quando o nível chegou a 13,63 metros. Os produtos mais afetados pela redução na circulação de embarcações são alimentos (arroz, congelados e resfriados), cimento, metais, cerâmica, porcelanato e fertilizantes. Desde setembro os armadores vêm sendo convocados a calibrar suas programações para os meses finais do ano, pois as embarcações precisam estar mais leves ao deixar Manaus. A situação na região também levou o governo federal a criar uma sala de situação com diversos ministérios. Já a ANTAQ aprovou, na quarta-feira (11), um despacho autorizando o afretamento de cabotagem de todos os tipos de carga na região. A liberação, em caráter excepcional, é válida por 90 dias e deverá contribuir para amenizar os efeitos devastadores da estiagem. Íntegra para associados; Folha de SP, Folha de SP e Portos e Navios.

Valor Econômico: Ministério prepara regulação para ter hidrogênio verde como alternativa

No fim de agosto, o Ministério de Minas e Energia lançou um plano trienal de trabalho (2023-2025) dentro do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) que inclui, entre os pontos prioritários, a criação de um marco regulatório para o mercado de hidrogênio verde. Após consulta pública, a minuta sobre a regulação deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional. Além da definição do que é hidrogênio de baixo carbono e a determinação de qual será a agência reguladora da cadeia produtiva, a regulação deve passar pela criação de políticas econômicas e pela revisão da legislação sobre licenciamento ambiental. Íntegra para associados

Folha de São Paulo: Pedágio pode subir 11% se concessões ficarem fora de regime especial, diz setor

O setor de infraestrutura vai reforçar a ofensiva no Senado para conseguir a inclusão das concessões e PPPs no regime especial de contratos com a administração pública previsto na Reforma Tributária. Nos últimos dias, associações ligadas às administrações de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e de saneamento estiveram com senadores das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômico (CAE) para tratar do assunto. Sete associações assinaram uma emenda que prevê o tratamento diferenciado. Nas concessões rodoviárias, o impacto médio sobre a tarifa de pedágio será de 11%, segundo estudo encomendado pela ABCR. Íntegra para associados

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Ministério de Portos e Aeroportos assume políticas voltadas para hidrovias

O ministro Silvio Costa Filho se reuniu com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na quarta-feira (11), para tratar da criação da Secretaria de Portos e Hidrovias, que substitui a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. A secretária Mariana Pescatori segue no comando da pasta. A regulação do setor também é prioridade da Antaq, que desenvolveu o plano geral de outorgas de exploração das vias navegáveis ou potencialmente navegáveis no território nacional (PGO). Segundo a Antaq, o Projeto Hidrovias tem por objetivo elaborar estudos preliminares e levantamentos técnicos que buscam melhorias de acessos hidroviários fundamentais para o escoamento de mercadorias pelos terminais nos rios Madeira, Tapajós, Paraguai, São Francisco, região da Barra Norte e Tietê-Paraná — este último, favoreceria o transporte de cargas com destino ao Porto de Santos. Íntegra para associados

Santaportal: Com crescimento de 32,3% em relação ao ano passado, APS registra R$ 191,6 milhões de lucro no 2º trimestre

A APS registrou um lucro operacional de R$ 191,6 milhões no 2º trimestre de 2023, um crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ebitda ajustado para o 2º trimestre de 2023 foi de R$ 256 milhões, representando uma margem de 63,4%. As receitas líquidas alcançaram a marca de R$ 404,0 milhões, também registrando aumento de 18,9% em comparação com o 2º trimestre de 2022. Pode-se dizer que houve uma melhora significativa na eficiência operacional, com uma redução de 1,8 ponto percentual nas despesas administrativas recorrentes, que representaram apenas 6,6% da receita líquida. Íntegra para associados

Tribuna de Itapoá e Portos e Navios: Porto Itapoá tem melhor mês para importações em 2023

O Porto Itapoá conquistou um importante marco no mês de setembro de 2023, com seu maior volume de importações do ano. O resultado mensal foi de 12.891 contêineres, o segundo melhor da história, atrás apenas de março de 2021, quando foram movimentados 13.129 contêineres.

O resultado foi puxado, sobretudo, pelas cadeias de maquinário e seus componentes (correspondendo a 30% do total), metalurgia e siderurgia (24% do total), plástico e suas obras (23%) e produtos químicos (23%). A China continua responsável por 83% das importações que vieram pelo Porto Itapoá em setembro. Íntegra para associados; Tribuna de Itapoá e Portos e Navios

A Tribuna de Santos: ZPE transforma economia do Ceará e inspira cidades portuárias da Baixada Santista

A ZPE Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, completou em agosto uma década de funcionamento e serve de exemplo de sucesso para as cidades de Santos, Guarujá e Cubatão.

Áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora, as ZPEs funcionam como polos industriais, com a finalidade de desenvolver a cultura da exportação, fortalecer a balança comercial e dinamizar a economia. A proximidade com o Porto de Santos, no caso da região paulista, é fundamental para que o projeto se transforme em realidade. Atualmente, existem 12 ZPEs autorizadas a funcionar, sendo duas em operação (no Ceará e no Piauí), outras duas em andamento avançado (Uberaba, em Minas Gerais, e Cáceres, no Mato Grosso), e oito autorizadas: Acre (AC), Açú (RJ), Araguaína (TO), Bataguassú (MS), Imbituba (SC), Suape (PE), Teófilo Otoni (MG) e Aracruz (ES). Íntegra para associados

Imprensa Setorial:

BE News (p.3) e Agência Porto: Diretoria da CMA-CGM se reúne com ministro de Portos de olho em novos investimentos

A diretoria da CMA-CGM se reuniu na quarta-feira (11) com o ministro Silvio Costa Filho para apresentar a projeção de novos investimentos no setor portuário brasileiro. Firmou um contrato de arrendamento transitório com a Companhia Docas do Ceará (CDC) e já investiu cerca de R$ 80 milhões no terminal de Mucuripe desde abril deste ano, quando assumiu as operações no local. Inicialmente, o acordo é válido por seis meses e prevê a movimentação de contêineres e carga geral. Íntegra para associados; BE News e Agência Porto

Portos e Navios: Portos movimentaram mais 5,72% de janeiro a agosto em comparação ao período em 2022

Os portos brasileiros movimentaram, de janeiro a agosto, 850,4 milhões de toneladas de cargas, 5,72% a mais do que o mesmo período de 2022. Os TUPs movimentaram 557,1 milhões de toneladas (6,97% a mais), e os portos organizados movimentaram 293,3 milhões de toneladas no período (mais 3,42%). Os granéis sólidos somaram 512,8 milhões (mais 8,41%) e os granéis líquidos, 214,9 milhões de toneladas (mais 5,12%). A carga conteinerizada movimentou 82,7 milhões de toneladas, resultado 3,2% abaixo do mesmo período do ano passado. A carga geral, com 40 milhões de toneladas, também teve desempenho 3,63% abaixo. Íntegra para associados

Agência Infra: Canal de acesso do porto de Paranaguá deve ser aprofundado para 15,5 metros após concessão

A minuta do edital de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), cuja consulta pública foi aberta na segunda-feira (9), determina que o vencedor da licitação terá que aprofundar o canal para 15,5 metros. Segundo a ANTAQ, essa profundidade deve ser atingida no quarto ano de concessão. Atualmente, a profundidade é de 12 metros. O objetivo é que na primeira fase da concessão – os primeiros dois anos após a assinatura do contrato – haja um aprofundamento para 13,3 metros. Íntegra para associados

Comex do Brasil: Importação de fertilizantes cai 5,1% de janeiro a setembro, diz a Anda            

As importações brasileiras de fertilizantes caíram 5,1% no acumulado deste ano até julho sobre o mesmo período de 2022, com 20,35 milhões de toneladas ingressando no mercado nacional. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), em julho as compras de fertilizantes do exterior recuaram ainda mais em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações diminuíram 13,8% para 3,64 milhões de toneladas. A Anda divulgou também que no Porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos adubos no País, houve recuo de 21,2% nas chegadas de fertilizantes de janeiro a julho, com 5 milhões de toneladas recebidas. Íntegra para associados

 

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