Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Online: Porto de Santos deve ter novo ano no limite para contêineres
Após um 2024 com terminais de contêineres congestionados, o Porto de Santos deverá ter algum alívio para a carga, uma vez que o terminal da BTP retomou a operação completa e investe para ampliar a produtividade e os terminais da Santos Brasil e da DP World também têm obras de expansão em curso, embora com previsão de conclusão em 2026. Mesmo com alguns ganhos, especialistas acreditam que o cenário não deve mudar de forma significativa em 2025, em razão do desequilíbrio entre demanda e oferta de capacidade nos terminais. Estimam que parte do volume de Santos deverá seguir para portos no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paranaguá. A licitação do STS 10 tem leilão previsto para o fim deste primeiro semestre, mas o novo terminal só deverá incrementar a capacidade do porto em um prazo de ao menos cinco anos. Íntegra para os associados.
Valor Online: DP World estuda nova expansão no terminal paulista
A DP World Santos estuda antecipar novos investimentos em seu terminal de contêineres para levar a capacidade dos atuais 1,3 milhões de TEUs a 2,1 milhões de TEUs em 2027. Segundo o seu presidente, Fábio Siccherino, os investimentos em curso, de R$ 450 milhões, deverão expandir a capacidade de contêineres para 1,7 milhão de TEUs até o próximo ano. Os recursos serão usados para ampliar um berço de atracação e aquisição de novos equipamentos. Porém, diante da demanda aquecida, a empresa avalia entregar toda a ampliação em 2026: as intervenções já contratadas ficariam prontas em meados do ano e a segunda parte, ainda a ser confirmada, ficaria para o fim do ano que vem. Íntegra para os associados.
Congresso em Foco: Lula ainda precisa preencher vagas para diretores na Anatel, na Aneel e na Antaq
As indicações de Lula para diretoria de oito agências reguladoras em dezembro de 2024 ainda deixaram espaços abertos nas diretorias de três agências reguladoras, dentre elas a Antaq. Com a única vaga de diretor-geral disponível, a agência deve ter um diretor substituto para o lugar de Eduardo Nery, cujo mandato acaba em fevereiro. Íntegra para os associados.
Folha: Importação de máquinas agrícolas cai 20% em 2024
Segundo a Secex, as importações de máquinas agrícolas recuaram para US$ 1, 2 bilhão no ano passado, 20% a menos do que em 2023. As indústrias tiveram de reduzir as compras externas de máquinas em razão da queda internacional nos preços das commodities, o que trouxe menos renda em um ano de quebra de safra, e alta do dólar, principalmente no segundo semestre do ano. As principais quedas foram de tratores e colheitadeiras. Se as compras externas de máquinas desaceleraram, o mesmo não ocorreu com os gastos financeiros totais com importações do agronegócio. As despesas subiram para US$ 41, 4 bilhões, 4% a mais. Entre os produtos que se destacam está o trigo. O Brasil comprou 6, 6 milhões de toneladas em 2024. As exportações do agronegócio somaram US$ 164,4 bilhões, abaixo dos US$ 166,5 bilhões de 2023. As exportações de alimentos (cereais, oleaginosas, frutas, hortícolas e alimentos industrializados) caíram para US$ 135, 7 bilhões, 5% a menos. Íntegra para os associados.
CNN Brasil: Governo vê oportunidade para carnes brasileiras com surto de febre aftosa na Alemanha
O surto de febre aftosa em bovinos e suínos na Alemanha pode aumentar a procura pela carne brasileira, segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Luis Rua. Ele estima que essa é uma chance do Brasil ocupar o vácuo deixado no mercado e acessar mercados que carne suína e bovina têm pouca ou nenhuma entrada, como Reino Unido, Coreia do Sul e Vietnã. No Brasil, a febre aftosa não é registrada desde 2006, consolidando o país como referência global no comércio de proteína animal. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (Caderno Porto e Mar, p.12): Terceira pista da Imigrantes exigirá outras obras locais
Entidades do setor portuário, autoridades e especialistas estimam que o traçado da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, apresentado n semana passada pela Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, deverá desafogar os congestionamentos de veículos pesados com destino ao Porto de Santos, mas defendem que o projeto deverá necessariamente contemplar obras complementares, como dois novos viadutos de acesso na Margem Direita, na Alemoa, e as obras de ampliação da Perimetral da Margem Esquerda. Para o presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, “a principal vantagem do traçado é sua inclinação média de 4%, similar à da Via Anchieta, enquanto a das outras duas pistas da Imigrantes possuem inclinação média de 6%, o que proíbe atualmente a descida de caminhões para o Porto de Santos, por questões de segurança”. E destacou que a conexão no km 43 da Imigrantes oferecerá “várias alternativas de acesso aos caminhoneiros” e que a do km 265 da Cônego Domenico Rangoni “facilitará a descida de cargas à Margem Esquerda do Porto, mas acredita que os “caminhões continuarão preferindo descer pela Anchieta, o que contribuirá para uma distribuição mais equilibrada do tráfego de descida, cuja capacidade final será acrescida em 145%”. Por fim, observou que é preciso ter atenção especial às rotas de fuga e acesso a veículos de socorro, devido a “80% do traçado ser composto por túneis (ao longo de 17 km), sendo o maior deles com 6 km de extensão”. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (Caderno Porto e Mar, p. 11): Santos deve escoar 62% do milho e da soja do País ao exterior este mês
Segundo a APS, cerca de 3 milhões de toneladas de milho e soja devem ser embarcadas nos portos brasileiros em janeiro e, somente por Santos, serão exportadas 1,86 milhão de toneladas até o próximo dia 31. O milho deverá responder por 1,46 milhão de toneladas e a soja pelas 400 mil toneladas restantes. Para o primeiro semestre, a expectativa é de aumento de 8,9% no volume dos dois grãos em relação ao ano passado. Em 2025 as exportações de soja pelo País poderão atingir 110 milhões de toneladas e as de milho deverão somar 42 milhões de toneladas. Íntegra para os associados.
Jornal do Comércio: Wilson Sons descarrega pás eólicas no RS
A Wilson Sons iniciou no mês de novembro a operação de cabotagem para descarga de pás eólicas pelo Tecon Rio Grande. A operação que é inédita no terminal apresenta as soluções que a companhia proporciona para cargas de dimensões não convencionais. A mercadoria, que possui 72,71 metros, foi posicionada sobre as estruturas do flat rack, um equipamento móvel que serve de base para a realização do transporte até os navios. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
BE News: Transpetro e Imetame estudam parceria para transbordo de petróleo
A Transpetro e o Grupo Imetame assinaram acordo de entendimento para avaliar a possibilidade de escoar petróleo pelo porto privado que o grupo está construindo em Aracruz, no Espírito Santo. O TUP fica ao lado do Terminal Barra do Riacho, operado pela Transpetro. A ideia é arrendar dois berços de atração e realizar operações ship to ship. O negócio seria mais uma alternativa para escoar a produção da Bacia de Santos, Bacia de Campos e do Espírito Santo. Os dois píeres que estão sendo construídos atenderiam à demanda da subsidiária da Petrobras, já que estão aptos a receber navios de grande porte, com profundidade de 17 metros na primeira fase, e 25 metros numa segunda fase. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Portos do RS encerram 2024 com crescimento nas movimentações
O complexo portuário do Rio Grande do Sul fechou 2024 com crescimento de 0,52% nas movimentações em comparação a 2023, totalizando 45.098.185 toneladas movimentadas. Os graneis sólidos representaram 28.717.990 toneladas, seguidos pelas cargas gerais (13.354.056 toneladas) e pelos graneis líquidos (3.026.139 toneladas). O Porto do Rio Grande registrou um aumento de 24,98% na movimentação de contêineres, alcançando 798.911 TEUs em 2024. As importações somaram 10.885.701 toneladas, com destaque para a China (1.806.025t), Argentina (1.597.870t) e Rússia (951.874t). Já as exportações totalizaram 25.218.338 toneladas, sendo os principais destinos a China (10.941.729t), Vietnã (1.279.441t) e Irã (1.123.779t). Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)
A ANP autorizou a Santos Brasil a iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a companhia administra no Porto do Itaqui, começando o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³. Já as obras de expansão do TGL 3, finalizadas no ano passado agregando mais 30 mil m³ de capacidade, ainda dependem de autorização da agência, esperada para o primeiro trimestre de 2025. O TGL 2, em construção e terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão prevista para este ano. Ao final das obras, somando os três terminais, a Santos Brasil terá 200 mil m³ de capacidade, com enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Porto de Imbituba recebe maior navio de sua história
O Porto de Imbituba recebeu, no domingo (12), o MSC Vilda X , o maior navio já atendido pelo complexo portuário do sul catarinense. Com 346,98 metros de comprimento e capacidade para transportar 9.600 TEUs, a embarcação atracou no Cais 2 durante a madrugada e partiu no final da tarde com destino a Itajaí. O navio, que integra a linha internacional Carioca, conecta a América do Sul à Ásia, transportando principalmente madeira e celulose para exportação. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Porto do Rio recebe visita técnica para discutir eletrificação e descarbonização
O Porto do Rio de Janeiro recebeu, na sexta-feira (10), a comitiva da Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar para discutir projetos de eletrificação e descarbonização. A operação de equipamentos eletrificados e navios movidos a gás natural liquefeito, como o que estava atracado no Terminal da ICTSI, foi destacada como uma alternativa sustentável, com potencial de redução das emissões de CO. Íntegra para os associados.
Economic News Brasil: Exportações brasileiras crescem 10,5% em janeiro de 2025
Dados da Secex/Mdic informam que, na segunda semana do mês, o total de exportações atingiu US$ 6,5 bilhões, enquanto as importações somaram US$ 5,8 bilhões. Até o momento, no acumulado do mês, o superávit é de US$ 1,3 bilhão, com exportações de US$ 9,4 bilhões e importações de US$ 8,05 bilhões. Comparando as médias diárias das exportações, o valor alcançado até a segunda semana de janeiro/2025 foi de US$ 1,34 bilhão, superando os US$ 1,2 bilhão registrados em janeiro/2024. Nas importações, o crescimento foi maior, com alta de 23,4% e médias diárias de US$ 1,1 bilhão, em relação aos US$ 932 milhões do mesmo período do ano anterior. Com isso, a média diária da corrente de comércio ficou em US$ 2,49 bilhões. O saldo comercial diário atingiu US$ 190,1 milhões. Íntegra para os associados.
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