Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense: O mercado não tem medo de ninguém’
O economista Tony Volpon, ex-diretor do BC e estrategista-chefe da WHG, destaca que o fato de o Brasil estar saindo de um déficit estrutural de mais de 4% do PIB em 2014 para 0,5% abre oportunidade para o próximo presidente administrar essa vantagem, sem se render ao populismo nem ao radicalismo, e adotar um bom programa econômico, incluindo as reformas, para dar espaço para o Brasil voltar a crescer. Diz que o Brasil está ‘na boca do gol’ e que o investidor está procurando um tipo de empresa com ações transacionadas a preços relativamente baixos, sem taxa de crescimento muito acelerada, mas com boa rentabilidade, e que por isso, em janeiro, o Brasil teve uma entrada recorde de investimento na Bovespa de mais de R$ 34 bilhões. Íntegra para os associados.
Valor Econômico: Para analistas, leilão conjunto é oportunidade no RJ
Especialistas avaliam que a licitação conjunta dos aeroportos Santos Dumont e Galeão é positiva para o Rio de Janeiro e também para o sistema nacional de aviação civil. Defendem que há tempo hábil para se desenhar uma modelagem que permita a licitação dos dois ativos no segundo semestre de 2023, mesmo com uma possível mudança de governo. Segundo eles, a união dos dois aeroportos em um único bloco vai criar um sistema capaz de fortalecer a cidade do Rio de Janeiro como um “hub” de distribuição interna, sem risco de aumento tarifário. Íntegra para os associados.
Folha (painel, sexta-feira à noite): Evento em apoio a Tarcísio em Santos lota churrascaria e falta lugar para Eduardo Bolsonaro
Pré-candidato ao governo de SP, um jantar com o ministro Tarcísio Freitas lotou uma churrascaria em Santos, na noite de quinta-feira (10). Mais de 500 pessoas compareceram, entre elas, o ministro Gilson Machado (Turismo), o ex-senador Magno Malta (PL-ES) e Renato Bolsonaro, irmão do presidente. Uma comitiva de 14 pessoas que chegou na última hora, liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, não conseguiu entrar e precisou se acomodar no bar do local. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna (impresso, p. B6, sábado): Secretário nega disputa política em ligação seca
O secretário de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, negou disputa política entre o Estado e a União acerca da ligação seca entre Santos e Guarujá, após o governador João Dória ameaçar ir à Justiça para garantir a construção de uma ponte. Machado Neto reforçou que os dois projetos têm condições de ser construídos, que o governo estadual nunca se declarou contrário ao túnel e que as obras da ponte já poderiam ter sido iniciadas se o governo federal tivesse autorizado o projeto, apresentado em novembro de 2020. Outra matéria publicada nesse jornal no sábado (12) informa que, em palestra na OAB-Santos sobre a desestatização do Porto de Santos, o Ministro Tarcísio voltou a reforçar que a ligação seca entre Santos e Guarujá será feita por meio de túnel submerso, e não com uma ponte. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Participação dos produtos industrializados nas exportações segue em queda livre e setor teve déficit de US$ 111 bilhões em 2021
Dados da “Radiografia do Comércio Exterior do Brasil”, elaborada pela AEB a partir de levantamento da Funcex, mostram que essa queda vem acontecendo desde 2016, quando se apurou um percentual de 39,91%, até chegar à segunda pior marca da série, no ano passado, quando a indústria de transformação viu sua participação nas exportações totais do país cair para 27,35%. Segundo a AEB, o cenário sinaliza como se o Brasil tivesse “voltado quase 50 anos no tempo e depois ficasse congelado, hibernando” e o responsável, conhecido de todos, se chama Custo-Brasil. Íntegra para os associados.
Portos e Navios (reproduz matéria do Estadão de sexta-feira): Interessados nos leilões de portos reavaliam riscos e botam o pé no freio
Segundo o Broadcast Estadão, Rumo, Vinci Partners e operadores internacionais estariam reavaliando a participação nos leilões da Codesa e do Porto de Santos, colocando o pé no freio diante do complexo cenário que vem se desenhando para essas disputas. O modelo de leilão que prevê o ‘filé e o osso’ tem gerado receio principalmente sobre se o governo será capaz de quantificar, com assertividade, os numerosos passivos acumulados em décadas de administração pública. No caso de Santos, diversas forças antagônicas (terminais arrendados, sindicatos, fornecedores, empresas de logística e inúmeras forças políticas) atuantes no complexo trazem incerteza ao processo de desestatização e os investidores também querem saber como serão encarados os problemas de compliance. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Ministro determina que não haverá mais projeto legislativo para mudar trabalho portuário
Na Audiência Pública para a desestatização do Porto de Santos, na semana passada, o ministro Tarcísio de Freitas afirmou que o governo não vai mais tratar de mudanças legislativas referentes ao trabalho portuário avulso contratado dentro dos Ogmos. ‘Estamos gerando mais movimentação, mais carga, mais demanda para o trabalhador portuário’, reforçou. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Guia de concorrência de terminais portuários do Minfra não está alinhado a decisões do Cade
O Cade indicou que o Guia Para Análise de Impacto Concorrencial de Novas Outorgas de Terminais Portuários, elaborado pela SNPTA/MINFRA, não está de acordo com a jurisprudência do órgão responsável pela análise de aspectos concorrenciais. Em julgamento realizado na quarta-feira (9) acerca da consulta feita pela ABTRA se as diretrizes desse guia estavam de acordo com as decisões do órgão, indicou à Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae/ME) tomar as devidas providências sobre o guia e que seus órgãos internos avaliem casos concretos decididos com base nesse documento. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022