Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, A Tribuna de Santos (impresso, p. 10) e Agência iNFRA: Túnel Santos-Guarujá será leiloado em 1° de agosto e concedido por SP
O leilão do túnel Santos-Guarujá será marcado para 1° de agosto e a publicação do edital da concessão está prevista para 27 de fevereiro, no Parque Valongo, em Santos. Os detalhes da concessão foram fechados em reunião nesta semana entre o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas, intermediada pelo ministro Silvio Costa Filho. A construção do túnel está aguardando a aprovação do TCU, mas fontes do MPor alertam que o processo pode sofrer atrasos, e sua publicação ficaria somente para o segundo semestre. Como alternativa, o edital poderá ser lançado pelo TCE-SP, acelerando esse lançamento para junho. Caso seja mesmo liberado pelo TCE-SP, o lançamento do edital da obra deverá ser conduzido pelo ministro de Portos e Aeroportos. O projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado e garantir a manutenção da área. Íntegra para associados: CNN Brasil, A Tribuna de Santos (impresso, p. 10) e Agência iNFRA.
Portal Exame: Frete marítimo continua em queda com incertezas no comércio global
Os preços internacionais de frete por contêiner seguem em queda, impactados pela baixa demanda após o Ano Novo Chinês e pelas mudanças tarifárias dos EUA. Embora os pedidos de comércio exterior tenham sido retomados, muitas fábricas chinesas ainda estão voltando gradualmente às operações. Dados da Shanghai Shipping Exchange, de 7 de fevereiro, apontam que o Índice de Frete de Contêineres de Exportação de Xangai (SCFI) caiu de 2.045,45 para 1.896,65 pontos, uma retração de 7,27% na semana, marcando a quarta queda consecutiva. Na Europa os preços de reserva imediata caíram 15,9% e na América do Sul a queda foi de 11,1%. No curto prazo, a pressão para conter a queda dos preços deve se intensificar. Íntegra para associados.
Portal Exame: Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028
Entre 2022 e 2028, 44 novos navios de cruzeiros serão lançados globalmente, ampliando a capacidade total para 746.000 passageiros — um crescimento de 19%, segundo a Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos. Íntegra para associados.
Portal Veja e Estadão On-line: Trump assina ato que estabelece tarifas recíprocas de importação
O presidente Donald Trump assinou ontem o ato que estabelece tarifas recíprocas em relação aos países com que os americanos mantêm relações comerciais. Porta-vozes da Casa Branca informaram que a medida demorará algumas semanas para ser adotada de fato, até que a equipe econômica mapeie todas as disparidades tarifárias. O Brasil é um dos países que aplicam as maiores tarifas sobre os produtos americanos. A alíquota média de 11% aplicada pelo Brasil só perde para a da Índia (17%) e da Coreia do Sul (13%), dentre 15 países analisados pela Reuters. Carne e etanol são citados como exemplos de disparidade entre tarifas a ser ajustada. Conforme a Casa Branca, “a tarifa dos Estados Unidos sobre o etanol é de apenas 2,5%. Mesmo assim, o Brasil cobra das exportações de etanol dos EUA uma tarifa de 18%”. Íntegra para associados: Portal Veja e Estadão On-line.
CNN Brasil: Concessões: sempre há discussão sobre reequilíbrios, diz CEO do MoveInfra
Com a tramitação de um projeto para modernizar na Câmara dos Deputados a Lei das Concessões – que ontem completou 30 anos -, o setor de infraestrutura aguarda por mudanças que possam trazer mais eficiência e segurança jurídica para as próximas décadas de concessões no Brasil. O CEO do MoveInfra, Ronei Glanzmann, destacou a necessidade de revisão da lei. Um dos pontos cruciais em discussão é o processo de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Outro tema é o licenciamento ambiental, frequentemente apontado como um gargalo para projetos de infraestrutura. Íntegra para associados.
Estadão (análise Celso Ming): Falta armazém para a safra recorde
A Conab prevê para a atual safra uma colheita de 322,2 milhões de toneladas de grãos, para um parque de armazenagem com capacidade estática para 210 milhões de toneladas – uma diferença de 112,2 milhões de toneladas entre o que será colhido e o que poderia ser estocado. Ou seja, os espetaculares ganhos em produtividade na produção, que emprega tecnologias de ponta e também se vale da expansão das fronteiras agrícolas, não são acompanhados por investimentos em estocagem. A capacidade de armazenagem cresceu, em média, 2,80% ao ano, muito abaixo do que o País precisa para guardar e escoar a produção, o que leva a milhares de toneladas de soja e de milho serem empilhadas a céu aberto, com perdas pela exposição a umidade e temperaturas inadequadas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal, A Tribuna de Santos e Diário do Litoral: Navio abandonado desde 2020 é rebocado para não comprometer segurança no Porto de Santos
O casco do NM Srakane, atracado no Porto de Santos desde outubro de 2020, foi transferido para uma região próxima à Base Aérea de Santos, no interior do canal aquaviário. De acordo com a Marinha, a movimentação segue o planejamento iniciado em outubro do ano passado e ocorre a pedido do proprietário do navio, após o iminente risco de ruptura das estruturas que mantinham o navio amarrado. Íntegra para associados: Santa Portal, A Tribuna de Santos e Diário do Litoral.
Correio do Litoral: TCE revoga liminar e Porto de Paranaguá pode continuar arrendamento de área
A Portos do Paraná pode dar continuidade ao Contrato de Arrendamento nº 75/24 de forma integral, inclusive em relação à área privada desapropriada da Bunge. Trata-se de uma área de 4.853,09 m2 junto ao Porto de Paranaguá, cujo arrendamento havia sido suspenso por medida cautelar do TCE-PR. Na terça-feira (11), o conselheiro Fabio Camargo, relator do processo de denúncia formulada pela Bunge, revogou a cautelar que havia expedido em 7 de outubro de 2024. Afirmou que o recurso apresentado trouxe elementos novos e documentos comprobatórios que demonstraram, de forma clara, a ausência de risco à indenização da área desapropriada e a inviabilidade de manutenção da suspensão cautelar diante do impacto sobre o interesse público, especialmente em relação à modernização e operação do Terminal Portuário PAR-09. Íntegra para associados.
Meio News e Agência Porto: Rafael Fonteles discute parceria para integração dos Portos do Piauí e Santos
O governador Rafael Fonteles reuniu-se nesta quarta-feira (12), em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para debater uma parceria estratégica entre o Porto Piauí e o Porto de Santos. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade logística do estado, fortalecendo sua conexão com os principais corredores comerciais do país e gerando novas oportunidades de negócios. Íntegra para associados: Meio News e Agência Porto.
Imprensa setorial:
Portal MPor: Brasil e Bélgica debatem práticas sustentáveis no modal portuário
O secretário Alex Ávila realizou, no início desta semana, uma visita técnica ao Porto de Antuérpia, ao lado do presidente da APS, Anderson Pomini, para conhecer as ações tecnológicas que estão sendo implementadas pelos operadores europeus. Umas das visitas ocorreu no Euroterminal de Antuérpia (AET), maior terminal mutipropósito da Europa e que abriga os navios do Grupo Grimaldi. O terminal tem como característica o uso de energia verde, em especial as diversas turbinas eólicas e várias empresas que têm H2 como produto residual das suas atividades. Íntegra para associados.
Agência Porto e Portal BE News: Governo Federal oficializa arrendamento do Porto de Santana (AP) e anuncia investimentos milionários
O presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho oficializaram ontem o arrendamento do terminal MCP03, no Porto de Santana. O terminal ocupa uma área de 11.677 m² e é dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, como soja e milho. O contrato prevê investimentos de R$ 89 milhões ao longo de 25 anos, contemplando a ampliação do Píer 1, dragagem de aprofundamento e pavimentação, implantação de novos silos e modernização da infraestrutura. A capacidade de movimentação passará de 450 mil toneladas para 917 mil toneladas. O ministro também reforçou que uma das prioridades da pasta tem sido a estruturação do projeto de concessão de hidrovias, incluindo a do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A previsão é de que o leilão ocorra ainda em 2025, em São Paulo. Íntegra para associados: Agência Porto e Portal BE News.
Portos e Navios: STJ mantém proibição da cobrança do ‘SSE/THC2′ pela DPW
A primeira turma do STJ confirmou, na terça-feira (11), seu posicionamento anterior, de agosto de 2024, proibindo a cobrança da taxa conhecida como THC-2. A decisão foi tomada em julgamento do recurso do caso envolvendo a Marimex e a DP World Santos. No julgamento de agosto passado, a ministra relatora na 1ª turma do STJ, Regina Helena Costa, considerou que os operadores portuários detêm posição dominante no mercado e, ao cobrar tarifas adicionais, podem distorcer a concorrência. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Acordo para renovação da FCA trava e ministério avalia a possibilidade de licitar trechos
O acordo para a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica está enfrentando dificuldades para chegar a uma proposta final que seja aceita pelo MT e pela empresa, controlada pela VLI. Nas últimas semanas, a pasta passou a avaliar a possibilidade de não fazer a renovação da concessão e iniciar um processo para licitar, ao fim do contrato, os trechos dos mais de 7,2 mil quilômetros controlados pela concessionária. Pelo menos até o próximo mês, no entanto, não deve haver uma decisão sobre o tema. O contrato vence em 2026. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ divulga desempenho aquaviário nacional do ano de 2024 nesta terça-feira (18)
A Antaq divulgará, na próxima terça-feira (18), às 10h, os dados da movimentação portuária do ano de 2024. Será apresentado um compilado da movimentação de cargas nos portos brasileiros; os números de transporte de cargas em hidrovias; e o total de movimentação dos produtos agrícolas, minerais, industriais e combustíveis. O evento presencial poderá ser acompanhado por meio do canal da agência no YouTube. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025