Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja: Do café ao comércio eletrônico: os setores mais prejudicados pela greve da Receita
A prolongada operação-padrão dos auditores fiscais da RFB na liberação de cargas de exportação e importação nos portos, que já ultrapassa 100 dias, acumula prejuízos financeiros que somam 3,5 bilhões de reais. O governo também deixou de arrecadar 15 bilhões de reais em impostos. Nos terminais, 75 mil remessas estão retidas. No início do mês, o governo anunciou a isenção do imposto de importação para nove produtos alimentícios essenciais, incluindo café e carnes. No entanto, a paralisação continua a gerar custos logísticos que inevitavelmente serão repassados ao consumidor final. Um dos setores mais atingidos é o agronegócio. De acordo com o Cecafé, cerca de 672.000 sacas de café, ou mais de 2.000 contêineres, ficaram retidas nos portos brasileiros em janeiro de 2025. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Leilões marcados para 2025 totalizam R$ 73 bi em investimentos
Os 61 leilões de infraestrutura marcados para 2025 totalizam R$ 73 bilhões em investimentos. Desse total, 39 estão agendados e 22 já aconteceram. Há R$ 65 bilhões previstos para licitações futuras e R$ 8 bilhões já foram contratados — com a maior parte do valor (R$ 6,4 bilhões) concentrado na concessão da BR-364, em Rondônia, que teve martelo batido no último dia 27. Entre os leilões agendados, um dos destaques é a concessão ferroviária das linhas 11 (Coral), 12 (Safira) e 13 (Jade) em São Paulo, cujo leilão está previsto para 28 de março, com R$ 14,3 bilhões em investimentos previstos. Ainda no estado, o certame do túnel Santos-Guarujá acontecerá em 1º de agosto, com o projeto prevendo R$ 6,9 bilhões. Entre as rodovias, o leilão de seis lotes no Mato Grosso acontece hoje, com previsão de R$ 7,6 bilhões. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Proposta da FCA é insuficiente para renovar concessão, diz secretário
O secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, disse que o governo federal considera insuficiente a proposta apresentada pela VLI Logística para renovar a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. O ministro Renan Filho já falou sobre a possibilidade de relicitação. A Infra SA deve concluir em abril estudos para uma eventual relicitação da malha hoje operada pela FCA. Seria o primeiro caso de relicitação no setor. Outras grandes ferrovias — Malha Paulista (Rumo), Malha Sudeste (MRS Logística), Estrada de Ferro Carajás (Vale) e Vitória-Minas (Vale) — tiveram suas concessões renovadas. A malha da FCA tem 7,2 mil quilômetros de extensão e cruza sete estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe), além do Distrito Federal. Íntegra para associados.
Valor On-line e BE News (p. 4): Transnordestina tem financiamento garantido e previsão de conclusão em dois anos, diz CSN
A CSN afirmou que a Transnordestina está em fase decisiva para sua conclusão, com investimentos garantidos e uma estrutura de financiamento sólida. A ferrovia é um empreendimento conjunto da siderúrgica e do governo federal. O projeto deve ser finalizado em pouco mais de dois anos. No trecho entre o Porto de Pecém e Eliseu Martins (PI), a ferrovia pertence à Transnordestina Logística, subsidiária da CSN. A obra já possui R$ 600 milhões em caixa e deve receber R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2025, além de mais R$ 1 bilhão no fim do ano. A Transnordestina é vista como essencial para o transporte de produtos como grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério da região do Matopiba. Íntegra para associados: Valor On-line e BE News (p. 4).
Estadão On-line, CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Tripulantes pulam de navio antes de colisão no Porto de Santos
O navio Olavo Bilac colidiu contra outras três embarcações atracadas no Porto de Santos, na noite de quarta-feira (12). A Transpetro garantiu que não há risco de danos ambientais. O petroleiro encontra-se impedido de deixar o porto por tempo indeterminado, até que sejam obtidas todas as informações necessárias à continuidade da investigação sobre as causas do acidente. A APS informou que o navio, depois de operar no embarque de óleo combustível no cais da Alemoa 1, apresentou um problema no leme no momento que saía do porto e acabou virando para o costado do píer da Marinha, chocando-se contra o cais, arrastando e batendo nos navios Guajará, Guaporé e Maracanã. Um oficial da Marinha sofreu escoriações leves. Íntegra para associados: Estadão On-line, CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10).
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Cargas em contêineres têm alta de 18% no primeiro mês do ano
Dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ mostram que as cargas conteinerizadas atingiram 13,7 milhões de toneladas movimentadas em janeiro deste ano, um aumento de 18,58% em relação ao primeiro mês de 2024. Desse total, 9,3 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 4,2 milhões por cabotagem. Em TEUs, a movimentação do mês chegou a 1,2 milhão. As cargas gerais somaram 5,2 milhões de toneladas, aumento de 3,86%, com destaque para pasta de celulose (+16,12%), sal (+15,27%) e produtos químicos inorgânicos (+12,88%). Íntegra para associados.
Santa Portal: Reunião pública debaterá impactos do Terminal Portuário Logístico no Estuário
O estudo de impacto ambiental do Terminal Portuário Logístico (TPL), que será construído na região do Estuário de Santos, será discutido em uma reunião pública, na próxima terça-feira (18), às 18h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Guarujá. Durante o encontro será apresentado o diagnóstico preliminar do estudo que embasará a solicitação da Licença Prévia Ambiental junto Ibama. Em janeiro e fevereiro, uma equipe multidisciplinar percorreu bairros no entorno da futura obra para ouvir a comunidade por meio de questionários, e esse levantamento também será apresentado durante a reunião. Com um investimento estimado em R$ 5,3 bilhões, o TPL deverá operar até 20 milhões de toneladas/ano pelo modal ferroviário. Íntegra para associados.
Jornal da Orla (p. 10): Ministro do TCU, Vital do Rêgo, fará palestra no primeiro dia do Santos Export
O ministro Vital do Rêgo estará, na próxima terça-feira (18), participando do Santos Export. Ele fará uma palestra sobre o papel do TCU nas análises e autorizações dos processos de licitação portuária. O evento seguirá até quarta-feira (19). Em sua gestão como presidente da corte, iniciada neste ano, Rêgo trabalha em uma nova abordagem em relação ao setor de infraestrutura, posicionando o TCU como facilitador. “Queremos dar mais celeridade aos processos, reunindo as empresas e as agências reguladoras para buscar um reequilíbrio e tornar os contratos com o setor privado mais duradouros”. Íntegra para associados.
AEN: Portos do Paraná vai investir R$ 29 milhões para modernizar o Píer de Granéis Líquidos
A Portos do Paraná autorizou a ordem de serviço para o início das obras de manutenção e reforço da segurança no Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), no Porto de Paranaguá. Serão investidos R$ 29 milhões na construção de um novo dolfim para amarração e atracação de navios. Também serão feitas a substituição das defensas, a recuperação da pavimentação de todo o píer, incluindo a sinalização vertical e horizontal, além de adequações na parte elétrica. A elaboração do projeto e a execução da obra terão duração prevista de aproximadamente 420 dias. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): ANTT realiza 3ª audiência pública sobre ferrovias
A ANTT realiza hoje a terceira audiência pública para discutir o projeto de concessão das ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol). O encontro será às 9 horas em Cuiabá. A concessão contará com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões e prazo de operação de 35 anos. Combinadas com outros projetos ferroviários planejados ou em implantação, a Fico e a Fiol ajudarão a integrar os sistemas ferroviários ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 5): Governo publica instrução normativa e prorroga Reporto até 2028
A IN RFB nº 2.252/2025, publicada ontem no DOU, restabelece o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) até 31 de dezembro de 2028. O restabelecimento do Reporto é visto como um estímulo à competitividade, viabilizando investimentos que modernizam as operações e melhoram a eficiência da logística nacional. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portal BE News: Ministro Silvio Costa Filho destaca agenda de concessões em lançamento da Frente Parlamentar com países do sudeste asiático
O ministro Silvio Costa Filho destacou os investimentos em infraestrutura aeroportuária no Brasil e novas possibilidades de parcerias econômicas com países do sudeste asiático, durante o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Asean, ontem, na Câmara dos Deputados. A Frente vai debater medidas para ampliar o comércio entre Brasil e os países que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O bloco, formado por Camboja, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Vietnã e Brunei, é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portal BE News.
Informativo dos Portos: ANTAQ aprova estudo de acompanhamento de custos dos afretamentos de embarcações para navegação de apoio marítimo
A ANTAQ aprovou ontem o estudo P14 – Acompanhamento dos custos suportados pelas empresas nacionais com relação ao uso de embarcações nacionais e estrangeiras afretadas para a navegação de apoio marítimo. Os resultados apontam que os preços brasileiros não se equiparam aos praticados nos mercados internacionais. Por isso, a precificação no mercado interno de apoio marítimo deve considerar fatores próprios do setor. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Índice mundial de contêineres cai 7% e atinge US$ 2.368/contêiner de 40 pés
O Índice Mundial de Contêineres (WCI) da Drewry recuou 7% nesta semana, chegando a US$ 2.368 por contêiner de 40 pés. O valor representa uma queda de 77% em relação ao pico da pandemia, em setembro de 2021, quando atingiu US$ 10.377. Apesar disso, ainda está 67% acima da média pré-pandemia de 2019, que era de US$ 1.420. O índice composto médio acumulado no ano ficou em US$ 3.205 por contêiner de 40 pés, superando em US$ 321 a média de 10 anos de US$ 2.884, influenciada pelo período de alta excepcional entre 2020 e 2022. Íntegra para associados.
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