Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

14/04/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Isto É On-line (Reuters): Fim de contrato com operador da Bunge em São Francisco do Sul abriria espaço a rivais

O contrato entre o operador portuário Litoral Soluções em Comércio Exterior e a SCPAR Porto de São Francisco do Sul terminou em 11 de abril e não prevê prorrogação, podendo abrir espaço para outras empresas interessadas em operar no terminal público de grãos. Nos últimos anos os terminais públicos e privados de São Francisco do Sul embarcaram uma média de 5,7 milhões de toneladas de soja e milho anualmente. São Francisco do Sul foi o sexto porto mais ativo do Brasil para exportação de milho e o oitavo para soja em 2022. Íntegra para associados.

Globo Rural: TCP cresce 619% em movimentação anual de contêineres em 25 anos

O Terminal de Contêineres de Paranaguá contabilizou 1,16 milhão de TEU em 2022, recorde de 619% na movimentação de contêineres desde a fundação da empresa, em 1998. Para manter o crescimento, o terminal tem divulgado planos de investimentos, entre eles o mais recente no valor R$ 370 milhões para ampliação dos gates, instalação da subestação de energia e a expansão em 43% da área refrigerada, que passa de 3.572 para 5.126 tomadas. O cais e o calado também passaram por mudanças para facilitar a chegada do APL Yangshan, com 347 metros de comprimento e 45 metros de largura, e no ano passado alcançou 202 nesse navio. Íntegra para associados.

Estadão On-line (Blog do Fausto Macedo): Juiz põe no banco dos réus ex-presidente da Codesp e mais seis por desvios em contrato de R$ 12 milhões no porto de Santos

O juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos, recebeu denúncia do MPF e colocou no banco dos réus o ex-presidente da Codesp, José Alex Botelho de Oliva, por supostos crimes de peculato e dispensa de licitação. Além de Oliva, respondem ao processo três ex-diretores: Cleveland Sampaio Lofrano (Operações Logísticas), Carlos Henrique de Oliveira Poço (Tecnologia da Informação) e Celino Ferreira da Fonseca (Administrativo). Íntegra para associados. 

Valor Econômico: STJ mantém cobrança de taxa por portos

O STJ vem mantendo decisões de segunda instância favoráveis à cobrança do SSE/THC-2. Um desses casos foi julgado na terça-feira (11) pelos ministros da 1ª Turma. O posicionamento do STJ, no entanto, não põe fim às discussões em torno da tarifa. Um processo sobre o tema está em tramitação no TCU. Íntegra para associados.

Folha e CNN Brasil: Lula se reúne com Xi, e Brasil e China assinam 15 novos acordos em Pequim

O presidente Lula foi recebido ontem pelo líder chinês, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro divulgou a relação de 15 acordos entre os dois países, com previsão de totalizar cerca de R$ 50 bilhões de investimentos. São memorandos de entendimento para infraestrutura e PPPs e um protocolo para fabricar e operar satélites CBERS-6. Lula defendeu “uma parceria para construir uma política de desenvolvimento no Brasil no campo da energia”, acrescentando que a visita à Huawei, no dia anterior, foi para “dizer ao mundo que não temos preconceito na nossa relação com os chineses”. As declarações de Lula se dão num contexto de crescente disputa entre Estados Unidos e China. Íntegra para associados: Folha e CNN Brasil.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. A-8): Cobertura 4G é ampliada para melhorar operações logísticas

A Rumo, em projeto desenvolvido pela Embratel, instalou 41 antenas de transmissão na Serra do Mar, ligando o Planalto à Baixada Santista e ampliando a cobertura do sinal 4G. O objetivo é tornar a comunicação mais ágil e eficiente no transporte da carga via ferrovias até o Porto de Santos. As antenas de transmissão que já estão em operação começaram a ser instaladas em maio de 2022 e se estendem por um trecho de 41 quilômetros, entre as estações Evangelista e Paratinga. As locomotivas foram adaptadas para receber os equipamentos de captação do sinal 4G de forma integrada à comunicação via satélite utilizada nos trechos fora da serra. Íntegra para associados.

Portal Diarinho e No Ponto SC: Itajaí sedia evento de inovação no setor portuário

Ontem e hoje Itajaí está sediando a 3ª edição do Inova Portos, que já passou por Maranhão e Santos e tem como objetivo fomentar a cultura de inovação no setor. Representantes do governo federal, portos e empresas de logística e comércio exterior discutem temas como sustentabilidade, uso de tecnologia e acesso a ecossistemas de inovação. As palestras e os debates têm transmissão em tempo real pela internet. Íntegra para associados: Portal Diarinho e No Ponto SC.

Massa News: Polícia Federal investiga vazamento de nafta no Porto de Paranaguá

Ontem a Polícia Federal deflagrou a Operação Águas Carijó para investigar vazamentos de nafta no terminal marítimo Terin, no Porto de Paranaguá, e esclarecer as causas do desastre ambiental cujas consequências ainda não foram dimensionadas. O vazamento ocorreu durante a operação de descarregamento do produto por meio de bombeamento por tubulações. Foram identificados dois pontos de rompimento em uma tubulação. Técnicos da Terin iniciaram a picagem da tubulação. A Portos do Paraná informou que a operação de navios no Píer Público de Granéis Líquidos está liberada, assim como o acesso rodoviário aos terminais. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Roberto Gusmão e Fabrizio Pierdomenico são designados para CDFMM

Os secretários Roberto Gusmão e Fabrizio Pierdomenico foram designados, respectivamente, para as vagas de titular e suplente da pasta no Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante. Substituem Natália Marcassa e Sharisse de Almeida. A 52ª reunião ordinária do CDFMM, que ocorreria no dia 23 de março, foi adiada e a nova data ainda foi anunciada. A princípio, as duas próximas reuniões ordinárias previstas para este ano ocorrerão nos dias 6 de julho e 23 de novembro, com envio de pleitos para financiamento de novos projetos. Em 2022, o ministério contabilizou a conclusão de 103 obras de reparos e outros serviços, além de 5 construções de embarcações com apoio financeiro do FMM, que somam investimentos de R$ 907,5 milhões. Íntegra para associados.

Agência Porto: Porto de Itaguaí se destaca na movimentação do 1º bimestre

O Porto de Itaguaí movimentou 6,8 milhões de toneladas no 1º bimestre deste ano, 3,9% do total de movimentações realizadas em todos os portos brasileiros, de acordo com o Estatístico Aquaviário da Antaq. Registrou um aumento de 33,58% em relação ao mesmo período do ano passado e obteve o principal resultado positivo entre os portos públicos. Íntegra para associados.

Agência Porto e BE News (p. 5): SP prepara plano de logística para ampliar espaço de ferrovias e hidrovias

Ontem a Secretaria de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura de São Paulo apresentou novas diretrizes para o chamado Plano de Logística e Investimentos do estado. O projeto visa otimizar a matriz modal, com foco na maior participação de ferrovias e hidrovias, e deverá ser concluído em 2025. A ideia é estudar a equidade no acesso ao transporte a partir da redução das desigualdades regionais e a melhoria do bem-estar da população por meio da redução de emissões, tempos de viagem, custos logísticos e acidentes. Os dados mais recentes mostram que o modal rodoviário responde por 79,6%, ferrovias 12,6% e hidrovias 0,31%. Íntegra para associados: Agência Porto e BE News.

DatamarNews (Splash247): Greves nos portos afetam cadeias de suprimentos

O número de protestos e greves que afetaram operações portuárias ao redor do mundo quadruplicou no ano passado para 38 incidentes. De paralisações de caminhoneiros na Coreia do Sul a greves nas docas na Grã-Bretanha, a escassez de trabalhadores levou as companhias marítimas a desviar ou atrasar cargas em todo o mundo. As consequências atingem também os trabalhadores marítimos, que chegam a 1,5 milhões no mundo. Depois de anos sem acesso à terra devido à pandemia, eles agora se veem impedidos de tirar licença de desembarque por conta das greves nos portos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco