Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil: Combustível de navios tem alta de 100% no preço em cinco meses, diz Petrobras
A tonelada do bunker está sendo comercializada a US$ 1.200, aumento de 100% em cinco meses. Diferentemente dos outros combustíveis, os valores acompanham as variações do mercado internacional em tempo real. Em 2022, de acordo a Antaq, o Brasil transportou 187 milhões de toneladas em navios para o exterior e 50 milhões de toneladas por cabotagem. O professor da UFRJ, Diego Malagueta, explica o aumento: “Houve um gargalo causado pelo lockdown. A logística marítima de todo o mundo foi impactada. Com os navios parados, a demanda por bunker diminuiu e sobrou combustível. Para equilibrar, a produção foi reduzida. Mas, agora, com a retomada da navegação, a demanda explodiu e a quantidade de combustível não correspondeu à demanda”, explicou o professor. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Mudança na base de cálculo reduz custos de importação pelos portos no Brasil
Segundo o Ministério da Economia, a retirada dos custos dos serviços de capatazia da base de cálculo do imposto de importação vai gerar uma economia de pelo menos R$ 307,6 milhões até o fim do ano. A medida já está em vigor desde quarta-feira (8). Para a 2023, a projeção é de uma economia de R$ 685,6 milhões. A taxa de capatazia continua sendo cobrada; apenas não incidirá sobre o cálculo alfandegário. Íntegra para associados.
Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo): Porto de Santos vira a ‘bola da vez’
Até o fim do ano está prevista a privatização do Porto de Santos, cujo objetivo é atender à necessidade bilionária de investimentos para garantir a expansão do terminal. O Ministério de Infraestrutura aposta numa forte disputa pelo ativo, o maior depois da venda da Eletrobras. O governo apresentou a proposta a investidores de países como EUA, França, Emirados Árabes e Itália, além de ter realizado audiência pública no Brasil. “É um momento único para o transporte portuário. Vamos dar um passo novo e com segurança para promover os portos, com participação do setor privado, que vai garantir a expansão logística nacional”, disse Rafael Furtado, secretário substituto de fomento, planejamento e parcerias do ministério. Íntegra para associados.
Estadão On-line, Correio Braziliense On-line, Valor Econômico e Folha: Balança comercial tem superávit de US$ 4,9 bilhões em maio, o menor para o mês em 3 anos
Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Economia apontam que em maio as exportações somaram US$ 29,6 bilhões (+8% na comparação com maio de 2021) e as importações totalizaram US$ 24,7 bilhões (+35,5%). A corrente de comércio avançou 18,3% e totalizou US$ 54,4 bilhões. No acumulado de 2022, as exportações somaram US$ 131,1 bilhões, alta de 20,3%, em relação ao mesmo período de 2021, e as importações ficaram em US$ 106 bilhões, aumento de 29%. A corrente comércio alcançou US$ 237 bilhões, alta de 24%. O cenário internacional provocou alta nos preços das commodities agropecuárias exportadas. Por outro lado, as dificuldades na obtenção de fertilizantes fizeram os importadores brasileiros acelerar as compras de insumos. Íntegra para associados: Estadão, Correio, Valor e Folha.
Correio Braziliense On-line: Auditores Fiscais da Receita farão atos em 10 cidades nesta terça (14/6)
Os atos hoje em frente às superintendências da RF das dez regiões fiscais do país estão sendo organizados pelo Sindifisco Nacional. Segundo a entidade, a categoria está mobilizada contra “a desvalorização do órgão e da carreira de auditor fiscal” e contra o PLP 17/2022, que trata dos direitos e deveres do contribuinte e tramita em regime de urgência. Íntegra para associados.
O Globo (AFP): Vinte contêineres com metais preciosos e eletrodomésticos são roubados no México
Vinte contêineres, alguns com ouro e prata e aparelhos eletrodomésticos, foram roubados no dia 5 de junho de um depósito particular no porto de Manzanillo, no que seria o maior assalto do tipo no México. O grupo criminoso usou guindastes e outros veículos pesados de oito a dez horas para movimentar os contêineres e selecionar as mercadorias. Os guardas de segurança da área, de uma empresa privada em que não há intervenção das autoridades aduaneiras, foram dominados pelos assaltantes. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa) e A Tribuna de Santos (p. a-3): Empresários de Santos conhecem processo que une indústria ao porto em Roterdã
Para os integrantes da comitiva em visita ao Porto de Roterdã, o porto de Santos poderia seguir o exemplo do porto holandês onde indústrias funcionam dentro da área portuária agregando valor aos produtos antes de seguirem para o destino. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que participa da comitiva, lembrou que no ano passado a entidade criou o Laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária para testar esse conceito em Santos. “Testamos o conceito de trazer mercadorias importadas, aproveitar a estrutura dos armazéns e manusear a carga para agregar algum valor”. Caputo explicou que o dono da carga paga os impostos na reta final, quando a mercadoria sair e o produto for nacionalizado. Porém, se o empresário quiser receber, agregar valor e vender para outro país, não paga tributo. Autoridades, representantes de entidades e empresários do setor cumprem uma agenda técnica em Roterdã até amanhã para conferir a aplicação de novas tecnologias e das melhores políticas no setor. Ontem, a comitiva conheceu a maior draga da Van Oord em Roterdã, com capacidade de 40 mil m3 de sedimentos para manter a profundidade do canal de navegação em 25 metros. Hoje, o roteiro inclui visita ao Shipping and Transport College, para uma apresentação sobre portos inteligentes, e ao terminal de contêineres em Maasvlakte 2, totalmente automatizado e controlado por computadores. Íntegra para associados: A Tribuna 1 e A Tribuna 2.
G1 Santos, A Tribuna de Santos, Santa Portal e Diário do Litoral: Navio Omicron colide em berço de atracação e assusta passageiros no Porto de Santos
Ontem no início da tarde, um cargueiro carregado com 71 toneladas de açúcar colidiu contra um berço de atracação do armazém 16, da Rumo, no Porto de Santos. A SPA informou que ninguém ficou ferido e que não há sinais de óleo no mar ou qualquer tipo de vazamento oriundo da colisão. O navio segue atracado, aguardando, por determinação da Marinha, inspeção da classificadora para saber se poderá seguir ou não seu destino. Íntegra para associados: G1, A Tribuna, Santa Portal e Diário do Litoral.
AEN: Nos cinco primeiros meses, portos do Paraná têm alta de 14% na descarga de fertilizantes
A importação de fertilizantes pelos portos do Paraná já mostrava tendência de crescimento desde o ano passado, mas com a guerra na Ucrânia, o desembarque aumentou 14% entre janeiro e maio. Totalizou 4.791.982 toneladas, contra 4.192.659 toneladas no mesmo período de 2021. Em Paranaguá, principal porto de entrada do fertilizante que chega ao Brasil, os armazéns privados têm trabalhado com a capacidade máxima de 3,5 milhões de toneladas armazenadas. Ainda não é possível dizer se a demanda seguirá crescendo ou se voltará a cair. A oferta está normalizada, depende mais dos preços, que são negociados entre os importadores e agricultores. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Modelo brasileiro de debêntures incentivadas deve ser estudado por países da América Latina, sugere BID
O estudo do BID “Infrastructure Bonds, The Case of Brazil”, publicado em abril de 2022, recomenda que os países da América Latina atentem para a experiência brasileira com as debêntures incentivadas para a infraestrutura. Compara o financiamento da infraestrutura no Brasil com projetos dos demais países na América Latina e conclui que o Brasil tem atingido resultados animadores. Em 2021, foram emitidos R$ 46,7 bilhões, maior volume da história. Neste ano, até maio, foram realizadas emissões de R$ 18,3 bilhões. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: ‘Privatização é um processo do Estado brasileiro’, diz ministro Marcelo Sampaio
O ministro Marcelo Sampaio disse que o país vai colher nos próximos quatro anos os frutos do que foi plantado durante a gestão do presidente Bolsonaro no Ministério da Infraestrutura e que, independentemente do resultado das urnas, o processo seguirá em 2023. Lembrou que a população se acostumou a serviços melhores do setor privado. Disse ainda que acredita na publicação do edital para desestatizar o Porto de Santos neste ano. “Estamos falando do principal hub logístico da América Latina e toda a dinâmica que ele tem. A gente sabe que não está arrendando um terminal portuário”, destacou. “Chega uma hora que temos que dar por acabado e seguir com o processo”. “E vai ter sempre um grupo que quer discutir mais e é natural que o tribunal seja ali uma segunda instância. Ele tem sido muito parceiro da agenda de infraestrutura. Os processos têm entrado lá e saído melhores, com aperfeiçoamento que traz segurança jurídica para o processo”. Íntegra para associados.
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