Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A), Portos e Navios e Portal BE News: Antaq aprova concessão de hidrovia no Madeira
A diretoria colegiada da Antaq aprovou ontem o encaminhamento do processo de concessão da Hidrovia do Madeira para análise do MPor. Após essa etapa, os processos de audiência e consulta pública deverão ser realizados ao longo de 60 dias. Como os cerca de 1.000 km do rio são navegáveis durante todo o ano, em um canal com profundidade de 3,5 metros, estima-se que o custo do frete caia mais de R$ 6 por tonelada. Outra inovação prevista é a permissão para que as barcaças possam trafegar durante a noite —o que hoje é proibido. Com a concessão, Mato Grosso e Rondônia ganharão competitividade porque, hoje, cerca de 40% do milho colhido têm de ser deslocados por caminhões. Uma única barcaça transporta até 12 mil toneladas, o que equivale a 300 caminhões. A modelagem da concessão foi concebida conforme o conjunto de diretrizes orientadas por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor hidroviário, com foco na atração de investimentos e ganho de confiabilidade e perenidade para a infraestrutura de transporte desse modal. O projeto também conta com o apoio do PPI. Íntegra para associados: Folha, Portos e Navios e Portal BE News.
Valor On-line: STF fixa dois anos para que concessões de portos secos se adaptem aos prazos de outorga
Os ministros do STF concederam dois anos para que as concessionárias de portos secos se adaptem ao entendimento legal de que o prazo máximo de outorga é de 25 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos. Ainda segundo o STF, a Administração Pública poderá organizar processos licitatórios com prazos inferiores ao previsto em lei. Dessa forma, fica descartado o entendimento de que a lei permitiu uma prorrogação automática dos contratos vigentes por mais 25 anos acrescidos de mais 10, conforme o contestado na ação pela Procuradoria-Geral da República. A Corte limitou a prorrogação dos contratos de concessão ou permissão àqueles que passaram por licitação, ou seja, concessionários que têm apenas autorização não podem prorrogar os contratos. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Muralha na água e parceria com a Nasa: o que é feito no País contra o avanço do nível do mar
Os planos para evitar que cidades litorâneas sejam inundadas vão desde o corte na emissão de gases até a instalação de sistemas de monitoramento a alertas de eventos extremos. O Rio de Janeiro, maior cidade a ser afetada, por exemplo, fez parceria com a Nasa para monitorar e se antecipar ao avanço do mar. Algumas cidades também construíram barreiras artificiais para conter o aumento no nível do mar. Em Santos, a região da Ponta da Praia pode ser inundada como consequência do aumento no aquecimento global a 1,5ºC. Se a temperatura global subir 3ºC praticamente todas as praias e parte da área urbana santista ficariam sob a água. A prefeitura instalou uma barreira de geobags – grandes sacos de material geotêxtil cheios de areia – para evitar que as ressacas avancem sobre a área urbana na Ponta da Praia. No local estão dispostos 49 sacolões, em uma extensão de 275 metros. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Com até 6% da economia global, oceanos entram nos debates do G20
O objetivo do Oceans 20, fórum ligado ao G20, é estabelecer um diálogo para garantir a sustentabilidade dos oceanos – a chamada “Economia Azul” – e debater temas como relação com o clima; conservação e governança do alto mar; salvaguarda dos meios de subsistência costeiros; poluição e proteção dos oceanos. O valor agregado estimado para a economia dos oceanos até 2030 é de US$ 3 trilhões, na ordem de 5% a 6% da economia global real e com 40 milhões de empregos diretos, segundo projeções da OCDE. De acordo com recente estudo dessa organização, se o oceano fosse um país, seria a sétima economia do mundo. No Brasil, o BNDES Azul tem R$ 22 bilhões em carteira distribuídos entre óleo e gás, com R$ 13,6 bilhões aportados em docagem, embarcação de apoio, estaleiro e navio petroleiro; portos, terminais e embarcações de apoio (R$ 6,5 bilhões); transporte marítimo (R$ 1,2 bilhão); turismo marinho e costeiro (R$ 296,7 milhões); e outros instrumentos, como mapeamento para pesca (R$ 15 milhões). Íntegra para associados.
O Globo On-line: Senado terá projeto de ‘Refis’ de multas de agências reguladoras, diz Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que vai apresentar um projeto para criar um “Refis” de multas impostas por agências reguladoras, no primeiro movimento para formar alternativas para a MP que limitava uso de créditos PIS/Cofins – devolvida por ele nesta semana e que poderia levantar R$ 29 bilhões ao governo. O projeto é o único que ainda não está em tramitação, entre as possibilidades levantadas por senadores para compensar a desoneração da folha de pagamento de setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes. O Senado quer fazer um esforço concentrado para votar uma lista de medidas capazes de elevar o saldo das contas públicas como alternativa. A definição de quais propostas farão parte desse conjunto, no entanto, ainda depende de cálculos do Ministério da Fazenda. Íntegra para associados.
O Globo: Exportações para os Estados Unidos crescem 14% no primeiro tri
No primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras para o país norte-americano cresceram 14% ante 2023, enquanto as exportações totais do Brasil subiram 3,2%. Os dados completos serão divulgados no lançamento do novo Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Estados Unidos, no dia 18, uma parceria entre a ApexBrasil e a Amcham Brasil. Todos os estados norte-americanos importam produtos do Brasil, mas dez deles concentram 73,6% do valor das exportações brasileiras para os EUA. O principal mercado estadual é a Califórnia, que representou 14,6% das importações totais. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna do Broadcast): Empresas com IA generativa devem crescer 2,4 vezes mais que concorrentes
A diferença do crescimento de receita entre as empresas que mais adotam a versão generativa e suas concorrentes deve aumentar em 2,4 vezes até 2026, segundo levantamento da Accenture, baseado em pesquisas com mais de 5 mil executivos da alta direção das companhias. A projeção foi feita com base em impactos anteriores percebidos pelos próprios executivos. O porcentual de mudanças nas empresas, causados pela IA generativa, foi de 183% nos últimos quatro anos, sendo 33% somente em 2023. Ao perceberem a tendência, 83% das organizações aceleraram as ações de transformação e 88% dos diretores preveem um índice de mudança ainda mais alto em 2024. Íntegra para associados.
Portal UOL: Agro perde bilhões com falta de investimento em infraestrutura e logística
Perdas em rodovias, ferrovias e portos insuficientes, armazenagem defasada, baixa conectividade rural e ausência de transporte sustentável na Amazônia são alguns dos gargalos que prejudicam o agronegócio. Só em 2020, 1,17% da produção de soja e 1,27% da de milho foram perdidas nos caminhões devido a estradas não pavimentadas ou precárias. Isso representa R$ 5 bilhões a menos por safra, segundo levantamento da Esalq-USP. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Portal BE News: Ampliação do Porto de Santos segue indefinida após audiência pública
A APS realizou ontem uma audiência pública para apresentar os planejamentos e projetos referentes à expansão da poligonal do Porto de Santos, que será submetida posteriormente à análise do MPor. No entanto, considerando os poucos espaços disponíveis, a ampliação pode esbarrar em uma série de entraves que devem demandar mais do que força política para serem superados. É o que ficou claro ontem, na audiência pública sobre o tema, na sede da APS. O projeto de maior destaque é o de um novo terminal para movimentação de contêineres e carga geral na Vila dos Criadores, área que se apresenta como a última disponível para operações portuárias na margem direita do porto. A proposta da APS indica a transferência das famílias da Vila dos Criadores para uma área na cidade, no bairro Jabaquara. Outras novas áreas poderão ser incluídas na poligonal na margem esquerda, incluindo a instalação de novos TUPs. A APS propõe ainda inserir a Área Continental de São Vicente dentro da poligonal, tendo em vista fortalecer o modal hidroviário. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a Área Continental de São Vicente e a Vila dos Criadores são estratégicas e atendem ao pedido do MPor para concentrarem a expansão portuária. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portal BE News.
Santa Portal e Diário do Litoral: APS suspende audiência pública sobre Ecoporto e mantém debate sobre terminal de cruzeiros
A APS decidiu suspender a Audiência Pública que debateria a prorrogação do contrato de arrendamento do terminal Ecoporto, que deveria ocorrer ontem. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, o tema é tão importante que o próprio MPor decidiu por marcar uma audiência específica numa próxima oportunidade. Já a Audiência Pública sobre o terminal de cruzeiros, também marcada para ontem de manhã, foi mantida. As consultas públicas, tanto em relação à audiência pública suspensa quanto para o terminal de cruzeiros e a poligonal, estão mantidas e receberão contribuições até dia 21 de junho próximo. Íntegra para associados: Santa Portal e Diário do Litoral.
A Tribuna de Santos e Portal BE News: Licença ambiental prévia do túnel Santos-Guarujá fica pronta este ano, diz Tarcísio
O governador Tarcísio de Freitas, em agenda pública ontem, em Santos, garantiu que o contrato para obras do túnel Santos-Guarujá será assinado daqui a um ano e admitiu que “algum transtorno” pode ocorrer por conta de desapropriações. “Passamos um bom tempo discutindo os contornos do licenciamento ambiental. Agora vamos protocolar (na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb) o estudo de impacto ambiental para que, antes do final do ano, tenhamos a licença (ambiental) prévia (LP)”, explicou. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portal BE News.
Correio 24 horas: Empresa baiana tem o 6º melhor terminal de contêineres do mundo
Criada na capital baiana, em 1837, a Wilson Sons é a maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro e possui o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, o Tecon Salvador, na categoria até 500 mil TEUs movimentados por ano. A colocação no Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), referente a 2023, é baseada em ranking divulgado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence, que avaliaram a eficiência operacional a partir do tempo de permanência dos navios porta-contêineres nos portos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: ‘Navegue Simples’ será lançado na próxima terça-feira (18)
O MPor e a Antaq marcaram, para a próxima terça-feira (18), o lançamento do ‘Navegue Simples’, programa de simplificação dos processos de autorização e redução do tempo de tramitação processual de TUPs. O objetivo é mapear o fluxo atual de autorização de construção e exploração de instalações portuárias privadas, identificar os pontos de gargalo e sugerir fluxo desburocratizado visando à redução no tempo processual total. A cerimônia será realizada na sede do MPor, em Brasília. Para o evento, é esperada a presença do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Tecon Santos passa a receber navios gigantes semanalmente
O Tecon Santos, administrado pela Santos Brasil no porto de Santos, recebeu na tarde de ontem a escala inaugural de um novo serviço de longo curso que reúne as maiores embarcações em capacidade de carga conteinerizada que chegarão regularmente à Costa Leste da América do Sul. Na parceria firmada com a CMA CGM e a Cosco, a Companhia receberá semanalmente navios de uma frota composta por 12 embarcações da classe Latamax, que têm 336m de comprimento, 51m de boca e 14,5m de calado máximo permitido. A primeira viagem foi realizada pelo navio Cosco Argentina, que movimentou 2,6 mil contêineres no Tecon Santos. A previsão é que, em cada atracação dessa categoria de navios, cerca de 5 mil contêineres sejam operados no terminal. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Rodovias sob gestão pública são 3,2 vezes mais perigosas que rodovias concedidas, diz fundação
Segundo os dados de pesquisa da Fundação Dom Cabral, as rodovias sob gestão pública são 3,2 vezes mais perigosas que as rodovias concedidas, levando em conta a taxa de severidade dos acidentes, que de acordo com a intensidade do tráfego e avalia danos materiais; feridos; e vítimas fatais. Os investimentos nas rodovias públicas têm sido mais acentuados, e isso melhorou a circulação nas vias, com a diminuição de 6% dos acidentes nos últimos seis anos, contudo eles continuam sendo os mais graves. Íntegra para associados.
BE News (p. 8): Vem aí o Porto Hack Santos 2024
Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para a 4ª edição do Porto Hack Santos 2024. No site hps://www.portohacksantos.com.br, além das inscrições, também estão todas as informações sobre o evento, o teaser de lançamento e a história dessa jornada no Porto de Santos (SP). O Porto Hack Santos 2024, uma onda de inovação que, desde 2019, reúne pessoas que pensam fora da caixa na hora de encarar problemas reais enfrentados pelo maior complexo portuário da América Lana, vai acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, no Juicyhub, na cidade. A iniciava é da ABTRA em parceria com o Instituto AmiGU e o Juicy Santos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024