Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

14/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: BNDES planeja privatização de mais 4 empresas até final de 2022

Segundo o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Abrahão, a privatização da Santos Port Authority (SPA), que vinha sendo colocada como prioritária pelo governo federal, não deverá ocorrer em 2022. “Queremos publicar o edital neste ano para ter o leilão pronto [para 2023]. Esse é um processo muito complexo, que tem que ser feito com cuidado”, afirmou. Para este ano a estimativa do banco é tirar do papel as privatizações da geradora de energia gaúcha CEEE-G; da empresa de mobilidade urbana CBTU de Belo Horizonte; da distribuidora de gás ES Gás, e da Ceasaminas (de abastecimento de produtos alimentícios). Íntegra para associados.

Portal Uol (Estadão Conteúdo) e BE News (p. 3): Governo prevê assinar renovação de ferrovia MRS no próximo dia 29

Após aval do TCU, o Minfra deverá assinar no dia 29, em Juiz de Fora (MG), a renovação por mais 30 anos do contrato de concessão da MRS Logística. De acordo com a empresa, quase 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço de toda a carga transportada por trens no País passam pelos seus trilhos. Com a renovação, a MRS vai operar o ativo até 2056. A previsão é que sejam investidos mais de R$ 11 bilhões. Íntegra para associados: Portal Uol e BE News.

CNN Brasil e Valor On-line: Brasil tem o melhor ambiente para parcerias público-privadas na América Latina

O relatório “Infrascope LAC”, divulgado ontem pelo BID, mostra que o Brasil tem o melhor ambiente para a elaboração de PPP na América Latina. De uma nota de 0 100, o Brasil alcança 76,3 pontos, ligeiramente acima do Chile, segundo colocado, que tem 75,3 – a média da região foi de 47,3 pontos. Nenhum país no continente foi incluído na categoria “maduro”, com nota entre 80 e 100. O relatório também destaca que o Brasil concentra mais de 40% dos investimentos da região em PPPs entre 2011 e 2020. E lista quatro desafios às PPPs no Brasil: assegurar uma divisão apropriada dos riscos entre o setor privado e o público, melhorar a coordenação entre as diferentes agências envolvidas, reforçar a legalidade dos contratos e implementar mecanismos de avaliação social e ambiental. Ressaltam que a nova lei de licitações, sancionada no ano passado, é um passo na direção certa, mas “o progresso depende de sua implementação total, que ficou para 2023.” Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor On-line.

Isto É On-line (Reuters): Avanço em exportação de café do Brasil 22/23 depende de logística; Cecafé vê queda em 21/22

O Brasil exportou 39,589 milhões de sacas de 60 quilos de café na safra 2021/22 encerrada em junho, queda de 13,3% ante período anterior. Já a receita registrou recorde de 8,117 bilhões de dólares, alta de 38,7%, como reflexo do câmbio e de elevados preços internacionais. Segundo o Cecafé, preocupa a questão da pandemia afetando a logística. De acordo com as sinalizações das agências de navegação, a normalização das condições logísticas para embarque está prevista para meados do segundo semestre de 2023. Até lá, o setor busca opções que melhorem a circulação de cargas. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Brasil e EUA aquecem relação e aumentam troca comercial

O forte aumento das importações brasileiras dos Estados Unidos, com crescimento também das exportações, levou a um novo recorde nas trocas entre os países no primeiro semestre do ano. A corrente de comércio do Brasil com os EUA atingiu US$ 42,7 bilhões entre janeiro e junho de 2022, alta de 43,2% ante o mesmo período de 2021. Os EUA seguem como segundo principal parceiro comercial do Brasil, com participação de 14,5% no total das trocas do país; a China mantém-se em primeiro lugar, com 25,6%. Segundo a Amcham, as cotações internacionais de produtos de energia e alimentos, impactadas pela guerra na Ucrânia, influenciaram o desempenho de itens importantes do comércio bilateral Brasil-EUA, como petróleo e derivados, fertilizantes e insumos químicos. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Reuters) e Money Times: Exportações da China aumentam 17,9% em junho, maior valor em cinco meses

A recuperação das exportações da China reflete o abrandamento das interrupções da cadeia de abastecimento e do congestionamento dos portos que afetaram a economia na primavera, quando o governo implementou lockdowns generalizados. As exportações de 248.000 veículos em junho, 30,5% a mais do que no ano anterior, contribuíram para o crescimento robusto. Entretanto, os economistas dizem que a força das exportações provavelmente desaparecerá conforme o aumento das taxas de juros globais para conter a inflação começar a afetar a demanda e o crescimento econômico, sem contar a ameaça de novas restrições contra a pandemia. Por outro lado, as importações da China aumentaram apenas 1,0% em junho em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao ganho de 4,1% de maio, pressionadas pela redução das importações de commodities e pelo consumo interno moderado em meio aos lockdowns. Íntegra para associados: CNN Brasil e Money Times.

Imprensa regional:

Santa Portal e Portos e Mercados: Porto Hack traz inclusão para mulheres e foco em soluções portuárias

Soluções de tecnologia e negócios para otimizar os processos do Porto de Santos, oficinas para pessoas de baixa renda e participação focada em mulheres. Essas são as ações do Porto Hack Santos 2022, maior evento de inovação aberta da Baixada Santista, marcado para os dias 30 e 31 de julho, no terminal de passageiros do Concais. O hackathon, realizado pela ABTRA, conta com o apoio das autoridades do porto para tornar a comunidade portuária tecnologicamente conectada e criar a melhor jornada de sucesso do cliente. Cinquenta competidores em 10 times vão encarar dois desafios: o PCS (Port Community System) e o Comex. O primeiro tem como objetivo desenvolver soluções para a integração entre terminais, recintos alfandegados e, assim, melhorar a performance das ofertas de serviços. No segundo, mulheres desenvolvem novos modelos de negócio de base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente ao Porto. As inscrições para competir e mentorar podem ser feitas até 20 de julho, por time ou individualmente, em: https://www.portohacksantos.com.br/. Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos pode participar. Programação:  https://www.umportoparaofuturo.org.br/. Íntegra para associados: Santa Portal e Portos e Mercados.

G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-7): PF apreende toneladas de drogas, dólares e fuzil durante operação de combate a organização criminosa que agia no Porto de Santos

A Polícia Federal realizou ontem, na Baixada Santista (SP) e em outros seis estados, a Operação Maritimum para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em portos brasileiros. Na região, quase uma tonelada de cocaína foi achada em 45 sacos de milho, assim como US$ 36 mil, passaportes e outros documentos; foram cumpridos oito mandados de prisão e 46 de busca e apreensão. Íntegra para associados: G1 e A Tribuna.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Acesso a terminais será reformado a partir de segunda em Guarujá

As obras de revitalização da Marginal Piaçaguera, que liga a Rodovia Cônego Domênico Rangoni aos terminais retroportuários de Guarujá terão início na próxima semana. O governo do Estado investirá R$ 9,5 milhões no projeto, que vai facilitar a movimentação de cargas que chegam ao Porto de Santos. A obra é uma antiga demanda dos caminhoneiros, que constantemente utilizam a marginal para o transporte de cargas. Segundo a Prefeitura, em média 500 veículos de carga pesada passam pelo local diariamente. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal Jota (artigo do sócio da Piquet, Magaldi e Guedes ADV, Daniel Bogéa): O controle do TCU sobre setores de infraestrutura

A apreciação do PNL 2035 pelo TCU, na sessão de 22 de junho de 2022, nos ajuda na descrição de algumas tendências do controle externo em matérias envolvendo regulação e desestatizações. Os ritos recomendados endereçam dois problemas nucleares no planejamento do setor de infraestrutura ao longo de décadas. Critica a modelagem fragmentada de uma multiplicidade de projetos sem um olhar holístico e enfatiza a necessidade de metas e objetivos mais realistas e específicos, como também de integração dos modais de transporte para o desenvolvimento de uma cadeia logística eficiente. O caso consolida tendências recentes do controle do TCU sobre setores regulados, mas também pode ser contrastado com outras decisões recentes da Corte que não adotaram essas orientações. Qual caminho será seguido no futuro? Íntegra para associados.

Tecnologística: Transporte por cabotagem tem alta no Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio movimentou 1,163 milhão de toneladas no transporte por cabotagem no primeiro quadrimestre deste ano, crescimento de 178,4% na comparação com igual período de 2021, com destaque à movimentação de contêineres por conta do aumento do volume de transbordo de carga. Íntegra para associados.

Portos e Navios: ‘Estado não atrapalhará investimentos privados’, diz Burlier

O diretor de gestão e modernização portuária do Ministério da Infraestrutura, Otto Burlier, disse, na terça-feira (12), no lançamento do hub marítimo e portuário, do Cubo Itaú, em São Paulo, que o governo tem trabalhado junto a organismos internacionais para fazer a ponte com o setor privado e que existem financiamentos internacionais disponíveis na agenda de sustentabilidade e de novas tecnologias, além de ferramentas públicas de fomento, como o FMM. “Não dá para pensar, como no passado, que o Estado vai prover tudo. O Estado, pelo menos, não vai atrapalhar e tentar potencializar essas iniciativas”. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco