Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Relatório do TCU dá aval à privatização do Porto de Santos
O relatório da Seinfra Porto Ferrovia sobre a privatização do Porto de Santos encaminhado ao relator, ministro Bruno Dantas, deverá ser votado em sessão plenária do TCU na próxima semana. Dois ajustes nos estudos foram feitos voluntariamente pelo governo ao longo das conversas com os auditores do tribunal: aumento da taxa de retorno de 7,35% para 8,73% ao ano e redução no valor mínimo de outorga de R$ 3,015 bilhões para R$ 2,557 bilhões. Os auditores questionam aspectos do túnel Santos-Guarujá, como os riscos de construção, a baixa densidade dos estudos de demanda e o cálculo da tarifa. Sem um aval do novo governo, articula-se nos bastidores para que um dos ministros peça vista e adie a decisão do TCU sobre o assunto. Auxiliares do presidente eleito Lula não deverão levar adiante a privatização em 2023; preferem uma abertura de capital da SPA, mantendo o controle nas mãos do Estado, além da concessão de serviços específicos (como a dragagem) e de metas de desempenho para a diretoria. Íntegra para associados.
Folha On-line (Blog Sobre Trilhos): Rumo, MRS e FCA assumem 100 km de ferrovia do porto de Santos
Rumo, MRS e Ferrovia Centro Atlântica terão até o início de dezembro para apresentar à SPA o plano de transição das operações da ferrovia interna do Porto de Santos. O contrato deverá ser assinado neste ano. O condomínio formado pelas três concessionárias terá de investir R$ 891 milhões em até cinco anos e passará a ser responsável pela gestão da ferrovia de 100 quilômetros de trilhos por 35 anos. Hoje a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e precisa alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume proveniente das três ferrovias que levam cargas até o porto. Estão previstos um pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, com três vias férreas para atender terminais de celulose, viadutos para eliminar passagem de nível na região do canal 4-Marinha, passarela de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia, outros dois viadutos e uma adequação viária. Íntegra para associados.
Folha (Blog Sobre Trilhos) e O Globo: Estados do agronegócio apostam em ferrovias para melhorar logística
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apostam em ferrovias para desenvolver a logística e melhorar o escoamento da produção do agronegócio do Centro-Oeste rumo ao Porto de Santos. A 1.400 quilômetros de Santos, Rondonópolis será ainda mais primordial com a extensão ferroviária que a Rumo fará até 2030, conectando-a a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Dois trens de 120 vagões que deixem a cidade mato-grossense rumo ao porto retiram o equivalente a 700 caminhões das estradas. Outra ferrovia estratégica, a nova Ferroeste, vai ligar o porto de Paranaguá até o centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde encontra a malha da Rumo. Por outro lado, a oferta reduzida de empreiteiras pós-Operação Lava-Jato tem exigido das empresas de infraestrutura uma força-tarefa para desenvolver uma nova carteira de fornecedores em construção e engenharia. Íntegra para associados: Folha e Globo.
Correio Braziliense On-line: Infraestrutura: diagnóstico mostra regiões que mais precisam de investimento
Uma pesquisa da CNI divulgada na sexta-feira (11/11) mostra que os serviços portuários foram classificados como bons ou ótimos por 39% dos industriais. No Sul, esse índice é de 48%, enquanto no Nordeste, de 34%. A infraestrutura portuária é considerada o principal gargalo logístico para exportações, uma vez que o modal rodoviário é indicado para apenas pequenas e médias distâncias. Um reflexo desse quadro é que somente 48% dos industriais escoam a produção em trajetos com média inferior a 500 quilômetros. As distâncias percorridas, conforme a pesquisa, são de 885 km em média no país, ignorando a necessidade das regiões. No Norte, 34% das empresas dizem que suas mercadorias percorrem distâncias de mais de 2 mil km, enquanto no Sudeste só 4%. Íntegra para associados.
Correio Braziliense: Indústria nacional terá déficit de US$ 125 bi em 2022, o maior da história
Dados da AEB apontam que, devido à perda de competitividade da indústria nacional, a diferença entre as importações e as exportações do setor produtivo, cujos produtos possuem maior valor agregado, deve atingir um saldo negativo recorde neste ano, chegando a US$ 125 bilhões. Com um déficit desse tamanho na balança comercial da indústria, o Brasil está gerando emprego de qualidade e de melhor remuneração no exterior, e não internamente. Para o país conseguir voltar a exportar mais produtos manufaturados do que commodities, será preciso mudar a política de comércio internacional, atualmente focada no agronegócio, mais beneficiado pela inflação do que pelo aumento da demanda. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Portos e Navios: Porto de Santos registra lucro recorde para o 3º trimestre
A SPA encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 136 milhões, a melhor marca para o período e crescimento de 38,3% na mesma base de comparação com 2021. A movimentação de cargas, que registrou o melhor desempenho da história do Porto para um trimestre, alcançou 42,8 milhões de toneladas, alta de 17,2%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano o lucro líquido avançou 55,2% sobre o mesmo período de 2021 e totalizou R$ 416 milhões. A receita líquida no terceiro trimestre somou R$ 386 milhões, alta de 38,2% sobre igual intervalo de 2021, resultado: do ótimo desempenho na movimentação de cargas e do avanço das receitas patrimoniais, beneficiadas por reajustes contratuais e pela alocação otimizada das áreas portuárias para contratos de transição e novos arrendamentos. Os custos totais do trimestre foram impactados pela forte campanha de dragagem e registraram aumento de 76,1%, para R$ 147 milhões. Íntegra para associados: Santa Portal e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos: Sistema facilita consulta a estatísticas no Porto de Santos
A SPA lançou um sistema BI com dados estatísticos sobre a movimentação do Porto de Santos. O Estatísticas Online (EO) pode ser acessado no site da estatal, permitindo que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, de acordo com suas necessidades. Serão disponibilizadas consultas pormenorizadas da movimentação de cargas por berço de atracação, tipo de carga e por terminal, entre outros, desde 2005. O sistema conta com uma tela resumo com os comparativos mensais e anuais e com os recordes de movimentação, inclusive por tipo de carga. Acesso por meio do link. Íntegra para associados.
Editorial da Tribuna de Santos (p. a-2): O tamanho do porto
As incertezas sobre 2023 não recaem exclusivamente sobre a possibilidade de o novo governo dar ou não sequência ao processo de desestatização da gestão portuária, mas se manterá uma agenda de projetos e obras que coloquem o complexo santista na posição de protagonista da economia no escoamento de cargas, especialmente proveniente do agronegócio. Embora por infraestrutura se pense em melhorar a logística, a regulação de cargas, armazenagem, mobilidade inteligente entre áreas do porto e urbanas e até sustentabilidade ambiental das operações, o complexo santista ainda padece de problemas quase pueris para o tamanho que representa, como pavimentação rudimentar das vias internas, falta de sinalização aérea e de solo para cargas que chegam, alagamentos e vias subdimensionadas para o volume de veículos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 7): Codern apresenta demandas e pede R$ 41 milhões à bancada do RN
A Codern apresentou um pedido de recurso à bancada federal do RN no valor de R$ 41 milhões, que seria viabilizado por meio de emendas impositivas, às quais os deputados federais e senadores têm direito. Desse total, R$ 16 milhões serviriam para cobrir o aditivo das obras em andamento no Terminal Salineiro de Areia Branca, que ficaram sob a responsabilidade da companhia, impossibilitada por questões orçamentárias de receber novos recursos do tesouro nacional. O restante seria destinado a obras de infraestrutura no Porto de Natal. Íntegra para associados.
BE News (p. 7): Importância de novas soluções tecnológicas para os portos será debatida no Portugal Export
Criar um sistema que melhore a precisão no momento em que um navio atraca no porto, e outro que acelere a comunicação entre a comunidade portuária e moradores próximos dos terminais em situações de emergência pode trazer benefícios aos portos, agilizar todo o processo da operação e melhorar a relação porto-cidade. Esses dois desafios foram propostos e solucionados nas duas edições do Porto Hack Santos – maratona tecnológica promovida pela ABTRA, que reuniu empresas do setor e a comunidade de inovação. O diretor-executivo da entidade, Angelino Caputo, que também preside o Conselho do Brasil Tech Export, estará presente no Portugal Export, que nos dias 17 e 18 deste mês discutirá, entre outros temas, a importância de se investir em tecnologia. No dia 18, às 14h, apresentará o painel “Tecnologias incorporadas às operações logísticas e marítimas”, com moderação de Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News, e os expositores Danilo Abbondanza, da ModalGR; Marcello Di Gregório, da Super Terminais; Ricardo Falcão, da Praticagem do Brasil; Carlos Correia, do Porto de Lisboa; e Antonio Nabo Martins, da Associação dos Transitários de Portugal. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Índice de desempenho ambiental dos portos públicos mantém-se superior aos terminais privados
A Antaq divulgou na sexta-feira (11) os resultados do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) das instalações portuárias no ano de 2021. Os 31 portos públicos avaliados apresentaram, na média geral 77,38 pontos. Em 2020, a nota geral foi de 76,28. Já os 105 TUPs recuaram de 61,60 pontos em 2020 para 58,96 no último ano. No ranking dos portos públicos, o destaque foi o Porto de Itajaí, com 99,82 pontos, Paranaguá, com 99,29 e Santarém, com 97,33. Os portos de Itaqui e São Francisco do Sul completam a lista dos cinco mais bem avaliados. Entre os TUPs, os melhores resultados foram obtidos por Pecém, com 98,14 pontos, seguido de Ponta da Madeira, com 97,01, e, em terceiro lugar, o Terminal da Alumar, com nota 96,09. Porto Itapoá e Ilha Guaíba-TIG completaram o ranking dos cinco mais bem avaliados. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Agência iNFRA: Minfra vai entregar malha rodoviária do país em seu pior estado desde 2010
O governo Bolsonaro vai terminar o mandato entregando a malha rodoviária brasileira em seu pior estado desde 2010. De cada três quilômetros de rodovias no país, dois estão em estado regular, ruim ou péssimo, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2022, divulgada na quarta-feira (9). Isso corresponde a quase 70 mil quilômetros dos 110 mil que foram percorridos por técnicos da confederação para medir mais de 20 aspectos das rodovias brasileiras e definir a qualidade em que se encontram. Íntegra para associados.
Portos e Navios: APM Terminals seguirá operando no Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí informou que a APM Terminals continuará operando até o processo de desestatização ser concluído, o que poderá levar até dois anos. Procederá com o processo administrativo que visa formalizar, rapidamente, o contrato de arrendamento transitório com a operadora, garantindo a não interrupção das operações portuárias e demais atividades no recinto, já que o contrato atual expira no próximo dia 31 de dezembro. A APMT continuará a operar na ‘área A’ com os berços 1 e 2 do porto organizado, dedicados a cargas de contêiner. A operadora aumentou a proposta inicial de R$ 500 mil, anterior à publicação do edital seletivo, chegando ao valor mensal de R$ 2,3 milhões, um aumento de 460%. Íntegra para associados.
Agência Porto: Com o tema “Comércio Exterior: Base Para Retomada Econômica”, Enaex acontece nos dias 17 e 18 de novembro
O Enaex 2022, nos próximos dias 17 e 18, em ambiente online, terá como tema principal o “Comércio Exterior: Base Para Retomada Econômica”. A expectativa é que mais de 3.000 pessoas marquem presença no evento que pretende discutir a base para a retomada econômica, reforçando a demanda pela ampliação das exportações, fortalecimento da corrente de comércio e, sobretudo, pelo retorno dos manufaturados na lista dos itens mais exportados pelo país. Vale ressaltar que do total das exportações brasileiras no ano 2000, os manufaturados representavam 59%, mas esse número tem sido reduzido até chegar hoje ao patamar de 27%. As inscrições para o evento podem ser feitas em https://www.enaex.com.br/. Íntegra para associados.
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