Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Investimentos em infraestrutura batem recordes
Segundo estimativa da Abdib, os investimentos em infraestrutura vão crescer 15% em 2024 e fechar o ano em R$ 259,3 bilhões, sendo R$ 197,1 bilhões provenientes de recursos privados e R$ 62,2 bilhões de recursos públicos federais, estaduais e municipais. Devem representar 2,2% do PIB brasileiro, um avanço em relação ao 1,99% do registrado em 2023, mas ainda distante do patamar anual necessário de 4,3%. Os investimentos em transportes e logística devem somar R$ 63 bilhões, uma expansão de 52,17% em relação a 2023. A expectativa é de continuidade na trajetória de expansão nos próximos anos. Os leilões de concessões e PPPs previstos para ocorrer em 30 meses a partir de setembro de 2024 devem proporcionar R$ 300 bilhões em obras, considerando fontes diversificadas de recursos para financiar os projetos, como bancos de fomento nacionais e internacionais e o mercado de capitais. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Ex-Codesa, Vports registra lucro de R$ 81 milhões até setembro
A Vports, autoridade portuária do Espírito Santo, registrou Ebitda de R$ 147,2 milhões, nos primeiros nove meses de 2024, resultado 38% maior que o alcançado no mesmo período do ano passado. A margem alcançou 61%, frente a 53% no mesmo período de 2023. O lucro líquido no acumulado até setembro foi de R$ 81 milhões, ante um prejuízo de 5 milhões de reais em 2023. Íntegra para associados.
Valor On-line: Transporte de cargas e de passageiros cresce em setembro, diz IBGE
Segundo o IBGE, o volume do transporte de cargas cresceu 0,4% entre agosto e setembro de 2024, deixando a atividade 7,2% abaixo do recorde da série (julho de 2023) e 33,2% acima de fevereiro 2020 (pré-pandemia). Na comparação com setembro de 2023, recuou 4,2%, quinta queda consecutiva. No ano, ante o mesmo período em 2023, cai 2,6%. Já o volume de transporte de passageiros entre agosto e setembro cresceu 2,1%. Comparado a setembro de 2023, cresceu 3,7%, e encontra-se 0,7% acima do nível pré-pandemia e 22,1% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014). No ano, no entanto, o segmento acumula queda de 1,1%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Brasil está no fim de ranking global de competitividade digital
O Brasil está estagnado no ranking Mundial de Competitividade Digital, ocupando a 57ª posição entre os 67 países avaliados, como no ano passado. Desenvolvida pelo Internacional Institute for Management Development (IMD), em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral, o levantamento analisa a capacidade de adoção e exploração de tecnologias digitais que levam à transformação nas práticas governamentais, nos modelos de negócios e na sociedade em geral. A atração e retenção de talentos, a transferência de conhecimento, o financiamento para o desenvolvimento tecnológico e a criação de um ambiente regulatório mais dinâmico e eficiente são pontos críticos que precisam de maior atenção. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Brasil e China preparam acordos em áreas como agro, infra e finanças para visita de Xi Jinping
Os governos do Brasil e da China irão anunciar, na próxima semana, uma série de atos bilaterais e memorandos de entendimento nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, finanças e ciência e tecnologia. Eles serão divulgados na visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, no dia 20. Segundo o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério de Relações Exteriores, Eduardo Paes Saboia, estão em negociação protocolos para a exportação de mais produtos agrícolas brasileiros à China. O governo brasileiro tem também a intenção de ver uma presença mais robusta de investimentos chineses, em particular em infraestrutura e na capacidade produtiva industrial. Sobre a adesão ou não do Brasil à “Nova Rota da Seda”, o embaixador não entrou em detalhes. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Infraestrutura e Logística): Movimentação portuária em alta
A expansão do PIB, as safras agrícolas recordes e os primeiros sinais de recuperação da indústria têm alavancado a movimentação portuária e pressionado a execução de investimentos nos portos públicos e privados. Os arrendamentos licitados em 2024 (cinco em agosto e três para dezembro) vão requerer R$ 3,7 bilhões. Para 2025, serão mais 19 áreas, somando R$ 6,8 bilhões, incluindo o canal de acesso do porto de Paranaguá e a concessão do porto de Itajaí. O porto de Santos tem um plano de investimentos de R$ 21 bilhões, incluindo expansão de terminais, dragagem e o novo túnel, além da retomada do STS-10. A Santos Brasil conduz investimentos de R$ 2,6 bilhões para ampliar a capacidade do terminal de 2,4 milhões para 3 milhões de TEUs já em 2026. A DP World investiu R$ 700 milhões em infraestrutura para celulose e no contrato de 25 anos com a Suzano para uma capacidade de 5 milhões de toneladas. Também fechou com a Rumo um contrato de 30 anos e investimento de R$ 2,5 bilhões para movimentar 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. O terminal da Bracell em Santos consumiu R$ 500 milhões para movimentar 3 milhões toneladas da planta de Lençóis Paulista. Já a BTP investirá R$ 2 bilhões, nos próximos anos, para aumentar em 40% a capacidade do seu terminal. A APM Terminals (Maersk) controla 50% da BTP e 30% do terminal Itapoá e está investindo R$ 1,6 bilhão no segundo terminal de contêineres de Suape, com capacidade de 400 mil TEUs e operação prevista para 2026. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Infraestrutura e Logística): Cabotagem retoma ritmo com custos menores, segurança e sustentabilidade
Segundo pesquisa do Ilos com 86 das maiores indústrias do Brasil, 38% delas disseram que pretendem aumentar o uso da cabotagem no transporte dos seus produtos até 2025. Hoje, apenas 13% de toda carga transportada no país é feita pela cabotagem, enquanto o modal rodoviário se mantém acima de 60%. A ArcelorMittal acaba de inaugurar um modal de transporte por barcaça para viabilizar a ligação entre a planta de Vega, em Santa Catarina, e o Nordeste, com o transporte de bobinas laminadas a frio e revestidas. No ano passado, o total movimentado nos portos, em operações de embarque e desembarque de produtos, dentro da costa brasileira, atingiu 290,1 milhões de toneladas, segundo a Antaq. Na região Sul, são 3,5 mil contêineres transportados por mês, sendo que 60% desse volume é de arroz para o Norte e Nordeste. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Revista Infraestrutura e Logística): Hidrovias contam com a força do setor privado
No Plano Geral de Outorgas está prevista a concessão de seis hidrovias, que formam o eixo estratégico de escoamento de cargas pelo modal: juntas, movimentaram 92,1 milhões de toneladas em 2023, 56% do transporte hidroviário, e têm potencial para escoar 145,8 milhões de toneladas após a concessão, segundo a Antaq. Em estágio mais avançado, as hidrovias do Madeira e Paraguai devem ser concluídas em 2025. As demais são Barra Norte (na foz do rio Amazonas), Uruguai-Brasil (trecho entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul), Tocantins e Tapajós. Enquanto as concessões não saem do papel, obras emergenciais estão sendo realizadas para minimizar o impacto da seca. O Dnit firmou contratos de cinco anos no valor de R$ 500 milhões para realização de dragagens em 1,8 mil quilômetros, em média, dos rios Solimões, Madeira, Amazonas e Tapajós. Obras desse tipo estão sendo feitas também no rio Paraguai e rio Taquari (RS). Os contratos preveem ainda ações de balizamento e de sinalização das vias, para indicação melhor do canal de navegação. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: APS cresce no 3º trimestre com forte resultado financeiro e expansão de operações
A APS registrou Receita Líquida de R$ 420,9 milhões no 3º trimestre de 2024, um aumento de 6,1% em relação ao 3º Trimestre de 2023. O Ebitda foi de R$ 234,6 milhões, com uma margem de 55,7%, registrando um crescimento de 18,1 pp em relação ao mesmo período de 2023 (37,6%). Esse crescimento refletiu no aumento de 93,5% no lucro líquido. A relação caixa líquido/Ebitda alcançou 2,7x no 3T24, uma melhoria em relação ao 3T23, quando essa relação era de 2,1x. As receitas patrimoniais apresentaram crescimento de 17,8%, com destaque para o incremento de 33,4% no referente a movimentação mínima contratual (MMC). A receita de arrendamentos teve aumento de 5,3% e as receitas tarifárias líquidas totais registraram queda de 3,2%. A movimentação de cargas no 3T24 atingiu 48,3 milhões de toneladas, com incremento de 3,3% em relação ao 3T23. Ao longo do trimestre, a APS investiu R$ 22,1 milhões, com destaque para as obras de infraestrutura na avenida perimetral da margem direita (R$ 7,8 milhões) e a dragagem de aprofundamento de berços (R$ 7,4 milhões). Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Porto de São Sebastião ampliará calado operacional dos navios
O serviço de dragagem contratado pela Companhia Docas de São Sebastião prevê a retirada de sedimentos do fundo do berço de atracação e da bacia de manobra do Porto de São Sebastião. A medida aumentará o calado operacional dos navios, permitindo o transporte de maior volume de cargas no local, que é de responsabilidade do Governo Estadual. O canal de acesso ao Porto de São Sebastião possui um dos maiores calados do Brasil, chegando a 25 metros de profundidade. É um atrativo para embarcações de grande porte e permite operar volumes maiores de carga. Já a profundidade na área de atracação é menor por estar perto da costa. Hoje chega a 8,70 metros, daí a necessidade da dragagem de manutenção. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Gestora de ferrovia antecipa cronograma
A associação gestora da Fips, que reúne Rumo, MRS e VLI, afirma que vem cumprindo o cronograma de investimentos previstos e antecipando obras. A Fips completou um ano em outubro. O investimento, nos primeiros cinco anos, deve ser de, no mínimo, R$ 1 bilhão. Segundo a APS, eles estão de acordo com o previsto no contrato de cessão. O destaque é a pera ferroviária, localizada em Outeirinhos, na Margem Direita do Porto de Santos, a ser construída em uma área de 102 mil m2, atualmente ocupada pelo terminal da Marimex. O início das intervenções aconteceu em janeiro e o prazo de conclusão é de 24 meses. A obra consiste em um pátio circular que possibilitará o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. Íntegra para associados.
TN On-line: Com novo cenário global, Paraná pode ampliar exportações para China
O Governo do Estado do Paraná busca investir em melhorias contínuas da estrutura portuária e no fortalecimento das relações comerciais com a China. Dos US$ 20 bilhões obtidos com a venda de produtos paranaenses entre janeiro e outubro de 2024, US$ 5,4 bilhões foram comprados pelos chineses, o equivalente a 27% das receitas do ano. Os dados são do MDIC, analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No mesmo período, as exportações estaduais para os Estados Unidos somaram US$ 1,2 bilhão, pouco mais de um quarto do volume do 1º colocado. Depois, aparecem as exportações para a Argentina (US$ 951 milhões), México (US$ 849 milhões) e Paraguai (US$ 526 milhões). Para fortalecer essa relação comercial com o país asiático, o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, esteve na China na última semana, onde assinou uma carta de intenções com a CMPort, que é uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres. Íntegra para associados.
Correio 24 Horas: Receita vai suspender autorização aduaneira nos portos de Salvador e de Aratu
Em dez dias, os portos de Salvador e de Aratu deverão perder a autorização de realizar os despachos aduaneiros em suas áreas públicas. A decisão atinge em cheio quem movimenta as chamadas cargas de projeto e as empresas que utilizam as áreas públicas nos dois portos. Os efeitos da decisão só não são catastróficos para a economia baiana porque exclui as áreas arrendadas, como o Tecon em Salvador e os quatro principais terminais de Aratu. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: MPor promove agenda portuária brasileira de sustentabilidade em conferência internacional
O MPor está promovendo, em parceria com associações do setor, o Projeto Agenda 2030 Portuária, para desenvolvimento sustentável da área no país, e vai liderar a comitiva brasileira na missão internacional para a 19ª Conferência Mundial da AIVP – Cais Abertos: Fluxos entre Pessoas, Planetas e Cidades Portuárias, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de novembro. O evento busca fortalecer os laços entre os portos brasileiros e a comunidade portuária europeia, promovendo o intercâmbio de boas práticas, redes de colaboração e oportunidades de negócios, alinhados às metas de sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Audiência pública sobre critérios e procedimentos para a autorização de outorgas será realizada na próxima terça-feira (19)
A Antaq vai realizar na próxima terça-feira (19), a partir das 10h, a Audiência Pública 14/2024, para obter contribuições para o aprimoramento da proposta normativa que estabelece critérios e procedimentos para a outorga e para a manutenção da autorização à pessoa jurídica, constituída nos termos da legislação brasileira e com sede e administração no País, que tenha por objeto operar nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem ou longo curso e disciplinar o cadastro de Empresa Brasileira de Investimento na Navegação. Íntegra para associados.
Portal BE News: Itaqui recebe Antaq para aprimoramento de fiscalização
O Porto do Itaqui recebeu 40 fiscais da Antaq, vindos de várias regiões do Brasil, para uma visita de capacitação. O objetivo foi apresentar as práticas de fiscalização conduzidas pela EMAP nas áreas de operações, meio ambiente, arrendamento e segurança do trabalho. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Píer flutuante da Super Terminais movimentou mais de 500 mil toneladas
Desde 12 de setembro, o píer flutuante montado em Itacoatiara para enfrentar a seca do Rio Amazonas já recebeu 16 navios, movimentando mais de 22 mil contêineres e 545 mil toneladas de cargas, com uma média impressionante de 34 MPH. Em 2024, a implantação de portos temporários no Amazonas está facilitando o fluxo de mercadorias, mesmo em meio a desafios ambientais. Até outubro, o estado atingiu US$ 13,7 bilhões em importações, superando o total de 2023, que foi de US$ 12,6 bilhões. A projeção para o final do ano é de um recorde de US$ 16 bilhões, tornando 2024 o ano com o maior volume de importações dos últimos sete anos. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Hugo Motta ainda não analisou proposta de revisão da Lei de Portos e aguarda diálogo com ministro e entidades
O pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou que ainda não teve oportunidade de analisar o texto sugerido pela Ceportos para alterar a Lei de Portos. Segundo ele, falta conversar com o ministro Silvio Costa Filho e com as entidades interessadas na mudança da legislação. Hugo Motta foi o relator na Câmara dos Deputados da extensão do Reporto até 2028. Na votação que ocorreu em dezembro do ano passado, o parlamentar já era a aposta de Silvio Costa Filho para articular os assuntos do setor de infraestrutura no Legislativo. Íntegra para associados.
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