Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial
Folha de São Paulo: Seca histórica no Amazonas custou R$ 1 bi a mais para indústria e reduziu importações
Segundo dados do ComexStat, plataforma do governo brasileiro sobre exportação e importação, houve uma queda de 83% na importação pelo modal aquaviário do Amazonas em razão da seca. O impacto da queda da navegação foi de R$ 1,4 bilhão de custos extras para a indústria do estado. O rio Negro chegou a atingir 12,7 metros, o menor nível em mais de um século. Com o baixo nível dos rios, a indústria teve de optar por modos alternativos de traslados, como aviões, cujos custos são mais altos em comparação ao aquaviário, e o ro-ro caboclo, em que caminhões são transportados por barcaças nos trechos em que não há estrada. Íntegra para associados.
Valor Econômico: TCU prevê análise de casos que somam R$ 220 bi neste ano
A secretaria do TCU criada para mediar acordos entre empresas e o governo vai analisar em 2024 processos que envolvem quase R$ 220 bilhões, dentre eles, negociações com operadoras de telecomunicações, com 14 concessionárias de rodovias e com o fundo de pensão dos funcionários do BNDES. Para o presidente do TCU, que inicia seu segundo ano à frente do órgão, a consolidação do instrumento de mediação vai dar segurança jurídica e celeridade aos investimentos previstos nos contratos de concessões paralisados por problemas de planejamento. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna Luís Eduardo Assis): Saldo comercial recorde: mercado internacional favoreceu, mas tivemos o mérito de extrair vantagem
O Brasil comemora o saldo recorde da balança comercial. Foram quase US$ 100 bilhões no ano passado, com crescimento de 58% em relação ao ano anterior. Mas esse saldo comercial gigantesco não teve origem no aumento espetacular das exportações. Elas subiram apenas 1,3%, pressionadas pela queda dos preços dos produtos exportados. Já as importações recuaram 11,7% (ou US$ 32 bilhões), também afetadas por uma queda expressiva de preços. A bonança nas contas externas gerou uma volatilidade cambial muito baixa (11,9%, a menor desde 2019), o que permitiu que o Bacen não interviesse no câmbio pela primeira vez neste século. O valor adicionado das exportações deve representar algo como 18,5% do PIB em 2023, contra 11,7% há dez anos. Em suma: o mercado internacional nos favoreceu, mas tivemos o mérito de extrair vantagens desse quadro favorável. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Transportadoras recorrem ao frete aéreo para aliviar a crise no Mar Vermelho
O redirecionamento de navios do Canal de Suez para rotas mais longas entre a Ásia e o Ocidente, como a do Cabo da Boa Esperança, após os ataques de mísseis e drones dos rebeldes houthis, aumentou a estratégia de mover mercadorias por uma combinação de transporte marítimo e aéreo. Mas a demanda por esse método está 25% a 30% mais alta do que o normal para janeiro. O custo médio para transportar 1 kg de carga do Oriente Médio para a Europa aumentou 35% no último mês, para US$ 2,03, de acordo com a Freightos, um serviço de informações logísticas. Íntegra para associados.
O Globo: Porto do Açu renegocia dívida de R$ 5,6 bilhões prestes a vencer
O Porto do Açu está concluindo a renegociação de sua dívida de R$ 5,6 bilhões com o Bradesco e o Santander, que venceria neste mês. Ela será alongada por três anos. Uma turma de chineses da Sinopec, estatal petroquímica chinesa, está visitando o Porto, numa ainda incipiente negociação de venda do ativo, que hoje pertence à Prumo. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Obras de novo terminal de contêineres do Porto de Suape começam até fevereiro
A APM Terminals Suape concluiu a compra de área no Complexo Industrial Portuário de Suape para instalação do terminal de contêineres. O espaço, de 50 hectares, pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). As obras devem ser iniciadas até fevereiro e a previsão é de que o terminal entre em operação no segundo trimestre de 2026. Será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina e poderá movimentar até 400 mil TEU por ano, aumentando a capacidade do porto em 55%. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Mais de 710 mil transportadores podem ser suspensos de realizar frete a partir de março
A ANTT alerta que mais da metade dos transportadores de carga do País ainda não fizeram a revalidação ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O processo está em andamento desde março de 2023 e terá o prazo encerrado em até dois meses, conforme a categoria do transportador. Dos 1,33 milhão de transportadores registrados, 714 mil ainda não atualizaram seus dados cadastrais e de seus veículos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Diretor-geral da ANTT fala sobre desafios para leilões ligados à infraestrutura de transportes
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, em entrevista ao jornal, avalia que o País vive um momento singular das relações institucionais para o avanço das pautas da infraestrutura de transporte. Mas pondera que essas pautas demandam cautela e avaliação dos diferentes pontos de vista, englobando usuários, empresas, Poder Judiciário e governo. Íntegra para associados.
Santaportal: Sopesp elege nova diretoria para os próximos três anos
O atual diretor de portos da América do Sul da Cargill e diretor comercial do TEG, TEAG e TES, Régis Prunzel, foi reeleito presidente e liderará o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) nos próximos três anos (2024-2026). Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Agência Infra: Com aprofundamento de canal no Pará, falta de ferrovia será limitador para expansão de navios no arco amazônico
Os terminais portuários e estações de transbordo que formam o Arco Amazônico ampliaram em 2023 a liderança do país na exportação de granéis agrícolas em relação aos terminais no Sul e Sudeste. A expectativa é de que a liderança conquistada em 2022, com 51% da carga exportada, possa chegar a algo na casa dos 55% em relação aos outros portos nacionais. Mas o setor aponta um limitador para esse avanço: a Ferrogrão, que ligaria a região de Lucas do Rio Verde, ao distrito de Miritituba, no Pará, onde já há pelo menos 17 estações de transbordo de carga funcionando ou em projeto no Rio Tapajós. Íntegra para associados.
Agência Infra: “Somos impelidos” a cobrar novas outorgas de concessões ferroviárias renovadas, diz ministro
O ministro Renan Filho afirmou que a pasta “foi impelida” a cobrar uma maior outorga das renovações contratuais das ferrovias da Vale e da MRS, após a decisão do TCU num acordo com a Rumo Malha Paulista no fim do ano passado. “Nós levantamos a tese. Mas isso não é mais o Renan Filho. A tese foi acolhida pelo TCU no acordo com a Rumo, e o que a gente deseja, mais que isso, somos impelidos a fazer, é estabelecer isso para todos os contratos. Não tem sentido ter um contrato de uma maneira e o outro não ter”, disse o ministro. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e BE News (p.3): Porto do Pecém quebra próprio recorde e finaliza 2023 com alta de 16% na movimentação de contêineres
O Porto do Pecém fechou 2023 com o movimento de 482.930 TEU, crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2022. O recorde anterior, estabelecido em 2022, era de 417.132 TEU. A movimentação acumulada atingiu 17.389.922 toneladas, das quais 10.939.932 foram do desembarque, enquanto outras 6.122.060 foram de embarques. O resultado corresponde a um crescimento de 2% na comparação com a movimentação registrada durante 2022. Pecém é um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral, em seus 10 berços. Na cadeia logística do transporte marítimo, é considerado um Hub Portuário – hoje conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso. Íntegra para associados e BE News.
Agência Porto: Nova Tarifa Portuária passa a vigorar em fevereiro no Ceará
A Companhia Docas do Ceará informa que uma nova tarifa portuária passará a vigorar a partir de 1º./fevereiro. A CDC reforça que o trâmite seguiu os procedimentos exigidos pela Antaq que estabelecem a estrutura tarifária padronizada das administrações portuárias em todo o País. Íntegra para associados.
BE News (p.3): Governo Federal muda processos de credenciamento na lei de licitações
O governo estabeleceu novas regras para o credenciamento de licitações. Os interessados devem estar cadastrados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e submeter um requerimento de participação. Um mesmo candidato pode ser credenciado para fornecer mais de um objeto, desde que cumpra os requisitos de habilitação para todos eles, seguindo as exigências dos artigos da nova Lei de Licitações. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Itaqui lidera criação de aliança para descarbonização de portos brasileiros
O Porto do Itaqui lidera uma iniciativa que visa reunir portos, empresas e organizações para discutir e promover a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor portuário e aquaviário brasileiro. A Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros é inspirada na Alianza Net Zero Mar, formada por portos espanhóis. A proposta é criar um espaço de diálogo e colaboração entre os diferentes atores do setor para compartilhar experiências, desenvolver projetos e propor políticas públicas que contribuam para a descarbonização. Íntegra para associados.
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