Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/01/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão Online: ‘Efeito Trump’ deve turbinar desglobalização; como isso pode afetar a economia mundial e o Brasil

Os sinais de mudança no cenário econômico se multiplicaram nos últimos anos e caminham na direção do fenômeno chamado de “desglobalização”, que inclui a adoção de medidas de restrição ao livre comércio e aos investimentos estrangeiros, a realocação de plantas industriais localizadas em outros países e até a reavaliação de parceiros nos negócios internacionais, com base em fatores geográficos e geopolíticos. De acordo com a OMC, as medidas de restrição ao livre comércio em vigor afetam, hoje, US$ 2,9 trilhões em negócios, o equivalente a 11,8% das importações mundiais. Só nos 12 meses entre novembro de 2023 e outubro de 2024, os países adotaram um total de 169 novas medidas restritivas, afetando US$ 887,7 bilhões em importações e exportações, mais do que o dobro que no ano anterior. Para especialistas, esse ambiente hostil “não será necessariamente ruim para o Brasil”, porque haverá mais insegurança alimentar e energética no mundo, em meio à transição para a chamada “economia verde” – campos nos quais o País tem vantagens competitivas relevantes. Íntegra para os associados.

Exame Online: Comércio exterior da China alcança US$ 5,9 trilhões e reforça liderança global

O comércio exterior da China atingiu um novo recorde em 2024, com o saldo da balança comercial chegando a 43,85 trilhões de yuans (aproximadamente US$ 5,9 trilhões), um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. As exportações cresceram 7,1% e as importações subiram 2,3%. Com isso, a China manteve sua posição como maior comerciante global de bens. As relações econômicas com a União Europeia continuaram sólidas, com crescimento de 1,6% no comércio bilateral. Já com os Estados Unidos, o comércio aumentou 4,9%, refletindo o desempenho geral do comércio chinês. Apesar do desempenho positivo, protecionistas globais e incertezas econômicas exigem que as empresas chinesas diversifiquem mercados e invistam em fábricas no exterior. Íntegra para os associados.

Folha (artigo do advogado Mauricio Portugal Ribeiro, sócio do Portugal Ribeiro & Jordão ADV): Infraestrutura em transformação: avanços e desafios para 2025

Em 2024, o Brasil consolidou importantes avanços no setor de infraestrutura, marcados por uma agenda ambiciosa de concessões e PPPs. Foram 64 leilões, que concederam 83 ativos à iniciativa privada, assegurando R$ 186 bilhões em investimentos para os próximos anos. Dentre eles merecem destaque dez leilões de rodovias, com investimentos projetados em R$ 110 bilhões ao longo de 30 anos. Já o setor portuário contribuiu com oito leilões de terminais. Para 2025, o governo federal projeta a contratação de investimentos de R$ 106,42 bilhões, distribuídos entre rodovias, portos, aeroportos e outros setores. Porém, a sustentabilidade econômica das concessões dependerá de ajustes criteriosos nos valores das tarifas-teto para os leilões, nas distribuições de riscos dos contratos, e de uma articulação eficaz com os potenciais investidores. Íntegra para os associados.

Estadão Online: Incertezas e otimismo: produtores de soja encaram clima em busca de safra recorde

As variações climáticas têm marcado o início dos trabalhos de colheita da safra de soja 2024/2025 no Brasil. Em algumas regiões, o excesso de chuva preocupa os agricultores. Já em outras, a falta de umidade acende um alerta quanto aos efeitos futuros na produtividade. Nova estimativa da Conab divulgada ontem diz que o Brasil deve colher 166,3 milhões de toneladas de soja, com destaque para o aumento na produtividade média. O resultado esperado é de 3.509 kg/ha. A consultoria Safras & Mercado elevou a sua previsão em 14,1% sobre a temporada anterior. Projetando uma safra de soja em 173,71 milhões de toneladas. Na revisão, há alteração na produtividade, passando de uma média de 3.295 quilos por hectare para 3.678 quilos. Íntegra para os associados.

Portal do Agronegócio: Exportações de Carne Bovina Crescem 14,9% em Janeiro de 2025; Preço Médio Registra Alta de 11,8% 

De acordo com a Secex/Mdic, as exportações de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançaram 66,3 mil toneladas na segunda semana de janeiro de 2025. A média diária exportada até a segunda semana de janeiro de 2025 foi de 9,4 mil toneladas, representando um crescimento de 14,9% em relação à média de 8,4 mil toneladas registrada em janeiro de 2024. Em termos de preços, a carne bovina alcançou uma média de US$ 5.057 por tonelada até a segunda semana de janeiro de 2025, marcando um aumento anual de 11,8%, se comparado aos US$ 4.523 por tonelada registrados em dezembro de 2024. Íntegra para os associados.

Estadão Online: Brasil importou 6,65 milhões de toneladas de trigo em 2024 

Dados da Secex/Mdic apontam que as importações de trigo alcançaram no acumulado de 2024 6,65 milhões de toneladas, contra 4,18 milhões de toneladas em 2023 – a maior quantidade desde 2018. O volume de importação segue firme, mesmo diante do dólar em patamar elevado. No entanto, no spot brasileiro, o ritmo de negócios segue lento até o final de janeiro, já que compradores e vendedores não mostram necessidade de negociar, por conta das movimentações já realizadas em dezembro. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (edição impressa, p. 11): Canal de acesso em Santos pode ser concedido no 1.o trimestre de 2026

O canal viário do Porto de Santos deverá ser arrendado à iniciativa privada no primeiro trimestre do ano que vem. O contrato, com vigência de 35 anos, tem investimento avaliado em aproximadamente R$ 7 bilhões, segundo o projeto inicial da modelagem de concessão elaborado pelo BNDES. O secretário nacional Alex Sandro de Ávila informou que o projeto será devolvido ao BNDES com as contribuições do MPor e da APS até o final de janeiro e que a versão final para aprovação e encaminhamento do MPor à Antaq deverá ocorrer na primeira semana de março. A audiência pública deverá acontecer em maio e até o final de agosto, segundo Ávila, o projeto será enviado ao TCU. Íntegra para os associados.

A Tribuna de Santos (edição impressa, p. 12): Canal do Panamá não ficará sob gestão dos EUA, diz OMI

O secretário-geral da OMI, Arsenio Dominguez, descartou ontem qualquer possibilidade do Canal do Panamá deixar de ser administrado pelo governo local e voltar às mãos dos Estados Unidos. Com isso, ele tenta colocar um freio nas declarações do presidente eleito Donald Trump, que tem feito ameaças nesse sentido e se queixa das taxas cobradas para passagem dos navios. O canal, construído pelos EUA no início do século 20, foi transferido ao controle do Panamá em 1999, como parte de um acordo bilateral. Atualmente é utilizado para o transporte de aproximadamente 5% do comércio marítimo global, com a passagem de cerca de 14 mil navios por ano. EUA e China são os maiores usuários. Íntegra para os associados.

Diário de Cuiabá: Arco Norte ganhará novo corredor logístico no rio Tocantins

Os portos do Arco Norte terão nova via hidroviária na região amazônica a partir de 2025, com o início da navegação comercial e de passageiros no rio Tocantins. As licenças de Operação das eclusas de Tucuruí já foram expedidas pelo governo do Pará, o que permitirá a navegação no Rio Tocantins entre sua Foz e Marabá (PA). O governo informou que já há empresas interessadas em iniciar a navegação no corredor logístico, movimentando grãos provenientes de Mato Grosso e Tocantins no período das cheias do rio, mesmo sem as intervenções de dragagem e derrocamento previstas, percorrendo a rota que se inicia em Marabá e termina em Vila do Conde. Os portos do Arco Norte vêm crescendo ano a ano na última década e já contam com capacidade instalada de 52 milhões de toneladas. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

BE News: TUP firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares

O Porto Sudeste, em Itaguaí, firmou um acordo de cooperação com o Corpo de Fuzileiros Navais para impulsionar a inserção profissional de cabos e soldados que encerraram suas atividades no Serviço Ativo da Marinha, ampliando as chances de transição para o mercado civil. Os inscritos no Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PReP-CFN) terão a oportunidade de participar dos processos seletivos e compor o quadro pessoal da empresa, caso atendam ao perfil requerido das vagas. Íntegra para os associados.

Portos e Navios:  Produção de grãos deve alcançar recorde de 322,3 milhões de toneladas em 2024/25

A safra de grãos 2024/25 no Brasil está estimada em 322,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,2% em relação ao ciclo anterior (24,5 milhões de toneladas a mais). Se confirmada, será um recorde na série histórica, segundo o 4º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Conab. O clima favorável e a expansão de 1,8% na área semeada, que deve alcançar 81,4 milhões de hectares, foram determinantes para o crescimento projetado. As exportações de soja devem atingir 105,47 milhões de toneladas, acompanhando a recuperação produtiva. O milho, com previsão de estoques em alta, terá exportações ajustadas para 34 milhões de toneladas. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Porto do Itaqui movimenta 34 milhões de toneladas em 2024 e destaca avanços

O Porto do Itaqui movimentou, em 2024, 34 milhões de toneladas e manteve-se como o maior do Norte e Nordeste. Apesar da redução no volume total em relação a 2023, o porto registrou avanços significativos em categorias estratégicas, como soja, que alcançou um recorde de 13,74 milhões de toneladas. A movimentação de fertilizantes cresceu 12%, chegando a 4 milhões de toneladas, enquanto outras cargas como alumínio, carvão, clínquer, cobre e calcário também registraram altas expressivas. Para 2025 tem a expectativa de movimentar 35 milhões de toneladas, alavancadas pela supersafra de soja e pela ampliação de cargas como fertilizantes e minerais. Íntegra para os associados.

Portal Fator Brasil: Multilog amplia o apoio às iniciativas sociais e avança em sua política de ESG

A Multilog elevou os investimentos na área social nos últimos anos, refletindo o compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida. Entre 2023 e 2024 investiu mais de R$ 4,9 milhões e apoio 25 projetos ligados a ESG. Agora com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, vai lançar uma corrida solidária com os seus colaboradores, além de arrecadar alimentos para instituições assistenciais. No dia 19 de janeiro, em Itajaí, onde fica a sede da companhia, participarão 500 corredores, entre colaboradores da empresa, amigos e familiares, em um percurso de cinco quilômetros pelas vias da cidade. Cada participante irá doar um quilo de alimento não perecível, de modo que a expectativa é totalizar meia tonelada de donativos para instituições locais. Íntegra para os associados.

Tecnologística: Portos do Paraná encerram 2024 com recorde histórico na movimentação de cargas

Os Portos do Paraná fecharam o ano de 2024 com a maior movimentação de cargas da história, alcançando 66.769.001 toneladas e crescimento de 2,1% em relação a 2023. Apesar dos 115 dias de chuva que impactaram as operações de carga e descarga ao longo do ano, foi registrado um crescimento de 23% na movimentação de carga geral. Atualmente, Paranaguá é o segundo principal canal de exportação de farelo de soja do Brasil, responsável por 27,7% da movimentação nacional desse produto. Íntegra para os associados.

Agência Infra: Barômetro da Infraestrutura da Abdib mostra maioria do setor com percepção otimista

A 12ª edição do Barômetro da Infraestrutura, da Abdib, mostra que o setor privado segue otimista quanto aos investimentos em infraestrutura no Brasil. De acordo com os dados publicados semestralmente, o ritmo de anúncios de projetos e investimentos ainda não foi significativamente impactado pela alta da taxa básica de juros. Para os próximos seis meses, a percepção sobre o cenário para investimentos em infraestrutura segue positiva, com 52,9% dos entrevistados acreditando em condições favoráveis. O resultado está acima da média histórica do Barômetro, que é de 40,66%. Íntegra para os associados.

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