Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/04/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line: Navios reduzem capacidade para não encalhar em portos com infraestrutura defasada

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa companhias como Cargill, BRF e Seara, afirma ter ido ao MPor pedir obras de ampliação dos calados nos portos do país. Alerta que grandes navios que passam hoje pelo Brasil operam com apenas 70% de sua capacidade. Se transportassem mais contêineres, o peso do navio inviabilizaria o transporte. De acordo com um estudo do Centronave, o país deixa de movimentar cerca de um milhão de toneladas por ano devido à limitação nos calados. A entidade afirma que, em continentes como Europa e Ásia, os portos já têm capacidade para operar embarcações de até 24 mil TEU. Íntegra para associados.

Estadão: Clientes do transporte marítimo estão dispostos a pagar 4% mais caro por descarbonização, diz BCG

Com a crescente demanda por medidas efetivas para promover a descarbonização nos negócios, setores que anteriormente não eram abarcados pelo Acordo de Paris, como a indústria marítima, por exemplo, estão se movimentando para se adequar. Visando acelerar esse processo, 80% dos clientes do transporte marítimo estão dispostos a pagar, em média, 4% a mais para ter acesso ao transporte verde nos mares, segundo dados do BCG. A terceira edição do estudo, que visa mapear os avanços do setor, aponta que seria necessário pagar um valor de 10% a 15% a mais para alcançar a completa descarbonização do setor marítimo até 2050. A mobilização precisaria ser ainda maior no curto prazo, de 30% a 40% a mais antes que a produção de combustíveis alternativos possa ser escalada efetivamente. Atualmente, no entanto, apenas um grupo seleto de empresas está disposto a pagar um prêmio superior a 10%. Íntegra para associados.

Portal Exame: Amaggi recebe primeira autorização para teste de biodiesel em embarcação fluvial

A ANP deu sinal verde para que a Amaggi utilize o biodiesel B100 em sua frota fluvial, em fase experimental. É a primeira autorização do país para uso do biocombustível em uma embarcação. Segundo a ANP, a Hermasa Navegação da Amazônia, subsidiária do Grupo Amaggi, responsável pela navegação fluvial e operações portuárias, estará à frente da operação das embarcações. A Amaggi fornecerá o biodiesel a ser usado no teste, que deve atender a especificação descrita na Resolução ANP nº 920/2023. A permissão foi anunciada na quinta-feira (11). Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel): Sem acordo, governo prorroga grupo de trabalho sobre Ferrogrão

O grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão, que levará soja de Mato Grosso ao Pará, foi prorrogado por 180 dias. As discussões sobre o traçado, que atravessa áreas ambientais, estão emperradas. Agricultores e empresas de grãos afirmam que a ferrovia reduziria a dependência de estradas e os custos de transporte de soja. No entanto, partidos como o PSOL e movimentos indígenas pedem mais estudos para avaliar o impacto sobre o meio ambiente e desmatamento na Amazônia. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Minas Gerais tem 10 projetos de rodovias

O Estado de Minas Gerais vive uma onda de novas concessões rodoviárias. Entre iniciativas federais e estaduais que poderão sair até o fim de 2025 há dez projetos em estudo. Na última semana, o governo federal licitou um trecho da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, e já prepara outros dois projetos: a continuação da BR-040, entre a capital mineira e Cristalina (GO), a chamada Rota dos Cristais; e a BR-381, entre a capital e Governador Valadares (MG), conhecida como Rodovia da Morte. Os dois editais poderão ser liberados pelo TCU nos próximos dias e serem licitados ainda neste ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Sobrestadia de contêiner lidera ações em núcleo

As reclamações de sobrestadia por atraso na devolução de contêineres lideram as ações judiciais que correm no Núcleo de Justiça 4.0 de Direito Marítimo do TJ-SP, criado há quatro meses. Ao todo, o núcleo possui 150 processos judiciais em tramitação, sendo 99,9% relacionados ao Porto de Santos. Desses, 80% são referentes a demurrage ou sobrestadia. Avarias de cargas e regressivas de seguradoras também estão entre as principais causas. As ações foram impetradas entre 27 de novembro e 25 de março último. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos e Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2): Defensoria Pública fará reunião na Vila dos Criadores após possível inclusão no Porto de Santos

A notícia divulgada pela APS sobre a intenção de anexar a área da Vila dos Criadores à poligonal do Porto de Santos deixou a comunidade local apreensiva, pois a eventual ocupação de um terminal implica transferência de mil famílias que moram na região. Para esclarecer a situação jurídica dos moradores, a Defensoria Pública do Estado fez uma reunião ontem no Centro Comunitário. Embora seja estratégica sob o olhar da atividade portuária, a Vila dos Criadores concentra uma área contaminada por causa do antigo lixão, o que exige, além da transferência das famílias para outro local, vencer uma série de etapas antes da efetiva instalação de um terminal. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Editorial da Tribuna.  

A Tribuna de Santos: Summit Direito Marítimo debate convenções e alfandegamento em Santos

O Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro acontece amanhã, a partir das 14 horas, na sede do Grupo Tribuna, em Santos. Um dos dois painéis previstos, Mercado em Conformidade-Alfandegamento, Responsabilidades e Avanços, irá tratar do alfandegamento como instrumento de controle, promoção e facilitação do comércio exterior. Já no painel Convenções Internacionais, o debate fica por conta da aprovação da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada de Navios e a Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição por Óleo. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Entrevista: Diretor-executivo do Centronave fala sobre os rumos da navegação

O Centronave tem buscado se fazer presente nas discussões sobre os rumos da navegação no País, sempre defendendo o planejamento a longo prazo. De acordo com o seu diretor-executivo, Cláudio Loureiro, quanto antes forem vencidos os desafios de regulação mais ágil e investimento em infraestrutura, mais rápido o País estará apto para novos tempos do setor, especialmente com o advento de navios cada vez maiores. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Navio-bomba é tema de audiência pública nesta segunda na Câmara de Santos

A instalação e operação de navios-bomba no Porto de Santos e os perigos que elas proporcionam à região serão debatidos hoje, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santos. O MPSP entrou com recurso de apelação para reformar a sentença dada em ação civil pública ambiental, que permite a instalação de terminal para estocagem e vaporização de GNL em navios no Estuário de Santos. A Compass Gás & Energia não se manifesta sobre o recurso. Em documento com 70 páginas, a Promotoria questiona a liberação da licença ambiental por parte da Cetesb à empresa responsável pelo empreendimento. Íntegra para associados.

Diário Popular: Porto de Rio Grande é a principal porta de entrada marítima para veículos importados no RS

Entre janeiro e março deste ano, o Porto de Rio Grande consolidou sua posição como principal via de entrada para veículos importados no Rio Grande do Sul, pelo modal hidroviário. No período, o porto rio-grandino recebeu 643 unidades. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os dados de 2024 representam um aumento de cerca de 330%, o que demonstra um crescimento significativo do setor, além de reforçar a eficiência e a capacidade operacional do Porto. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Concessões e investimentos públicos são desafios do ‘BR dos Rios’

A secretária-executiva Mariana Pescatori avalia que o BR dos Rios representará um grande desafio ao desenvolvimento hidroviário brasileiro, que passa por inserir o DNIT na ponta dos investimentos e tocar as outorgas. A pasta interage com a Antaq sobre os projetos de concessão que foram priorizados e constam no PGO. Segundo Mariana, durante o evento de lançamento da SNHN, em Brasília, o governo conseguiu aumentar os recursos para investimentos públicos como dragagens e eclusas. Ela mencionou que houve recorde de R$ 650 milhões investidos em hidrovias pelo governo em 2023 e que foram garantidos R$ 700 milhões de orçamento para a atividade. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): “A secretaria tem o desafio de conectar a indústria com o porto”, diz Elias Júnior

O advogado especializado em direito portuário, Elias Júnior, assumiu recentemente a Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego da Prefeitura de Santos, substituindo o atual vereador Bruno Orlandi. O novo secretário classificou que o principal desafio da pasta é aproximar o setor industrial do Porto de Santos e gerar empregos. Outro fator importante será estreitar ainda mais a relação Porto-Cidade. Íntegra para associados.

Portos e Navios: APS contrata atualização de estudo sobre assoreamento

A APS firmou um contrato para prestação dos serviços de atualização e complementação do “Estudo Hidráulico para Análise das Alterações nos Volumes de Assoreamento no Canal devido a Alterações Geométricas em seu Gabarito”, elaborado em 2017. O termo foi celebrado pela APS com a USP e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), na última semana. A atualização visa à obtenção de valores atualizados das taxas anuais de assoreamento de toda a infraestrutura aquaviária do porto organizado de Santos (berços, acessos e canal de navegação), bem como para um gabarito de dragagem do canal de navegação. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: SINTRAPORT anuncia paralisação em protesto contra reforma na legislação portuária

O SINTRAPORT declarou que no próximo dia 18/04 realizará uma paralisação no período das 7h às 13h. O motivo principal do movimento é a criação de uma comissão de juristas para discutir uma reforma na legislação portuária, proposta pelo presidente da Câmara dos Deputados. O SINTRAPORT afirma que a reforma ameaça a exclusividade dos trabalhadores portuários e que não teve a oportunidade de participar das discussões para defender seus interesses. Íntegra para associados.

Logweb: Terminal de Contêineres de Paranaguá completa 26 anos com produtividade recorde no primeiro trimestre

Completando 26 anos de história no sábado (13), a TCP, que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, alcançou novos recordes de produtividade no primeiro trimestre de 2024. Entre eles estão a movimentação de contêineres, que chegou a 373.522 TEU, 38% superior ao registrado nos três primeiros meses de 2023. Deste total, 133.083 TEU foram movimentados em março, configurando um novo recorde mensal, 4,07% superior a última máxima, de dezembro de 2023. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Agronegócio bate recorde e responde por 47,8% das exportações totais brasileiras

De janeiro a março de 2024, as exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 37,44 bilhões, recorde para o período, representando um crescimento de 4,4% em relação aos US$ 35,85 bilhões exportados entre janeiro e março de 2023. No período, o agronegócio representou 47,8% das vendas externas do Brasil no período, um pouco acima dos 47,3% observados no primeiro trimestre de 2023. Nesses três meses, a balança foi puxada, principalmente, pelo aumento nas vendas externas de açúcar, algodão e café verde. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco