Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/05/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo (Blog Lauro Jardim): Projetos de infraestrutura na Amazônia potencializam desastres climáticos, diz GT Infraestrutura

Ferrogrão, usinas hidrelétricas no Rio Tapajós, derrocagem do Pedral do Lourenço no rio Tocantins e Corredores de Integração Sul-Americana têm potencial de impacto nas mudanças e desastres climáticos. É o alerta do GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental, rede de entidades que militam por efetividade em políticas públicas. A avaliação é que os estudos subestimam os riscos socioambientais e os impactos cumulativos entre projetos no mesmo território e sequer cogitam alternativas com menos impactos socioambientais. No caso da Ferrogrão, por exemplo, a estimativa é que haverá uma perda equivalente a mais de 285 mil campos de futebol de vegetação natural, se a ferrovia sair do papel. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Recuperação de estradas do RS deve custar R$ 2,5 bilhões

A recuperação da malha rodoviária no Rio Grande do Sul deve custar em torno de R$ 2,5 bilhões, segundo estimativas de autoridades gaúchas e do governo federal. Cerca de R$ 1,2 bilhão já foram liberados como crédito extraordinário por uma medida provisória assinada pelo presidente Lula no sábado (11). O valor será destinado às rodovias federais que atravessam o estado, principalmente na BR-116, na BR-290 e na BR-470. Íntegra para associados.

Folha: Logística travada gera falta de insumo no RS e atrasa indústria que tenta operar

Indústrias gaúchas sofrem com a falta de parte dos insumos e registram atrasos na entrega de pedidos. A indústria elétrica e eletrônica, por exemplo, depende bastante do transporte aéreo e marítimo para obter insumos, já que cerca de 80% dos componentes eletrônicos são importados, principalmente da Ásia. Como o caos da enchente atingiu muitas cidades, muitas empresas estão operando com 50%, 60%, 70% da capacidade. Íntegra para associados.

Valor On-line: Antaq flexibiliza tratamento de embarcações com donativos para RS

A Antaq está flexibilizando a fiscalização em portos envolvidos nas ações humanitárias de ajuda ao Rio Grande do Sul, atingido por enchentes desde a última semana. A decisão foi publicada ontem no DOU. Concede isenção total ou desconto parcial nas tarifas de embarcações com cargas destinadas ao apoio humanitário ao Estado, especialmente aquelas com unidades conteinerizadas. Também define que os agentes que atuam na entrega de donativos de apoio às vítimas impactadas pelas inundações terão prioridade nos procedimentos de fiscalização nos portos. Íntegra para associados.

Estadão e Valor On-line: Banco dos Brics, chefiado por Dilma, vai liberar R$ 5,7 bilhões em empréstimos ao Rio Grande do Sul

O Novo Banco de Desenvolvimento – mais conhecido como Banco dos Brics – irá liberar US$ 1,115 bilhão em empréstimos ao Rio Grande do Sul. O montante deverá ser usado em obras de infraestrutura urbana, saneamento básico e proteção ambiental e de prevenção de desastres no Estado. Íntegra para associados: Estadão e Valor On-line.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Construção do túnel Santos-Guarujá deve interditar [parte d]o canal do Porto

O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que a premissa na obra do túnel Santos-Guarujá é não interromper a passagem de navios pelo canal de navegação do Porto. Ele disse que haverá a interdição apenas de uma parte do canal, garantindo a permanência das operações do Porto de Santos. Além disso, cada movimentação será pactuada com os operadores. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Roubos de carga na Baixada Santista aumentaram 197% em 2023

Os roubos de carga na Baixada Santista aumentaram 197% em 2023, na comparação com 2022, segundo dados da Overhaul, que analisa a segurança no transporte de mercadorias no território nacional. Em 2023, foram registrados 548 casos de roubos de carga, contra 184 em 2022. Os roubos se concentram principalmente em Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Cubatão e em áreas urbanas (70%). Em 79% dos casos houve uso de arma de fogo e ameaça direta, sendo que as ocorrências se dão, principalmente, às terças-feiras (24%) e no período da manhã (65%). Íntegra para associados.

Santa Portal: APS organiza e amplia mutirão de doações para o RS

A APS, com o apoio dos signatários do Manifesto ESG do Porto de Santos, iniciou uma ação humanitária para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O objetivo é concentrar o armazenamento das doações para levá-las em maior quantidade por meio de cabotagem. A APS destinou um galpão de 1,6 mil m2 na sua sede para receber as doações. As empresas da região também podem separar suas doações e de seus colaboradores para serem retiradas pela APS, por meio de rota de coleta programada. O serviço está disponível para arrendatários do Porto e demais empresas da região. A retirada pode ser marcada pelo WhatsApp (13) 99119-2311 ou via cgc@portodesantos.gov.br. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Associações enviarão contribuições ao PL sobre cobrança de THC

Entidades setoriais pretendem encaminhar novas contribuições para o PL 2.966/2021, que inclui um dispositivo na Lei 12.815/2013 com o objetivo de proibir a cobrança de quaisquer serviços portuários já inclusos na capatazia. Armadores de longo curso acreditam que, se essa metodologia mudar, haverá ineficiência do serviço, aumento de custos e prejuízo aos usuários. Já usuários defendem que a cobrança do THC seja feita diretamente ao operador portuário, e não ao armador ou agente intermediário. O PL tramita na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado e aguarda audiência pública. O projeto é de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP/PB) e tem como relator o senador Weverton (PDT/MA). Íntegra para associados.

Portos e Navios: Possibilidade de análise concorrencial em outorgas preocupa TUPs

A ATP demonstrou preocupação com um acórdão aprovado pela diretoria da Antaq sobre a criação de uma espécie de análise concorrencial em processos de outorga de TUPs. A leitura é que a agência reguladora entende que, para criar proteção para o porto organizado, há necessidade de fazer a análise concorrencial prévia de novos TUPs a serem instalados nas proximidades das poligonais. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Canal de Suez vê diminuição significativa no tráfego marítimo

De acordo com o Aviso sobre Ameaças à Segurança Marítima (MSTA) divulgado esta semana, o tráfego marítimo no Canal de Suez caiu para mais da metade, entre meados de dezembro e 1º de abril. O declínio teria resultado em uma perda significativa de receitas para o Egito, totalizando US$ 1,2 bilhão no final de março. A situação é atribuída ao aumento dos custos de seguros, combustível e salários e ao desvio de navios para rotas mais longas em torno no extremo sul da África. Íntegra para associados.

BE News (p. 8): Alesp lança Frente Parlamentar da 3ª pista da Imigrantes em Santos

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai lançar na próxima segunda-feira (20) a Frente Parlamentar da Terceira Pista da Rodovia dos Imigrantes, projeto que está sendo elaborado pela concessionária Ecovias. O evento acontecerá na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) e contará com participação de autoridades federais e estaduais. A Frente será presidida pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil). Íntegra para associados.

BE News (p. 9): Mudanças no clima vão levar a perdas de 11% no PIB da América Lana, diz relatório

O relatório “Lan America Shall We Dance?”, divulgado pela Allianz Trade, aponta que as mudanças climáticas vão levar a perdas de 11% no PIB da América Lana até 2050. As consequências das mudanças climáticas vêm tanto dos riscos físicos (ciclones, inundações, ondas de calor) quanto da perda de produtividade do trabalho devido ao aumento do calor. Esses riscos variam de acordo com a localização geográfica e podem mudar ao longo do tempo com base em mudanças na população, crescimento econômico e padrões de migração. O Brasil deve experimentar a perda mais significava, estimada em 6% até 2030, devido à redução da produtividade causada pelo calor. Íntegra para associados.

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