Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Folha (Vaivém das Commodities): Estudo calcula ‘impacto’ de fiscais agrícolas
Estudo da FGV encomendado pelo sindicato nacional da categoria aponta que a atuação dos auditores fiscais federais teve um impacto de R$ 87,5 bilhões na economia brasileira em 2020, com reflexos na produção e na exportação do agronegócio. O trabalho deles garantiu 8,65% das exportações do agronegócio e evitou perdas diretas de R$ 44,9 bilhões, somados os embarques de soja, óleos, carnes e café. Se tivessem parado as atividades durante a pandemia, no ano passado, o país teria tido um prejuízo de R$ 112 bilhões nas exportações. Íntegra para associados: Valor e Folha.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): ANTT publica tabela com novos valores do frete, com reajuste médio de 5,80%
A atualização dos valores está na edição do DOU de hoje e entra em vigor a partir da próxima terça-feira (20). Os efeitos do reajuste variam conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo de operação. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): Exportações brasileiras para os EUA cresceram 32,9% no 1º semestre
O Monitor do Comércio Brasil-EUA, da Amcham Brasil, mostra que a corrente de comércio entre os dois países cresceu ao longo do primeiro semestre em relação com o mesmo período do ano passado, com vantagem expressiva para o lado brasileiro. Os embarques para os portos e aeroportos norte-americanos avançaram 32,9% e as compras, 8,7%. Em valores, o total das exportações ficou em US$ 13,3 bilhões e de importações em US$ 16,4 bilhões. O estágio avançado de vacinação e os pacotes governamentais de estímulo norte-americanos aumentaram a demanda externa, inclusive por produtos do Brasil nos setores siderúrgico, construção civil, aeronáutico e petróleo. Íntegra para associados.
O Globo e Valor Econômico: Governo de SP leiloa nesta quinta 22 aeroportos regionais, com investimentos previstos de R$ 447 bi
A retração da demanda da aviação civil em meio à pandemia e a incerteza quanto ao crescimento da aviação regional deverão limitar o interesse pelos 22 ativos a serem leiloados hoje. Do total, apenas seis têm operação comercial; os demais trabalham com aviação executiva, mas poderão ampliar suas rotas. Hoje a movimentação total é de 2,4 milhões de passageiros por ano, mas o governo estima que o número possa chegar a 8 milhões anuais ao longo dos 30 anos de concessão. Íntegra para associados: Globo e Valor.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Setor de contêineres quer cabotagem competitiva no Porto de Santos
Executivos de terminais de contêineres alegam que a cabotagem competitiva vai contribuir para que o porto de Santos se consolide como concentrador de cargas na América do Sul, com navios maiores nas rotas mais longas e outros menores em rotas internas. Para tanto, necessita de boa conectividade com outros portos e acessos terrestres e aquaviários eficientes e competitivos, esses sim a serem concedidos à iniciativa privada, segundo o presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda. Ele vê riscos no processo de desestatização da gestão portuária, como prevê a união. “O privado foca no resultado do trimestre e não vai direcionar investimentos que privilegiem escoamento das cargas. Os investimentos serão direcionados ao que dará mais retorno financeiro ao Porto. Isso seria um equívoco”. Íntegra para associados.
O Imparcial: Porto do Itaqui inaugura Base de Pronto-atendimento Ambiental
Inaugurada na terça-feira (13), essa unidade funcionará na área operacional do Porto do Itaqui com pessoal treinado em plantão permanente e equipada para o combate e a prevenção de situações mapeadas no Plano de Emergência Individual da Autoridade Portuária. O trabalho será feito em duas frentes: no atendimento às emergências da EMAP e no apoio à comunidade portuária. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo: Com uso de drones, VLI avança em eficiência e segurança no Terminal Portuário de São Luís
Os drones adotados no Terminal Portuário São Luís (TPSL) são utilizados no processo de arqueação dos navios, fundamental para dar segurança ao carregamento da embarcação. Os aparelhos sobrevoam ao redor da embarcação e fazem o que antes era realizado por um funcionário a bordo de uma lancha. Antes a leitura do calado consumia até uma hora, período em que a operação ficava parada. Agora é possível realizar o mesmo trabalho em 25 minutos e com total segurança. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: AEB projeta superávit comercial de US$ 68 bilhões em 2021; governo sonha com megassaldo de US$ 105 bilhões
Os números anunciados ontem pela AEB divergem das projeções divulgadas no dia 1º de julho pela Secex, e coincidem praticamente com os números anunciados no início do mês pelo BC, de superávit comercial de US$ 68,8 bilhões. A AEB destacou que “a economia e o comércio mundial continuam sendo impactados pela pandemia de Covid-19, provocando em 2021 mudanças bruscas de cenários e projeções, tanto decorrentes de fatores externos como internos, afetando os dados de exportação e importação”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq poderá entrar em eventual arbitragem sobre área STS10
A diretoria da Antaq concordou em participar de uma eventual arbitragem envolvendo a Ecoporto e a SNTPA sobre a área STS-10 (Saboó), no Porto de Santos. Mas decidiu manter a decisão anterior, que negou pedido de reequilíbrio da ordem de R$ 588 milhões reivindicado pela empresa. A presença da agência nessa arbitragem dependerá do aval do poder concedente. A área STS-10 tem previsão de licitação para o primeiro trimestre de 2022, destinada a movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas, com capacidade estática de 47.547 TEU ao final do contrato. Íntegra para associados.
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